placardpt
    Avançado deixou o LA Galaxy

    O que se segue para Ibra? Suspiram por ele na Serie A... mas também há hipóteses bem mais exóticas

    2019/11/16 16:04
    E6

    Depois de 58 jogos e 53 golos apontados, Zlatan Ibrahimovic despediu-se do LA Galaxy mas a história não termina aqui. Aos 38 anos, o avançado sueco procura um novo desafio e não faltam clubes (e Ligas) interessados em receber o astro, apesar da idade.

    Listamos algumas das hipóteses mais faladas para o mais célebre sueco do mundo futebolístico.

    Quinteto italiano à espreita

    Por todas as notícias veiculadas até agora e até pelas declarações de altos dirigentes como o comissário da MLS ou, mais recentemente, o presidente do Bolonha, um regresso à Serie A parece o cenário mais provável, ainda que haja obstáculos a ultrapassar.

    Em primeiro lugar, falemos nos interessados. São cinco, olhando àqueles cujo interesse já foi noticiado: AC Milan, Roma, Nápoles, Bolonha e Fiorentina. Por toda a fama que o sueco acumulou em Itália, onde representou Juventus, Inter e Milan, até poderão ser mais.

    © Claudio Villa / Getty Images

    Há cerca de uma semana houve palavras de Don Garber, comissário da MLS, que apontaram o Milan como destino provável: «Precisamos deste tipo de jogador, mas agora está a ser contratado pelo Milan, um dos maiores clubes do mundo».

    Já palavras de Riccardo Bigon, diretor desportivo do Bolonha, indicaram que o destino poderá ser outro: «Falta um apenas um mês e meio para a abertura da janela de transferências. O Ibrahimovic e o treinador têm uma relação pessoal muito forte. Ele disse-nos que está aberto à ideia de se juntar ao Bolonha. Estamos fascinados com a ideia de ele vir, mas nós não controlamos a situação. A escolha cabe inteiramente ao jogador, portanto esperamos, e caso o jogador dê o ‘ok’, nós estaremos prontos. Ele vai precisar do seu tempo para avaliar as ofertas».

    Sob análise do ponta-de-lança estarão diversos fatores: o fator desportivo a nível coletivo, sim, mas também tendo em vista continuar a ser um jogador com direito a algum destaque na equipa, como tem sido habitual (e como a personalidade de Zlatan quase obriga). Além disso, o fator financeiro pesa muito, até mais do que pensado inicialmente: segundo notícia do jornal La Repubblica, o sueco exige ao clube que o quiser contratar um milhão de euros por mês até ao final da temporada.

    Novos continentes para explorar?

    Ibrahimovic experimentou a MLS e, segundo o próprio, «viu, chegou e conquistou». O desejo de voltar a desbravar território poderá voltar a ser apelativo para o avançado, também graças ao imenso protagonismo que isso lhe concederia (basta lembrar que teve direito a uma caricata página completa de um jornal de Los Angeles quando chegou ao Galaxy).

    Há vários possíveis destinos exóticos em carteira, como a Austrália, a China ou a América do Sul. Começando pelo campeonato australiano, o Perth Glory já chamou pelo craque, sendo que esta hipótese até poderia ser conciliada com o tal regresso (posterior) à Serie A.

    © Tony Feder / Getty Images

    «A janela de transferências europeia só abre em janeiro, por isso há a hipótese de ele fazer quatro, cinco ou seis jogos pelo Perth Glory a partir do fim de novembro», explicou o diretor Tony Pignata, que confirmou ter contactado o empresário do jogador.

    Também do continente asiático chovem propostas, como seria de esperar para um craque já com idade algo avançada. China e Dubai são destinos apontados, mas as ofertas colocadas até agora em cima da mesa não convencem o sueco... deverá ser preciso um valor mesmo astronómico para tal acontecer.

    Talvez mais inesperada ainda seria uma transferência para a América do Sul: o Boca Juniors já foi apontado como interessado e o encanto da Bombonera poderá ser decisivo... e até o Flamengo de Jorge Jesus foi dado como hipótese pela imprensa italiana.

    Assuntos pendentes para resolver

    A personalidade de Zlatan Ibrahimovic leva-o a enaltecer o máximo que pode os próprios feitos, mas a verdade é que o sueco já teve, tanto num passado recente como mais longínquo, passagens por clubes que não conseguiram conquistar o que almejavam em termos coletivos.

    Um deles é o Manchester United. O sueco foi comandado por José Mourinho e os red devils até venceram a Liga Europa, a Taça da Liga e a Supertaça inglesa, mas não conseguiram mais do que o 6º lugar na Premier League, quase sempre o principal objetivo de qualquer clube inglês. A precisar de um reforço sonante para o ataque, já que a saída de Romelu Lukaku parece não ter sido devidamente acautelada, o United já pensou na hipótese de um regresso de Ibra, mas o desejo (ou necessidade) de renovar a equipa com juventude talentosa poderá pesar mais.

    Mais recente ainda, a mais recente de todas, foi a passagem pelo LA Galaxy. Ibrahimovic acaba de terminar contrato, despediu-se do clube e da MLS nas redes sociais, mas a imprensa norte-americana ainda mantém em aberto a hipótese de o sueco assinar por mais uma temporada com o emblema da Califórnia, que não conseguiu ser campeão apesar da presença de Zlatan. E não podemos esquecer que há muito além da cidade de Los Angeles na MLS... como a incontornável Nova Iorque, casa de clubes como os NY Red Bulls ou o New York City FC ou até a caliente Miami, onde nasceu o Inter Miami de David Beckham.

    O desejo de voltar a Paris para amealhar mais uns milhões e ajudar o PSG a, por fim, ser real candidato à Liga dos Campeões também poderá interessar, e se o objetivo for um regresso às origens... há o Malmö da Suécia como hipótese, ainda que aqui o fator financeiro tivesse de ser praticamente colocado de parte. Foi lá que Zlatan começou a jogar futebol profissional, na mudança do século, numa altura em que o clube estava longe dos títulos nacionais. Agora é sempre um dos favoritos à conquista do campeonato nacional e o filho mais célebre do clube poderá ajudar a conquistar o título conquistado pela última vez em 2017.

    Suécia
    Zlatan Ibrahimovic
    NomeZlatan Ibrahimović
    Nascimento/Idade1981-10-03(42 anos)
    Nacionalidade
    Suécia
    Suécia
    Dupla Nacionalidade
    Bósnia e Herzegovina
    Bósnia e Herzegovina
    PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

    Fotografias(90)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JC
    ibra no BENFICA?
    2019-11-25 17h03m por jcftorres22
    Benfica tens aqui o teu ponta de lança vende o sefe o RDT o vinicius e já ta IBRA GOLO! . eu sei é impossivel =(
    Ibra
    2019-11-16 19h03m por Daniele
    Gostava de o ver na Liga Alemã completando assim uma carreira na qual mostrou a sua qualidade nas maiores Ligas.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 27-04-2024, 05:14
    moumu 27-04-2024, 05:14
    moumu 27-04-2024, 05:13
    moumu 27-04-2024, 05:13
    SCP_1994 27-04-2024, 03:51
    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52