placardpt
    Dragão entra a vencer

    Nakajima abanou com o típico jogo de Taça da Liga

    Era a abertura da fase de grupos da Taça da Liga, às 21h00 e com a previsão de muitas mudanças de parte a parte. Tudo apontava para que não fossemos ter um brilhante espetáculo de futebol na partida entre FC Porto e Santa Clara, a contar para 1ª jornada do grupo D. Ainda assim, assistimos à afirmação da qualidade de Nakajima e a uma vitória justa dos portistas por 1x0.

    Foi com Mbemba num misto de trinco e terceiro central que o FC Porto entrou em campo. Também com Fábio Silva e Soares na frente e com jogadores como Diogo Leite, Bruno Costa e Diogo Costa no 11, que Sérgio Conceição encarou a Taça da Liga. Uma clara rotação que também se estendeu à equipa de João Henriques.

    Nakajima mexeu

    ©Rogério Ferreira / Kapta+
    A primeira parte foi o exemplo quase perfeito do que é um jogo da Taça da Liga. Mexidas, falta de entrosamento, ritmo baixo, pouco público e jogo aborrecido. O FC Porto apresentou no jogo uma mudança interessante. Com Mbemba em campo, os dragões atacavam colocando três centrais, com Nakajima e Baró a juntarem-se a Bruno Costa no meio-campo. A largura era dada pelos laterais Alex Telles e Manafá. Quando a equipa defendia, Mbemba passava para trinco e voltava a linha de quatro defesas.

    Essa mudança tática tornou o jogo do FC Porto algo lento e isso acabou por transformar a primeira parte em 45 minutos aborrecidos. As únicas exceções a isso eram as arrancadas e remates de Nakajima. O japonês não parou de correr durante toda a partida e logo no primeiro minuto testou a qualidade de André Ferreira.

    O Santa Clara apresentou-se como tinha feito no jogo do passado fim de semana. Muito coeso, com qualidade na posse de bola, mas sem grandes soluções ofensivas. Ainda assim, a equipa dos Açores ficou perto de marcar quando Pineda, na cara de Diogo Costa, atirou ao lado.

    Já perto do intervalo surge o momento da partida. Grande trabalho de Nakajima na esquerda, cruzamento perfeito e o central Diogo Leite (tinha subido para uma bola parada) a desviar de cabeça ao primeiro poste. Foi o primeiro grande momento técnico do japonês, que na segunda parte teve vários lances que levantaram o estádio.

    Menos motivos de emoção

    ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Foi curioso ver que na segunda parte houve mais inspiração individual dos jogadores do FC Porto, mas muito menos lances de perigo. Mbemba subiu e muito de produção, Nakajima igual, tal como Baró. Ainda assim, os dragões apenas tiveram uma verdadeira ocasião de golo, por Tiquinho Soares.

    O Santa Clara manteve a sua incapacidade em criar perigo e apenas numa bola parada causou perigo ao estreante Diogo Costa. A equipa orientada por João Henriques nunca conseguiu sair da teia montada pelo FC Porto no segundo tempo

    Será certamente um jogo que não vai deixar saudades. Do lado do FC Porto porque a exibição não foi emocionante coletivamente. O Santa Clara porque novamente mostrou uma grande incapacidade em contrariar o favoritismo dos azuis e brancos. Outra situação que certamente não deixa saudades é a lesão aparentemente grave de Baró, vítima de alguma agressividade dos jogadores do Santa Clara durante todo o jogo.

    Seja como for, o FC Porto arranca com uma vitória na fase de grupos da Taça da Liga, algo que não costumava acontecer e começa já a posicionar-se para o apuramento para as meias-finais da competição, que é um objetivo para Sérgio Conceição. Para já os portistas fizeram o que tinham de fazer.

    U Quarta, 25 Setembro 2019 - 21:00
    Estádio do Dragão
    António Nobre
    1-0
    Diogo Leite 45'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    A Chave

    A jogada de Nakajima que resulta no golo do FC Porto é de grande qualidade e mostra que o japonês tem tudo para se afirmar nesta equipa do FC Porto.

    O Árbitro

    Muitas dificuldades em controlar o excesso de agressividade dos jogadores do Santa Clara. Alguns amarelos ficaram por mostrar e, caso tivessem sido mostrados, podia ter-se evitado a jogada que resultou na lesão de Baró.

    O Melhor
    Agitação de Nakajima

    Rápido, sem parar de correr, criativo e inventivo. Foi assim a exibição de Nakajima. Um jogador que mexeu com um jogo aborrecido e voltou a mostrar que é solução válida.

    O Pior
    Agressividade do Santa Clara

    Foram subindo de tom ao longo do jogo as entradas muito duras dos jogadores do Santa Clara. Lances que mereciam outro tipo de arnbitragem e que não estavam a ser normais num jogo de Taça da Liga. Romário Baró foi vítima disso mesmo.

    Forma
    FC Porto
    2019/2020
    10J
    8V
    0E
    2D
    21-8G
    Santa Clara
    2019/2020
    8J
    3V
    2E
    3D
    4-5G
    Sabia que...by playmaker stats
    7.ª vitória consecutiva do FC Porto (todas as competições)
    7.ª vitória do FC Porto em casa frente ao Santa Clara, em 7 jogos
    FC Porto volta a ganhar na estreia da Taça da Liga, depois de não o ter conseguido nas 4 últimas épocas

    Fotografias(30)

    Taça da Liga: FC Porto x Santa Clara
    Taça da Liga: FC Porto x Santa Clara
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SO
    SantaClaraPD
    2019-09-26 12h39m por SomosPorto1989
    Será Santa Clara ou Benfica? É que me parece ser dos 2 mas também não há muitoa diferença, cor igual, símbolo praticamente igual apenas com a diferença que um tem uma águia e outro tem um açor.

    Comparar o lance do Nakajima e do Uribe com este do Fábio Cardoso é absolutamente ridículo para não dizer outra coisa. O Nakajima joga apenas a bola e depois acaba por chocar inevitavelmente no adversário e ainda dá para ver ele a encolher as pernas, no máximo dos máximos era para amar...ler comentário completo »
    bellavita
    2019-09-26 11h44m por Jayman
    Para portista andas muito sensivel ao que a defesas centrais diz respeito!
    As toupeiras são animais que têm dificuldade em ver o que está mesmo diante dos seus olhos porque vivem enterradas longe da Luz!
    Porto invictus
    2019-09-26 07h39m por petitor
    Palmeiras??? Vê os jogos do Famalicão

    Não disse para titular mas para crescer junto do plantel
    MA
    SantaClaraPD
    2019-09-26 06h26m por Marshmallow
    É o mesmo aparato do lance do Uribe, que se não metesse sangue era mais um como tantos outros em disputas aéreas. Com algumas "pequenas" diferenças: o Uribe nem sabia que ia dividir o salto. Quando iniciou a impulsão estava completamente sozinho, o Cardoso é que abordou o lance nas costas dele e saiu mal tratado. Depois, é como diz o treinador do Porto: às vezes os jogadores escorregam, umas vezes acertam nos adversários, outras isolam-nos e eles fazem golo. Oh wait! Não foi isso que el...ler comentário completo »
    petitor
    2019-09-26 01h28m por PORTO__INVICTUS
    Lameiras?! Juizo. . .
    Jogo
    2019-09-26 01h06m por petitor
    Mbemba tem de ser titular, mostrou a Danilo o que e um 6 a dobrar e permitir as subidas dos laterais, muito bom devia de ganhar o lugar a marcano.

    F Cardoso devia de ser castigado pela liga foi claramente propositado.

    Soares e Manafa não tem qualidade.

    Temos de contratar o lameiras e deixar corona definitivamente a lateral, e muito bom ali.

    Gostei muito do Bruno Costa também

    Última nota Saraiva e loum não jogaram...ler comentário completo »
    .
    2019-09-26 00h35m por CabraCega
    Aquelas alturas em que te passa tudo pela cabeça. . . O que é que uma pessoa fazia a apanhar um gajo deste na rua. Eu não sou disso. Mas conheço muito boa gente que não se importava nada de molhar a sopa a este nabos. Opa, mesmo nojento. Não vales nada, desejo te a sorte de um cão, que nunca mais saias de um santa Clara (sem ofensa ao clube), que nunca tenhas sucesso na vida porque não mereces porco. Já agora, isto não tem nada a ver com o Benfica. Este palhaço deve ter usado todo o ...ler comentário completo »
    Agressividade?
    2019-09-26 00h27m por AzoreanRoot
    Sou o único que viu cotoveladas e entradas a Pitões contra jogadores do Santa Clara?
    Fc Porto
    2019-09-26 00h25m por dragaoazul_18
    Jogo um pouco as pingas , típico de taça da Liga que serviu para testar uma espécie de sub-sistema a jogar numa espécie de linha de 3 centrais e para dar minutos a alguns jogadores .

    O Porto não fez uma exibição de encher o olho e passou por alguns momentos de sofrimento desnecessário a meu ver . O que vale vai servindo para o Diogo Costa aquecer as luvas .

    Curiosamente o Porto neste jogo entrou mal no jogo o que não era costume e foi subindo de rendimento . E...ler comentário completo »
    *
    2019-09-26 00h16m por unihark
    Rotura
    O rapaz
    2019-09-26 00h15m por unihark
    Parece que tem um traumatismo, mas nada de ruturas.
    Chama--Portista
    2019-09-26 00h14m por pedropereira934
    Meu caro quando a jogar no dragão não consegues criar situações de golo contra o Santa Clara, que também não estava na máxima força, obviamente que não posso estar satisfeito. Mas naturalmente que sendo taça da liga, não é isso que me preocupa, mas sim a falta de qualidade nas 2 linhas. Por exemplo não temos uma alternativa de qualidade à dupla de ataque, ( Soares é uma nódoa) e nas laterais tens telles e Corona que é uma adaptação. Saraiva não conta é manafa não tem nível para jogar no P...ler comentário completo »
    Fabio Cardoso
    2019-09-26 00h08m por mikev
    Um porco de primeira, como um user comentou ai, se tivéssemos um Jorge Costa na defesa ou até o Ricardo Carvalho certamente esse filho da . . . não se ficava a rir.
    JS
    Obrigado TYSAN64
    2019-09-26 00h03m por jsilva77
    Só não estou mais satisfeito pela resposta dada por estes jogadores devido ao que aconteceu ao Romário Baró . . . Esperemos que não seja coisa para o arrumar uns meses e interromper aqui o seu processo consistente de evolução . . .

    O jogador do Santa Clara deveria levar uns quantos jogos e quanto ao árbitro, enfim . . .

    Quem me encheu mesmo as medidas e é assim sempre que joga . . . Mbemba . . . Polivalência e qualidade em todas as ações
    . . . Tira o...ler comentário completo »
    Este adepto do Santa Clara
    2019-09-26 00h02m por JamaicaNN
    É engraçado. Até ele admite pelos vistos.
    SO
    Fábio Cardoso
    2019-09-25 23h45m por SomosPorto1989
    Pode ser bom jogador mas como pessoa é um ser desprezível e asqueroso, seja de que clube for. Sou contra a violência no futebol mas fosse em outros tempos quando tínhamso jogadores raçudos como Fernando Couto, Jorge Costa, Bruno Alves, etc. e levava uma daquelas lições e não deixaria de ser bem feito porque aquilo viu-se que foi uma entrada dura (vermelho direto e só dão amarelo) e dificil de acreditar que não foi propositada, faz lembrar bastante um Porto-Benfica de há uns bons anos quan...ler comentário completo »
    Fabio cardoso
    2019-09-25 23h42m por JamaicaNN
    Que se esperaria de um jogador com escola do Carnide? Ele jogou de vermelho é certo e símbolo é parecido e tal daí a impunidade ao vermelho directo. Arbitragem teve bem todo o jogo borrou a pintura com o vermelho para lhe mostrar.
    Mbemba
    2019-09-25 23h39m por tygop
    Comparando o Mbemba ao Danilo ele para mim é muito melhor a receber passes pois vai ter com a bola, já o Danilo ultimamente espera que a bola vá ter com ele e tem sido muitas mas muitas vezes surpreendido quando alguém se aproveita disso.
    SERGIO CONCEIÇÂO
    2019-09-25 23h37m por PORTO__INVICTUS
    SUBLIME!!!! AHAHAHAHHAHAHA

    Sobre a entrada do Fabio Cardoso:

    "às vezes escorrega-se e não se acerta em nenhum jogador, outras vezes escorrega-se e acerta-se num jogador"

    AHHAHAHAHAHHA HAHHAHAHAHAHA
    Fábio car [. . . ]
    2019-09-25 23h36m por tripeiroFCP
    Se fosse treinador até podia perder por jogadores expulsos mas este porco não saia direito. . . . . .
    FABIO CARDOSO
    2019-09-25 23h36m por PORTO__INVICTUS
    Tal como escrevi Há 3 dias:

    FÁBIO CARDOSO
    2019-09-22 23h58m por PORTO__INVICTUS

    Parecia um cão raivoso!!! omfgg!

    Mas folgo em saber que já mudou de chuteiras. . . as do ano passado, pelo menos num jogo, faziam-no escorregar muito!!! lol
    Baró
    2019-09-25 23h33m por tygop
    O momento em que ele tenta-se por a pé até arrepia! Pela expressão dele é de temer o pior.
    TY
    jsilva77
    2019-09-25 23h32m por TYSAN64
    Ia comentar, mas depois li o teu comentário e tenho que o parabenizar pela analise, visto que também gostei do jogo, principalmente da agressividade com bola visto que normalmente nestes jogos, o ritmo é de passeio.

    Mais uma vez excelente analise
    Àquele animal, espero vê lo assim agressivo nos restantes jogos. . .
    JS
    Entrada assassina sobre Baró e . . .
    2019-09-25 23h26m por jsilva77
    . . . amarelo ??? Como é que é possível ??? Isto é incompreensivel e só espero que Baró, que estava a fazer um jogaço até ao momento da lesão, não tenha ali uma complicação grave, daquelas que acabam com carreiras promissoras de jogadores . . .

    É inadmissivel a agressividade do Santa Clara e o árbitro a assistir o jogo todo . . . também poderiam haver mais amarelos para o FCPorto ??? Correto . . . mas aquilo que se passou principalmente durante a segunda parte, poderia te...ler comentário completo »
    Porto1985
    2019-09-25 23h26m por pedropereira934
    Meu caro concordo contigo que são todos ótimos jogadores, mas luxo? Em que? A verdade é que ainda nenhum deles é um fora de série ainda, alguém que marque realmente a diferença, embora repito que são bons/excelentes jogadores mas eu estava habituado a muito melhor xD
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Técnico alemão deixou rasgados elogios ao defesa
    No passado mercado de inverno o Bayern München surpreendeu tudo e todos quando anunciou Eric Dier como reforço por empréstimo do Tottenham. O defesa inglês de ...