placardpt
    Tondela vence Boavista no encontro da 14.ª jornada

    Vermelho(s) em Tondela

    Aconteça o que acontecer até ao final da 14.ª jornada, uma coisa é certa: o Boavista vai continuar como lanterna-vermelha. O conjunto de Jesualdo Ferreira teima em não colocar um ponto final no ciclo de maus resultados e, depois de dois empates nas duas últimas jornadas, averbou a 5.ª derrota da temporada na visita a Tondela (3x1). As contas são simples e a análise é simplista: 11 pontos em 14 rondas é manifestamente pouco para quem muito prometia no arranque de temporada.

    Se com 11 podia ser difícil, imagine com 9...

    O jogo ainda nem sequer tinha começado, estávamos a sensivelmente 24 horas do apito inicial no Estádio João Cardoso, e Pako Ayestarán não recebia as melhores notícias. Depois de Rafael Barbosa, mais dois jogadores (Jaume Grau  e Telmo Arcanjo) testavam positivo ao novo coronavírus, forçando ao isolamento destes e ainda de João Jaquité e Tiago Almeida por serem contatos de risco.

    Daí se justifica que o treinador espanhol tivesse apenas seis jogadores disponíveis no banco de suplentes, enquanto Jesualdo, por exemplo, tinha nove soluções. Feita a introdução, vamos ao jogo... e que jogo!

    Árbitro Gustavo Correia expulsou dois homens do Boavista nos primeiros 30 minutos ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Numa noite gélida na Beira Alta, jogo importantíssimo em perspetiva, não estivéssemos perante duas equipas que partiam para a partida separadas apenas por um ponto - ligeira vantagem para os tondelenses. E foi mesmo essa ligeira superioridade que se sentiu em campo.

    Assente numa linha defensiva bastante sólida, de cinco elementos, o Tondela aproveitou a intranquilidade do adversário, traduzida no acumular de passes errados e más decisões, e esteve sempre mais próxima do golo inaugural do que o conjunto portuense.

    A expulsão do central Devenish, aos 11', depois de impedir que Mario González ficasse isolado na cara de Léo Jardim, complicou ainda mais as contas dos visitantes, dando espaço de criação aos beirões - João Pedro enviou uma bola ao ferro na sequência de um bom desenho ofensivo do Tondela. Se com 10 complicou, pior ainda ficou com 9, quando Chidozie, o outro central, também recebeu ordem de expulsão, ao cometer grande penalidade sobre Murillo, à meia hora de jogo.

    O lance deixa algumas dúvidas (dentro ou fora da área), mas a verdade é que a imprudência foi tremenda, tanto num como no outro lance, e sinal claro de que algo não está bem no reino da Pantera.

    Mario González apontou o primeiro golo dos beirões ©Rogério Ferreira / Kapta+

    A naturalidade dos golos

    No castigo máximo, Enzo Martínez deu dois toques na bola antes de bater Léo Jardim e o momento escapou ao árbitro, mas não ao vídeo-árbitro. Golo anulado e falta assinalada a favor do Boavista. 0x0 e seguiu jogo.

    Em superioridade, o Tondela subiu linhas, pressionou mais o adversário e chegou mesmo ao golo ainda antes do apito para o intervalo. O cruzamento de Bebeto pelo corredor direito é muito bom e a finalização de Mario González não deixou nada a desejar.

    Jesualdo Ferreira continua sem vencer no comando técnico do Boavista ©Rogério Ferreira / Kapta+
    No regresso para o segundo tempo, Jesualdo deu frescura ao meio-campo com a entrada de Show para o lugar de Nuno Santos, mas a verdade é que não foi nada fácil esgrimir argumentos com menos dois elementos, mesmo que em alguns momentos a vontade tenha sido muita.

    O segundo para os auriverdes nasceu de um mau momento do Boavista. Elis, que estava a realizar um jogo muito positivo, facilitou na sua área e perdeu a bola. Após um remate desviado de Khacef, o extremo Salvador Agra conseguiu marcar e fazer o 2x0.

    Logo de seguida, Ricardo Mangas reduziu, com um excelente movimento de antecipação a Bebeto, só que o destino estava traçado. A seis minutos dos 90, Bebeto voltou a romper pela direita e cruzou para o bis de Salvador Agra.

    jogos históricos
    U Sábado, 16 Janeiro 2021 - 20:30
    Estádio João Cardoso
    Gustavo Correia
    3-1
    Mario González 40'
    Salvador Agra 56' 85'
    Ricardo Mangas 59'

    ESTÁDIO

    Estádio João Cardoso
    Lotação5 000
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    Lances Capitais
    11´
    Cartão vermelho para Cristian Devenish (Boavista) Cristian Devenish vê o seu 1º vermelho na prova (10 jogos)
    23´
    João Pedro (CD Tondela) remata ao ferro!!! Grande tiro do médio, num lance bem trabalhado pelos beirões
    30´
    Cartão vermelho para Chidozie Awaziem (Boavista) Chidozie Awaziem vê o seu 1º vermelho na prova (13 jogos)
    34´
    Enzo Martínez (CD Tondela) falha a grande penalidade! O defesa escorrega na marcação e toca duas vezes na bola, que acabou por entrar na baliza do Boavista
    40´
    GOLO CD Tondela!
    Mario González marca
    Mario González marca o seu 5º golo na prova (8 jogos)
    56´
    GOLO CD Tondela!
    Salvador Agra marca
    Salvador Agra marca o seu 2º golo na prova (13 jogos)
    59´
    GOLO Boavista!
    Ricardo Mangas marca
    Ricardo Mangas marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
    85´
    GOLO CD Tondela!
    Salvador Agra marca
    Salvador Agra marca o seu 3º golo na prova (13 jogos)
    Positivo
    Salvador Agra

    Num jogo de extrema importância, marcado pelo sobressalto criado pela Covid-19 no seio do plantel auriverde, Salvador Agra disse presente e ajudou a definir a vitória dos tondelenses com dois golos. Um destaque individual que ajudou todo um coletivo.

    Negativo
    Expulsões

    Embora fique a dúvida se a falta de Chidozie, que resultou no segundo vermelho para o Boavista, tenha sido cometida dentro ou fora da grande área dos axadrezados, a verdade é que as duas expulsões resultam de uma imprudência tremenda dos dois centrais escolhidos por Jesualdo Ferreira.

    Forma
    CD Tondela
    2020/2021
    16J
    5V
    3E
    8D
    15-25G
    Boavista
    2020/2021
    16J
    2V
    8E
    6D
    16-26G
    O Árbitro

    Muitas dúvidas na grande penalidade assinalada a favor do Tondela, aos 30 minutos, pois fica a ideia de que Chidozie empurra Murillo quando este ainda não tinha entrado na área dos axadrezados. Gustavo Correia ainda esperou pela indicação do vídeo-árbitro (VAR), que apoiou a decisão, sem ir ver as imagens com  os seus próprios olhos.

    Fotografias(16)

    Liga NOS: Tondela x Boavista
    Liga NOS: Tondela x Boavista

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    Tutaemeia
    2021-01-17 13h08m por Markes88
    O Benfica fez um ultimato ao Scp para ir buscar o Pote, aprovou ao Valência (salvo erro o clube dele) o Rocic e voltou para lá, e todo o resto dos melhores jogadores tenham sido todos vendidos foram todos com o aval do Benfica já se sabe. . . .

    Do lado do Boavista, essa associação foi apenas pelo 3-0 que o Benfica apanhou depois do jogo europeu?. . . . Ao Boavista chegou um camião de jogadores novos, haja descaramento para mandar essas maravilhas de suposições. . . . .
    Boavista
    2021-01-17 12h22m por Maxaqueen
    Estes resultados só provam que o problema do Boavista não estava no treinador.
    O Vasco Seabra fez o possível com o tempo que lhe deram e com um plantel completamente remodelado.
    Não creio que o Jesualdo vá mudar muita coisa porque ele, definitivamente, não está talhado para este tipo de projectos. . .
    Boavista, Famalicão e Portimonense
    2021-01-17 11h26m por Heimdallr
    São as grandes desilusões da temporada.

    Tendo em conta a temporada passada, não é grande surpresa a época que o Portimonense anda a fazer, mas, depois da prenda que lhe deram, esperava mais. Talvez se faça justiça no final da época com a descida de divisão.

    O Famalicão não está a conseguir repetir o que fez na época passada, de surpresa, passa a desilusão. Sim, é verdade que, saíram vários jogadores importantes, mas, à partida, já sabiam que seria as...ler comentário completo »
    Hype
    2021-01-17 10h32m por Bracara_Avgvsta
    Houve muito hype aqui e no canal 11. Claro que o Boavista tem sido uma desilusão para muitos. Quiseram meter o Boavista lá em cima e não tem capacidade para isso. Agora não esperava ver o Boavista em ultimo. Precisam de reforçar o plantel o mais rápido possível.
    Boavista
    2021-01-17 10h05m por reginacosta
    Difícil manter uma equipa motivada com tantos resultados negativos. Adversidades como as de ontem não são fáceis de gerir. Ainda assim, gostei da entrega e da ambição. Resultados vão aparecer. Estou certa.
    Força BOAVISTA!
    Paixão ao Quadrado!
    Tondela / Boavista
    2021-01-17 08h11m por zlatan_21
    Os beirões fazem lembrar-me a Académica. Sempre campeonatos sofríveis mas que se vão mantendo na primeira liga. A ver se tornam a consegui-lo.

    Quanto ao Boavista, penaava que ganhavam. Mas, com duas expulsões na primeira meia hora, seria praticamente impossível. Espero que encontrem o caminho certo para que não desçam. Aproveitem agora esta pequena paragem para acentarem ideias.
    Despromoção
    2021-01-17 00h53m por DepoisPago
    Sinceramente duvido que Boavista e Famalicão nesta altura ambos em zona de despromoção descam ainda nem a meio do campeonato vamos faltam 20 jogos e 1 vitoria do boavista iguala o 10 classificado agora e preciso fazer um bom mercado d inverno que esta equipa precisa d uns ajustes n estao bem mas tambem mudar a equipa praticamente d uma epoca para a outra nao ajuda
    Boavista
    2021-01-17 00h47m por OneWinner
    Falei o que quiserem mas este plantel tem qualidade para mais é normal alguns adeptos do Boavista e até de outros clubes acharem que o Boavista ia lutar pela Europa mesmo com alguns que não estejam no seu auge mas um Javi Garcia por exemplo a jogar a 50 por cento e melhor que muitos jogadores de meia tabela a cem por cento o problema passa muito pela direcção mais olhos que barriga 20 e tal jogadores novos dois treinadores e Jesualdo Ferreira na minha opinião não é o mais indicado para este pro...ler comentário completo »
    SCP_Supporter
    2021-01-16 23h52m por squarium
    Obrigado pelo esclarecimento, de facto em caso de vitória sobre o Porto teremos um calendário muito carregado, com uma final a 23, jogo no Bessa a 26 e outra "final" em casa com o benfica a 31.
    SL
    erwinsanchezfre king
    2021-01-16 23h41m por Kurika
    Por acaso, o treinador que nos safou nessa época até era o teu "nick". O Petit foi de vela a meio da época e depois foi para Tondela fazer o seu milagre.
    Mas nem foi pelo Sanchez que nos safámos, mas sim porque nos reforçámos bem no mercado de Inverno. A mesma coisa em 2018/19, em que chegaram Jubal, Bueno, Sauer, jogadores com experiência e que colmatavam falhas na equipa. É o que temos de fazer agora: um central, um MC e um PL (pelo menos estes) com experiência e a coisa pode melhorar.
    Não podemos desesperar!
    Rui_Malheiro199 8
    2021-01-16 23h32m por eduardonlirio
    O Boavista mesmo com o plantel que tem, podia estar noutra situação. Se os jogadores jogassem alguma coisa, que é o que não fazem. . .
    Rui Malheiro 1998
    2021-01-16 23h22m por Kurika
    Isso só vendo como a direcção se porta no próximo defeso (se cá estivermos). Se for mais do mesmo, demasiada miudagem para "valorizar", então não auguro nada de bom.
    Seria bom estar atento a jogadores cá dentro, nos 24/25 anos, já com alguma experiência e completar isso com jovens de grande potencial. Este ano faltou foi a primeira parte. . .
    2 expulsões
    2021-01-16 23h18m por squarium
    Caso o sporting vença o porto, e o jogo com o Boavista tiver de ser adiado, os jogadores hoje expulsos cumprem castigo apenas quando defrontaram o Sporting no jogo reagendado, ou na próxima jornada que o Boavista jogar?
    erwinsanchezfre king
    2021-01-16 23h17m por rs24bfc
    Claro que o passado foi como foi e acredita que tenho muito orgulho na nossa identidade, mas a equipa é a que temos e é a esta equipa que temos de ensinar de uma maneira ou outra o que é ser Boavisteiro. Com estádio fechado, a missão torna-se mais dificil. Para mim é o mais dificil, ver os jogadores a jogarem no Bessa sem público.

    Não concordo que estes jogadores sejam a decadência, são jogadores que defendem a nossa camisola e que precisam de um empurrãozinho. . . Siga, até ao fim!

    Kurika
    2021-01-16 23h14m por Rui_Malheiro1998
    Supondo que não descem este ano qual achas ser o objetivo para a próxima época e o que precisam de fazer para o alcançar?
    erwinsanchezfre kin
    2021-01-16 23h14m por Kurika
    "Que tristeza ver o meu clube a caminho da Segunda Liga. "

    Isto também é completamente desnecessário, desculpa lá. Não estamos "a caminho" de nada. Quaisquer que sejam os resultados desta jornada, vamos continuar apenas 1/2 pontos da linha de água e não muito longe do meio da tabela. Não podemos desesperar.
    Já estivemos bem pior. Em 2015/16 chegámos a estar 6 pontos abaixo da linha de agua no fim da 1ª volta e recuperámos bem. Precisamos é que cheguem os equivalent...ler comentário completo »
    Rui Malheiro 1998
    2021-01-16 23h09m por Kurika
    Mas eu não disse que era um "jogo psicológico" nem nada disso, acho que era mais os adeptos dos "grandes" ficarem entusiasmados por jogadores que acarinhavam voltarem ao futebol português e num clube histórico como o Boavista que foi campeão e jogou na LC não há tanto tempo assim. Acredito que haja quem nos queira ver voltar a esses patamares, claro.
    Agora, dentro do universo boavisteiro sempre houve alguma apreensão e cautela, precisamente por o plantel ser cheio de promessas, com...ler comentário completo »
    Rui_Malheiro199 8
    2021-01-16 23h09m por rs24bfc
    A maior parte do "hype" não veio de Boavisteiros. . . veio de adeptos de outros clubes principalmente de jogadores de FM que andam para aí. Nomes a mim nunca me disseram nada. . . podia vir o Messi que não me vias mais entusiasmado. . . Não acredito em craques, só em equipas unidas e focadas.

    Também nunca me ouviste dizer que o objetivo era disputar a Europa. . . mas digo-te já estou-me a marimbar se somos a equipas que menos ou mais desiludiu. Isso é um campeonato que não ...ler comentário completo »
    Kurika
    2021-01-16 23h04m por Rui_Malheiro1998
    Certamente ''hyparem'' o Boavista não era nenhum jogo psicológico para vos fazer escorregar. Genuinamente acreditavam que este ano iam fazer alguma coisa de interessante e isso é bom. Os adeptos rivais repararem em vocês é bom mas este ano tem sido um franco desastre
    RuiMalheiro1998
    2021-01-16 22h59m por Kurika
    O único boavisteiro que disse que íamos à Europa era o que tinha o avatar do Timofte, esse tipo é que andava com grandes ilusões e nós chamámos-lhe a atenção para isso. Todos os outros (eu incluído) disseram que este era uma época de teste, e que ficar aí em 7º/8º lugar já era bem bom.
    E sim, foram adeptos de outros clubes que andaram a "hypar" o Boavista, sobretudo depois de chegar o Javi e quando vinham notícias de que vinham para cá Quaresma e Bruno Alves e etc. Dizer que os bo...ler comentário completo »
    Boavista
    2021-01-16 22h58m por rs24bfc
    Força Boavista! Perdemos, mas estou orgulhoso do jogo. Lutaram como eu não via há algum tempo. . . espero que tragam essa garra para o jogo contra o Sporting. As coisas não vão correr sempre mal. . . enquanto vocês lutarem pelo Boavista, estarei ao vosso lado independentemente dos resultados. Seguimos lutando! Até ao final!
    eduardonlirio
    2021-01-16 22h57m por Rui_Malheiro1998
    Não há explicação? Andaram todos malucos por contratarem uns quantos gajos acabados para o futebol como o Rami, mais uns quantos da MLS ou não tinham sequer uma mão cheia de jogos pela Colômbia e uns internacionais de seleções terciárias. Esperavam milagres?
    Boavista
    2021-01-16 22h55m por slbmeireles
    Engraçado cada vez que o Benfica vai jogar dizem que a equipa adversária é a equipa B do Benfica, como quando fomos jogar com o Braga, com o Santa Clara e por ai fora, no fim perdemos pontos com essas equipas.
    O Boavista é a equipa B de quem? É que so veio a este campeonato ganhar ao Benfica e logo por 3-0, de resto nao ganharam a mais ninguem.
    Boavista
    2021-01-16 22h53m por Rui_Malheiro1998
    Equipa mais flop do nosso campeonato. Tanto investimento, tanto hype na pré-época, tanto coisa com o ''Boavista a lutar pela Europa'' e vamos quase a meio da época e estão eliminados das taças, em último lugar, ainda só ganharam um jogo no campeonato esta época e vão no segundo treinador. Os boavisteiros do costume vão-me cair em cima (devem vir com o ''nós nunca dissemos que íamos à Europa, isso foram os outros'') mas esta época é para esquecer e vão com sorte se não estiverem a esquecê-...ler comentário completo »
    Cada vez mais no fundo
    2021-01-16 22h48m por eduardonlirio
    Não há explicação nenhuma para este Boavista que só se afunda cada vez mais. Com o investimento que fizeram, tinham tudo para ser uma das grandes sensações da época, mas só têm desiludido e muito. Única vitória, frente ao Benfica (que se encontrava em baixo de forma), de resto, só empates e hoje a segunda derrota.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Avançado desabafou nas redes sociais
    Através das redes sociais, Marcus Rashford respondeu, na noite desta sexta-feira, a um adepto do Manchester United, que comentou a sua opinião sobre a «forma nojenta» com ...