placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Campeonato arranca esta sexta-feira, 2 de outubro

    Sim, também tínhamos saudades: eis a Liga Placard 2020/21!

    Duzentos e sete (207) dias separam o último jogo da Liga 2019/20, do primeiro da Liga 2020/21. É certo que já depois dessa partida em Carcavelos houve o início de mais uma fase final concentrada da Taça de Portugal - já sem público em Matosinhos -, mas estes 207 dias significam uma das paragens mais duras da história do desporto em Portugal e no Mundo. O presente e o futuro, apesar de encarados com esperança e otimismo, são ainda dúvidas gigantes, mas no meio delas surge... a Liga Placard 2020/21!

    Medalheiro da I Divisão
    Equipa Número de títulos
    Sporting 14
    Benfica 8
    Miramar 2
    Correio da Manhã 2
    Santos Venda Nova 1
    Freixieiro 1

    Ainda sem adeptos nos pavilhões e ainda em fase de adaptações, aquela que se espera ser a «melhor liga de sempre» tem o seu arranque esta sexta-feira. E para que esta seja mesmo a «melhor de sempre» muito contribuíram os clubes. Ajustando a sua realidade perante as dificuldades da pandemia, os clubes encararam este regresso com uma vitalidade que dá ainda mais esperança ao já muito conceituado futsal português. 

    Dezassete (17) anos depois, a I Divisão vai ter 16 clubes (Dínamo e Caxinas subiram na Prova de Acesso) e destas 16 equipas espera-se muito. Os projetos estão sólidos, cada vez mais consolidados e a qualidade dos intervenientes, mais uma vez, aumentou. É certo que olhar para os plantéis antes da bola começar a rolar vale o que vale, mas os olhos também comem...

    A habitual luta de galos

    Não é surpresa para ninguém. Tem sido assim de há uns larguíssimos anos para cá. A luta pelo primeiro lugar da fase regular e título nacional - a menos que algo de muito extraordinário aconteça - vai ser entre os rivais da Segunda Circular: Sporting e Benfica

    ©Zé Paulo Silva
    Depois de uma época (19/20) em que o Sporting mexeu de forma muito cirúrgica, o leão não foi ao mercado em 20/21 e reforçou a aposta na prata da casa, com uma maior importância dada aos jovens formados em Alvalade. Jogadores como Tomás Paçó, Mamadú Ture ou Zicky vão ter outra importância neste grupo bem oleado por Nuno Dias. Uma visão bem diferente daquela que o rival Benfica, último campeão nacional, usou...

    A equipa de Joel Rocha é 40 por cento nova e conta com caras novas muito fortes. Para os lugares de André Coelho, Chaguinha, Bruno CoelhoFernandinho, o Benfica pescou Nilson, Arthur, Ivan Chishkala e Tayebi, reforçando a sua aposta até em termos de aspirações europeias. Os jogadores são diferentes, as dinâmicas também e só a bola vai mostrar se a aposta foi acertada.

    Com apostas diferentes na constituição do plantel, quer Sporting, quer Benfica olham para esta temporada com toda a ambição e vontade de conquistar títulos: os nacionais e, quiçá, o europeu...

    Mais qualidade traz mais equilíbrio

    Umas com mais ambições (e obrigações) que outras, é certo. Mas há um belo conjunto de equipas com legítimas aspirações aos lugares de play-off. E se algumas equipas assumem de forma inequívoca o objetivo... outras, para já, apenas sonham com ele.

    ©Zé Paulo Silva
    Ora, começando a olhar para as equipas que, passinho a passinho, vão dando passos para encurtar a distância para os dois grandes do futsal português e, consequentemente, aumentar o nível da segunda-linha, temos de acompanhar com atenção a evolução de Modicus, Leões Porto Salvo e Quinta dos Lombos, equipas que têm elevado a fasquia nos últimos anos. E todas elas fizeram da estabilidade a sua maior arma, reforçando de forma inteligente os seus plantéis.

    Noutro nível deste comboio aparecem equipas como SC Braga, AD Fundão ou Portimonense. Se os dois primeiros são presença assídua nas decisões das mais diversas provas em Portugal, o Portimonense vai apenas para o seu segundo ano de Liga Placard mas com um plantel de fazer inveja a muitos outros. E algo separa os três: os minhotos tiveram uma reformulação no plantel, os beirões alteraram parte da sua base e os algarvios mexeram apenas cirurgicamente, aumentando a experiência de uma equipa que pode dar que falar.

    Mas engane-se se pensa que a luta por lugares de play-off se encerra falando destas seis equipas (mais grandes). Outras há que vão dar muito que fazer a todos os adversários, que têm uma palavra a dizer e que vão animar a tabela e lutar entre os play-off e fugir a um dos quatro lugares de descida. Projetos sólidos que, com mais ou menos mudanças, podem ter legítimas aspirações a sonhar com os lugares cimeiros e evitar sustos de maior na segunda metade da tabela: temos os cada vez mais sólidos Eléctrico, Viseu 2001 e Candoso e ainda os sempre complicados e históricos Futsal Azeméis, Belenenses ou Burinhosa que passam por momentos menos positivos em termos financeiros. 

    ©Zé Paulo Silva

    Deixamos esta último espaço para as novidades desta Liga Placard. Dínamo Sanjoanense e Caxinas foram as duas equipas que, entre as 11 candidatas, conseguiram a subida de divisão através da Prova de Acesso e são ambas estreantes neste espaço de elite. Com projetos distintos, mas bastante bem estruturados e sólidos, quer Dínamo, quer Caxinas, querem deixar uma boa imagem na estreia e mostrar ao que vêm na I Divisão.

    A época 2020/21, por todos os motivos que lhe fomos contando nos últimos dias, promete e muito. Os motivos de interesse daquela que, provavelmente, será a «melhor liga de sempre» são mais que muitos. Resta-nos esperar que a pandemia não volte a fazer das suas para podermos, tal como tanto gostamos, apreciar uma temporada que pode marcar uma posição na afirmação de Portugal como um dos melhores campeonatos do mundo. Que role a bola!

    Recorde todas as Antevisões ZZ



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados
    Competição

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Central dos dragões de volta às opções
    A três dias do Clássico frente ao Sporting, há novidade no Olival. Depois de vários dias a constar no boletim clínico, Fábio Cardoso voltou a trenar sem ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:41
    DA
    Dassaev 26-04-2024, 17:41