placardpt
    FC Porto bate Belenenses SAD por 5x0

    Mão cheia para pegar na taça

    2020/07/05 23:36

    Superioridade clara, momentos de bom futebol, consistência defensiva, os mais novos a aparecerem, os mais velhos a assumirem a responsabilidade. Fez-se destes ingredientes mais uma vitória do FC Porto, por 5x0, diante do Belenenses SAD. 

    Numa demonstração de competência, os azuis e brancos compensaram na segunda parte aquilo que não fizeram na primeira. Os segundos 45 minutos cheiraram mesmo a campeão. 

    Tarde, mas ainda a tempo

    Não deixou de surpreender tudo e todos, ainda antes do apito inicial. Pela quantidade, pelos nomes apresentados, por aqueles que ficaram de fora. Foi um Belenenses SAD em modo revolução, aquele que se apresentou no Dragão. Sete mudanças em relação à equipa que tinha empatado contra o Tondela, mas, mais do que isso, ausências importantes, como as de Licá ou Cassierra, figuras nas últimas semanas de Petit. 

    Sérgio Conceição, por outro lado, manteve a confiança naqueles que tinham ganho, mas que não tinham deslumbrado, na Capital do Móvel. Apesar da sobrecarga de jogos, apesar dos muitos jovens talentosos e frescos nesta altura do campeonato, o técnico azul e branco chamou só à titularidade Sérgio Oliveira, um indiscutível por estes dias. 

    As duas primeiras dezenas de minutos deixaram, por certo, os adeptos portistas a suspirar por sangue novo, por alguém que conseguisse sair da norma, que tivesse arte e engenho para ludibriar uma organização defensiva rígida. A bola circulava de um lado ao outro, mas de forma muito lenta e previsível, tão previsível que um Belenenses SAD longe da sua melhor forma teve tempo para assustar Marchesín num par de ocasiões.

    Soares e Marega, um contra o outro, num lance caricato ©Catarina Morais / Kapta +

    O Dragão não estava confortável, Sérgio Oliveira e Uribe desesperavam por soluções, Marega e Soares atrapalhavam-se constantemente, até porque a bola pode fazer confusão quando os dois avançados procuram quase sempre os mesmos movimentos. Era um líder de fluidez quase nula. 

    A recuperação começou, pois bem, à Porto...de Conceição, entenda-se. Cruzamento teleguiado e Soares rei nas alturas, outra vez. O golo deu confiança, as combinações começaram a surgir, com destaque para o entendimento da meia direita, e o líder chegou mesmo a aumentar o score, mas a mão de Uribe foi marota. Teria sido justo pelo dominío a partir dos 20 minutos, mas injusto pela incapacidade inicial. 

    Só deu um azul

    Se o final do primeiro tempo já tinha sido relativamente bom, o início da segunda parte, não sendo extraordinário, confirmou a ideia de um FC Porto a crescer com o passar dos minutos. É certo que a queda do adversário ajudou, mas as combinações entre Corona-Otávio-Sérgio Oliveira iam deixando o golo a pairar. Era praticamente certo, mantendo-se as coisas como estavam, que ele aparecesse na baliza de Koffi. 

    Assim foi. E se o primeiro golo já tinha sido um daqueles made-by Conceição, o segundo momento de alegria azul e branca partiu também de uma jogada clássica. Marega percebeu todo o espaço nas costas da defensiva contrária, Corona percebeu a intenção do maliano e ninguém pôde evitar o inevitável. Tudo praticamente resolvido. 

    Conceição percebeu que o conforto do resultado podia permitir a entrada dos mais novos, daqueles que estão sedentos de minutos. Entraram Fábio Vieira, Vítor Ferreira e Fábio Silva, mas foi outro ligeiramente mais experiente (Díaz) a ganhar uma grande penalidade e uma ainda maior oportunidade. Telles, outro dos mais experientes, não vacilou e o triunfo começou a ganhar, aí, contornos de goleada. 

    Sérgio Oliveira regressou a bom nível ©Catarina Morais / Kapta +
    Mas um dos miúdos também teve tempo de deixar a sua marca. Fábio Vieira, já depois de Pina ter acertado no poste, exatamente na outra baliza, encheu-se de fé e aproveitou o mau posicionamento de Koffi para brilhar na execução de um livre direto. Um golo muito festejado e justo, para quem muito jogou durante os 30 minutos que recebeu. 

    Tudo acabado? Nada disso. Díaz, que entrou também muito bem, correu um sem número de metros com a bola dominada e fuzilou a baliza adversária. Um golo que teria deixado o clima de euforia ainda mais vivo, caso o estádio enchesse, mas, essencialmente, um golo que passa uma imagem de quase campeão a este FC Porto. Tic-Tac.

    U Domingo, 05 Julho 2020 - 21:30
    Estádio do Dragão
    Rui Oliveira
    5-0
    Tiquinho Soares 31'
    Moussa Marega 58'
    Alex Telles 75' (g.p.)
    Fábio Vieira 82'
    Luis Díaz 90'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 30
    Lances Capitais
    31´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 8º golo na prova (26 jogos)
    38´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Matheus Uribe controlou a bola com o braço e Rui Oliveira, depois de ver as imagens, inverteu a decisão
    58´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 9º golo na prova (26 jogos)
    75´
    GOLO FC Porto
    Alex Telles marca de grande penalidade!
    Alex Telles marca o seu 10º golo na prova (27 jogos)
    82´
    GOLO FC Porto!
    Fábio Vieira marca
    Fábio Vieira marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    90´
    +2
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 5º golo na prova (25 jogos)
    A Chave

    Golo de Marega - O momento que acabou com todas as dúvidas, se é que elas ainda permaneciam no ar. O FC Porto chegou ao segundo e guardou o triunfo na gaveta. 

    O Árbitro

    Algumas dúvidas no cartão amarelo mostrado a Otávio, a não ser que o médio tenha dito alguma coisa fora do normal. De resto, fez bem em ir ao VAR para anular o golo a Uribe. 

    O Melhor
    Segunda parte à campeão

    Deu, basicamente, para tudo. Depois de uma primeira parte mais complicada, o FC Porto apareceu autoritário e dominador nos segundos 45 minutos. O futebol teve outra fluidez e os golos apareceram com naturalidade. E o miúdo Fábio Vieira brilhou com um belo golo. 

    O Pior
    Um certo apagão

    Com sete mudanças em relação ao último onze, o Belenenses SAD merece elogios pela entrada em campo. Ainda assim, a partir dos 20 minutos, a equipa de Petit desapareceu de vez, não mostrando nesses minutos capacidade para colocar em causa o triunfo azul e branco. 

    Forma
    FC Porto
    2019/2020
    51J
    36V
    6E
    9D
    101-41G
    Belenenses SAD
    2019/2020
    33J
    9V
    7E
    17D
    27-52G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto igualou o Benfica como melhor ataque da Liga NOS (62 golos)
    O golo de Fábio Vieira foi o 100.º da FC Porto esta época
    FC Porto não marcava 5 golos num jogo da Liga desde a 1.ª jornada da Liga 2018/19 (5x0 ao Chaves)
    Maior vitória do FC Porto neste campeonato
    FC Porto somou o 5.º jogo consecutivo sem sofrer golos
    3.ª vitória consecutiva do FC Porto

    Fotografias(31)

    Liga NOS: FC Porto x Belenenses SAD
    Liga NOS: FC Porto x Belenenses SAD
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    B SAD

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    newone21
    2020-07-06 20h40m por Ultras-__FCP
    Eu não estou a refutar que tenha sido, ou não, negócio da SAD, apenas te digo que se o SC não o quisesse no plantel ele não teria vindo, depois, com as saídas de Marega, Soares e Otávio acredito que o Naka vai ser muito mais importante na equipa de 20/21.
    newone21
    2020-07-06 20h30m por Ultras-__FCP
    O Uribe é o nosso melhor médio e sem o Marche não és campeão este ano.

    Quanto ao Naka, acho que ainda vai dar muito ao clube, mas essa do, "foi a SAD, o SC não teve hipóteses", é uma das maiores tangas que se diz por aqui, se o SC tem a influência para recusar propostas por um Herrera um ano antes do contrato terminar, ou propostas de 30M por um Marega, vais-me dizer que se ele não quisesse realmente o Naka no plantel, ele teria vindo? Jamais, se o Sérgio bate o pé o ja...ler comentário completo »
    Blueman
    2020-07-06 20h23m por Ultras-__FCP
    Não é bem assim, Uribe, Marche, Diaz e o próprio Naka estão longe de ser trapos, o último pode não ter conseguido explodir esta época mas com as saídas de Otávio, Marega e Soares, outro tipo de futebol, tem tudo para dar certo, recordo que o melhor Porto da época foi com ele no 11, antes da lesão, agora, a atitude dele tem que mudar, até agora tem não tem demonstrado compromisso com a equipa.

    Saravia e Zé Luis sim, trapos autênticos, se o primeiro, sendo titular no...ler comentário completo »
    Exigência
    2020-07-06 20h02m por The_Knick
    Agradeço a sinceridade. Vou tentar reduzir o tamanho dos comentários. Só o faço porque comento pouco (em relação a muitos de vocês) e por isso tento compactar a minha opinião.

    Tal como escrevi no título “exigência”, foi assim que o Porto fez de mim. 2 títulos em 3 anos é bom. Até é. Podia ser 3 em 3, mas mesmo assim é bom. E taças? Uma supertaça, certo? Agora analisem a qualidade do nosso campeonato. Analisem as dificuldades sentidas pelo Porto em todos os campeonatos. ...ler comentário completo »
    [. . . ] 10
    2020-07-06 19h49m por MisticaEncarnada
    A Supertaça devia existir. Tem mais história do que Taça da Liga mas decidiram assim. . .
    CA
    Taça da Carica
    2020-07-06 18h35m por Carago10
    Já há novidades sobre isso? Ela vai existir para o ano?

    O calendário está tão apertadinho que nem para um jogo de Supertaça vai dar.
    SO
    Chama_Portista
    2020-07-06 18h35m por SomosPorto1989
    "Eu não percebo pq o Manafá todos os santos dias é motivo de conversa, o jogador é limitado e não tem qualidade para ser titular do FC Porto contudo se não é apontado como o pior jogador em campo lá vem os newone21 da vida cair em cima de quem não concorda com ele 🙄. "

    Ora nem mais, é que nem mesmo depois de uma vitória por 5-0 em que globalmente nenhum jogador esteve muito pior que os outros o que mais se vê nos comentários (para variar) é a criticar no Manafá e até mes...ler comentário completo »
    CA
    Marega
    2020-07-06 18h32m por Carago10
    O pessoal dá em cima do Marega, diz que tem uns tijolos, mas ele ainda faz uns bons toques de calcanhar e umas boas tabelas.

    É um jogador importante na transição. O problema é que o Porto nem sempre é rápido a fazer a transição. Aliás, olhando para esta época, fomos quase sempre muito lentos nesse aspeto (ficamos tb mais previsíveis com isso), daí o Marega ter estado mais desaparecido este ano.

    Obviamente não tem a qualidade de Falcão e Jackson e como tivem...ler comentário completo »
    Exigência
    2020-07-06 16h39m por The_Knick
    O Porto ao longo dos anos habituou-me mal, fez de mim um adepto exigente. Para mim, todas as competições nacionais são para ganhar, ponto. Caso contrário, o clube já falhou. Se um clube quer boas prestações na Europa, se esse mesmo clube ganhou competições europeias, as nacionais tem que ser sempre a exigência mínima. Claro que estou a exagerar, mas é isso que sinto. É neste sentido que, apesar de ter ganho, não posso deixar de retirar ilações e continuar desagradado com alguns jog...ler comentário completo »
    SO
    . . .
    2020-07-06 16h26m por SomosPorto1989
    O Manafá está prestes a ser campeão, o Marega e o Soares prestes a sê-lo pela segunda vez enquanto que o Militão não teve esse privilégio.

    O mundo é mesmo injusto. . .
    Chama--Portista
    2020-07-06 15h56m por kropotkin
    Parece que sim. Assim como o Casillas, o Felipe, o Layún, o Herrera, o Brahimi, o Oliver, . . . E sem o Manafá.
    Trilogia
    2020-07-06 15h46m por kropotkin
    Os adeptos do FCP não se vão esquecer que o ano 2020 não foi apenas o do Corona. . . mas também aquele em que conseguiram (ao que tudo indica) ser campeões com o Manafá, o Soares e o Marega!
    Blueman
    2020-07-06 15h16m por kropotkin
    Isso, Tomás Tavares.
    Blueman
    2020-07-06 15h14m por kropotkin
    Quais haters?! De facto é preciso ser-se hater para se andar a dizer mal do Ronaldo ou do Messi. Agora. . . do Manafá?! É um jogador sem qualidade nenhuma, não serve nem para o FCP nem para nenhum dos clubes da primeira liga. Pior que ele na posição, e por incrível que pareça, só mesmo no Benfica: aquele Tavares qualquer coisa. Tomás, acho.
    SomosPorto1989. . . Blueman
    2020-07-06 15h08m por Ultras-__FCP
    De momento, sentava o Soares e colocava o Vieira nas costas do Marega, acho que já se justifica e trazia desde logo outro tipo de ligação ao ataque.
    Manafa
    2020-07-06 15h07m por Ultras-__FCP
    Deixem se de coisas, eu também não sou grande fã, mas tem sido dos melhores desta retoma.
    FC Porto
    2020-07-06 15h00m por Um_portista_qualquer
    Tal como aconteceu no jogo com o Boavista, a segunda parte salva a primeira. Fábio Vieira não engana, é craque
    Análise ao jogo e destaques
    2020-07-06 14h54m por joaogomes1989
    Abaixo segue a minha análise ao jogo de ontem !

    https://www. portistas. net/manita-com-classe-e-bencao -de-alex-telles/

    Já só faltam 2 vitórias portistas :)
    SO
    Ultras-__FCP
    2020-07-06 14h50m por SomosPorto1989
    Ok, bons exemplos por isso nada a contra-argumentar e ainda me lembro também de uma boa assistência do Fábio Vieira para o Marega contra o Boavista já com o jogo em 4-0, apenas o que quis dizer é que é bom ir lançando os miúdos quando já há menos pressão e dessa forma puderem mostrar todo o seu potencial porque sinceramente duvido que se o jogo estivesse 1-0 fosse o Fábio Vieira a bater o livre, em condições normais seria o Telles mas é bom para ir ganhando confiança e tivemos a vantagem do m...ler comentário completo »
    Blueman
    2020-07-06 14h20m por Ultras-__FCP
    A sair algum que seja o Leite, fala se em 25/30M, era excelente, o F Silva é a maior pérola, um menino que pode atingir valores semelhantes a um Félix se comprovar o seu valor.

    Baró devia ser emprestado, perdeu o comboio para o Vitinha e Vieira, precisa de rodar numa boa equipa tuga para ganhar músculo e não estancar.
    Blueman
    2020-07-06 14h11m por Ultras-__FCP
    Falando de pressão e de Vitinha e F Vieira, não concordo com o argumento de que só estiveram tão bem dado o resultado favorável, respondi a isso no meu comentário em baixo ao user somos Porto.
    SomosPorto1989
    2020-07-06 14h09m por Ultras-__FCP
    Fariam fariam, tens exemplos, nas Aves, o Vitinha entre e em poucos minutos desbloqueia o jogo, até hoje não sei como o Marega falha esse golo e em Paços de Ferreira, entram os dois e o Porto passou a segurar mais a bola, ter mais qualidade e quase faz um golo cortesia de uma condução à Deco mesmo, por parte do Vitinha.
    Chama--Portista
    2020-07-06 14h07m por Ultras-__FCP
    Isto até começou porque um user benfiquista tinha dito que não era bem comparável o ano passado para este ano, por outras palavras, o ano passado foi mérito deles porque jogavam muito, este ano foi demérito deles, a conversa do costume.
    SO
    newone21
    2020-07-06 14h01m por SomosPorto1989
    "A qualidade de futebol cresceu depois da entrada dos miúdos. "

    Por estranho que pareça desta vez concordo contigo mas também há-que ter em conta que quando o Fábio Vieira entrou o Porto já ganhava por 2-0 pelo que já não foi num contexto propriamente complicado e depois com o resultado já em 3-0 entraram o Vitinha e o Fábio Silva, se estivesse 0-0 ou 1-0 não se sabe se fariam o mesmo pois seria num contexto mais complicado com uma maior pressão em cima logo não é por terem sido ...ler comentário completo »
    Uribe
    2020-07-06 13h52m por Ultras-__FCP
    É o nosso melhor médio, de longe, vendendo Danilo, SO ou Otávio, precisamos de ir ao mercado por um médio de contenção para o 11, ficando com Loum, reforço, Uribe, SO, F Vieira, Vitinha.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Norte-Americano
    Equipa reduzida temporariamente a 10
    A Major League Soccer já está em curso há vária semanas, mas só à jornada 10 colocou em prática uma nova regra: a dos 10 segundos.