placardpt
    Rio Ave recebe os rossoneri

    E aquele dia em que o Milan veio aos Arcos?

    2020/10/01 01:17

    Quem aqui vos escreve não é de apostas, mas abriria uma exceção para apostar que por muitos e muitos anos a frase do título surgirá em conversas nos cafés de Vila do Conde, do Forte até às Caxinas, da José Régio ao Parque, onde os ares do rio que dá nome ao clube se sentirem.

    Uma noite de Europa nos Arcos já não é coisa assim tão rara, foram sete desde a estreia em 2014, mas nenhuma dessas sete equipas que viajaram até à foz do Ave chegava sequer aos pés do estatuto do clube que já foi de Maldini, de Baresi, de Van Basten e de tantas outras estrelas que vestiram a célebre camisola rossonera.

    Esses nomes saudosos já vão longe, mas ter as visitas de Donnarumma, Leão, Çalhanoglu e outros que tais (Zlatan será o ilustre ausente) é mais do que razão para que o Rio Ave vista o seu melhor fato de gala. E porque não acreditar - pelo menos, acreditar - que na resposta à tal primeira pergunta venha um «e foi de vela para Milão»?

    O estado das coisas no pós-Istambul

    Foi na Turquia que o Rio Ave foi muito além da sua obrigação neste trajeto europeu, a culminar uma semana com uma odisseia por três países (Portugal pelo meio) que tinha começado com o triunfo em Banja Luka. A cabeça de Bruno Moreira e o último penálti de Matheus Reis (ele que é agora uma questão delicada...) permitiram chegar a um play-off que muitos diziam ser impossível quando o adversário derrubado em Istambul foi sorteado. 

    Carlos Mané é uma de várias dúvidas ©Catarina Morais / Kapta +

    Seguiu-se o segundo de dois empates no campeonato (receção ao Vitória SC) para uma equipa com pernas tão cansadas como seria de imaginar neste frenético início de temporada. Quatro jogos de exigência máxima em dez dias criam inevitáveis problemas e, por exemplo, fazem com que Aderllan Santos e Carlos Mané sejam dúvidas por motivos físicos. Júnio Rocha e Ronan parecem descartados logo à partida, Gelson Dala ainda não jogou desde a luxação do ombro em Tondela. Pelé é reforço de peso e foi inscrito na UEFA para quinta-feira, mas não compete desde julho.

    Na lateral-esquerda está um problema interno, já que Matheus Reis se terá recusado a jogar contra o Vitória SC (garantiu o presidente) no meio da especulação em torno do futuro e foi alvo de suspensão. Pedro Amaral é a solução natural e terá em vista a sua primeira participação de sempre em competições europeias no escalão sénior. Também com uma grande dúvida no centro (Aderllan), a defesa do Rio Ave pode ainda assim vangloriar-se de apenas dois golos sofridos em quatro jogos oficiais, mesmo com mudanças frequentes no setor.

    Lá para a frente tem faltado algum poder de fogo, foram quatro golos nesses quatro jogos, mas com coesão e concentração do primeiro ao último apito - e boa execução do futebol de posse que é imagem de marca da equipa - até meio golo pode bastar para tornar realidade o sonho de repetir 2014 e chegar a uma fase de grupos da Liga Europa. Assim Kieszek e companhia consigam suster as inevitáveis investidas dos poderosos rossoneri.

    Vários não viajam, mas os que viajam...

    Logo na defesa há baixas de vulto na comitiva de Stefano Pioli: não há Musacchio, Léo Duarte, Romagnoli e Conti, quatro de uma vez, prevendo-se nova aposta numa dupla de centrais que alia a experiência de um dinamarquês (Kjaer) à juventude de um italiano (Gabbia). 

    Do lado oposto do campo, falta o mais mediático de todos, Zlatan Ibrahimovic, que a Covid-19 teve a insolência de desafiar. Ante Rebic, simultaneamente lesionado e ainda a cumprir uma longa suspensão europeia, reduz também as opções para o ataque. O lugar ao centro deverá ser disputado entre dois homens: Lorenzo Colombo, com os seus tenros 18 anos, e o nosso Rafael Leão, ainda em busca do melhor ritmo depois de uma quarentena relacionada com o infame vírus.

    Rafael Leão está disponível, mas a falta de ritmo deixa dúvidas quanto à titularidade ©Getty /

    Mesmo com tantas baixas, todo o favoritismo cai para o lado do Milan, vencedor em todos os quatro jogos oficiais que disputou nesta ainda curta temporada. Ainda assim, e é o próprio Pioli quem o diz, este será o dia do maior desafio para os rossoneri na caminhada até à fase de grupos da Liga Europa, que é uma obrigação para os italianos. Até agora ficaram para trás Shamrock Rovers e uns valentes noruegueses Bodo/Glimt, os homens de Mário Silva (que voltarão a ser de Augusto Gama) tentarão fazer melhor.

    Diga o que disser o marcador no final, sopre o vento de Vila do Conde como soprar, será uma noite para recordar. E mais uma daquelas em que a falta de adeptos nas bancadas mais dói, porque não é todos os dias que se recebe uma equipa sete vezes campeã da Europa.

    U Quinta, 01 Outubro 2020 - 20:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Gil Manzano
    2-2
    (8-9 g.p.)
    Francisco Geraldes 72'
    Gelson Dala 91'
    Alexis Saelemaekers 51'
    Hakan Çalhanoglu 120' (g.p.)
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    Convocatória
    Rio Ave
    Milan
    R Castigos

    Matheus Reis (castigo interno)

    Ante Rebic

    a Lesionados

    Júnio Rocha e Ronan David

    Musacchio, Léo Duarte, Romagnoli, Conti e Ibrahimovic

    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    Forma
    Rio Ave
    2020/2021
    4J
    1V
    3E
    0D
    4-2G
    Milan
    2020/2021
    4J
    4V
    0E
    0D
    9-2G
    A diferença passa por...
    Rio Ave
    Solidez defensiva

    Será importante mais do que nunca, mas as indicações neste setor têm sido positivas neste início de temporada. Tondela e Besiktas marcaram uma vez cada um, Borac e Vitória SC não festejaram contra os vila-condenses. O grande teste está agora à vista, contra criativos como Çalhanoglu e matadores como Rafael Leão.

    Milan
    Tantas formas de chegar ao golo

    Foram já nove golos em quatro jogos oficiais, mais do dobro daqueles que o Rio Ave marcou. Mesmo sem Ibrahimovic e Rebic, a equipa de Pioli tem talento de sobra para causar problemas constantes à defesa rio-avista, com Çalhanoglu como cérebro ofensivo e outros como Brahim Díaz, Saelemaekers ou Castillejo nos desequilíbrios.

    Estatísticas (Europa League [Qualificação] 2020/2021)

    Rio AveMilan
    83Golos marcados57
    71Golos sofridos28
    2
    Jogos
    2
    8
    1
    Golos Marcados
    3
    7

    Fotografias(35)

    Liga Europa: Rio Ave x AC Milan
    Liga Europa: Rio Ave x AC Milan
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    MILAN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Uma questão
    2020-10-01 16h59m por brunosilva386
    O jogo é só a uma mão?
    EN
    Ultras-__FCP
    2020-10-01 15h26m por EnormeSCB
    A questão é como vendem 30 dias em que em 29 falam da mesma possibilidade da contratação ao estilo "Darwin" ou "Cavani". Sinceramente eu não sou mas mesmo que fosse adepto de um "clube que vende" qual seria o meu interesse em comprar jornais de capas repetidas 3, 4 ou 5 dias consecutivos? Preferia muito mais ver uma capa de detalhe de um jogo europeu do Rio Ave, do Vitória ou de outro qualquer clube Português e não seria por isso sendo cliente habitual do jornal que deixaria de o comprar. Ma...ler comentário completo »
    Underwriter
    2020-10-01 15h19m por Ultras-__FCP
    Só dizes DISPARATES. O Matheus interessou ao Porto ANTES do Zaidu ter chegado, não depois.
    Blueman
    2020-10-01 15h10m por Ultras-__FCP
    Oferta vs procura. Os jornais não vão passar a fazer capas do Rio Ave, do Braga ou do Vitória só porque sim. Não existe procura suficiente, pornto. Quantos adeptos tens do Braga neste país? 100 mil? Se tanto? E queres capas e programas de tv para um clube desses? É natural que a CS vá atrás daquilo que vende, ninguém vai estar a investir dinheiro num produto para ele depois ficar na prateleira.
    Blueman
    2020-10-01 13h15m por MisticaEncarnada
    Eu até gosto da Bola mas as capas do jornais deviam ter menos Benfica, concordo. Em termos de comentário desportivo gosto mas é muito centralizado nos 3 grandes. Ainda assim menos (muito menos) que a CMTV.
    Já reparei que haviam 2/3 bons comentadores que saíram da Bola TV e agora foram para a TVI 24, CMTV. . .
    SO
    Blueman
    2020-10-01 13h01m por SomosPorto1989
    Já se sabe o que a casa gasta. . . Lembrei-me também que quando o Moreirense ganhou a Taça da Liga e o destaque dos pasquins era uma derrota do Benfica para o campeonato no mesmo dia senão estou em erro, só o OJogo é que deu alguma relevância enquanto nos outros apenas num quadradinho pequeno. É mais importante noticiar que o Mourinho tá interessado no Vinicius do que uma equipa que tá a jogar um jogo decisivo para as provas europeias.
    ZeroZero
    2020-10-01 12h10m por iSMURF4
    Quanto aos 11 prováveis . . . Bennacer e o belga deverão ser titulares em principio.
    Pioli
    2020-10-01 12h08m por iSMURF4
    O único mal é que o Pioli vai jogar com o puto Colombo na frente. . . podia lá por o Leão mas pronto.

    O segredo deste jogo vai estar no meio campo . . . basta o Kessie e o Çalhanoglu fazerem um grande jogo.

    Boa sorte ao Rio Ave, mas quero que o Milan ganhe. . . já são 17 ou 18 jogos sem perder acho eu.
    Rio Ave x AC Milan
    2020-10-01 11h36m por DanielBryan
    O mila fica sem qualquer duvida mais frágil sem o Ibra, Rebic e o Romagnoli. Acredito que Rio Ave tenha capacidade para passar à proxima fase mas para isso teram de fazer o seu dever dentro de campo. Ofensivamente o milan continua forte individualmente mesmo com as baixas, principal destaque é o Çalhanoglu. Joga sempre entre linhas, tem qualidade tecnica acima da média, é veloz e preciso na execução e tem uma tomada decisão muito boa. Se tiver baliza remata de qualquer distância ou angul...ler comentário completo »
    UN
    Porto a ser porto
    2020-10-01 10h37m por Underwriter
    Depois de Toni Martinez ter saído da convocatória do Famalicão por estar amuado e com a cabeça feita pelo Porto, segue-se Matheus Reis no Rio Ave, condicionado pelo interesse do porto já fez birra no jogo anterior e saiu da convocatória. Se o Rio Ave já é inferior ao Milan, desta forma ainda fica mais limitado. Porto a ser porto, apenas gostaria de ver o Famalicão e Rio Ave sem medos a condenar estas situações.
    RI
    Rio Ave - AC Milan
    2020-10-01 10h13m por riviereasmfc29
    Ainda que o provável meio campo do Milan seja bastante forte, não vejo um onze absurdamente superior ao do Rio Ave. O Milan é, obviamente, o claro favorito mas vejamos que a grande parte dos golos dos italianos ultimamente têm sido de dois homens: Ibrahimovic e Rebic que estão de fora. Ibra mais do que um ponta de lança exímio é um líder dentro de campo e sem dúvida que a sua falta irá ser duplamente ressentida. O Rio Ave, jogando em casa e dispondo com alguns jogadores com experiência eu...ler comentário completo »
    CA
    Rio Ave - Milan
    2020-10-01 09h51m por Carago10
    Vou querer acompanhar este jogo. O Milan tem algumas baixas importantes o que pode ser um benefício ao Rio Ave. Porém os italianos continuam a assumir-se como favoritosm

    Acredito que a vontade e o querer do Rio Ave lhes permita passar à fase seguinte e só espero que à noite o título do zerozero seja "E aquele dia em que o Milan veio aos Arcos e perdeu"
    Força Rio Ave
    2020-10-01 02h00m por BlueSpirit14
    Com tudo , têm equipa para ganhar a esse Milan desfalcado , concentração máxima na defesa!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...