placardpt
    Moreirense e Belenenses SAD empatam

    Todos quiseram ganhar, ninguém conseguiu

    2021/03/01 22:14
    E1

    Quatro golos e apenas dois pontos entregues, um para cada equipa. O Moreirense continua sem vencer em casa na era Vasco Seabra, apesar de ter estado por duas vezes em vantagem contra o Belenenses SAD no jogo que marcou o fecho da 21ª jornada da Liga NOS.

    Os cónegos estiveram por cima no primeiro tempo, marcado pela eficácia de Rafael Martins em frente à baliza, mas quebraram muito no segundo tempo e os azuis aproveitaram para crescer no jogo e, pelo menos, levar um ponto para casa e chegar aos cinco jogos seguidos sem perder.

    Ainda assim, um ponto importante para ambas as equipas, que procuram manter-se com tranquilidade no primeiro escalão, e em particular para os visitantes, que estão menos distanciados da linha de água.

    Rafael Martins festejou regresso ao onze

    Não houve falta de golos ou emotividade no primeiro tempo, apesar de não ter havido facilidades na construção apoiada para qualquer das equipas, ambas contra um adversário bem organizado e ciente das ameaças contrárias. Foi em duas jogadas um pouco mais diretas que o Moreirense marcou, foi numa bola parada que os azuis chegaram a empatar a partida.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    À procura da primeira vitória em casa desde a chegada ao clube, Vasco Seabra fez regressar uma linha de quatro na defesa - saltou Abdoulaye para entrar Alex Soares - e ainda optou por um ponta-de-lança mais fixo, Rafael Martins, em detrimento do mais móvel Lucas Silva. Esse primeiro tempo mostraria desde logo uma aposta acertada. Petit manteve a lógica em termos táticos, apenas respondendo à suspensão de Tiago Esgaio com a entrada de Gonçalo Silva, cabendo a Diogo Calila o corredor direito.

    O Moreirense tinha mais bola, mas também porque o Belenenses SAD o permitia. O meio-campo da equipa de Petit reagrupava-se e recuava quando o adversário procurava construir, aproximando as linhas do meio-campo para trás e criando um bloco muito difícil de ultrapassar. Ainda que os cónegos tenham conseguido, marcando dois golos, viram-se muitas bolas perdidas pela equipa da casa por essa razão.

    Mesmo assim, os cónegos descobriram o caminho da baliza de Kritciuk logo aos onze minutos, numa jogada veloz com intervenção desde o flanco direito, onde Fábio Pacheco decidiu pisar terrenos menos habituais e cruzar na direção de Rafael Martins... e o avançado fez o resto: excelente movimento do corpo e finalização com o pé esquerdo. 

    ©Vítor Parente / Kapta+

    Foi na bola parada que os azuis responderam, com um canto batido por Diogo Calila e um cabeceamento fulminante de Gonçalo Silva - também ele de volta ao respetivo onze inicial - a igualar a partida. Novamente com Fábio Pacheco a ter influência importante na jogada (foi o melhor elemento num meio-campo também com os irmãos Soares), o Moreirense viria a recuperar a vantagem pelos 37', com Yan Matheus a servir para uma finalização simples de Rafael Martins... mas só foi simples porque o avançado apareceu no sítio certo à hora certa.

    Azuis não se deixaram ficar

    A vantagem era dos cónegos ao intervalo, mas vindos de uma vitória os azuis de Petit não queriam mesmo voltar às derrotas. Assim o mostraram num segundo tempo em claro ascendente, 45 minutos de má memória para os da casa.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    As perdas de bola no meio-campo por parte do Moreirense tornaram-se um mal ainda mais frequente, em boa parte por grande mérito da equipa visitante, e os azuis conseguiram chegar à baliza de Pasinato em vários momentos. Cafú Phete não deu sequência a um bom trabalho de Rúben Lima, o mesmo jogador embrulhou-se com o guardião adversário num lance que deixou algumas dúvidas, mas Cassierra viria a devolver os azuis à partida.

    O colombiano já tinha tido uma aproximação à baliza de Pasinato, que não conseguiu ultrapassar, e aos 72' conseguiu colocar a bola no fundo das redes: grande trabalho de Varela no flanco direito - mesmo no limite das forças - e, em duas tentativas e com tanto, tanto espaço, Cassierra fez o 2x2 e deu renovada vida aos azuis.

    Ainda houve ameaça de reviravolta quando Cassierra voltou a atirar para o fundo das redes - o lance foi anulado por fora-de-jogo -, já nos últimos minutos, mas nenhuma das equipas chegou ao triunfo que ambas mostraram querer em Moreira de Cónegos.

    jogos históricos
    U Segunda, 01 Março 2021 - 20:15
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    João Bento
    2-2
    Rafael Martins 11' 37'
    Gonçalo Silva 17'
    Mateo Cassierra 72'

    ESTÁDIO

    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Portugal
    Moreira de Cónegos - Guimarães
    Lotação6 153
    Medidas104x68
    Inauguração2002
    Lances Capitais
    11´
    GOLO Moreirense!
    Rafael Martins marca
    Rafael Martins marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
    17´
    GOLO Belenenses SAD!
    Gonçalo Silva marca
    Gonçalo Silva marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    37´
    GOLO Moreirense!
    Rafael Martins marca
    Rafael Martins marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)
    72´
    GOLO Belenenses SAD!
    Mateo Cassierra marca
    Mateo Cassierra marca o seu 4º golo na prova (20 jogos)
    86´
    GOLO INVALIDADO Belenenses SAD: Mateo Cassierra passa por Pasinato e coloca a bola no fundo da baliza do Moreirense, mas o árbitro João Bento assinala fora de jogo
    Positivo
    Todos à procura do mesmo

    O Moreirense em particular na primeira metade do jogo, o Belenenses SAD na segunda. Ambas as equipas mostraram em momentos diferentes que não ficariam satisfeitas com o ponto que acabaram por somar. O resultado, com quatro golos, ilustra-o.

    Negativo
    Perdas de bola no meio-campo

    Referimo-nos em particular ao Moreirense, e em particular ao segundo tempo. A equipa de Vasco Seabra teve grandes dificuldades na construção apoiada, bem condicionada pelo adversário, e assim não conseguiu ter o controlo do jogo como pretendia.

    Forma
    Moreirense
    2020/2021
    24J
    8V
    8E
    8D
    25-30G
    Belenenses SAD
    2020/2021
    25J
    7V
    10E
    8D
    21-23G
    O Árbitro

    Prestação muito positiva do menos reputado João Bento, assertivo na gestão dos ânimos e nos lances capitais. Apenas o lance de potencial penálti na segunda parte entre Pasinato e Cafu Phete deixa algumas dúvidas, mas a decisão final parece-nos correta.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Moreirense x Belenenses SAD
    Liga NOS: Moreirense x Belenenses SAD
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MOREIRENSE
    EMPATE
    B SAD

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...