placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Rubrica do Futsal Global é reativada no zerozero

    Fomos conhecer melhor o goleador Ludgero: «O meu objetivo no futsal é ser feliz»

    2019/11/12 14:21
    E0

    *com Paula Ferreira Lobo

    Jovem e com talento. São estes os dois pressupostos que sempre pautaram esta rubrica, que faz agora a sua estreia no zerozero. A abrir, fomos conhecer melhor o homem que se impos pelos golos nos destaques positivos das primeiras jornadas do campeonato: Ludgero.

    Com humildade e um estilo descontraído, de quem é grato por poder fazer do futsal a sua vida, Ludgero recordou o início da sua carreira, falou dos momentos bons e menos bons que já viveu, e deixou uma mensagem para quem é (ainda) mais jovem que ele.

    Com golos se fez um pivot

    Ludgero começou no Shotokai Queluz ©Instagram Ludgero Lopes
    Ludgero começou a jogar futsal aos 11 anos no clube do seu bairro, o Centro Shotokai de Queluz. «Os meus amigos incentivaram-me a ir. Fui lá treinar e fiquei». De desafio em desafio, o rapaz foi crescendo e desenvolvendo uma bonita amizade com as balizas adversárias, facto que não passou despercebido ao seu treinador, que logo o colocou noutra posição, a de pivot.

    Esta mudança revelou-se decisiva, e ajudaram a moldar o jogador que hoje vemos atuar na Liga Placard. Mas o que hoje parece ser facto consumado, nem sempre foi uma certeza. Depois de uma curta passagem pelo Real SC (Massamá), Ludgero voltou ao Sporting em 2013, clube pelo qual já tinha alinhado em 2011/2012, e foi de leão ao peito que percebeu que era no futsal que era feliz.

    Melhor momento da carreira? «A estreia como internacional A»

    Foi já em idade de júnior que o jovem de Queluz decidiu que o seu futuro passaria pelo futsal. «As coisas corriam-me bem, e aí comecei a perceber que era isto que eu queria para mim, para a minha vida». Esteve quatro épocas no clube de Alvalade, tendo sido campeão em todas elas, e o seu desempenho chamou a atenção de Nuno Dias, que o integrou nos trabalhos da equipa principal por quatro vezes, no decorrer da época 2015/2016. Essa foi, de resto, a época que marcou também a estreia do atleta com as quinas ao peito, tendo sido chamado pela primeira vez à seleção nacional sub-19, estreia essa que Ludgero coroou com um golo, diante da Hungria.

    A estreia de Ludgero na Seleção ©FPF
    Mas jogar futsal nos escalões de formação não é o mesmo que jogar a nível sénior. «A verdade é que é uma diferença enorme», confirmou-nos Ludgero, que confidenciou que «no início, se calhar, custou um bocado» a adaptação, mas que se foi habituando, até que as rotinas e os processos de jogo no maior escalão se tornaram a sua normalidade.

    No entretanto, já lá vão quatro épocas, e os bons momentos foram «vários», como o próprio fez questão de frisar. «O melhor mesmo foi a estreia como internacional A». O pivot já tinha estado na seleção sub-21 em seis ocasiões, até que Jorge Braz o convocou para os trabalhos da seleção principal, para os jogos amigáveis de preparação para o Mundial 2020, em junho passado. Nessa altura, admitiu que não estava à espera da chamada, mas que iria trabalhar para agarrar a oportunidade.

    «O meu objetivo no futsal é ser feliz»

    Trabalhar é verbo que não parece intimidar o internacional português, que faz questão de deixar bem claro que o coletivo é muito mais importante que o individual, e que é importante retirar ensinamentos de todas as experiências.

    Foi exatamente isso que fez relativamente à sua passagem pelo estrangeiro. Depois de sair do Sporting, Ludgero rumou a Limassol, a segunda maior cidade do Chipre, onde esteve uma época ao serviço do Athlitiki Enosis Lemesou. Na altura, este pareceu ser um passo acertado, mas, em retrospetiva, Ludgero admite que, profissionalmente, não foi o mais vantajoso. «Mas teve de ser», explicou: «como jogador não progredi muito esse ano», confessou-nos, mas sublinhou que aprendeu «coisas muito positivas» para a vida, e que também fez boas amizades.

    Ludgero destacou-se no Braga ©Zé Paulo Silva
    «Boas amizades» fez também em Braga, para onde se mudou na época seguinte, regressando ao nosso campeonato. «Tínhamos um bom grupo», analisou o pivot, que fez questão de afirmar: «gostei de lá jogar». No final dessa temporada, seguiu «o seu caminho» e rumou a sul, ficando mais próximo do ponto de partida.

    No Quinta dos Lombos tem sido peça indispensável, tendo apontado precisamente um terço do total de golos da equipa (11 de 33). Perante os números, a pergunta impunha-se: «tens ambição de ser o melhor marcador da Liga?», questionamos.

    A resposta foi pronta: «Não, sinceramente isso não é uma prioridade». «Gosto de marcar, admito», mas, para Ludgero, «a prioridade é tentar ganhar todos os jogos». Claro que se sente bem ao marcar golos, mas o principal objetivo é ajudar a equipa. Se marcar, «melhor», mas faz questão de reforçar que «marcar não é prioridade». A prioridade é «continuar a conquistar os objetivos das equipas» por que passa, e o seu objetivo no futsal é simples: «o meu objetivo no futsal é ser feliz».

    Persistir é o mantra

    Ludgero não sabe o que estaria a fazer na vida, se não fosse futsalista. «Provavelmente seria algo ligado ao desporto, ou então algo com crianças». Mas o futuro pós-futsal é algo que não está definido, e Ludgero pretende desfrutar do futsal por mais uns anos. Quem sabe, ser uma referência? O próprio desvaloriza, afirmando que não tem uma só referência, mas confessa-se admirador de alguns jogadores. «Há várias pessoas que eu admiro, e às suas histórias de vida» e de superação. Muitas dessas pessoas foram importantes diretamente no seu próprio percurso, e que o jovem pivot considera serem exemplos, não só para ele, mas para o futsal como um todo.

    ©FPF
    Esses exemplos ajudaram a formar uma convicção, que Ludgero partilhou connosco, em jeito de mensagem para os mais jovens: «nunca desistam dos vossos objetivos, e lutem sempre pelos vossos sonhos. Mesmo que pareçam impossíveis ou longínquos, nunca desistam!» Mas deixou também um conselho, para que os jovens «nunca descurem a parte escolar, que é muito importante». «Dá perfeitamente para conciliar as duas coisas».

    Fica o conselho. E a certeza de que ainda vamos escrever muitas linhas sobre Ludgero Lopes.



    Portugal
    Ludgero Lopes
    NomeAntónio Ludgero Carvalho Pina Lopes
    Nascimento/Idade1997-08-17(26 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoPivot / Ala

    Fotografias(66)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Francês
    Playmaker
    São já 43 golos marcados esta época
    Kylian Mbappé atingiu o seu melhor registo de sempre no que toca a golos marcados numa época. O jogador francês, com o bis do último jogo diante do Lorient, soma agora 43 ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Barbosa-8 26-04-2024, 18:46
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:41
    DA
    Dassaev 26-04-2024, 17:41
    TH
    TheRocker 26-04-2024, 17:31