Boavista e Rio Ave empatam

De xeque em xeque até ao empate nos descontos

2021/04/10 17:33

Um jogo de emoções fortes no Bessa, com indefinição até ao último apito. Com três golos apontados nos primeiros 13 minutos e outros três nos últimos 20, o encontro entre Boavista e Rio Ave acabou empatado a três bolas, no fim de uma segunda parte que teve também uma expulsão e que terminou com cenas feias de ver no relvado do Bessa.

Yusupha fez o segundo bis com a camisola axadrezada num arranque frenético e com mais xadrez, com Gelson Dala a marcar para os rio-avistas. Hamache foi expulso, Carlos Mané marcou antes de Ronan David fazer um auto-golo e coube a Coentrão a honra de fazer o empate final num jogo de loucos.

A divisão de pontos não é ideal para ninguém, mas tendo em conta a classificação acaba por permitir ao Boavista ganhar mais um ponto na luta pela manutenção.

Cedo erguer

Com mais trocas no Rio Ave do que no Boavista - apenas o castigado Angel Gomes deu o lugar a Yusupha - viu-se um arranque de jogo alucinante, com um pouco mais de xadrez e com a dupla Elis-Yusupha a ser determinante.

Yusupha bisou pela segunda vez com a camisola do Boavista ©Vítor Parente / Kapta+

Três minutos bastaram para que Cannon cruzasse da direita, Elis fizesse um primeiro cabeceamento e Yusupha encostasse para o 1x0. O Boavista entrava melhor, mostrava-se mais objetivo e Sauer ficou perto de ampliar logo depois, mas não acertou no alvo.

Num dos poucos momentos em que o Rio Ave conseguiu ter alguma objetividade nesse primeiro tempo, Gelson Dala conseguiu o golo de empate na sequência de trabalho à direita de Ivo Pinto e um remate inicial de Tarantini.

Em dez minutos já havia golos para ambas as equipas, em apenas mais três o Boavista voltou a saltar para a frente do marcador num lance que mostrou a velocidade de Elis - grande jogo do avançado - e em que Yusupha marcou de novo, de pé esquerdo.

O Boavista estava por cima no marcador e no jogo, o Rio Ave ainda chegou a ter alguma tendência ofensiva um pouco depois mas o ritmo acabou por ser muito quebrado pelas quedas de jogadores dos axadrezados, que deixavam o treinador Miguel Cardoso visivelmente incomodado.

Descontos de nervos

O Rio Ave veio mesmo a empatar o jogo por mais duas vezes no segundo tempo, mas na primeira grande oportunidade que teve para o fazer - um penálti - não o conseguiu. Pelé atirou para defesa de Léo Jardim.

O lance que tinha originado o polémico penálti tinha levado ao segundo amarelo de Hamache, numa decisão muito contestada pelos axadrezados, e o Rio Ave acabava por conseguir ter mais presença no jogo face à superioridade numérica.

Elis assistiu por duas vezes no encontro ©Vítor Parente / Kapta+

Jesualdo Ferreira colocou o jovem Gómez a fechar o lado esquerdo da defesa, Miguel Cardoso lancou para essa zona Fábio Coentrão, abdicando de Pelé. O Rio Ave ficava com um meio-campo menos musculado, mas com mais opções ofensivas.

Com o Rio Ave por cima nessa fase, Carlos Mané conseguiu empatar o jogo aos 70 minutos, mas os lances mais emocionantes estavam guardados para a reta final. Ronan David fez um auto-golo na sequência de um livre lateral, o Boavista ficava de novo em vantagem mas Fábio Coentrão acabou por salvar o empate nos descontos, bem em cima do apito final. Seguiram-se os lógicos festejos por parte dos jogadores, mas também momentos que em nada dignificam o futebol português (ver abaixo).

jogos históricos
U Sábado, 10 Abril 2021 - 15:30
Estádio do Bessa Séc. XXI
André Narciso
3-3
Yusupha Njie 3' 13'
Gelson Dala 10'
Carlos Mané 70'
Ronan David 82' (p.b.)
Fábio Coentrão 90'

ESTÁDIO

Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
Lances Capitais
GOLO Boavista!
Yusupha Njie marca
Yusupha Njie marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
10´
GOLO Rio Ave!
Gelson Dala marca
Gelson Dala marca o seu 3º golo na prova (24 jogos)
13´
GOLO Boavista!
Yusupha Njie marca
Yusupha Njie marca o seu 2º golo na prova (14 jogos)
56´
Cartão vermelho para Yanis Hamache (Boavista) Yanis Hamache vê o seu 1º vermelho na prova (21 jogos)
59´
Pelé (Rio Ave) falha a grande penalidade! Boa defesa de Léo Jardim!
70´
GOLO Rio Ave!
Carlos Mané marca
Carlos Mané marca o seu 5º golo na prova (25 jogos)
82´
GOLO Boavista
Ronan David marca na própria baliza!
90´
+4
GOLO Rio Ave!
Fábio Coentrão marca
Fábio Coentrão marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
Positivo
Chuva de golos

Seis golos, três para cada equipa. Um arranque alucinante, um final que não ficou atrás. Emoções fortes e indefinição até ao fim.

Negativo
Final manchado

Imagens feias no final do encontro, entre as quais uma atitude reprovável de Miguel Cardoso após o golo do empate. Pela informação que circula, também no túnel se registaram eventos reprováveis.

Forma
Boavista
2020/2021
28J
6V
10E
12D
31-42G
Rio Ave
2020/2021
32J
9V
12E
11D
32-38G
O Árbitro

Alguns lances em que o critério disciplinar foi duvidoso e o lance do penálti (falhado por Pelé) pareceu-nos muito forçado, assim como o segundo amarelo para Hamache.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
RIO AVE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ER
Resumo desta temporada
2021-04-11 16h40m por erwinsanchezfreking
Um resumo desta temporada do Boavista: más decisões na escolha do plantel, jogos em que após estar em vantagem desperdiçamos pontos infantilmente e para piorar, arbitragens absurdas, falando só dos casos mais flagrantes:

- Famalicão 2- 2 Boavista (aos 80 minutos o Boavista ganhava por 2-0, penalty inexistente e expulsão do Javi. )

- Boavista 1-2 Gil Vicente ( Com o jogo empatado 1-1 após falta evidente, depois da qual resulta o golo que dá a vitória ao Gil Vice...ler comentário completo »
Harakiri
2021-04-10 22h59m por reginacosta
👏👏👏
nObrigada pelo seu comentário.
Felicidades para o Rio Ave.
Mc Cardoso
2021-04-10 20h43m por Harakiri
Atitude lamentável que não vai de encontro com os valores do clube.
Já pediu desculpa e reconheceu o erro, que não se repita novamente pois é o clube que fica com uma má imagem quando não tem culpa nenhuma da situação.
Parabéns ao Boavista que fez um grande jogo e que possa ficar na primeira liga pois é uma instituição precisa no nosso campeonato.
ER
Sigmund_Freud
2021-04-10 20h35m por erwinsanchezfreking
Acabou-se a palha, hoje não comes mais que te faz mal.
Passar bem.
EN
redlegion
2021-04-10 20h31m por EnormeSCB
Fez ele muito bem, outra coisa não seria de esperar.
Erwin Sanchez
2021-04-10 20h11m por Sigmund_Freud
Tu é q enfiaste a carapuca, Sanchez. Mais ressabiado q eu nao há, mas sobretudo de um clube de futebol cujo maior feito foi ganhar uma Liga no tempo das vacas gordas.

Saudades do Bobó.
Sigmund
2021-04-10 19h43m por SCB1375
Não preciso perder mais tempo contigo.
Sigmund_Freud
2021-04-10 19h27m por DabidBTV
O seu comentário consegue ser mais ridículo que o julgamento do Sócrates ontem
ER
Sigmund_Freud
2021-04-10 19h27m por erwinsanchezfreking
Para tua informação tenho 41 anos, já vou ao Bessa desde meados dos anos 80 e se fores do clube que estou a pensar o treinador do teu clube já fez uma semelhante recentemente para a bancada do Bessa.
E sim, vi o Sanchez jogar ao vivo várias vezes a espalhar magia no Bessa desde inícios de 90, que culminou na final da Taça de Portugal de 96/97 conquistada contra o Benfica por 3-2 com 2 golos dele, até à sua segunda passagem pelo clube onde haveria de ser fundamental na conquista do Ca...ler comentário completo »
Rs24bfc
2021-04-10 19h18m por Sigmund_Freud
Recomenda lá, queres o meu número? Olha que eu sou ativo, aviso já
Estes úlltimos posters a desculparem. . .
2021-04-10 19h14m por checkered
. . . o MC.

O homem fez o que fez e ainda têm a lata de falar sobre temporadas passadas e sei lá o quê?

Um jogo em que o Boavista sofre um penálti inexistente que dá em expulsão?

Estou a ver que não é só ao MC que não tem vergonha na cara. . .
sigmund_freud
2021-04-10 19h13m por rs24bfc
Precisas acompanhamento psicológico depois de te mostrarem o dedo? psso recomendar-te um psicologo
ainda o Miguel Cardoso
2021-04-10 19h12m por rs24bfc
Temos de ser sinceros. . . a segunda parte toda os 2 bancos andaram a provocar-se. . . não vamos ser virgens ofendidas. ele foi simplesmente menos subtil. . . se tivesse lá a quente atirava-me para cima dele, mas passadas 2 horas já mais frio não me importa nada. o jogo tem disto. . .
arranjou foi uma boa desculpa com os apanha-bolas lol.
Erwin Sanchez
2021-04-10 19h07m por Sigmund_Freud
O Avatar do Sanchez deve ser decerto para disfarcar, devias andar de fraldas por essa altura.

Eu tive no Bessa a meados dos anos 90 e lembro-me bem do q os "meninos" do banco do Boavista fizeram para a bancada onde eu estava. Olha, uma coisa te digo, dois dedos nao mostraram.
Sigmund_Freud
2021-04-10 19h04m por redlegion
Só duas pessoas viram isso neste país: Tu e o Ricardo Costa. . .
EnormeSCB
2021-04-10 19h01m por redlegion
Ele na conferência de imprensa pediu desculpa. Disse que fez o gesto porque perto do fim havia pessoas no túnel do jogo que não repunham as bolas e elas desapareciam por "magia". Afirmou ainda que não tem nada contra o Boavista e pediu desculpa a eles e ao presidente.
Jogo
2021-04-10 19h01m por rs24bfc
Bom jogo de futebol. . . Parabéns aos jogadores do Rio Ave por esta partida bem disputada. A equipa de arbitragem teve uma prestação francamente má, assim como as equipas técnicas. O Rio Ave tem uma equipa interessante, muitos jogadores que sabem trabalhar a bola. Falando do meu Boavista, a equipa jogou bem mas continuam a ser muito anjinhos. Sinceramente não me pareceu penalty (que deu origem à expulsão), mas aceito. . . mas o Hamache pôs-se a jeito. . . . acho que ele não se apercebe...ler comentário completo »
Scb1975
2021-04-10 18h58m por Sigmund_Freud
ScB? És do Braga? Assim de repente lembro-me do Vandinho aos pontapés a pessoas no Tunel da Luz aqui há uns anos.

Aí tudo bem, mas ai se o sacana tivesse erguido dois dedinhos, apátrida vergonhoso devia ter sido preso.
Os "bancos" tornaram-se claques
2021-04-10 18h57m por GatoPreto
Lamentável a atitude de Miguel Cardoso, ao fazer aqueles gestos para o "banco" do Boavista, após o 3-3. Mesmo sabendo da tensão existente, face à intensidade do jogo, com várias incidências (entre as quais um penalti controverso e uma expulsão na sua sequência), à incerteza do resultado e à posição pouco tranquila das duas equipas, nada justifica a sua atitude, que originou toda a confusão que se seguiu.
E igualmente lamentável a atitude dos dirigentes do Boavista, que o ameaçar...ler comentário completo »
Resultado justo, exibição injusta
2021-04-10 18h49m por elcrow
Já vi jogos mais bonitos. Já vi melhores arbitragens. Nunca fui muito adepto de teorias da conspiração, mas acho que é plausível dizer que este Boavista está a ser empurrado, por muita gente, para a segunda.

O Boavista tem boa equipa e joga bem. O Rio Ave também, mas o Boavista jogou melhor. Quem ler este comentário pode pensar "se jogam tão bem, porque estão no lugar em que estão?". Não é de resposta difícil. É perguntar a pessoas como o André Narciso e o Manuel Mota....ler comentário completo »
Miguel Cardoso
2021-04-10 18h24m por reginacosta
Falta de categoria é o que me ocorre.
Erwinsanchez
2021-04-10 18h21m por reginacosta
Também digo! O meu lugar é mesmo atrás do banco visitante. . .
EN
Miguel Cardoso
2021-04-10 18h20m por EnormeSCB
Completamente ridículo. Atitude vergonhosa e pela qual se devia retratar. Fary também muito infeliz, tem sido constantes as suas provocações as arbitragens e aos adversários a partir do banco também. Sinceramente acho que há demasiada gente nos bancos de suplentes em Portugal seria interessante começar se a repensar quem realmente faz falta ao jogo e tem interesse sentar se nos bancos. Isto está a tornar se um circo em Portugal. Só falta mesmo haver agressões e já tivemos muito mais longe.
Sigmund
2021-04-10 18h19m por reginacosta
Favor ter mais respeito quando se dirige aos adeptos do BOAVISTA. Muito obrigada.
ER
Ainda a falta de desportivismo
2021-04-10 18h18m por erwinsanchezfreking
O que eu me ria se esta atitude de Miguel Cardoso tivese acontecido com adeptos no Bessa. . . Ai, ai. . . D. Quixote tresloucado que ias engolir em seco.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...