placardpt
    Farense derrotado pelo Nacional no regresso ao Algarve

    Há Ri(a)scos que temos de cometer

    Um duelo de promovidos onde quem terminou em primeiro (não foi declarado campeão pela Liga) saiu vitorioso. No reencontro entre Farense e Nacional, um golo de Riascos bastou para a formação madeirense derrotar os algarvios e somar o primeiro triunfo no regresso à principal divisão do futebol português.

    Superioridade algarvia não teve seguimento

    18 anos depois, o Farense regressou ao Algarve em jogos da Primeira Liga, embora o regresso ao São Luís esteja adiado para finais de outubro. No Estádio Algarve, a equipa de Sérgio Vieira esteve por cima durante grande parte do encontro, mas tal como já tinha acontecido na visita ao Moreirense faltou eficácia aos Leões de Faro, que tiveram as melhores ocasiões da primeira parte, mas continuam sem marcar golos neste regresso ao principal escalão do futebol português.

    Jonathan Lucca fez uma primeira parte bem conseguida ©Kapta+

    Num jogo de estilos distintos, a partida começou com um ritmo agradável. O Nacional ganhava brilhantismo quando a bola chegava aos pés de Thill e Koziello e foi numa tabela simples entre os dois criativos que surgiu o lance de maior perigo da formação insular em toda a primeira parte. Na baliza, Hugo Marques, em estreia a titular na Liga, respondeu a Daniel Guimarães, que na primeira parte já tinha sido chamado a intervir num par de ocasiões, uma delas a impedir um golo de Stoljikovic que parecia quase certo.

    O Farense estava mais objetivo e mesmo com poucos homens em zona de ataque conseguia chegar a áreas de finalização com poucos toques, especialmente quando a bola passava por Ryan Gauld e Jonathan Lucca, ambos em evidência com bola no primeiro tempo. Ao intervalo, o nulo deixava mais insatisfeito o Farense do que o Nacional, que exceção feita a algumas tentativas de Camacho e arrancadas de Riascos tinha feito pouco para chegar à vantagem. O início da segunda parte foi em tudo parecido, com a ineficácia a ser uma constante na equipa algarvia. 

    Força bombástica

    Sem capacidade para ter bola, Luís Freire surpreendeu na hora de mexer na equipa. Koziello e Thill foram substituídos, numa intenção clara daquilo que o Nacional procurava para a segunda parte - mais velocidade e verticalidade no ataque à baliza do Farense. Riascos e Gorré eram lançados com bolas longas, mas foi com a bola no pé que o colombiano decidiu a partida. A defesa do Farense recuou em demasia e deixou espaço em frente à grande área. Riascos não se fez rogado e disparou uma bomba que Hugo Marques não conseguiu parar. Se no momento das alterações as escolhas de Luís Freire pareceram estranhas, agora tudo fazia sentido e com mais poderio físico o Nacional tinha o jogo na mão.

    Luís Freire mexeu e deu-se bem ©Kapta+

    Em contraste com aquilo que tinha feito na primeira parte e nos minutos que antecederam o golo, o Farense não teve discernimento nos momentos ofensivos e desperdiçou vários lances de perigo, em particular no lado direito do ataque, onde Alex Pinto cometeu várias falhas no capítulo da definição. Sem algum poder de fogo e já a jogar mais com o coração do que com a cabeça, o Farense não conseguiu sequer aproximar-se do empate e acabou por ser infeliz no regresso ao Algarve, que não coincidiu com o regresso aos golos e às vitórias. Por outro lado, o Nacional, campeão da Segunda Liga na época passada, ainda não perdeu e soma agora quatro pontos depois de um daqueles jogos em que o resultado acabou por ser melhor do que a exibição.

    jogos históricos
    U Domingo, 27 Setembro 2020 - 15:30
    Estádio do Algarve
    Gustavo Correia
    0-1
    Brayan Riascos 58'

    ESTÁDIO

    Estádio do Algarve
    Estádio do Algarve
    Portugal
    São João da Venda - Loulé
    Lotação30 305
    Medidas107x72m
    Inauguração2003
    Positivo
    Alterações decisivas

    Luís Freire reconheceu, em campo, que as suas ideias não estavam a resultar e decidiu mudar o estilo. As trocas foram eficazes e daí resultou o golo da vitória.

    Negativo
    Farense após o golo

    Péssima reação da equipa de Sérgio Vieira. As alterações não fortaleceram a equipa, pelo contrário, e o Farense cometeu erros infantis que impediram os algarvios de criarem ocasiões de golo após o 0x1 de Riascos.

    Forma
    Farense
    2020/2021
    2J
    0V
    0E
    2D
    0-3G
    Nacional
    2020/2021
    2J
    1V
    1E
    0D
    4-3G
    O Árbitro

    Arbitragem segura num jogo bem disciplinado, ainda que com alguns duelos físicos bem durinhos.

    Fotografias(16)

    Liga NOS: Farense x Nacional
    Liga NOS: Farense x Nacional
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FARENSE
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Farense
    2020-09-28 08h19m por pedrogilrf
    Está com dois problemas na formação do plantel e um na ideia do treinador.
    Farense necessita de um extremo destro e de um central destro.
    Não sei se por haver falta de extremos destros, mas SV tem insistido em jogar com trinco puro, preterindo de jogar com alguém atrás do avançado. Numa equipa que tem um jogar que sobressai dos outros esse tem jogar onde mais rende. Gauld não é jogador de ganhar a linha. Gauld justificou jogar na ala quando na época passada o Farense jogou...ler comentário completo »
    Farense
    2020-09-28 04h22m por Wesley87
    Já comentei cá a ver os movimentos de mercado e volto a repetir. Na segunda liga o Farense aparecia com grandes sacadas no mercado, criatividade e poder de convencimento para jogadores até com lugares na primeira liga. Subiu a Primeira e decepcionou em demasia nas opções que fez. De certo que ainda é cedo, mas deve brigar muito para não ser despromovido.
    CA
    Tantoscasos
    2020-09-28 00h25m por CaroUtilizador
    Também eu.
    TA
    Caroutilizador
    2020-09-28 00h07m por Tantoscasos
    Já tinha ouvido falar do Amine, mas confesso que nunca o tinha visto jogar. . . gostei do que vi dele (hoje e no jogo da primeira jornada). Aliás, até, estranhei pelo facto de não ser titular.
    CA
    Tantoscasos
    2020-09-27 23h20m por CaroUtilizador
    Não conheço o Lucca assim tão bem. Mas se realmente costuma aparecer mais na área isso faltou muito nele hoje. É um dos acertos que o Sérgio Vieira tem que fazer para os próximos jogos. Não acho o plantel mau mas têm que se reforçar em certos sectores e acertar essas partes.
    O Amine, por exemplo, do que conhecia dele no Leixões, é a típica história de um médio ofensivo que foi gradualmente adaptando-se a 6. Tem mais qualidade na construção do que na destruição. Ao contrário do Fa...ler comentário completo »
    TA
    Caroutilizador
    2020-09-27 23h04m por Tantoscasos
    Esqueci-me de dizer que o Lucca tem uma ótima meia-distância, e, por isso, até faria sentido que se aproximasse mais da grande área.
    TA
    Caroutilizador
    2020-09-27 23h01m por Tantoscasos
    O Lucca, pelo que vi dele no Belenenses SAD, parece-me ter essa capacidade (embora seja mais um «oito»). É assim, se, , porventura, o Sérgio Vieira apostar no Amine como titular, acredito que isso poderá conceder uma maior liberdade ao brasileiro ex-Belenenses.
    PS: referenciei o Lucca, precisamente por ter ouvido o Pedro Henriques, aquando do seu comentário.
    CA
    Tantoscasos
    2020-09-27 22h41m por CaroUtilizador
    Também falaram nisso durante o jogo. O Stoilijkovic recebia muitas bolas longas mas não conseguia aguentar muito tempo a bola porque não tinha ninguém mais próximo.
    E disseram isso do Lucca. Mas o Lucca não me parece jogador para aparecer tanto nesses espaços. Também por isso é que acho que Gauld rendia mais na posição de 10.
    O Lucca, o Isidoro e o Falcão fechavam bem cá atrás mas depois nenhum vinha ajudar cá à frente e o Gauld e Mansilla andavam distantes nas pontas.
    TA
    Caroutilizador
    2020-09-27 22h26m por Tantoscasos
    O Farense, no meu entender, carece do mesmo problema que o SLB manifestava o ano passado, isto é o facto de o avançado (ponta de lança) surgir muito só, sem tenha o devido acompanhamento dos médios (em especial, por parte do Lucca, que raramente apareceu junto à grande área). O próprio Gauld, muitas vezes, (sobretudo, após a saída do Mansilla) não tinha linhas de passe. . .
    CA
    Farense
    2020-09-27 22h17m por CaroUtilizador
    Não acho que tenham boas opções para extremos. Têm o Mansilla. Depois, Gauld é médio ofensivo e rende mais no meio. Alvarinho e Hugo Seco não sei se têm qualidade de momento para jogar na primeira liga. Madi Queta é uma incógnita.
    Não acho que estejam mal no meio-campo. A equipa aí recupera bolas e flui o jogo. Não me parece é que consigam desequilibrar nas alas nem na frente.
    Riascos
    2020-09-27 21h17m por petitor
    Preferia este Riascos a Martinez.

    Mas preferir preferia Morelos
    13 nacionalidades
    2020-09-27 21h09m por ___5CP___
    Se contares que o Gorré é também Holandês e o Koziello também é Polaco :)))
    Nacional com 11 nacionalidades diferente
    2020-09-27 21h05m por tcb9277
    Jogaram na equipa do Nacional jogadores de entre 11 nacionalidades diferentes.
    Carvalhote
    2020-09-27 20h53m por ___5CP___
    E o pior (para o CD Nacional) é que está em fim de contrato :((
    Riascos
    2020-09-27 20h25m por carvalhote
    Está aqui um possivel sucessor do Marega.
    a vitória vai aparecer.
    2020-09-27 19h41m por RajaCasablanca
    bom jogo. . .

    tarda o golo que vai desbloquear.
    DS
    Mikinhasrota
    2020-09-27 19h16m por DS_SCP
    Pensam que ainda estão no CP
    __5cp__
    2020-09-27 19h06m por mikinhasrota
    Muito limitado mesmo, mas eles pensam que teem uma super equipa por ir buscar uns dispensados de equipas da 1 liga. São sérios candidatos a descida
    Mikinhasrotas
    2020-09-27 18h56m por ___5CP___
    Antes do jogo eram prognóstico a dizer que era vitoria por 1-0, 3 secos, etc. . . enfiaram a viola no saco

    Não digo que o meu Nacional tenha um plantel de luxo mas esta bastante coeso e bem orientado. A nivel de valor do plantel quase todas as equipas da Liga metem este Farense no bolso e o Nacional é uma delas.

    Não é por terem um treinador do gabarito do Sérgio Vieira que vão surpreender. O plantel é francamente limitado
    __5cp__
    2020-09-27 18h40m por mikinhasrota
    Nao digas isso ao homem que ele se espuma todo
    11 do Farense
    2020-09-27 18h30m por afcunha
    Para começar só vi a primeira parte, porque depois começou o meu portimonense, mas daquilo que vi foi um Farense que podia ter chegado mais facilmente ao golo (pois nacional não tinha uma defesa organizada), o único senão é a incapacidade de organização no meio-campo do Farense, a meu ver o jogador que se destacou no Farense foi o Ryan Gauld, mas os jogadores Fabrício Isidoro, Mansilla e Cláudio Falcão foram claramente os que dificultaram a vida do Farense (dificultaram as saídas de bola d...ler comentário completo »
    Afonsofarense20 00
    2020-09-27 18h28m por ___5CP___
    És um iludido, desculpa lá. Tens um plantel abaixo do medíocre e tu (e outros) andavam a dizer que ganhavam ao Nacional, ainda por cima sem o Defendi

    Óbvio que a a vitória era quase certa (apesar de no futebol quase nada o ser) e este era claramente um jogo para sacar uns bons euros no placard

    Farense e Tondela muito pobrezinhos. O próprio BSAD (com muita pena minha) tem conseguido ser mais pragmático
    PE
    Farense
    2020-09-27 18h13m por PeterSundays
    A qualidade está lá.

    A entrada em falso vai pesar muito. É difícil sair destes apertos. O Farense tem sido uma equipa algo ingénua, tem a qualidade para ir criando oportunidades e eventualmente apanha-se a perder.

    Eventualmente começam a pontuar, há muito para jogar ainda.
    DS
    Farense
    2020-09-27 18h07m por DS_SCP
    No inicio do campeonato previa que o Farense fizesse 4 pontos nas primeiras 6 jornadas. . este era um dos jogos onde pensei que pontuassem
    Farense
    2020-09-27 18h06m por Rui_Malheiro1998
    Vai ser uma época muito (mas mesmo muito) longa
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Técnico alemão deixou rasgados elogios ao defesa
    No passado mercado de inverno o Bayern München surpreendeu tudo e todos quando anunciou Eric Dier como reforço por empréstimo do Tottenham. O defesa inglês de ...