placardpt
    Mude para o zerozero Andebol. Tudo sobre o Andebol aqui!
    Conheça o melhor guardião do andebol luso

    Alfredo Quintana: O Guerreiro Extraordinário

    2021/02/27 09:58
    E6

    A vida consegue ser muito injusta, frágil e efémera. Por vezes, somos apanhados de surpresa e obrigados a dizer ‘adeus’ a pessoas que não queremos. Alfredo Quintana era uma delas. Um gigante nas balizas e dono de um coração gigante, uma figura consensual. Quis o destino que partisse demasiado cedo, sem aviso prévio.

    Contudo, há que celebrar a vida de um ser humano exemplar, que carregava consigo uma alegria contagiante. Há que celebrar o legado que nos deixou. Há que gravar ainda mais o seu nome na história. Há que transmitir às gerações atuais e futuras quem foi Alfredo Quintana, o que significou, que está ali um modelo de vida. Há que ensinar o que é ‘ser Quintana’.

    Uma pessoa que nunca esqueceu as suas raízes, sempre acessível, sempre humilde, sempre sorridente, sempre a cantarolar e a dançar ao som dos apaixonantes ritmos cubanos. Um homem de família, que em 2019 conquistou o seu maior título – a filha Alicia. Um andebolista «meio louco», que abraçou Portugal com todas as forças. «Um guerreiro extraordinário»…

    Crescimento de um predestinado

    Alfredo Eduardo Quintana Bravo nasceu a 20 de março de 1988, em Havana. Era filho de Eduardo Quintana, uma figura titulada e importante do voleibol cubano. Por isso, não é de estranhar que a vontade do pai Quintana tenha sido que o seu pequeno rebento seguisse as suas pisadas. No entanto, Alfredo e o seu irmão gémeo, Eduardo, acabaram por enveredar pelo basquetebol, numa fase precoce das suas vidas.

    ©FC Porto Sports
    Apesar do irmão Eduardo ter mudado para o andebol, Alfredo Quintana manteve-se no basquetebol e chegou a jogar na equipa de Playa de Marianao, a localidade onde vivia. Chegou a experimentar beisebol, voleibol e, um dia, chegou a vez do andebol. A convite do irmão, Alfredo foi treinar ao clube em que este jogava. A sua altura fez com que começasse como lateral esquerdo, só que, por falta de guarda-redes na equipa, acabou na baliza... de onde nunca mais saiu. 

    Foi chamado a representar o Industriales, clube da sua província, sagrou-se campeão nacional de Sub-13, Sub-14, Sub-15 e Sub-16, sempre saltando escalões. O talento deste jovem gigante já não passava despercebido e das Seleções jovens de Cuba, passou num ápice para a Seleção A, com apenas 17 anos.

    Um talento caçado pelos dragões

    Com apenas 21 anos, Alfredo Quintana apresentou-se ao andebol internacional, ao marcar presença no Mundial 2009. O guardião disputou seis jogos na competição e ajudou Cuba a obter o 20.º lugar. No ano seguinte, o gigante cubano voltou a pisar grandes palcos, desta vez no Chile, para disputar o Campeonato Pan-Americano.

    ©FC Porto
    Antes do arranque da competição, Alfredo Quintana foi informado pelo seu amigo Rafael Capote, que este o havia recomendado a um representante de um clube, que estava à procura de um guarda-redes. Esse representante era José Magalhães, diretor-geral do FC Porto. Como era expectável, o gigante de 2,01 metros causou boa impressão e o dirigente portista apressou-se a fechar a transferência daquele que foi o primeiro cubano a jogar em Portugal.

    Contudo, quando o acordo foi comunicado à Federação Cubana de Andebol, a transferência quase caiu por terra. A pressão dos cubanos era grande, mas do outro lado da balança havia um contrato já assinado com o FC Porto, uma casa, um seguro em Portugal e a vontade do pai Eduardo Quintana, que usou o seu estatuto para ajudar o seu filho. Tudo resolvido, Alfredo Quintana mudou-se para o FC Porto, clube que conhecia desde 2004 por causa do futebol e do equipamento azul e branco, igual ao Industriales, o seu clube em Cuba.

    Chegar, ver e vencer

    Em 2008/09, o FC Porto deu início a período hegemónico, que viria a culminar em sete títulos de campeão consecutivos. Carlos Resende conquistou o primeiro e Ljubomir Obradovic assumiu os seis títulos seguintes. A máquina azul e branca estava a carburar bem e, em março de 2011, o timoneiro sérvio recebeu Alfredo Quintana, que se juntou a Hugo Laurentino e Miguel Marinho. A estreia do então jovem cubano não demorou muito. A 26 de março de 2011, em jogo a contar para a 22.ª jornada do Andebol 1, Ljubomir Obradovic lançou Alfredo Quintana na baliza portista. O encontro correu de feição aos dragões, que triunfaram por 34x28, e também a Quintana, que fez 9 defesas em 24 remates.

    ©FC Porto Sports
    Poucas semanas depois, o andebol português ficou a saber que estava um caso sério na baliza portista. Na 4.ª jornada da Fase Final, no Pavilhão Flávio Sá Leite, o FC Porto bateu o ABC por 17x21, vitória que embalou os dragões para o tricampeonato. A figura do jogo? Alfredo Quintana, claro, com umas ‘modestas’ 15 defesas (5 delas em livres de 7 metros) e uma eficácia de 58%. No início de maio, o guardião pôde festejar o seu primeiro título de campeão em Portugal, para o qual contribuiu com várias defesas e um golo, em 12 partidas.

    Tempo de brilhar de Quinas ao peito

    Com números robustos e cada vez mais sólido, Alfredo Quintana foi-se cimentando na baliza dos dragões, formando uma parelha incrível com Hugo Laurentino, mentor e pilar do guardião cubano. Em 2014, Alfredo Quintana foi distinguido pelo FC Porto com o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição.

    Este ano trouxe também o terceiro e quarto título (Campeonato e Supertaça) para o gigante das Caraíbas e uma nova etapa: a Seleção Nacional. O selecionador Rolando Freitas foi o propulsor da naturalização de Alfredo Quintana, um processo possível, uma vez que a regra da IHF permite que um jogador represente outra Seleção, desde que este esteja três anos sem jogar pelo seu país de origem.

    ©Anze Malovrh/kolektiff
    Apesar de isto ser feito noutros países, inclusive com outros andebolistas cubanos (Julio Fis, Carlos Pérez, Rolando Uríos ou Rafael Capote), e ter sido feito em Portugal (com Viktor Tchikoulaev, Vladimir Bolotskih e Vojislav Kraljic), houve alguma polémica. No entanto, as caraterísticas únicas e a qualidade inegável de Alfredo Quintana falaram mais alto e, mais tarde, acabaram por abrir portas aos compatriotas Daymaro Salina, Alexis Borges e Victor Iturriza.

    Ora este gigante ágil, pleno de reflexos e elasticidade depressa silenciou as críticas. A 19 de setembro de 2014, Alfredo Quintana estrou-se pela Seleção portuguesa, num encontro amigável diante da Tunísia, que os pupilos de Rolando Freitas venceram por 31x29. Quase um mês depois, em jogo a contar para a qualificação para o EHF Euro 2016, Alfredo Quintana estreou-se em jogos oficiais pela Seleção de todos nós, na derrota por 31x30, diante da Hungria. A sua capacidade de trabalho e alegria de Quinas ao peito eram notórias e ajudaram Portugal a superar o período de renovação e a subir um patamar no andebol.

    Auge da carreira, entre os melhores do mundo

    No pós-Obradovic, o FC Porto viu o Sporting impor-se e iniciou um jejum de títulos. No entanto, Alfredo Quintana, que frequentou o curso de Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, celebrou mais um título, na Universíada de 2015, em Gwangju (Coreia do Sul).

    Em 2018/19, um ponto de viragem na carreira de Alfredo Quintana: a chegada de Magnus Andersson. O timoneiro sueco devolveu o FC Porto aos títulos, com um grande domínio doméstico e, acima de tudo, cimentou os dragões como uma das melhores equipas da alta roda europeia.

    Além de um título de campeão, uma Supertaça e uma Taça de Portugal, o emblema da cidade Invicta conquistou o 3.º lugar na EHF Cup 2018/19 e chegou aos oitavos de final da EHF Champions League 2019/20 (a Covid-19 impediu voos mais altos…). Uma das grandes figuras deste Super-Porto foi, sem dúvida, Alfredo Quintana.

    ©Anze Malovrh/kolektiff
    O guardião assinou exibições memoráveis em todos os palcos que pisou (por exemplo, aquele mergulho incrível em Kiel) e transportou esse grande momento para a Seleção. O guardião de 32 anos, bem ladeado pelo experiente Humberto Gomes, ajudou Portugal a alcançar a melhor classificação de sempre em Europeus (6.º lugar no EHF Euro 2020), com espantosas 84 defesas e 31% de eficácia, que levaram a EHF a apelidá-lo de ‘O Polvo Português’. No ano seguinte, o luso-cubano ajudou a Seleção Nacional a conseguir a melhor classificação de sempre em Mundiais, com um 10.º lugar no Mundial 2021.

    Partida inesperada e saudade eterna

    De regresso ao FC Porto, após ter brilhado no Egipto, Alfredo Quintana continuou a justificar o porquê de ser um dos melhores guarda-redes do mundo, que continuava a exibir-se ao mais alto nível, no seu auge de carreira.

    Contudo, no fatídico dia 22 de fevereiro de 2021, sem que nada o fizesse prever, Alfredo Quintana sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante um treino e, após cinco dias de luta, acabou por falecer. Uma partida trágica, chocante, que pôs o mundo a chorar. Nenhuma pessoa, clube, entidade, modalidade ficou indiferente perante uma figura tão consensual e tão querida.

    ©Axel Heimken / kolektiff
    Dos grandes clubes do andebol mundial ao Presidente da República, ninguém ficou indiferente. Isto diz muito da pessoa que foi Alfredo Quintana, um símbolo do desporto português, um exemplo de vida e de atleta. Rivais, colegas, adversários, todos reconheciam as valências desportivas e humanas deste bom gigante.

    67 jogos pela Seleção portuguesa, 2 presenças em Mundiais e 1 presença em Europeus. Pelo seu FC Porto, 431 jogos e 38 golos pelo FC Porto, mais 6 Campeonatos, 2 Supertaças, 1 Taça de Portugal. São os números (curtos) que ficam do melhor guarda-redes da história do andebol português e da Seleção Nacional.

    Na última vez que tivemos o prazer de ver Alfredo Quintana jogar, o guardião fez uma exibição ‘à Quintana’. Ajudou o seu FC Porto, a quem várias vezes jurou amor eterno, a vencer o Águas Santas. No triunfo portista, por 26x34, a muralha luso-cubana rubricou 14 defesas e ainda marcou 2 golos. Uma exibição de luxo, outras tantas vezes repetida. Um jogo ‘à Quintana’.



    Portugal
    Alfredo Quintana
    NomeAlfredo Eduardo Quintana Bravo
    Nascimento1988-03-20
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Cuba
    Cuba
    PosiçãoGuarda Redes

    Fotografias(50)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Quintana
    2021-02-28 04h33m por FCP_18
    Enorme!!! Só alguém com um estatuto lendário sem duvida reuniria respeito de todos os lados. Descansa em paz king!
    Quintana
    2021-02-27 14h27m por Savagee
    Uma lenda que ficará eternizada na história do andebol português e do Porto. Este tipo de acontecimentos mostram o quão imprevisível e efêmera é a vida.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Avançado desabafou nas redes sociais
    Através das redes sociais, Marcus Rashford respondeu, na noite desta sexta-feira, a um adepto do Manchester United, que comentou a sua opinião sobre a «forma nojenta» com ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    marciosantos321 26-04-2024, 12:13
    GFG 26-04-2024, 12:09
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 11:31
    EspecialistaDaBola 26-04-2024, 11:31
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 11:02
    DingyPT 26-04-2024, 10:54
    tcb9277 26-04-2024, 10:46
    unsub 26-04-2024, 10:46
    mundial200 26-04-2024, 10:43
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:30
    HA
    Halibut 26-04-2024, 10:26
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:19
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:16
    joaobencatelense 26-04-2024, 10:14
    mario1953 26-04-2024, 10:13