placardpt
    Através de um comunicado

    FPF revoluciona formatos das provas e anuncia criação da «III Liga» em 2021/22

    2020/05/06 13:21

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu, esta quarta-feira, um comunicado no qual revela «um amplo plano de emergência e reestruturação do terceiro escalão do futebol sénior masculino português».

    A entidade liderada por Fernando Gomes informa que este plano é «resultado da reflexão dos últimos seis meses com as associações e demais sócios FPF» e revela uma grande mudança para 2021/22: a criação da «III Liga», prova que servirá de acesso à LigaPro, segundo escalão do futebol nacional.

    De realçar, ainda, que «na época 2020/21 competirão, no Campeonato de Portugal, 96 equipas: duas vindas da Liga Pro, 70 que permanecem, 20 que ascendem das competições regionais e 4 novas equipas B», sendo que «nas três épocas seguintes, a 'III Liga' e o Campeonato de Portugal verão o número de clubes reduzir-se até 76».

    Por fim, nota para o acordo já alcançado com o Sindicato dos Jogadores sobre o futuro salário dos profissionais destas competições, que «terão como valor de remuneração base o salário mínimo nacional».

    Leia o comunicado na íntegra:

    «A Direção da Federação Portuguesa de Futebol aprovou esta quarta-feira um amplo plano de emergência e reestruturação do terceiro escalão do futebol sénior masculino português, resultado da reflexão dos últimos seis meses com as associações e demais sócios FPF.

    O plano tem os seguintes principais objetivos:

    - Assegurar o maior número possível de projetos equilibrados;
    - Aumentar a competitividade;
    - Melhorar a qualidade de jogo;
    - Aproximar os adeptos do futebol local;
    - Criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos sub-19 para os seniores e garantir um formato adequado ao que se prevê venha a ser a próxima época, no quadro da pandemia COVID-19.

    A FPF decidiu criar em 2021/22 uma nova prova, designada para já «III Liga», que servirá de acesso à LigaPro.

    Na época 2020/21 competirão no Campeonato de Portugal as seguintes 96 equipas: duas vindas da Liga Pro, 70 que permanecem, 20 que ascendem das competições regionais e 4 novas equipas B.

    Nas três épocas seguintes, a «III Liga» e o Campeonato de Portugal verão o número de clubes reduzir-se até 76.

    A FPF acordou com o Sindicato dos Jogadores que os profissionais destas competições terão como valor de remuneração base o salário mínimo nacional.

    Além desta medida, a taxa de jogo sofrerá uma redução significativa e haverá ajustes no valor de inscrição de jogadores.»

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    3ª Liga
    2020-05-06 20h29m por yousandro
    Finalmente uma boa decisão da FPF! Já nao era sem tempo!
    A criaçao da tao esperada 3ª Liga, finalmente

    Vao estar nesta divisão as equipas que realmente têm capacidade de subir para a Segunda e já nao vao ter que levar com os campeoes distritais da Guarda ou de Portalegre (sem ofensa)
    Enquanto a 4ª divisao é o bom salto para as equipas que vêm do distrital, já nao haverá um choque tão grande ao terem de defrontar equipas com orçamentos e aspiraçoes muito maiores
    ler comentário completo »
    FPF
    2020-05-06 18h30m por manueldesousa
    Por isso sempre achei mal terem acabado com a II divisão em 3 séries e com a terceira.
    Voltámos praticamente à fórmula anterior. . .
    Areia para os olhos
    2020-05-06 15h35m por we0ron
    FPF a tentar fazer um spin, depois da semana desastrosa que teve.

    Fico com muitas duvidas sobre a sustentabilidade financeira de uma III Liga. Clubes amadores a fazer grandes viagens, todos os fds? Duvido que muitos consigam. . . ou seja so vai beneficiar os clubes que geograficamente ja estao mais proximos, tornando a III Liga num liga regional
    AL
    NOVO FOMATO III LIGA/CNS
    2020-05-06 15h30m por ALPENDORADA
    Então as que descem do CNS? As que sobem das associações? Infelizes e felizes. . . tudo poderia mudar nas jornadas que faltam. . em tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    UMA GRANDE DÚVIDA
    2020-05-06 15h20m por jmfdsousa
    Com isto, olhemos para a última divisão da AFPorto - 2ªDivisão, o que vai acontecer? Quem sobe? Só os 2 primeiros? (Subindo os 2 primeiros é tão injusto, acaba de começar a segunda volta, nestes campeonatos tudo muda em 2 semanas. . .
    Vnlf
    2020-05-06 15h13m por RafaCinfaes
    Partilho a mesma opinião, ou se terminava ou não havia subidas! É uma tremenda injustiça. . . falo que na AFVISEU se pelo menos tivessem feito os confrontos entre ambos e o Mortagua vencesse os dois era mais justo, desta forma não é
    CI
    2023
    2020-05-06 15h13m por ciroc
    Pelo que percebi, CP vai ficar com 4 séries de 14 equipas (sobem os 4 campeões) e a III liga com 2 séries de 10 (sobem os campeões e descem os 2 últimos de cada série)
    Luisbrunosw
    2020-05-06 15h11m por RafaCinfaes
    Isto não é só na AFPorto
    Na AF Viseu existe uma situação parecida
    O Mortagua era líder com mais 3 pontos que o segundo classificado e não tinham realizado ambos os confrontos entre ambos, desta feita uma vitória do segundo classificado mudava os postos, ou seja Mortagua passava a segundo. Não acho justo! Muita tinta vai correr
    vnlf
    2020-05-06 15h05m por luisbrunosw
    O apuramento de subida da AFPorto é feito a quatro equipas sendo que muitas ainda podiam chegar a esse play-off, ou se acabam os campeonatos ou não deviam haver subidas, é a minha opinião.
    PO
    Formato
    2020-05-06 15h04m por Porto-My-Home
    Na próxima época (2020/21), o CdP será disputado por 96 equipas, divididas por oito séries: duas vindas da II Liga, 70 que permanecem, 20 que ascendem das competições distritais e quatro novas equipas B.

    Cada série terá, portanto, 12 equipas, que disputam o habitual formato de liga na primeira fase. As quatro últimas classificadas de cada série, descem aos campeonatos distritais.

    Posteriormente, os primeiros posicionados de cada uma das oito séries vão d...ler comentário completo »
    2 perguntas!
    2020-05-06 14h59m por Krad_Fire
    Essa III liga será uma competição nova (vamos ficar com quatro divisões nacionais) ou apenas vão mudar o nome e formato do Campeonato de Portugal? Essa III Liga vai pertencer à Liga ou à Federação?
    AL
    NOVO FOMATO III LIGA/CNS
    2020-05-06 14h58m por ALPENDORADA
    Procedimento correto da FPF e modelo a adotar pela Af Porto. A criação de 2 séries na Divisão de Elite só veio baixar o nível competitivo assim como agradar a gregos e a troianos. Só que os grandes culpados são os clubes que só pensam neles, ou seja: este ano estou em posição de subida penso de uma maneira; para o ano estou em posição de descida tudo o que "disse" no ano passado já não conta. E depois é mudar regulamentos, conforme o poder de cada clube. Infelizmente a AFP continua na cauda do pioneirismo.
    20 que ascendem das competições regionai
    2020-05-06 14h35m por luisbrunosw
    Então não iam haver subidas dos distritais para o campeonato de portugal e agora voltam atrás? Como é que vão decidir quem sobe nas distritais como a do Porto, por exemplo, onde faltavam 5 jornadas para a fase regular terminar e ainda play-off de apuramento entre os 2 primeiros de cada série???? Que grande confusão que isto vai dar. . .
    LI
    Concordo
    2020-05-06 14h31m por lionpride
    Com a remodelação!
    Acho que deveriam fazer o mesmo na I e II liga e adoptar o modelo belga
    Questão de Justiça
    2020-05-06 14h19m por RafaCinfaes
    Existe aqui uma grande estupidez na decisão. . . em vez de essas equipas Bês porque não ocupam essas vagas com clubes que ainda tinham um campeonato em aberto, onde a equipa que subiu e a que estava em segundo lugar ainda não tinham feito os confrontos entre si. . . por exemplo ocupavam esses quatro lugares com 1 do Porto , 1 de Viseu (Cinfaes é Mortagua estavam numa luta taco a taco e não tinham feito os dois confrontos entre eles). . . era só uma opinião, por questão de justiça para todos os clubes!
    Em TERMOS DE FORMATO ESTÁ EXCELENTE
    Formato
    2020-05-06 14h18m por TiagoCesar77
    Eles vão criar a 3 Liga (20 equipas) e abaixo Campeonato Portugal. . . (56) equipas. . . deve ser 4 series de 14. . . )
    Volta um pouco ao formato antigo mas com menos equipas. . . 4 divisoes e distritais. . .
    Formato
    2020-05-06 14h12m por TiagoCesar77
    No site da FPF está lá o formato. . .
    GS
    Finalmente
    2020-05-06 13h52m por GSCGrandeamor
    Finamente a FPF tomou uma decisão acertada na minha opinião.
    Desde que acabaram com a III Divisão Nacional que a estrutura das provas não profissionais ficou uma grande trapalhada.
    Agora com esta mudança que se avizinha o futebol não profissional vai ganhar e muito e além disso as equipas que chegarem à II Liga vão muito mais preparadas e as equipas que sobem da Distrital para o futuro CP não irão sentir a grande diferença que sentem atualmente.
    E por ultimo e não menos...ler comentário completo »
    Muito bonito mas. . .
    2020-05-06 13h31m por FredericoFigueiredo
    Porquê 4 equipas B??? Continua-se a favorecer os fortes e a prejudicar os restantes, se querem essas vagas, que as atribuam a clubes que as mereçam e não a projetos começados do zero e que saltam logo 2 ou 3 patamares só pelo nome sujo e corrupto que tem
    Excelente Noticia
    2020-05-06 13h27m por de_sousa
    Há muito que se reclamava por uma competição entre a 2ª Liga e o Campeonato de Portugal, era mesmo necessário para reestruturar o futebol português. Fico contente com esta decisão de uma 3ª Liga.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Barrilete Cósmico
    entrevista
    Rui M. Tovar entrevista Jaime Pacheco - Parte II
     Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 14:07
    Inuyashapt 26-04-2024, 13:57
    edgarlima 26-04-2024, 13:55
    Peixe28 26-04-2024, 13:51
    edgarlima 26-04-2024, 13:51
    Shunsuke__Nakamura 26-04-2024, 13:48
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:39
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:38
    ikercasillasbestgk 26-04-2024, 13:33
    Vic-54 26-04-2024, 13:04
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 12:50
    Vic-54 26-04-2024, 12:46
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:37
    FA
    fabiopereirascp 26-04-2024, 12:37
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:36
    JAguiar52 26-04-2024, 12:32