placardpt
    Conheça os detalhes da competição na próxima época

    A proposta da FPF para o CP 2021/22: 63 equipas em prova, divididas por seis séries

    2021/05/07 09:33

    O quadro competitivo nacional vai contar com mais uma competição na próxima temporada - Liga 3 - e, por isso, já começam a ser desvendadas algumas das mudanças previstas em 2021/22

    Além da criação da Liga 3 [recorde aqui o formato], a Federação Portuguesa de Futebol vai continuar com a realização do Campeonato de Portugal. Ainda assim, com o nascimento desta nova competição - que em termos hierárquicos se vai localizar entre a Liga Pro e o Campeonato de Portugal - a FPF viu-se obrigada a aplicar algumas alterações naquele que é o campeonato nacional masculino com mais equipas em prova. 

    Desde logo, o Campeonato de Portugal 2021/22 vai começar por ser reduzido. Segundo a proposta enviada pela FPF aos clubes, e divulgada esta sexta-feira pela imprensa nacional, a prova vai contar com menos 33 equipas, passando das atuais 96 para 63. Destas, surgirão três séries de 10 equipas e três de 11. Recorde-se que atualmente as 96 equipas estão separadas em oito séries. 

    No que respeita ao formato da competição, mantêm-se as três fases: regular (a duas voltas), fase de manutenção (duas voltas) e, por último, a fase de subida a uma só mão entre os dois primeiros classificados de cada série. O primeiro e segundo classificado da fase de subida são promovidos à Liga 3

    Por outro lado, a fase de permanência será dividida em 12 séries de quatro e cinco equipas.

    Das 63 equipas em prova, 40 provêm da atual competição, 18 chegam dos campeonatos distritais, um representante de cada uma das Regiões autónomas (2), bem como os três clubes da Madeira que esta temporada se viram obrigados a desistir da prova. 

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Já agora, a propósito de mérito e emoção
    2021-06-01 11h35m por carlos_batuta
    A 2ª divisão B espanhola conjugava os dois formatos.
    (este ano devido às interrupções COVID, tiveram de fazer um sistema mais complicado, mas que tem um conceito semelhante)

    Há 4 séries, e 4 lugares de subida.
    Os vencedores das cada séries disputavam um play-off directo a 2 mãos - os dois vencedores, subiam de divisão e disputavam a final.

    Entretanto os 12 clubes classificados entre o 2º e o 4º lugar de cada série, disputavam uma eliminatória a...ler comentário completo »
    séries de 10 e 11 equipas. . .
    2021-06-01 11h30m por carlos_batuta
    O que dá séries com 18 ou 22 jornadas.

    Séries da fase de descida com 4 ou 5 equipas. . . o que dá grupos com 6 ou 10 jornadas!!!

    Estes gajos parecem atrasados mentais!

    Com repescagem de mais uma equipa, chegava-se a 64, para 4 séries de 16 equipas. . . o que antecipava o formato de 4 séries que está previsto para daqui a 2 anos, altura em que subirá o campeão de cada série.
    CP
    63 equipas porquê??!!!
    2021-05-31 19h11m por cpserra
    Certo que as 3 equipas da Madeira que não jogaram, porque o Governo Regional não permitiu, fiquem no CNS.
    Mas na Madeira houve Campeonato Regional?
    Se não houve, não deveria subir qualquer equipa por indicação ou sorteio.
    Assim, ficariam 62 equipas. O melhor seria 5 Séries de 10 e uma de 12 para não haver folgas. As quatro jornadas a mais da Série com 12 seriam jogadas às 4ªs feiras para que o período de competição fosse o mesmo.
    Tudo uma treta
    2021-05-08 12h44m por canelax
    Mais de metade desses clubes n tem capacidade pa subir d divisao. . . tantos clubes mts sem adeptos que n servem pa nada. . era tudo mais fácil se fosse criada uma so liga de 20 ou 24 equipas. . . andam aqui a dividir em zonas prq as equipas n tem dinheiro pa grandes deslocações. . sem n tem condicoes fiquem nas distritais q isso sim sao as ligas por zonas/regiões. . nunca fez sentido pa mim esta divisao dividida em zonas e onde quem fica em 1° pode nem subir d divisao
    1a liga 19 equi...ler comentário completo »
    Meu Formato Da CP
    2021-05-08 12h18m por footballmanagerftwgo
    Meu formato para esse CP e

    A minha Formato

    Série A - 10 equipas dos distritos de Lisboa e Porto
    Série B - 10 equipas dos distritos de Braga e Vila Real
    Série C - 10 equipas dos distritos de Aveiro, Coimbra e do Viana do Castelo
    Série D - 10 equipas dos distritos de Bragança e Guarda
    Série E - 10 equipas dos distritos de Setubal e Beja
    Série F - 10 equipas dos distritos de Leiria, Santarem, Portalegre e Evora
    Série G - 10 eq...ler comentário completo »
    Não faz sentido
    2021-05-07 19h39m por TiagoCesar77
    Era tão fácil ter 64 equipas,
    4 divisões com 16 equipas a duas voltas, subiam os primeiros, desciam os 5 ultimos. . . Isso seria um campeonato. . . É a minha opinião. . .
    Se querem reduzir a 3 Liga que descem 6 em vez de 4. . . não faz sentido estarmos sempre a prejudicar as equipas que são regulares numa época. . . não é justo na minha opinião
    tonefcp
    2021-05-07 19h32m por yousandro
    concordo que as series deveriam ser assim mais regionais em vez de por latitude, mas nao com tantas equipas. . . posso ter feito mal as contas mas na tua ideia teriamos 124 equipas só nos Nacionais (!), não esquecer ainda mais as da 3ª Liga que são 20/30 equipas
    quase não haveriam equipas suficientes para os distritais

    8 equipas dos Açores por exemplo? nao haveriam distritais basicamente e mesmo 12 de Lisboa/Porto é muita fruta, é basicamente uma Superliga Distrital
    ler comentário completo »
    OP
    CdP
    2021-05-07 19h11m por OpCr
    A melhor versão para mim ainda foi a primeira quando era CNS. Na distribuição das equipas pelos grupos e pela metade dos pontos na segunda fase por exemplo.

    Concordo a divisão por latitude porque ainda é a mais coerente na distribuição das equipas. Não tem lógica para mim juntar a AF de Coimbra com a de Aveiro, tem mais lógica com a de Viseu e a AF Castelo Branco com a de Santarém por exemplo e depois onde iam incluir a AF a Guarda ou a de Portalegre? Por isso para mim a distribuição por latitude ainda e a mais coerente.
    MrGuimas
    2021-05-07 17h31m por unsub
    "a 2ª divisão B é que era" nao vejo ninguem a dizer isso, tinha os seus defeitos mas pelo menos a melhor equipa da serie subia premiava-se o merito desportivo em vez da incerteza
    incerteza pode ser bom para quem tá de fora, mas gerir um clube e apostar para subir num modelo em que quem sobe é demasiado aleatorio só é bom para levar clubes á ruina
    tem algum cabimento a fase regular e fase de manutenção ser a duas mãos e a subida a uma mão ?
    isto vai acontecer o mes...ler comentário completo »
    WI
    amq55
    2021-05-07 17h04m por wizard
    my bad, no site da FPF não colocaram qualquer registo nas divisões, mas já vi que tem na taça.
    MR
    bom formato
    2021-05-07 16h53m por MrGuimas
    e não só para contrariar os habituais comentários em que só se diz mal e ninguem diz bem.
    já chega da lenga lenga da "a 2ª divisão B é que era"

    estes formatos garantem incerteza e competitvidade até ao final e mais jogos entre equipas próximas e muito provavelmente mais derbis e classicos locais

    só fomentando esta rivalidade e competição a nivel regional é que fazemos que o futebol melhore e que estes clubes não acabem.

    formatos com três zonas também têm desvantagens e eu nunca vejo ninguem a elencá-los
    SL
    63 equipas?
    2021-05-07 16h26m por SLBong
    Mas custava assim tanto irem buscar mais uma equipa e fazerem 8 séries de 8?
    slow
    2021-05-07 14h33m por slbgdp
    Basicamente, as três equipas madeirenses que desistiram, fizeram-no porque o Governo Regional não as deixava fazer os jogos e, sendo equipas não profissionais, não tinham condições para montar estágio no Continente, como fez o Marítimo B. Então a FPF e o Governo Regional acordaram que essas equipas desistiam, mas não desciam, nem desciam outras equipas no lugar delas. As outras equipas que desistiram, foi porque decidiram assim, não foram expressamente forçadas a desistir. Descem e ponto final.
    AM
    wizard
    2021-05-07 13h50m por amq55
    Já foram jogados 14/15 na primeira divisão da AF Madeira.
    SL
    Madeira
    2021-05-07 13h19m por slow
    Então os clubes madeirenses que desistiram não vão descer, mas os clubes que fizeram a época toda e foram despromovidos, vão descer? Percebo que sejam situações excepcionais, mas não faz qualquer sentido. O Armacenenses também se vai manter?
    enfim
    2021-05-07 13h14m por unsub
    mais um formato irracional como era de esperar da FPF
    desde que acabaram com a 2ª B e a terceira divisao nao fazem a mais pequena ideia do que fazer ao campeonato de portugal
    Formato do CP 2021/22
    2021-05-07 12h54m por slbgdp
    A ignóbil porcaria!
    WI
    12 equipas
    2021-05-07 11h55m por wizard
    três séries de 10 equipas e três de 11 equipas não faz sentido, mais valia repescar algumas equipas que vão descer e completar com lote de 12 equipas por cada série.
    e como podem dizer que vão subir duas equipas das regiões autónomas, se na AF Madeira não jogaram um único jogo?!
    FPF
    2021-05-07 11h13m por footballmanagerftwgo
    mais vale tem 80 equipas com oito series de vem da distrals da cidades e depois vem segunda fase de promocao e fase de permanência e depois vao 8 equipas para ir ao subida da 3 Liga

    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVC 0-0 ARO em direto!
    Começou a 2ª parte Acompanhe aqui o Gil Vicente x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55