placardpt
    Entrevista a Pedro Pereira - Parte III

    Pedro Pereira: «O Bristol ajudou-me a ter a confiança que precisava»

    Parte I - De Vendas Novas à estreia na Serie A aos 17 anos: «Parece que tudo à minha volta parou»

    Parte II - Pedro Pereira: «Não tive a força necessária para lidar com tudo no Benfica»

    Após um ano e meio de empréstimo no Génova, onde construiu uma bonita amizade com Miguel Veloso, Pedro Pereira deu um novo rumo à carreira, em novo empréstimo do Benfica, desta feita aos ingleses do Bristol City.

    Pedro Pereira
    2019/2020
    19 Jogos  1189 Minutos
    2   2   0   02x

    ver mais »
    O «projeto ambicioso» do emblema que atua no Championship convenceu o jovem lateral-direito português, que está encantado com a competitividade e ambiente vividos no segundo escalão do futebol inglês.

    As diferenças do Pedro que saiu de Portugal aos 17 anos para o Pedro de 22 hoje em Inglaterra, passando pela luta pela subida à Premier League, até aos desafios que espera no futuro. Tudo nesta terceira parte da entrevista concedidae ao zerozero.

    Pedro Pereira contabiliza dois golos em 19 jogos ao serviço do Bristol ©Getty /

    «Miguel Veloso é como se fosse família»

    ZZ: Regressas a Itália para o Génova depois daquele período difícil no Benfica. Foi uma boa oportunidade para ganhar novamente confiança em ti e nas tuas capacidades?

    PP: Bastante! Acho que foi muito importante o tempo em que estive no Génova. Lembro-me que comecei praticamente logo a jogar, depois tive lesão e estive de fora algum tempo. No ano a seguir foi uma época importante para mim. Foi uma época difícil para o grupo, pois não conseguimos os resultados possíveis, mas foi um ano de aprendizagem muito grande. Tive jogos bastante bons, outros nem tanto, que me ajudaram a melhorar. Até porque, por mais que treinemos, jogar é completamente diferente.

    ZZ: O Miguel Veloso [companheiro de Pedro Pereira no Génova] foi importante nessa fase?

    PP: Muito importante e ainda continua a ser. Considero um dos amigos mais importantes, é como se fosse família. É um jogador com uma experiência muito grande. Já viveu grandes momentos no futebol, já esteve nos grandes palcos do mundo e realmente poder olhar para ele e ele ter interesse em ajudar-me depois da carreira que teve e tem é muito bom. Tenho muita sorte em tê-lo como amigo.

    ZZ: Depois de um ano e meio em Génova, seguiu-se o Bristol, num campeonato muito competitivo. Como encaraste essa mudança para Inglaterra?

    PP: Foi uma possibilidade que apareceu no verão. Sabia que havia alguns clubes de Championship interessados, mas, para ser sincero, eu estava à espera que o Génova comprasse o meu passe. O feedback que eu tinha, que o meu agente tinha, era de que as coisas estavam bem encaminhadas, mas no fim da época não compraram ninguém que esteve emprestado e tive de olhar para as outras opções.

    ZZ: …

    PP: A minha ideia passou sempre por ir para uma equipa onde pudesse jogar, continuar a evoluir, pois sinto que preciso de jogar e fazer o máximo de jogos possíveis. O projeto do Bristol é ambicioso. Um clube que se está a preparar não só para subir como para manter-se na Premier League. Portanto, olhei para este projeto como uma oportunidade de evoluir e jogar bastante.

    ZZ: Acredito que já estás completamente habituado a esta vida de emigrante, mas como tem sido em Inglaterra?

    PP: Mudei-me com a minha namorada. Ela já tinha estado também comigo em Itália. A vida é bastante pacata. Gostamos de estar em casa. Somos pessoas muito caseiras. De preparar a nossa alimentação e ela cozinha super bem. Em termos de diferenças, não senti muitas. Talvez o clima. Em Génova o clima era bom e tínhamos a praia e aqui é mais cinzento e mais triste. Tentamos fazer a nossa rotina, ir ao cinema, mas passamos muito tempo em casa com a nossa cadelita que está aqui e alegra muito a casa. Gostamos de estar assim.

    ZZ: E o campeonato? Muito exigente?

    PP: Surpreendeu-me bastante. Sabia que era muito competitivo, já me tinham dito, mas nunca pensei que fosse tanto. É um campeonato com uma competitividade inacreditável, todos os jogos são super complicados. Penso que o mais difícil é existem muitas equipas e quase todas jogam de maneira diferente. Numa semana podemos estar a jogar contra uma equipa que tem o processo de posse de bola e na semana a seguir estamos a jogar contra uma equipa com jogadores super altos, super fortes fisicamente e que apostam muito no jogo direto e de combate. Parece uma guerra [risos]. Acho que isso é uma das coisas boas do Championship. É um campeonato espetacular para jogadores jovens.

    ZZ: E em termos de ambiente nos estádios?

    PP: Os estádios estão sempre cheios e os adeptos são muito calorosos. As pessoas gostam muito de futebol e vêm o futebol como um espetáculo. 

    ZZ: É verdade, já te estreaste a marcar…

    PP: Marquei o primeiro golo contra o Wigan, agora quando regressei fiz o meu segundo golo e na semana a seguir assisti contra o Fulham. As coisas têm corrido bem.

    ZZ: Foram os teus primeiros golos a nível sénior. Qual o sentimento?

    PP: Ainda não tinha vivido, é verdade, mas é muito bom. É a recompensa pelo trabalho que temos feito. Os dois golos foram em lances de bola parada. O Bristol trabalha bastante essas questões e passaram-me a ideia de que era bom nisso e tenho tido as minhas recompensas.

    ZZ: Ainda faltam algumas jornadas e vocês estão na luta pelos lugares de ‘play-off’. Como perspetivas esses duelos até ao final?

    PP: O objetivo no início da época era ficar nos dois primeiros lugares, mas agora está um pouco mais complicado. O mais importante é entrar no play-off e depois disputar a subida à Premier League.

    Pedro Pereira defrontou Ivan Cavaleiro no último fim de semana ©Getty /

    «Em Itália tive de lidar com dificuldades que não tive em Portugal»

    ZZ: Quais são as principais diferenças do Pedro que saiu de Portugal aos 17 anos e este Pedro que está agora aqui a falar connosco?

    PP: Acho que a principal diferença, em termos de futebol… A passagem por Itália ajudou-me bastante em termos defensivos. Tive de lidar com dificuldades que não tive durante a formação em Portugal. Hoje sinto-me um jogador mais completo, mais experiente e sinto que a principal diferença é a parte mental. É uma parte muitas vezes esquecida pelos jogadores, mais focamos em trabalhar aspetos técnicos, táticos e físicos e esquecemo-nos da parte emocional que controla a máquina toda.

    ZZ: A parte mental é muito importante em todas as áreas…

    PP: É mesmo. Hoje em dia é preciso sermos bastante consistentes, estarmos predispostos a estar ao mais alto nível e conseguirmos fazer tudo isso todas as semanas. E é aqui que entra a parte mental. Temos de estar sempre focados, preparados para essas exigências que temos e preparados para corresponder da melhor maneira. Tenha pressão ou não tenha. Esteja o estádio com 60 ou 20 mil adeptos. Temos de estar prontos para tudo.

    ZZ: O que esperas que este desafio no Bristol te traga para o futuro? Sabemos que o clube tem opção de 6 milhões…

    PP: O Bristol ajudou-me a ter a confiança em mim que precisava. Em Itália é um estilo de jogo mais defensivo e aqui pude aventurar-me mais ofensivamente e sentia a falta disso. De ter a confiança de ajudar a equipa a atacar. Acho que foi muito importante para mim. Fez-me ter confiança nessa parte que já não tinha há algum tempo. Sinto-me um jogador melhor e pronto para o que tiver de acontecer no futuro.

    ZZ: O que gostarias de nos contar daqui a um ano?

    PP: Gostava de dizer que continuo feliz, que estou a jogar e mais perto dos meus sonhos. Seja o sonho da seleção, o sonho de atingir os objetivos que tenho pessoais e de clubes. Gostaria de dizer que estou feliz e no caminho certo.

    Portugal
    Pedro Pereira
    NomePedro Miguel de Almeida Lopes Pereira
    Nascimento/Idade1998-01-22(26 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoDefesa (Defesa Direito)

    Fotografias(54)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:37
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:34
    RA
    raguar 25-04-2024, 23:26