placardpt
    José Carlos recorda Taça dos Campeões Europeus de 89/90

    30 anos desde a final de Viena: as memórias de quem lá esteve

    2020/05/23 08:30
    E0

    23 de maio de 1990. Trinta anos passaram desde a última presença do Benfica numa final da maior prova europeia a nível de clubes. Local? Viena. Adversário? AC Milan. O todo-poderoso AC Milan, então campeão europeu e à data uma das equipas mais temíveis do mundo. Baresi, Maldini, Costacurta, Ancelotti e as três laranjas mecânicas: Rijkaard, Gullit, van Basten. Um autêntico cabo das tormentas.

    No outro lado o Benfica de Sven-Göran Eriksson, com vários internacionais brasileiros (Ricardo Gomes, Aldair e Valdo) e suecos (Jonas Thern e Mats Magnusson), que se juntavam a vários portugueses no onze. Entre eles estava José Carlos, que tinha regressado às águias precisamente no início da temporada de 1989/90, depois de dois anos de empréstimo ao Portimonense.

    qLembro-me que o AC Milan preparou muito bem o jogo. Uma semana antes da final foram para estágio na Suíça e chegou a ser público que os jogadores renovaram o sangue. Na altura ainda era permitido... Tinham condições que o Benfica não tinha
    José Carlos, antigo jogador do Benfica
    Um jovem defesa que estava a cumprir um «sonho» aos 23 anos, ao conquistar a titularidade na equipa principal do clube que o formou, e com a oportunidade de viver aquela que é a ilusão para a maioria dos futebolistas: uma final europeia! Melhor só mesmo a vitória em Viena. Que não foi possível…

    «A memória não é muito boa, mas tenho ideia do feito que essa final foi na altura para todos os jogadores e para o clube. Tinha a ideia clara da grandiosidade do clube que íamos defrontar e pouca gente acreditava que fosse possível. Era uma equipa recheada de estrelas, mas também uma equipa que teve um grande respeito em relação a nós», recorda o antigo lateral, em conversa telefónica com o zerozero.

    «Lembro-me que o AC Milan preparou muito bem o jogo. Uma semana antes da final foram para estágio para uma instância na Suíça e chegou a ser público que os jogadores renovaram o sangue nessa semana. Na altura ainda era permitido. No fundo tinham condições que o Benfica não tinha. Nós treinámos no Estádio da Luz, como sempre fizemos, e íamos dormir a casa», acrescenta.

    «Já tive a oportunidade de rever o jogo e foi um jogo muito equilibrado. Lembro-me de estar no túnel e olhar para eles e pensar que eram muito grandes [risos]. Eram enormes! Prevíamos que pudessem massacrar e pressionar desde início e não foi assim. Atacavam com muito respeito, não pressionavam muito e mantinham uma organização muito forte na defesa. E nós fizemos o mesmo», prossegue.

    Num jogo tão equilibrado, o resultado só poderia ficar definido no detalhe. Num detalhe bastante curioso, diga-se. Tudo porque é percetível no lance do golo [ver vídeo a partir do minuto 3:25] que um jogador do Benfica é ludibriado por um apito vindo sabe-se lá de onde e a interromper por breves instantes (fatais) a perseguição a Ruud Gullit.

    «Tenho ideia que o Hernâni ia a acompanhar o Rijkaard e ouviu um apito vindo da bancada e hesitou. A história do golo é um bocadinho assim… Foi um jogo marcante para todos. Pena não termos ganho. Tenho a medalha do segundo lugar e a camisola do Maldini ali guardados. Estivemos perto… É um jogo que me marcou para a vida», atira.

    José Carlos tenta travar a progressão de Chris Waddle ©Getty / JACQUES DEMARTHON

    O caminho até Viena: do massacre ao golo de Vata

    O percurso até às meias-finais foi relativamente acessível para o Benfica, sem apanhar nenhum tubarão pelo caminho, e as eliminatórias foram passando até ao primeiro grande teste. O Marselha de Mozer, Deschamps, Enzo Francescoli e Jean-Pierre Papin.

    Seguimos viagem com José Carlos para recordar uma eliminatória «dura», resolvida graças a afamada ‘Mão de Vata’ num estádio da Luz a rebentar pelas costuras: 120 mil pessoas nas bancadas. «Era um ambiente inacreditável! Não se esquece.»

    José Carlos observa o cabeceamento de Mozer ©Getty / JACQUES DEMARTHON
    «Essa eliminatória foi épica. No primeiro jogo [no Vélodrome] levámos um massacre enorme! Saíamos de lá vivos porque tivemos a sorte de o Lima ter feito um golo. Começámos a ganhar, sofremos dois golos, mas podíamos ter sofrido mais três ou quatro. Lembro-me de ter tirado três bolas em cima da linha de golo. Mais bolas ao poste, na barra, defesas enormes do Silvino… Incrível», lembra o antigo internacional português.

    «O jogo cá foi diferente. O Marselha veio para a segunda mão convencido de que o 2x1 chegava e fez muito pouco para ganhar o jogo. Apostaram em defender a vantagem e isso foi fatal. Nós tivemos mais bola, mais oportunidades, jogamos muito tempo no meio campo defensivo deles. Depois acabámos por ter a felicidade do Vata ter feito o tal golo», complementa.

    O «tal golo». Um golo que 30 anos depois ainda pinta capas de jornais nacionais. Não podíamos perder a oportunidade para ouvir a opinião de quem assistiu ao momento in loco.

    José Carlos
    Benfica
    Total
    135 Jogos  11210 Minutos
    3   15   1   02x
    ver mais »
    «Na altura não me apercebi da mão, sinceramente. Mais tarde ao ver as repetições percebemos todos… Mas também entendo a posição do árbitro. A forma como o Vata mete a mão à bola, e com toda aquela gente à frente, não era fácil. E não havia VAR, claro. Se houvesse teria sido diferente. Falou-se muito também na altura. O Marselha era uma equipa com muita influência na Europa. Mas isso passou-nos ao lado. O importante para nós é que o golo tinha sido validado», remata.

    E o que fazia daquela equipa do Benfica tão especial, capaz de chegar a uma final da Taça dos Campeões Europeus? José Carlos explica.

    «Tínhamos um bom grupo, além do valor individual. Dávamo-nos todos muito bem e o Eriksson conseguiu criar um bom espírito. Era um treinador muito engraçado, interessante e inovador. E depois também tivemos alguma felicidade aqui e acolá», justifica.

    «Não nos podemos iludir, não há milagres…»

    Uma felicidade que não se repete para o Benfica desde 1990. 30 anos sem chegar a uma final da prova milionária. E José Carlos acredita que ainda há um longo caminho a percorrer para que tal volte a acontecer no futuro.

    qNão será fácil para uma equipa portuguesa voltar a uma final da Liga dos Campeões
    José Carlos, antigo jogador do Benfica
    «Hoje para teres qualidade tens de ter dinheiro. O Benfica tem feito um trajeto interessante no sentido de poder dentro de alguns anos chegar a esses jogadores. Só assim vai conseguir competir com as equipas dos principais campeonatos da Europa. Não nos podemos iludir. A não ser que o Benfica consiga consolidar este projeto, se não será difícil para uma equipa portuguesa voltar a uma final da Liga dos Campeões», defende o antigo jogador dos encarnados.

    «Esta é a minha leitura. Até pode acontecer, atenção, mas as equipas têm de contratar melhor para estarem à altura das outras. Não há milagres. O Benfica tem feito um trabalho muito bom na formação, ao detetar talentos muito cedo, e o caminho também passa por aí. Só que não nos podemos esquecer de alguns clubes com uma capacidade financeira muito grande, graças a investidores externos. Nós aqui não temos isso», reforça.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Quarta, 23 Maio 1990 - 19:15
    Ernst-Happel-Stadion
    Helmut Kohl
    1-0
    Frank Rijkaard 68'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Sobre o jogo em Faro
    O jogo em Faro, disputado na última segunda-feira, causou transtorno às águias, apesar da vitória tranquila (1-3). Na noite desta sexta-feira, o Benfica foi multado ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53