placardpt
    Podem conquistar título que escapava desde 2017

    Águia Negra volta a saber voar: como o Besiktas saiu da crise para estar a um passo de ser campeão

    2021/05/08 10:01
    E2

    *Com Miguel Freitas

    A 28 de maio de 2017, o Besiktas sagrava-se bicampeão na Turquia, acabando com as esperanças do Basaksehir, segundo classificado. No plantel constavam nomes como Ricardo Quaresma, Anderson Talisca, Cenk Tosun e Ryan Babel. Mas a águia negra ficou sem asas e caiu para uma ravina na qual demorou anos a sair. Depois de uma situação menos favorável no país turco (que afetou todos os clubes sem exceção), o Besiktas está, agora, prestes a levantar o troféu (bastam quatro pontos), contrariando todas as previsões no início da temporada.

    O depenar da águia

    Para tentar perceber a caminhada do Besiktas, o zerozero falou com o jornalista Kadir Onur Dinçer, do jornal turco Milliyet. Mas antes é necessário entender como é que os turcos chegaram a uma posição debilitada. 

    As águias negras estão habituadas a ganhar. Apesar de não serem a equipa mais titulada em Istambul, dividem a maioria dos títulos de campeão com Galatasaray e Fenerbahçe. Mas se vencer é um hábito, passar por uma crise que obriga a prescindir dos melhores jogadores já não é.

    Com internacionais como Pepe, Quaresma, Álvaro Negredo e Vágner Love, o clube viu-se obrigado a diminuir a folha salarial, e os resultados refletiram isso mesmo. Na época posterior da glória, acabaram em 4º lugar, através dos eternos rivais e do Basaksehir. 

    Pepe e Quaresma foram bastante importantes durante a passagem no clube turco ©Getty / Stuart Franklin
    Fruto da classificação transata, a Liga Europa foi uma realidade no ano seguinte, mas a terceira posição no grupo, confirmou o pior dos cenários: problemas internos e financeiros. Pepe foi um dos primeiros a abandonar o barco, e, na altura, até se chegou a falar que o internacional português tinha pago salários em atraso a alguns funcionários do clube. 

    Além do defesa-central, também Senol Günes, técnico que conquistou dois títulos de campeão (2015/16 e 2016/2017), não aguentou a má sequência de jogos e decidiu rumar à seleção turca. E como não há duas sem três, Ricardo Quaresma também saiu, devido à maneira como Fikret Orman (presidente na altura) lidou com a crise.

    Com o Besiktas emergido num grave problema, Ahmet Nur Çebi ganhou as eleições em 2019, com mais de metade dos votos. Depois de Fikret Orman ter saído do cargo por causa dos maus resultados e afirmar que era «preciso sangue novo no clube», o turco assumiu o gigante de Istambul com o objetivo de voltar ao trilho das conquistas.

    Está na presidência há dois anos e prepara-se para ganhar o seu primeiro título de campeão ©Ahmet Nur Çebi

    E ter um novo capitão ao leme surtiu logo efeito pois, segundo Kadir Onur Dinçer «o novo presidente organizou uma noite de doações no início da época, onde os adeptos ajudaram monetariamente para resolver os problemas financeiros».

    A situação internamente não era favorável (terceiro lugar em 2018/19 e 2019/20), e as competições europeias continuavam a estar muito aquém. Com apenas 1 vitória em seis jogos, acabaram no último lugar, com o pior ataque e defesa do grupo que também incluiu o SC Braga. Três treinadores tentaram reverter o mau momento, mas foi Sergen Yalçin a conseguir fazer omoletes sem ovos. 

    Os ingredientes para o sucesso

    Para a maioria dos adeptos portugueses, o nome do técnico é desconhecido, mas para o Besiktas não: Sergen Yalçin é uma antiga glória do gigante turco e essa é umas das razões para o sucesso, tal como nos disse Kadir Onur Dinçer: «A paciência da estrutura é maior, devido aos laços emocionais que foram desenvolvendo no passado». Mas esta não é a primeira aventura de Yalçin.

    Com experiências em diversas equipas da primeira divisão, o treinador entrou a meio de 2019/20 e teve impacto imediato: 10 vitórias em 15 jogos, conseguindo ascender a um lugar europeu (de sétimo para terceiro classificado).

    Raio X [Jogador]
    na/o
    Vincent AboubakarBesiktas
    67Jogos
    35Golos Marcados
    40Vitórias
    18Empates
    9Derrotas
    A boa sequência de resultados numa fase tardia da época, deu confiança para o futuro. Independentemente do orçamento ser quase nulo (todas as transferências para 2020/21 foram a custo zero ou por empréstimo), os principais protagonistas estavam dentro de portas. Vincent Aboubakar, por exemplo, regressou a uma casa conhecida (em 2016/17 totalizou 38 jogos e 19 golos), após rescindir com o FC Porto.

    Apesar de alguns problemas físicos que assombraram o camaronês, Aboubakar reencontrou o seu melhor futebol em Istambul. Com 15 golos em 26 encontros, o avançado parece ter deixado para trás as mazelas e deixa a impressão que podia ter saído pela porta grande da cidade Invicta. O jornalista do Millyet ficou surpreendido como os azuis e brancos «o decidiram largar assim tão facilmente para o Besiktas, sem qualquer compensação financeira».

    Em Portugal, nas últimas épocas de azul e branco, teve muitas dificuldades em afirmar-se novamente, mas, na Turquia, o camaronês não teve nenhuma lesão grave, assim como «qualquer outro tipo de problema [psicológico]».

    Além de Aboubakar, também Cyle Larin voltou às águias negras, depois de uma experiência no Zulte Waregem. Findado um ano de empréstimo, está a fazer a melhor época da carreira com 19 golos em 35 partidas. Destacou-se no último encontro contra o Hatayspor com um póquer e é o segundo melhor marcador da prova, atrás de Aaron Boupendza, ponta-de-lança que esteve emprestado ao Feirense em 2019/20.

    Depois de uma época emprestado, Larin está a ganhar protagonismo © Anadolu Agency / Getty Images

    A juntar à eficácia atacante, o conjunto turco conta com Rachid Ghezzal (melhor assistente da prova), Domagoj VidaGeorges N´Koudou, jogadores com rodagem nos principais campeonatos europeus, para contrastar com a juventude que consta em muitas das convocatórias.

    Sem espaço nas respetivas equipas, foi em Istambul que puderam voltar a sorrir, como Valentin Rosier, jogador emprestado pelo Sporting CP. O francês não foi feliz em Alvalade, mas o Besiktas «quer contratá-lo em definitivo», explicou Kadir Onur Dinçer. «Ambos os jogadores [Rosier e Aboubakar], encontraram uma forma mais adequada de mostrar o seu futebol na Super League, ao invés da Liga NOS».

    A aposta certa assente na paciência

    O trajeto até não começou da melhor maneira (afastado das provas europeias no início da época), mas Sergen Yalçin teve tempo para implementar as suas ideias: «Nem o PAOK nem o Rio Ave, conseguiam ganhar se jogassem outra vez», afirmou Kadir Onur Dinçer. E se calhar até tem razão...

    Logo no início da época, o Besiktas falhou as competições europeias © Anadolu Agency / Getty Images

    Até à data, o Besiktas é a equipa com mais goleadas e vitórias na Liga Turca. A juntar a isso, está na final da Taça da Turquia contra o Antalyaspor. A exclusão prematura das competições europeias, ajudou a não ter sobrecarga de jogos e a concentrar-se no objetivo principal: o 14º troféu de campeão para o palmarés.

    Além disso, o Basaksehir (primeiro classificado no campeonato passado) está a fazer uma temporada muito abaixo das expectativas e encontra-se na 14ª posição. Fenerbahçe e Galatasaray, por outro lado, nunca conseguiram impor-se e a prova disso é que os rivais não ganharam ao primeiro classificado durante a presente época.

    Diz-se que a fibra de campeão se mostra nos «jogos grandes» e o jornalista turco aponta isso como uma das chaves para o sucesso: «O Besiktas mostrou muita qualidade nesses jogos [grandes] este ano. Essa foi uma das principais razões para estar numa posição favorável». Por outro lado, também se diz que se perdem os campeonatos nos jogos de menor dificuldade, mas as águias negras tiveram «estabilidade, especialmente na segunda parte da época, tornando-se numa peça fulcral para ter um desfecho positivo».

    Todos estes ingredientes permitem formar um bolo perfeito: Besiktas (quase) campeão, de volta à Liga dos Campeões e com a estabilidade que tanto deseja. 

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Incrível
    2021-05-08 13h58m por verdades94
    Já alguém reparou que o melhor marcador deste campeonato, jogou na preterita temporada no Feirense, ou melhor não jogou, pq detém uns fantásticos números de 0 golos em apenas 13 jogos. É de mim ou esta liga turca está numa dimensão muito fraca em relação a uns anos, está cada vez mais a decrescer em relação a outras ligas, porque na minha opinião tem clubes e condições para ser superior a liga belga, ou ucraniana, mas no momento estão muito pobres, e qualquer jogador que em Portugal não...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados
    Equipa
    Competição

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Avançado desabafou nas redes sociais
    Através das redes sociais, Marcus Rashford respondeu, na noite desta sexta-feira, a um adepto do Manchester United, que comentou a sua opinião sobre a «forma nojenta» com ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    marciosantos321 26-04-2024, 12:13
    GFG 26-04-2024, 12:09
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 11:31
    EspecialistaDaBola 26-04-2024, 11:31
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 11:02
    DingyPT 26-04-2024, 10:54
    tcb9277 26-04-2024, 10:46
    unsub 26-04-2024, 10:46
    mundial200 26-04-2024, 10:43
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:30
    HA
    Halibut 26-04-2024, 10:26
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:19
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:16
    joaobencatelense 26-04-2024, 10:14
    mario1953 26-04-2024, 10:13