placardpt
    Moreirense bateu o Marítimo por 2x1

    Há dias em que meio jogo basta

    2020/10/25 17:02

    O Moreirense recebeu e bateu o Marítimo (2x1) na tarde deste sábado, num jogo onde chegou, de forma natural, à vantagem e viu o adversário ficar reduzido a dez no decorrer da primeira parte, mas que não conseguiu fechar a seu tempo.

    Os visitantes, elevados por uma segunda parte de alto nível de Amir, ainda acreditaram num resultado positivo, mas o golo de Zainadine não foi suficiente.

    Muito mais xadrez

    Com várias baixas no plantel devido a lesões e um caso positivo de Covid, Ricardo Soares promoveu estreias nas laterais, com o recém chegado Afonso Figueiredo e Nahuel Ferraresi a serem as únicas duas mudanças em relação ao nulo no Jamor (0x0). Pedro Nuno voltou a ter de ser utilizado na frente do ataque por indisponibilidade dos dois pontas de lança do plantel.

    Marítimo reduzido a dez desde os 36 minutos ©Catarina Morais / Kapta +
    Lito Vidigal respondeu com o habitual sistema de cinco defesas, mas com uma ligeira diferença do miolo para à frente, com dois médios de choque, Jean Irmer e Bambock, e Rodrigo Pinho acompanhado por Correa na esquerda e Edgar Costa na direita. Fiel aos seus princípios, e como tem sido habitual, os insulares começaram na expectativa e a permitir aos homens da casa controlar a posse de bola, sempre com a intenção de ferir no contragolpe.

    O primeiro quarto de hora ficou marcado por muita luta e demasiadas faltas para que a partida fosse diferente do que realmente foi. Pelo meio ainda houve oportunidade de ver algumas faltas durinhas por parte do Marítimo.

    Filipe Soares, ao nível habitual, era um dos principais responsáveis pela construção dos cónegos, ora pelo meio, ora pelas alas. Numa das boas jogadas coletivas da equipa, Walterson tocou de calcanhar para o médio, que adiantou para Pires rematar à baliza de Amir. A bola sofreu um desvio em Fábio China e traiu o iraniano, que não deixa de ter alguma culpa no lance. Destaque também o movimento de Pedro Nuno, a arrastar um adversário para o meio e libertar o estreante a marcar.

    A dificuldade aumentou para o Marítimo quando Jean Irmer, de forma imprudente, puxou a camisola de Fábio Pacheco e viu o segundo amarelo e consequente expulsão.  Os minutos seguintes foram de aperto para os comandados de Lito, que mostraram dificuldade em adaptar-se à inferioridade numérica. Em cima do apito para o descanso, Filipe Soares (quem mais?) conduziu um contra-ataque desde a sua metade e soltou, de forma oportuna, para Pires, que cruzou para Pedro Nuno. Tudo muito eficaz e uma vantagem que se justificava ao intervalo.

    Voltou o habitual Amir

    Lito Vidigal até já tinha feito duas alterações nos primeiros 45 minutos, mas havia pouco tempo para entrar no jogo. O Marítimo, ainda que reduzido a dez, entrou com vontade de sair de Moreira de Cónegos com algum ponto. Depois de não ter conseguido criar ocasiões de perigo, os insulares abanaram o ataque, mas faltava algum critério na decisão para, realmente, ferir o Moreirense.

    Zainadine ainda deu alguma esperança à equipa ©Catarina Morais / Kapta +
    Devido à diferente abordagem ao jogo e à quebra da linha de cinco, que passou a ser de quatro com a subida de René Santos para uma posição mais recuada do miolo, os cónegos ficavam com muito espaço nas costas da defesa do Marítimo e Ricardo Soares percebeu isso.

    A mensagem era simples: libertar a velocidade dos extremos e matar o adversário. Só que Amir, depois ter ficado algo ligado ao primeiro golo sofrido, decidiu redimir-se e tratou de travar todas as investidas do Moreirense. Felipe Pires e Galego, ambos em posição muito favorável para encerrar as contas, permitiram a defesa ao guarda-redes iraniano.

    Não marcou o Moreirense, aproveitou o Marítimo. Zainadine, na sequência de um livre lateral, cabeceou de forma subtil para um golo que motivou a equipa nos minutos finais, na tentativa de chegar a um empate que acabou por não surgir. Resultado justo pelo jogo no seu todo, mas uma palavra de apreço pela vontade insular, apesar das circustâncias.

    jogos históricos
    U Domingo, 25 Outubro 2020 - 15:00
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Artur Soares Dias
    2-1
    Pedro Nuno 45'
    Fábio China 21' (p.b.)
    Zainadine Júnior 89'

    ESTÁDIO

    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Portugal
    Moreira de Cónegos - Guimarães
    Lotação6 153
    Medidas104x68
    Inauguração2002
    Lances Capitais
    21´
    GOLO Moreirense!
    Felipe Pires marca
    Felipe Pires marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    45´
    +2
    GOLO Moreirense!
    Pedro Nuno marca
    Pedro Nuno marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    90´
    GOLO Marítimo!
    Zainadine Júnior marca
    Zainadine Júnior marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    Positivo
    Reagir e dar uma oportunidade à equipa

    Amir falhou no primeiro golo sofrido, mas reagiu da melhor forma e deu uma oportunidade à equipa de conseguir um resultado nas parte final do encontro já depois de três defesas de grande nível a evitar que o Moreirense chegasse a uma vantagem tranquila.

    Negativo
    Lances que comprometem

    Jean Irmer fica ligado de forma direta ao desfecho do jogo. Com um amarelo já visto, a maneira como vê o segundo foi imprudente e deixou a equipa em inferioridade numérica, deitando por terra uma oportunidade de chegar a outro resultado.

    Forma
    Moreirense
    2020/2021
    5J
    2V
    2E
    1D
    5-4G
    Marítimo
    2020/2021
    5J
    2V
    0E
    3D
    7-9G
    O Árbitro

    Artur Soares Dias teve uma exibição positiva e um jogo controlado e sem grandes casos. Foi perentório em expulsar Jean Irmer.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Moreirense x Marítimo
    Liga NOS: Moreirense x Marítimo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MOREIRENSE
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Returnoftheeagl e
    2020-10-25 18h05m por Onurb88
    Atendendo a ser uma equipa pequena sem grande orcamento e pelo plantel nao ves grandes nomes ainda pra mais perderam. o abono de familia. mas. claro que tem uma base vinda de tras isso ajuda muito e verdade. . . mas ambos sabendo que por vezes quem esperamos que se afirme nao o consegue e na minha opiniao nao esperava que o moreirense estivesse tao bem embora seja cedo demais atencao
    Lito
    2020-10-25 17h48m por Onurb88
    Em relação a inspecção é uma vez por ano ja foi feita no dragao.
    Menos comentarios desses nada acrescentam ao futebol nao vamos por ai!
    Moreirense
    2020-10-25 17h46m por Onurb88
    Equipa sem grandes nomes mas que vai fazendo pela vida uma boa surpresa
    😂ԅ 14;😂 28514;
    2020-10-25 17h22m por andrerocha513
    Ganharam no Dragão, já fizeram o que tinham a fazer. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...