placardpt
    FC Porto derrota Feyenoord

    Coroados no meio da anarquia

    2019/12/12 22:01

    Foi com uma série de sobressaltos, à imagem de toda a prestação nesta fase de grupos, que o FC Porto assegurou em casa, na última jornada, o apuramento para os 16-avos-de-final da Liga Europa, com um triunfo por 3x2 frente ao Feyenoord em que todos os golos surgiram em 20 minutos da primeira parte... e que acabou até por valer o primeiro lugar do grupo G.

    Meio jogo de muitas falhas defensivas, uma boa dose de anarquia e o FC Porto a conseguir falhar menos e aproveitar mais do que o adversário... não muito menos, não muito mais, mas o suficiente para sobreviver e continuar a mostrar-se na Europa, tendo ainda beneficiado muito do empate em Glasgow entre Rangers e Young Boys, que permite que os dragões se apurem com direito a estatuto de cabeças-de-série.

    Falhas tu...

    Como se explicam cinco golos em 20 minutos, quatro desses golos ao longo de apenas oito? Com um q.b. de eficácia ofensiva, mas acima de tudo com falhas defensivas nos dois extremos do campo. Os primeiros a falhar foram os elementos da defesa do Feyenoord, os portistas também vacilaram lá atrás e permitiram que os holandeses reentrassem na discussão. Uma primeira parte instável, quase sempre em aberto, em vários sentidos da palavra.

    Luis Díaz abriu o marcador ©Catarina Morais / Kapta +

    A tentar recuperar dos nervos da deslocação ao Jamor, Sérgio Conceição tinha feito regressar a dupla colombiana Uribe-Luis Díaz e o número 7, em particular, dava outra criatividade ao ataque portista desde muito cedo. Foi dele o primeiro aviso, aos 6', com um remate forte em que o guarda-redes Marsman, que está longe de ser primeira opção no plantel dos holandeses, se mostrou bem, para começar.

    Com uma falta de Otávio - que andava quase sempre pela zona central - à entrada da grande área nasceu o primeiro aviso dos visitantes, que tiveram muito apoio na zona da bancada que lhes foi destinada. Livre frontal, quase toda a equipa portista na barreira e uma bomba de Berghuis - porventura o mais perigoso dos elementos do Feyenoord - a obrigar Marchesín a uma grande defesa.

    Sérgio Conceição deu a titularidade a Uribe e Díaz ©Catarina Morais / Kapta +
    Foi a rondar a marca dos 15 minutos que as defesas começaram a vacilar e o marcador, por consequência, começou a mexer. O primeiro a falhar foi mesmo o guarda-redes Marsman, ainda que a jogada portista mereça nota de destaque pela positiva: calcanhar de Marega, cruzamento de Telles e um remate de Díaz que o guardião não soube segurar. Apenas dois minutos depois, nova falha do Feyenoord, nova celebração portista: belo trabalho de Soares sobre a esquerda perante um adversário, cruzamento e um infeliz Malacia a colocar na própria baliza.

    ...e falho eu

    Tudo corria às mil maravilhas para o FC Porto, com vantagem de dois golos e com o controlo do jogo, mas o Feyenoord viria a descobrir espaços que não deveriam ter existido para marcar posição. Num pontapé de canto, Pepe acompanhou Marcano na marcação a um adversário e um outro homem apareceu nas costas do luso-brasileiro: Eric Botteghin, central brasileiro com longa carreira na Holanda, reduziu a desvantagem de cabeça.

    O Feyenoord ainda recuperou de 2x0 para 2x2 ©Catarina Morais / Kapta +

    Tinham passado quatro minutos desde o primeiro golo, já íamos nos 2x1 e o Feyenoord não precisou de muito mais tempo para empatar a partida: Malacia, em busca da redenção, descobriu Larsson e assistiu para um desvio subtil do sueco na direção da baliza de Marchesín, perante uma oposição mansa de Pepe.

    Foi o mesmo Pepe que ameaçou nova vantagem portista, com um cabeceamento num livre lateral, mas foi um muito ativo Soares quem a conseguiu, na sequência de um lance rápido portista: cavalgada de Marega pela direita, atraso para o remate de Otávio, defesa em contrapé e insuficiente de Marsman e Soares a arranjar forma de encostar a bola e repôr a vantagem do FC Porto, com um golo na raça a premiar uma exibição na raça dos portistas ao longo de uma primeira parte de loucos.

    Sobressaltos até ao fim

    Por outro lado, o FC Porto não se livrava de ser uma equipa instável, a oscilar a nível exibicional, e por isso parecia até adequado que a vitória se mantivesse em causa. Também a segunda parte foi de nervos, embora desta vez sem golos, para bem dos portistas.

    O FC Porto até entrou melhor nessa segunda metade, a trocar bem a bola e a manter o Feyenoord afastado, mas os holandeses não baixaram os braços e a partir dos 70' tiveram dois momentos em que os portistas não sofreram quase por milagre... primeiro com o poste a evitar que Corona borrasse a pintura, depois com Marchesín a ser enorme perante Narsingh.

    Os dragões viam-se em dificuldades - apesar dos dois resultados, tendo também em conta que o Rangers ia vencendo o Young Boys... mas não só conseguiriam manter a vantagem até ao fim como teriam a notícia de um golo suíço por terras escocesas que veio a dar o tal estatuto de primeiro classificado ao FC Porto.

    U Quinta, 12 Dezembro 2019 - 20:00
    Estádio do Dragão
    Deniz Aytekin
    3-2
    Luis Díaz 14'
    Tiquinho Soares 33'
    Tyrell Malacia 15' (p.b.)
    Eric Botteghin 19'
    Sam Larsson 22'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo G
    Lances Capitais
    14´
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    15´
    GOLO FC Porto
    Tyrell Malacia marca na própria baliza!
    19´
    GOLO Feyenoord!
    Eric Botteghin marca
    Eric Botteghin marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    22´
    GOLO Feyenoord!
    Sam Larsson marca
    Sam Larsson marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    33´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
    A Chave

    Minuto 73: Enorme defesa de Marchesín a evitar o golo do Feyenoord numa altura em que os holandeses faziam tudo pelo empate. Os dragões respiraram de alívio.

    O Árbitro

    Um lance no mínimo duvidoso, tendo ficado a ideia de um penálti por assinalar a favor do FC Porto. De resto, pouco mais a apontar.

    O Melhor
    Flanco esquerdo agitou

    Díaz voltou à titularidade e o FC Porto criou desde cedo perigo por aquela zona. Até demonstrar desgaste, o colombiano foi muito interventivo, tal como Alex Telles, num flanco esquerdo com profundidade e qualidade ofensiva. Até foi a partir daquela zona que Soares cruzou para um auto-golo do Feyenoord.

    O Pior
    Falhas defensivas

    De um lado e do outro, sendo que as falhas do Feyenoord acabariam por ser mais prementes... e mais castigadas. Um jogo muito partido devido a falhas de posicionamento, na marcação e no desarme, a contribuir para a tal sensação de anarquia.

    Forma
    FC Porto
    2019/2020
    25J
    18V
    3E
    4D
    49-18G
    Feyenoord
    2019/2020
    26J
    10V
    10E
    6D
    45-35G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto está nos 1/16 final da Europa League pela 5.ª vez, a segunda via fase de grupos da prova.

    Os dragões passaram sempre em primeiro lugar os grupos da Europa League. Será cabeça-de-série no sorteio de amanhã.
    FC Porto continua invicto em casa frente a equipas holandesas (7V, 1E); tem uma média de 2 golos/jogo.

    Os dragões não sofriam golos em casa frente a holandeses desde o bis de Romário pelo PSV em 1992.

    Fotografias(25)

    Liga Europa: FC Porto x Feyenoord
    Liga Europa: FC Porto x Feyenoord
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    FEYENOORD

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    angelothetruth
    2019-12-13 15h56m por brunosilva386
    Concordo cntg tmb. Aqui o problema é que, depois do ricardo podiamos ao menos ter ido buscar um "Miudo" e lapidalo durante um ano ou dois, e depois lançalo, mas nem isso. Temos o Tomás, mas temos que ser honestos, ele vai ser promissor, mas precisamos de momento de um laterial que dê garantias já, para depois sim apostar no tomás. Dando a comparação Marche-diogo costa. Presicamos de algo estilo "alguem-tomás". Acho mesmo 90% dos problemas defensivos, e consequentemente ofencivos, d...ler comentário completo »
    The Nick
    2019-12-13 14h31m por petitor
    Excelente reflexão, eu penso o mesmo. e tenho mesmo sentimento. Estava a falar com um amigo sobre o jogo do Benfica com o Boavista, ele tentou levar a conversa para a arbitragem do golo do Cervi, mas o que é certo é que apenas era uma questao de tempo até o Benfica marcar, têm fio de jogo e qualidade tecnica, Pizzi, Chiquinho, Taarbat e Gabriel sabem o que fazer a bola, nós e so correr, até o Danilo que sempre admirei anda perdido neste sistema. E triste
    MA
    Fcp
    2019-12-13 14h08m por Markes88
    Uma primeira parte bem diferente do que é costume. Entre autogolo, penalti por marcar para o Fcp, uma clara falta de Soares no seu golo, e outro golo caído do céu no outro jogo do grupo já na 2parte, o jogo teve de tudo. . .

    Gostaria de ter visto SC a fazer um mea culpa dos seus jogadores terem feito anti-jogo durante 25min da 2parte quando o Feyenoord continuou a carregar, mas isso era pedir muito. . . . .

    Foi dos jogos que o Fcp marcou mais facilmente e so...ler comentário completo »
    AN
    brunosilva386
    2019-12-13 13h21m por angelothetruth
    Nao é um fora de serie, nao esta na liasta dos melhores 30 laterais direitos no mundo MAS foi campeao europeu por Portugal, fez boas epocas em Inglaterra, tem experiencia, é superior a todos os laterais direitos a jogar em Portugal e nao joga no seu clube e termina contrato em Junho, chama-se Cedric Soares e poderia resolver esse problema que falas que eu pessoalmente tambem concordo e nao sei ate que ponto muitos dos problemas do FCP nao estao mesmo ligados a falta de um lateral direito, ...ler comentário completo »
    AN
    The_Knick
    2019-12-13 13h06m por angelothetruth
    Acho que esse é o sentimento da maioria dos portitas com o FCP de SC, e quando as coisas chegam a esse ponto a solucao é só uma, deixar sair o treinador. . .
    Tristeza de futebol
    2019-12-13 12h43m por The_Knick
    Já nem uma vitória, ficar em 1º, e passar à próxima fase disfarça a minha tristeza. Quando o FCP marca um golo, já nem reação tenho. É do futebol mais triste, mais medíocre, que me lembro de ver. E o pior, é que até tinha boa impressão do SC, mas já chega. Não consigo ver mais! É um atentado e uma falta de respeito por quem gosta de bom futebol, e de quem está habituado a ver bola no pé e saber o que fazer com ela. A equipa não joga, parece desorientada, correm feitos malucos, m...ler comentário completo »
    Falta de um lateral direito
    2019-12-13 11h08m por brunosilva386
    Defendemos mal, atacamos razoavelmente. Sinceramente, todo este desequilibro que se nota no porto, tem um ponto fulcral. Que é a falta de lateral direito. Acredito piamente que com um lateral direito competente, que saiba defender, atacar, cobrir, etc, toda a equipa ia funcionar de uma maneira muuuuito mais competente. E os desequilibras começam aqui. Ora vamos la ver, o corona nao é laterial direito, logo durante o jogo o Pepe tem que cobrir tambem o lado direito (1ºa compensação...ler comentário completo »
    flopotegui
    2019-12-13 09h58m por tcb9277
    Estranho, eu a pensar que o Sérgio Conceição era contra o anti-jogo.

    Nunca pensei que ele fosse capaz de fazer algo contra do qual já disse ser contra!

    Até quando vamos ter de levar com este treinador? Mau demais, é mais uma época a zeros.
    Como é que o FC Porto jogou?
    2019-12-13 09h38m por tcb9277
    Eu não vi o jogo todo, apenas a primeira parte, alguém me sabe dizer se jogamos bem, ou se foi mais do mesmo?
    Jogo
    2019-12-13 08h48m por orgulhovermelho
    Foi um jogo onde o que mais valeu ao Porto foi o apuramento e o resultado, não fossem tantos erros defensivos dos Holandeses e o resultado teria sido outro, não esquecer que ao Feyenoord faltaram vários titulares e jogou o 3º guarda redes da equipa que como se viu era bastante fraco. De destacar pela positiva apenas o Corona e Marchesin que faz na 2ª parte uma defesa muito boa a seguir a ter levado uma bola no poste.
    Halibut
    2019-12-13 08h18m por petitor
    Estas a esquecer te de um pormenor, tem de haver lucro de 70 milhões segundo a nossa sad, as compras seriam de empréstimo com opção de compra.
    DD o croata que está no inter que jogou no atlético de Madrid por empréstimo com opção

    ED canhoto Marcus Edwards parece me ter futuro

    Pl Aqui seria talves na América do Sul ou o Pedro que estava no fluminense gosto muito

    Vender Marega e Soares os dois por 30 milhoes

    Vender Danilo por 35...ler comentário completo »
    BR
    Que felicidade
    2019-12-13 01h49m por BRRIC
    Seguimos em frente. Saborear as vitórias é um prazer. Apesar dos contra-tempos da equipa temos superado imensos desafios. Batemos o Famalicão na sua melhor fase, batemos um Feyenoord com 7 jogos consecutivos sem perder. . . e superamos diariamente adeptos que perderam o respeito pela vitória. Nos anos 90 amávamos ganhar e isso nos preparou e catapultou para a década seguinte. Só porque nos habituamos a ter jogadores excepcionais não devemos ver como a norma porque Deco, Falcão, Jackson,...ler comentário completo »
    HA
    petitor
    2019-12-13 01h24m por Halibut
    Com poucas coisas se fazia muito, desde já tirar o Marcano e meter o Mbemba, o Pepe mesmo assim ainda é bom estando já em fase descendente. . .

    Diaz tem que ser titular e Marega tem que sair do 11, às vezes resolve mas quantas jogadas se perdem por causa dele?

    O Danilo não creio que tenha desaprendido, é também mais um jogador que não faz tudo sozinho, eu acredito que a equipa toda estando bem o melhor Danilo volta.

    Lateral direito era para ont...ler comentário completo »
    Infelizmente
    2019-12-13 00h27m por petitor
    Eu gosto do Sc mas a ideia de jogo dele está ultrapassada ver Soares e Marega a titulares e horrível, ver uma dupla de centrais quase com 40 anos não lembra a ninguém. Não tem um lateral direito e emprestar o Janko que nem parece mau e terrível. Danilo parece que já não sabe jogar a bola.
    São muitos erros e teimosias. Mais um ano a ver o Benfica ganhar e triste.
    Trazia o Ivo Vieira tem um futebol de equipe grande.
    E o Mário Silva para treinador da B
    Trazia o ...ler comentário completo »
    Futebol portugues
    2019-12-12 23h41m por iSMURF4
    Já tendo dito isto a anos. . .

    o futebol portugues está super hiper mega mediocre, hj em dia um Sporting perde contra uma equipa da Austria, o Porto joga com medo em casa com o Feyenoord, o Benfica não joga nada na champions (jogavam bem com JJ)

    a partir de 2014 a mediocridade veio se instalando e parece que ja nos habituamos a isto. . . Benfica andava com Di Marias, Aimares, Cardozo, Gaitan, Porto com Belluschi, Lucho, Hulk, Falcao, Moutinho. . . agora é isto. . .

    Muito mau. .
    Muito mau
    2019-12-12 23h36m por carloscorreia368
    O treinador do fama tem toda a razão está equipa do porto respira SC. . . Infelizmente
    AS
    Preocupados com golo de Soares e comenta
    2019-12-12 23h13m por ASNL
    Os comentaristas principais disseram que aceitava se a decisão de não assinalar penalti e que o árbitro podia ter assinalado falta de Soares. Essa mania dos benfiquistas querem demonstrar que os comentaristas não são pro benfica. Aliás viu-se na terça parecia que o Benfica tinha vencido a Champions.

    O golo de Soares é falta e não invalida que o de cervi também tenha sido.
    No entanto o lance do penalti é antes e já podíamos estar a ganhar. O do cervi foi o 2-1. . .
    BA
    Dia de Sorte
    2019-12-12 23h00m por batuko
    O Porto hoje esteve num dia de sorte, 2 golos oferecidos, fez me lembrar os jogos solteiros vs casados, nem parecia um jogo da Liga Europa, o Porto tem que mudar muita coisa, Pepe, Marcano não são defesas para o Porto, especialmente o segundo. Corona é para jogar como extremo. Mbemba joga bem em qualquer posição, para mim, seria ele o nosso lateral direito.
    O Porto que aproveite o mercado inverno e que despache Manafá, Marcano, Danilo (devia ter sido vendido no inicio da épo...ler comentário completo »
    MA
    Aguiaencarnada
    2019-12-12 22h55m por Marshmallow
    Há penaltis e penaltis. O de hoje foi de escândalo. Este árbitro nem pró campeonato Prio serve.
    Positivo só o 3 x 2. . .
    2019-12-12 22h52m por joaogalo
    Num jogo do género campeonato regional ou popular, a única coisa positiva foi a vitória por 3 x 2.
    Vá lá que tanto o poste como o guarda-redes Marchesin, evitaram o 3 x 4, e aí a "borrada" iria ser total. . .
    MA
    da_ni
    2019-12-12 22h52m por Marshmallow
    Sabes porque é que o Porto perde com equipas que rematam 3 vezes à baliza? Porque não tem qualidade para marcar mais um golo que o adversário quando esses infortúnios acontecem. E só acontecem porque a intensidade que metemos no jogo permite aos adversários respirar e definir bem. Por isso esses "infortúnios" acontecem muitas vezes. É essa a questão, e parece que há gente que ainda não o entendeu. Já ando aqui há 4 dezenas de anos a ver bola e quando a equipa tem um modelo de jogo implement...ler comentário completo »
    TA
    mais do mesmo
    2019-12-12 22h47m por talequal
    será dificil de ver que estes dois centrais não podem jogar juntos, corona não é dd, sergio oliveira não é jogador para o porto, e zé luis pedido por s. c, é horrivel, não segura bolas, não faz tabelas, passa o jogos quase sempre ao lado, hoje entrou perdeu quase todas as bolas, depois de vez em quando marca um golo e vejo pessoal a pedir que seja sempre titular
    SO
    da_ni82
    2019-12-12 22h45m por SomosPorto1989
    Fora o jogo contra o Marítimo em que eles marcam no primeiro remate que fazem e depois passam o jogo todo praticamente a defender e o máximo que o Porto consegue é o empate.

    Claramente que também há sempre incompetência do Porto quando perde pontos especialmente se os avançados fossem mais eficazes e aproveitassem bem as oportunidades poderia evitar certos dissabores assim como gerir vantagens curtas como a de hoje e defender com o bloco baixo mas de vez em quando também merecemo...ler comentário completo »
    DS
    Porto
    2019-12-12 22h41m por DSaraiva90
    Parabéns pela passagem. 4 equipas na fase seguinte, 3 cabeças de série!!! Só mesmo o Sporting para não fazermos pleno de jornada europeia só com vitórias! O jogo do Porto n foi muito bem conseguido, acho que têm potencial para mais e há qualquer coisa que não está a engrenar. Agradeçam ao Marchesin, de longe o vosso melhor reforço. Que o sorteio seja favorável aos tugas, desejo outra final 100% portuguesa com o meu benfica a levantar o caneco =D
    MA
    Porto
    2019-12-12 22h40m por Marshmallow
    Neste momento o futebol desta equipa só tem uma palavra: PATÉTICO!
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Já ocupava a posição de forma interina
    Pedro Rocha foi proclamado esta sexta-feira o novo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), depois de receber o apoio da maioria dos membros da assembleia da ...