Final de loucos não muda empate

Bolas paradas dão e bolas paradas tiram

2020/09/21 22:09

Tão pouco durante 90 minutos e tanto nos minutos que se seguiram, num final verdadeiramente dramático. O jogo que fecha temporariamente a primeira jornada da máxima prova nacional poderia ter caído para qualquer lado, mas talvez o ponto saiba melhor a um Portimonense que esteve perto de nada levar para casa. Douglas Tanque foi, literalmente, enorme no ataque do Paços de Ferreira, mas vai para casa esta segunda-feira a sentir-se pequeno depois de tremer perante Samuel.

Antes da tempestade

Para fechar a primeira jornada da nova edição da Liga NOS - excepto a partida adiada entre Sporting e Gil Vicente - Portimonense e Paços de Ferreira colocaram-se frente a frente num duelo sem vencedores antecipados. A equipa caseira chegava de uma época menos positiva que por pouco não terminou em despromoção e sem Bruno Tabata nas opções, tal como o lesionado Hackman, enquanto que o Paços de Ferreira de Pepa chegou ao jogo sem o lesionado Jorge Silva e sem Bruno Costa, que ficou fora do jogo por estar emprestado pelo Portimonense.

Samuel Portugal foi estreante do lado caseiro, mas nunca o fez transparecer. Começou o jogo logo com uma enorme dupla intervenção aos seis minutos, respondendo ao remate de longe de Luther Singh e fazendo uma enorrme defesa na recarga de Douglas Tanque. Depois disso manteve-se ativo, saiu da baliza em vários cruzamentos e tomou conta da área albinegra. Mesmo com os pés destacou-se, com uma grande finta a enganar Tanque, num momento que arrepiou Paulo Sérgio.

Ainda que a exibição de Samuel tenha chamado à atenção, o problema reside no facto de que só chamou porque nada de muito mais entusiasmante estava a acontecer. O jogo não se destacou pela qualidade do futebol, muito pelo contrário, o que é algo desapontante tendo em conta a qualidade de muitos dos jogadores em campo. Muita bola no ar, algum tempo perdido e uma enorme percentagem dos remates a surgir de muito longe, principalmente por falta de paciência na construção em ambas as equipas.

Os castores tiveram a iniciativa durante os primeiros 20 minutos do jogo, ainda que, para além da oportunidade logo ao início, pouco tenham feito antes do Portimonense surgir no jogo, principalmente com a qualidade de Lucas Fernandes e a velocidade de Anderson em destaque. Com a equipa da casa por cima e com o jogo já para além dos 45 minutos, nada indicava que o Paços podia chegar ao intervalo a vencer, mas um pontapé de canto de João Amaral curvou em direção da baliza e sofreu um desvio fatal que enganou Samuel. Marco Baixinho esteve no centro de todas as celebrações, mas as repetições justificaram a decisão da Liga em registar o momento como um auto-golo do defesa Lucas Possignolo.

Bolas paradas decidem, mas só se Samuel permitir

Paulo Sérgio mostrou a sua insatisfação com o resultado através do recurso ao banco de suplentes logo ao intervalo. Colocou em campo Beto e Aylton Boa Morte, mas foi quem já estava em campo que deu resposta rápida na segunda parte: Welinton Júnior ganhou um pontapé livre que Lucas Fernandes cobrou de forma exímia, encontrando dentro da área Fabrício que marcou o seu regresso ao Portimonense com um cabeceamento certeiro para o empate.

Fabrício volta a Portugal e volta aos golos ©Kapta+

Depois do empate o jogo voltou ao que já tinha sido na primeira parte, ainda que com mais alguma urgência por parte da equipa visitante. As bolas paradas foram a origem de todos os golos, mas de resto serviram apenas para limpar o palato numa partida em que os remates de longe eram claramente o prato do dia:

Fabrício tentou primeiro para a equipa caseira, mas depois foi Tanque quem respondeu, com um potentíssimo remate ao poste. O avançado do Paços de Ferreira revelou-se inconformado, aproveitando cada metro de espaço para armar o remate e voltou a estar perto aos 78 minutos, uma jogada antes de Stephen Eustáquio tentar um lance semelhante.

Num jogo com poucos acontecimentos pedia-se um final dramático, e foi isso que aconteceu quando o estreante Lucas Silva colocou a mão na bola dentro da área do Paços de Ferreira. O árbitro assinalou grande penalidade, mas reverteu a decisão depois de consulta ao VAR. O mesmo Lucas Silva voltou a protagonizar um lance na área oposta, dessa vez assinalada. Douglas Tanque chegou-se à frente para bater, mas tremeu perante Samuel que defendeu e salvou um ponto precioso aos 90 +9.

jogos históricos
U Segunda, 21 Setembro 2020 - 19:45
Estádio Municipal de Portimão
Iancu Vasilica
1-1
Lucas Possignolo 45' (p.b.)
Fabrício 52'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Portimão
Lotação4 907
Medidas102x64
Inauguração1937
Lances Capitais
45´
+2
GOLO Paços de Ferreira
Lucas Possignolo marca na própria baliza!
52´
GOLO Portimonense!
Fabrício marca
Fabrício marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
90´
+9
Douglas Tanque (Paços de Ferreira) falha a grande penalidade! Grande defesa de Samuel Portugal!
Positivo
Avançados em destaque

Parece estranho salientar os avançados em campo como o positivo do jogo, uma vez que Douglas Tanque falhou o penalti decisivo aos 90 +9', mas tirando esse momento a exibição do ponta de lança foi irrepreensível, a segurar a bola e a combinar com os colegas bem como a criar perigo. Também Fabrício mostrou aos adeptos do Portimonense que já não precisam de ter saudades. Fazem falta à Liga NOS avançados assim.

Negativo
Tiro de longe

Nada existe de errado com um remate de longe, uma vez que ninguém se opõe atestemunhar um golaço de fora de área. Agora, nenhum jogo se torna belo quando a grande maioria dos lances termina com uma tentativa sem lógica desde o meio campo. Faltou paciência a ambas equipas na construção.

Forma
Portimonense
2020/2021
1J
0V
1E
0D
1-1G
Paços de Ferreira
2020/2021
1J
0V
1E
0D
1-1G
O Árbitro

Iancu Vasilica esteve bem ao não assinalar grande penalidade para o Paços de Ferreira aos 14 minutos de jogo. De resto foi um jogo sem incidentes, até depois dos 90 minutos, isto é. Assinalou a grande penalidade a favor do Portimonense, mas não teve problemas em mudar a decisão depois de consultar as imagens. No lance seguinte voltou a consultar o VAR para decidir. Ambas as decisões foram compreensíveis, tal como teria sido se Vasilica tivesse decidido mandar repetir o penalti devido ao posicionamento de Samuel na baliza caseira.

Fotografias(18)

Liga NOS: Portimonense x P. Ferreira
Liga NOS: Portimonense x P. Ferreira
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTIMONENSE
EMPATE
PAÇOS DE FERREIRA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jayman
2020-09-22 10h29m por afcunha
Isso que disseste é bem verdade!
Hoje em dia só o SCP; FCP; SLB é que tem os recursos financeiros para jogar com portugueses, por exemplo aqui na formação do Portimonense a maioria não sobe a sénior no clube porque os clubes com mais recursos financeiros inflacionam os salários dos jogadores, este ano foram alguns Juvenis do Portimonense para o Sporting, Benfica e até mesmo para o estrangeiro (Itália série B e C), depois quando o Portimonense cria a equipa de Juniores só lhe resta os...ler comentário completo »
desdePequeno
2020-09-22 10h16m por afcunha
Eu também vinha só falar do jogo, mas isto das nacionalidades não podemos passar ao lado, especialmente quando a malta que também tem jogadores brasileiros vem fazer criticas pouco criativas.

Sobre o Jogo:
Para mim o Samuel Portugal foi o melhor em campo e a maior surpresa do jogo, gostei muito de ver o guarda-redes que consegue facilmente por a bola no ponta de lança a partir da baliza, posso dizer que ele se continuar assim torna-se um dos nossos melhores jogadores.
Grandes
2020-09-22 09h27m por Jayman
Clubes pequenos não têm dinheiro para pagar porque os grande açambarcam tudo! Dinheiro e jogadores! Vejamos, um jogador como o Cadiz jamais vai vir jogar no Belenenses ou Tondela de novo. Porquê? Porque o Benfica o contratou, não se sabe bem por que razão, inflacionou-lhe o salário e o preço, mas principalmente inflacionou ou inflamou a sua autoestima, agora o Cadiz julga de facto valer aqueles 50/70 mil euros mensais. . mas não vale, porque aparece um gajo da divisão secundária não sei ...ler comentário completo »
RI
dinheiro
2020-09-22 09h02m por rikonnect
Se o clubes não têm dinheiro para pagar aos portugueses o que vão fazer? ficar com portugueses mais fracos para agradar aos nacionalistas de vão de escada? Haja paciência. . . . . . .
E vinha eu comentar o jogo…
2020-09-22 01h38m por desdePequeno
Nada de novo. Nunca ganhamos o jogo inicial e até podemos dar graças por não o ter perdido. Um recadinho para o Paulo Sérgio. Não ponha o Lucas a lateral.
Outra vez as nacionalidades, não.
2020-09-22 01h32m por desdePequeno
Para o bem e para o mal, a Liga portuguesa é uma competição profissional e numa competição desta natureza a nacionalidade não deve contar. O profissionalismo, a qualidade e o carácter dos atletas devem sempre prevalecer sobre a sua nacionalidade. A questão de haver muitos jogadores não portugueses nas equipas é mais uma questão da relação preço/qualidade do que uma opção consciente e de preferência pelos “estrangeiros” em detrimento dos “nacionais”. Um exemplo: No ano da subida à Liga, o ...ler comentário completo »
nacionalidades
2020-09-22 01h31m por afcunha
Aprendam uma coisa antes de criticar sem perceberem nada do assunto o Zerozero tem pouca informação sobre o portimonense, por isso não venham dizer que o portimonense só tem 7 jogadores portugueses porque é só estupido!
O portimonense tem neste momento 11 jogadores portugueses a atuar no plantel principal e digo isto porque conheço e vejo os jogadores que vão sempre para o centro de estágio.

Jogadores Portugueses na equipa principal do portimonense:
GR - Ricardo Fe...ler comentário completo »
Cont
2020-09-22 00h29m por Kurika
E com isto eu não quero dizer que os clubes não devem apostar em portugueses, concordo que o Portimonense exagera um bocado.
Agora essa ideia de que os clubes pequenos estão carregadinhos de super-craques tugas é mais fantasia do que outra coisa qualquer. Os que são realmente bons vão para as melhores equipas logo desde cedo. O que fica é que… pois. Sai um bom em 7 ou 8, se calhar. . .
O talento brasileiro tem sido bastante bom para o futebol tuga, o pessoal é que não gosta de admitir isto.
Manto Apedrejado
2020-09-22 00h22m por Kurika
Gostes ou não, o Brasil é uma mina brutal de talento. Jogadores como Dyego Sousa, Soares, Davidson e muitos outros vieram das divisões secundárias do Brasil. É óbvio que há muito talento nas divisões secundárias do Brasil do que nas de Portugal. Percebo que o pessoal não goste de admitir isto, mas é verdade.
Portanto, limitem os estrangeiros à vontade, mas ao mesmo tempo limitem também o número de jogadores que um clube pode ter sob contrato, que é para os principais clubes não...ler comentário completo »
Manto apedrejado
2020-09-22 00h05m por Kurika
Nós temos bons resultados nos juniores? Descemos duas vezes de divisão nos últimos 4 anos! Agora com os sub-23 é que a coisa pode ser diferente, talvez um ou outro jogador possa ter minutos, sim, o próprio Seabra disse que não queria ter um plantel muito grande. Mas antes era só cepos.
A "malta do G-15" não tem nada que apostar mais nos jogadores portugueses. Ou apostam todos os clubes ou não aposta nenhum. Vocês sabem bem que os 3 estarolas (mais o Braga) têm quase toda a qualidad...ler comentário completo »
Blueman
2020-09-21 23h35m por Kurika
Fui ver agora e o Benfica jogou nesta jornada com 3 portugueses no 11 inicial e o Porto com 4. Óbvio que não são exemplo para ninguém. E claro que nunca vão aceitar nenhuma regra de portugueses porque sabem que ficariam mais fracos assim. E então em termos europeus, nem se fala.
Há clubes pequenos que têm usado muitos jogadores tugas, o Tondela, por exemplo e também o tão odiado B-Sad. E não lhes tem valido de muito. . .
Zhar
2020-09-21 23h24m por Kurika
Olha que o Marítimo não tem tido assim tantos brasileiros como isso. Isso já é mais mito do que realidade.
Aliás, o Santa Clara teve mais brasileiros do que o Marítimo neste último jogo entre os dois clubes (8 do Santa Clara nos convocados, contra 6 do Marítimo).
De resto, façam as regras que quiserem, mas façam regras para TODOS. Estou mesmo a ver os estarolas a aceitarem números de portugueses a usar, é que é mesmo já.
Blueman
2020-09-21 23h17m por SCB1375
Explicação á Lei 14:"guarda-redes não está autorizado a permanecer à frente ou atrás da linha. Permitir que
o guarda-redes tenha apenas um pé sobre a linha de baliza (ou, se estiver a saltar,
alinhado com a mesma) aquando da execução de um pontapé de penálti é uma
abordagem mais prática, uma vez que é mais fácil identificar se ambos os pés estão
fora da linha. Uma vez que o executante pode “travar” a sua corrida, é razoável que o
guarda-redes possa d...ler comentário completo »
Portimonense - Paços
2020-09-21 23h11m por f1950
Jogo com muita luta mas pouca qualidade onde se notou que as das equipas ainda precisam de muito trabalho. O Pepa podia ter arriscado mais e já ter lançado mais reforços de início, mas o maior destaque foi mesmo o Uilton que adaptado a lateral fez um jogo irrepreensível. Com este jogo ainda insisto mais em como o Paços precisa de mais um central, não podemos sofrer golos de bola parada em quase todos os jogos! O penalti falhado acontece aos melhores, mas o Tanque estava claramente em dífici...ler comentário completo »
Blueman
2020-09-21 22h56m por SCB1375
Confesso que no lance do pênalti me surgiu essa dúvida. O que me pareceu é que ele nunca chegou sequer a tocar a linha. Estava um bocado adiantado em relação á linha mas a interpretação da lei por vezes é que deixa dúvidas.
ZH
100pressao
2020-09-21 22h54m por zhar
Não não é! a quantidade de brasileiros por ca (154 na 1a liga) tem a haver com o estatuto de igualdade que lhes é concedido (que não é dado a angolanos , moçambicanos , cabo-verdianos , guineenses ou principenses ). . . e ainda mais. . . quantos melhores os resultados que as equipas tiveram nas temporadas anteriores e melhor situaçao financeira mais contrataçoes fazem e por norma cepos que na maioria nem um ano duram nos clubes. . . alias gostava muito que fechassem a torneira ao governo r...ler comentário completo »
100pressao
2020-09-21 22h48m por SCB1375
Completamente de acordo. No entanto, o que o ra1620 diz não deixa de ter razão mas não pelas razões que indica. Os direitos televisivos nunca irão ser descentralizados devido aos poderes instalados no futebol português. E o argumento que só os 3 do costume fazem com que existam audiências será sempre utilizado e gasto até ao infinito. Solução: campeonato a 3 visto que só eles é que fazem com que haja audiências
É triste
2020-09-21 22h42m por Verdadeiro_Rei_Roby
Que em Portugal aposta-se mais rápido num brasileiro de uma terceira divisão que num português dos escalões mais baixo.

Esta ficha de jogo ( especialmente do lado do Portimonense ) envergonha-me.
As instituições não têm culpa mas sim os dirigentes.
Por mim descia o Portimonense ( que teoricamente desceu o ano passado ).
10
*
2020-09-21 22h39m por 100pressao
Blueman **
10
Bouwman e ra1620
2020-09-21 22h36m por 100pressao
A não centralização dos direitos televisivos é uma das principais causas da existência de muitos brasileiros no nosso campeonato!
Não podemos andar a culpar os dirigentes destes clubes quando um jogador médio da nossa liga sai para países como a Roménia, Hungria , Chipre e até Letónia devido a questões financeiras. Se queremos mais portugueses há que criar condições para tal e vos garanto que os principais culpados não sou os dirigentes de Paços ou Portimonense
RA
Nunca vai haver centralização de Dir. TV
2020-09-21 22h26m por ra1620
Ainda bem por causa destas equipas.
Carradas de brasileiros.
Portimonense
2020-09-21 22h22m por AvilaPT
Só faltou mais 2 brasileiros no 11 para ser 100% br, podiam ter feito história, que pena :/
FU
Correcção
2020-09-21 22h19m por FutJusticeiro
Sobre o Eustáquio, esqueci-me de colocar ponto de interrogação a seguir a "não é verdade". Abraços!
FU
Começa "bem" - Adenda
2020-09-21 22h18m por FutJusticeiro
Correcção, não é "bem possível", é certo (Baixinho de um lado, Boa Morte do outro. O Eustáquio quis representar o Canadá, não é verdade). Mas mesmo que o Candé seja português continua a ser uma vergonha (2 portugueses em 11).
FU
Começa "bem"
2020-09-21 22h12m por FutJusticeiro
Desconheço a nacionalidade do Fali Candé (o ZEROZERO e o FORADEJOGO não têm informação concordante neste aspecto), mas se for guineense é bem possível que ambas as equipas tenham acabado a partida com UM (!) português em campo. Mais uma vez, "parabéns" aos "senhores" treinadores do nosso campeonato.

Portimonense, QUINZE brasileiros na ficha de jogo. . . Boa semana a todos os zerozeristas!

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...