placardpt
Pormenores da nova prova são desconhecidos

Clubes belgas votam a favor da criação de uma liga conjunta com o campeonato holandês

A Pro League, principal liga do futebol belga, anunciou, esta terça-feira, que os 25 clubes profissionais daquele país votaram unanimemente a favor de um «princípio de acordo» para a criação de uma liga conjunta com o campeonato holandês, a «Beneleague».

«Esta ambição baseia-se tanto no respeito pelas aspirações desportivas dos grandes clubes como na necessidade de estabilidade económica de outros clubes profissionais. Os 25 clubes querem, de forma unânime, dar todas as chances à eventual conquista da Beneleague. A gestão da Pro League passará a ter um papel ativo neste projeto», pode ler-se no comunicado oficial da Pro League.

Nessa mesma nota, a liga Belga explica que este projeto tem a ambição de garantir «estabilidade económica para outros clubes profissionais através da criação de um campeonato nacional de primeira divisão com base em licenças sustentáveis ​​e regras de competição» e que por isso vai «rever as condições da licença do futebol profissional». Neste momento, ainda não são conhecidos mais detalhes sobre esta nova Beneleague.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
flying_machine
2021-03-17 18h10m por baetatomskaSCP
Epa se chamares a saber dizer 'Doei' ou 'alstublieft' saber falar holandês então sim, falo ahhhahha

PS: sim gosto de filosofia XD
flying_machine
2021-03-17 16h54m por baetatomskaSCP
Eu também acho que a liga portuguesa não vai evoluir muito mais, não por falta de ideias mas porque somos um país de lobbies e ainda com uma mentalidade muito corporativista, e o futebol é o espelho do resto. . . mas liga ibérica era só suicídio.

Isto faz-me lembrar a questão da superliga Europeia, que também foi mencionada pelo user GatoPreto. Estou curioso para conhecer as evoluções da ideia do novo formato da Champions. Acho que poderia ser uma solução intermédia e mais ...ler comentário completo »
flying_machine
2021-03-17 16h32m por baetatomskaSCP
Mas achas que a fusão com uma liga como a espanhola resolveria? Eu acho que não. . . acho que os clubes espanhóis mais poderosos secariam tudo o que fosse talentos jovens portugueses. . . um bocado como os grandes fazem cá em relação aos pequenos (o Braga tem sido o único clube extra 3 grandes a conseguir descobrir algum talento e também é parte da razão da ascendência deles). Mas ei, se por acaso a ideia da liga ibérica avançasse passava a ver só Premier League e seleções a nível de futebol.
flying_machine
2021-03-17 16h26m por baetatomskaSCP
Flamengo é basicamente holandês (com uma ou outra diferença fonética) XD segundo holandeses e belgas. E não, não falo holandês! Mas o que quis dizer é que não se pode comparar a fusão das ligas belga e holandesa (a lia holandesa é melhor mas não muito) com uma hipotética fusão das ligas portuguesa e espanhola. De resto, a Holanda está muito à frente em muita coisa, não é só no futebol ahhhahha
GS
Ligas
2021-03-17 10h28m por GSCGrandeamor
Não sou a favor dessas "uniões" de Ligas, acho que se perde a essência da Liga e da competição dentro de cada pais.
Apesar disso acho que até pode ser benéfico pelo menos para melhorar o ranking daqueles países no que diz respeito aos Campeonatos.
Liga Ibérica é uma grande NÃO, nem sequer quero pensar nessa possibilidade.

Saudações
FA
Liga Ibérica não
2021-03-17 09h46m por falcom4ever
Super Liga Europeia com o Porto e o Benfica a representar Portugal isso sim.
GatoPreto
2021-03-17 08h03m por yousandro
4 clubes tugas e 16 espanhois? se é para unir ao menos que seja mais equilibrado
nao digo 10-10 como é obvio mas 8-12 seria mais justo pelo menos para começar

fazendo por momento + relevancia
(POR): Benfica, Porto, Sporting, Braga, Vitoria Guimaraes, Rio Ave, Boavista, Belenenses
(ESP): Real Madrid, Barcelona, Atletico Madrid, Sevilha, Valencia, Villarreal, Athletic Bilbau, Real Sociedad, Betis, Granada, Deportivo Corunha, Espanhol
anyone
2021-03-17 00h43m por baetatomskaSCP
Onde escrevi 'Champions' leia-se competições europeias. E sim, também concordo com dar maior protecção no calendário de equipas que nos estejam a representar nessas competições. Este ano é o FCP e com todo o mérito, para o ano espero que seja o Sporting também. Cá podemos ter rivalidades mas lá fora há que trabalhar mais profissionalmente e mais em prole do país (exigindo também do país o devido reconhecimento e protecção).
baetatomskaSCP
2021-03-17 00h39m por anyone
Concordo com todas as medidas propostas no comentário, sendo que mesmo receitas de Liga Europa podiam ser divididas(não por todos mas pelos clubes nas posições mais baixas da tabela) . Contudo acho que falta uma que é proteger as equipas na europa dar lhe oportunidade de descanso apropriado se possível, não só por uma questão de pontos como de prestígio e , se se for exigir a "partilha" das receitas europeias, não podemos estar a "prejudicar" as equipas que nos representam
Acolito_Andrade
2021-03-17 00h34m por baetatomskaSCP
A ideia de uma taça ibérica parece-me boa. A fusão das ligas não, pelos motivos que já expressei no meu anterior comentário. Bélgica e Holanda são países muito mais entrosados e com realidades desportivas muito mais parecidas do que Portugal e Espanha. Para mim há ideias não tão drásticas para tornar a liga portuguesa mais competitiva, como centralização dos direitos televisivos, repartição da receita da Champions por todos os clubes da liga, multas (muito) mais pesadas a dirigentes que a...ler comentário completo »
Alexis_Arshavin 10
2021-03-17 00h25m por joaosousa367
Não compares. Eu por acaso até vejo jogos da liga belga e da liga holandesa inclusive a 2a liga. Meter Sporting a comparar com o "resto"???? aquilo são equipas que apenas funcionam no campeonato deles. Dá-se mais valor à individualidade lá do que à equipa
Liga conjunta Bélgica e Holanda!
2021-03-17 00h17m por Acolito_Andrade
Chama-se a isto evolução!
Outras mentalidades, ainda à bem pouco tempo o Ajax propôs a divisão da receita da liga dos campeões por todos os clubes da liga.

Esses sim é que estão 20 anos à frente em tudo!

Enquanto por cá é dividir para reinar e malas de um lado para o outro, jogasse em todo lado menos nas 4 linhas.

Claro que a liga Ibérica não interessa pois havia muitos aqui que deixavam de tocar na xixa tão frequentemente.

...ler comentário completo »
flying_machine
2021-03-17 00h00m por MisticaEncarnada
E não é só isso, já imaginaste o Barça, Real, Atlético a pescarem todos os Félix's, os Tapsobas, os Quaresmas, Moutinhos, Nuno Gomes, etc desta vida? É que o Scouting deles ia secar tudo o que há por aqui porque são muito mais ricos do que nós. Já para não falar que provas como a Taça de Portugal iam deixar de existir. . .
Alexis_Arshavin 10
2021-03-16 23h55m por joaosousa367
Anderlecht, Az, Feyenoord, Standard de Liege. . . Hoje em dia estão bons para competirem numa 3a divisão europeia
Beneleague vs Liga Ibérica
2021-03-16 23h48m por baetatomskaSCP
Usar a eventualidade da primeira como argumento para a 2ª é uma tremenda falácia. Holanda e Bélgica são países de dimensões e riqueza comparáveis (Holanda é ligeiramente maior mas não muito, 17 milhões vs 11 milhões de habitantes). A nível desportivo a Holanda tem clubes com mais poderio (Ajax, PSV, Feyenoord), mas a liga belga não está assim muito atrás (na última atualização está até bastante próxima da holandesa no ranking da UEFA das ligas, e até estava à frente em 2020). O Anderlech...ler comentário completo »
MiguelRodrigues SCP
2021-03-16 23h42m por joaosousa367
Ajax e Club Brugge talvez agora o resto. . .
Bélgica, Holanda
2021-03-16 23h34m por MiguelRodriguesSCP
Já neste caso vai beneficiar todos os clubes, desde que feito de forma justa. Ter uma liga com Ajax, Anderlecht, Feyenoord, Club Brugge, PSV, Standard Liege, AZ etc. . . será apetecível.
Liga Ibérica
2021-03-16 23h29m por MiguelRodriguesSCP
A liga espanhola não precisa de nós para nada. Tem normalmente estádios cheios ou bem compostos, seja qual for o jogo, tem muitas rivalidades regionais, jogos atractivos, 3 clubes grandes e pelo menos 5 históricos. O que era engraçado ver era uma taça Ibérica por exemplo.
Alexis_Arshavin 10
2021-03-16 23h26m por MisticaEncarnada
Então não é? Já agora juntem a Liga da Escócia com a Premier League também. É matar o futebol nacional. Seria erradicar por completo muitas das equipas nacionais de escalões inferiores. E depois a formação como era? Vinham os Espanhóis ficar com tudo e os tugas ficavam sem nada. . . Já agora que se fizesse uma seleção Ibérica também.
Alexis_Arshavin 10
2021-03-16 23h01m por MisticaEncarnada
Deixo de ver futebol. Não faz sentido.
Liga Ibérica
2021-03-16 22h47m por Tattvazeal
Os 3 grandes iriam ter o dobro do orçamento e melhores equipas. O que importa para ser grande numa liga profissional é o mercado que tem (numero de adeptos). Iriam receber o mesmo valor por ano do Atletico, Valencia, Sevilha. Se vocês acham que é preferível ter o campeonato que temos de bater a mortos, então parabéns, têm o campeonato que merecem.

Não se queixem mais de nada
Liga Iberica?
2021-03-16 22h45m por MisticaEncarnada
Não ia beneficiar ninguém. Os 3 grandes não ganhavam títulos praticamente nenhuns e pelo menos umas 12 equipas da 1ª liga iam andar numa 2ª divisão. Perdiam todos.
Liga Iberica
2021-03-16 22h40m por jorslb1
Nunca iria avançar porque sabem que em Portugal são todos doutorados em jogar nas sombras, fora das 4 linhas.
Os clubes espanhóis nunca mais iriam ganhar nada :)
Liga Ibérica
2021-03-16 22h38m por Tattvazeal
os 3 grandes e mais um ou dois são exactamente a proporção correcta numa determinada liga ibérica. De notar que os restantes clubes na segunda liga iberica teriam direito ao quadrupulo do dinheiro e assim crescer enquanto clubes, conquistando por direito esse lugar na liga ibérica.

Não entendo qual o medo. Deve ser o mesmo que impede os outros 30 clubes da liga portuguesa de fazer frente aos GRANDES. . . enfim. . .
Aliás
2021-03-16 20h01m por Kaizeler
Já há outros desportos (basquetebol e hóquei) onde está implementado um campeonato conjunto Bélgica-Holanda.
12
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Técnico boavisteiro insatisfeito
Jorge Simão, técnico do Boavista, analisa derrota no Dragão (2-1) e admitiu estar com uma mala «cheia de entusiasmo» para o último jogo da época.

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

moumu 13-05-2024, 04:26
moumu 13-05-2024, 04:22
moumu 13-05-2024, 04:19
moumu 13-05-2024, 04:17
moumu 13-05-2024, 04:07
RI
RicardoHGoat21 13-05-2024, 03:52
SP
SpineRock 13-05-2024, 03:45
moumu 13-05-2024, 03:27
moumu 13-05-2024, 03:26
moumu 13-05-2024, 03:25
moumu 13-05-2024, 03:23
moumu 13-05-2024, 03:01
moumu 13-05-2024, 02:53
CA
caoraivoso_bicampeao 13-05-2024, 02:46
CA
caoraivoso_bicampeao 13-05-2024, 02:40
CA
caoraivoso_bicampeao 13-05-2024, 02:35