placardpt
    Benfica começou mal, mas venceu o Gil Vicente

    A vitória estava guardada no cérebro da águia

    2019/09/14 20:59

    Depois da derrota com o FC Porto, o Benfica voltou a casa e mostrou que os potenciais fantasmas não existem. No regresso à Luz, a equipa de Bruno Lage mostrou a sua superioridade e venceu o Gil Vicente por 2x0 e mantém-se a um ponto do líder Famalicão.

    Este encontro ficou marcado pelas estreias de Ygor Nogueira, Fernando Fonseca, Baraye e Romário Baldé com a camisola dos gilistas, assim como pela utilização da quarta dupla de médios (Fejsa-Taarabt) nos últimos seis jogos, por parte de Bruno Lage.

    Muita paciência e engenho marroquino

    Neste regresso, após a pausa de Seleções, os encarnados realizaram uma primeira parte ‘a gasóleo’. Perante um Gil Vicente coeso, organizado e a dar pouco espaço entrelinhas, coube a Adel Taarabt a missão de encontrar espaços e linhas de passe.

    A fazer uma dupla inédita com Ljubomir Fejsa (acusou a falta de ritmo), o internacional marroquino causou os primeiros estragos logo aos 10 minutos: isolou Pizzi e este foi derrubado pelo estreante Ygor Nogueira. Na conversão do castigo máximo, Pizzi permitiu a defesa a Denis.

    ©Carlos Alberto Costa
    Algo afetado pelo adiar do golo, a turma de Lage tornou-se algo lenta e previsível. A paciência imperava nos homens da casa, que apenas agitavam o jogo quando Taarabt cavalgava (foi castigado com alguns toques) na direção da baliza gilista, já que Pizzi e Rafa Silva não estavam inspirados.

    À passagem da meia-hora, após um cruzamento de André Almeida, Pizzi surgiu ao segundo poste, a atirar para uma defesa ‘à futsal’ de Denis (Raúl de Tomás falhou a recarga). Na resposta, Sandro Lima fugiu a Rúben Dias e ainda assustou Odysseas Vlachodimos com um cruzamento perigoso, ao qual Lino não respondeu.

    Quando o nulo ao intervalo parecia um dado adquirido, Adel Taarabt descobriu Rafa Silva na direita com um passe a rasgar e o internacional português cruzou para o desvio infeliz do azarado Ygor Nogueira. Estava aberto o ativo na Luz, pouco antes do apito de João Pinheiro.

    O golo da redenção

    No regresso dos balneários, Vítor Oliveira promoveu mais uma estreia: entrada de Romário Baldé para o lugar do apagado Lino. E o primeiro lance de perigo foi mesmo dos homens de Barcelos, através de uma boa iniciativa de Bozhidar Kraev, que rematou para fora. Na resposta, Pizzi colocou a Luz a gritar golo, mas o seu cabeceamento terminou nas malhas laterais da baliza gilista.

    ©Carlos Alberto Costa
    Após tanto procurar, Pizzi lá conseguiu o seu oitavo golo da época: Álex Grimaldo bateu o canto e o médio surgiu de rompante ao segundo poste, a finalizar de pé esquerdo. Este tento abalou os forasteiros e deu uma injeção de moral às águias, que se soltaram e fizeram fluir o seu jogo (passe curto e tabelas).

    No meio deste controlo encarnado, o inconformado Kraev voltou a assustar Vlachodimos, mas o seu remate esbarrou no grego e a recarga saiu ao lado. Depois do búlgaro, já perto do minuto 90, Sandro Lima fugiu à defesa encarnada, marcou, mas estava em posição irregular.

    Até ao apito final, não houve alterações e os três pontos ficaram na capital. Nota ainda para Raúl de Tomás que, apesar de continuar sem marcar, recebeu a ovação da noite (quando saiu para dar lugar a Jota), e para Tomás Tavares, que quase se estreou pela equipa principal do Benfica... mas não houve tempo.

    U Sábado, 14 Setembro 2019 - 19:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    João Pinheiro
    2-0
    Pizzi 53'
    Ygor Nogueira 45' (p.b.)
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Lances Capitais
    10´
    Pizzi (Benfica) falha a grande penalidade! Denis adivinhou o lado e defendeu para o lado!
    45´
    GOLO Benfica
    Ygor Nogueira marca na própria baliza!
    53´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 6º golo na prova (5 jogos)
    A Chave

    O autogolo de Ygor Nogueira acabou por ser a chave do encontro. Com o intervalo a chegar e o marcador a zeros, o nervosismo dos encarnados era evidente, pelo que o golo foi um autêntico alívio

    O Árbitro

    Pouco a dizer sobre a arbitragem de João Pinheiro. Num jogo fácil de gerir, não complicou e aplicou bem o seu critério.

    O Melhor
    Adel Taarabt

    Já não é propriamente uma novidade, mas neste jogo fez a diferença. A sua visão de jogo (capacidade de passe acima da média) e a entrega que mostra (várias recuperações de bola) contagiam os que jogam à sua volta

    O Pior
    Estreante azarado

    Vítor Oliveira mexeu em toda a sua estrutura defensiva e, além de Fernando Fonseca, também Ygor Nogueira fez a sua estreia. No entanto, as coisas não correram bem ao canarinho: um penálti cometido e um autogolo. Estreia azarada.

    Forma
    Benfica
    2019/2020
    6J
    5V
    0E
    1D
    18-2G
    Gil Vicente
    2019/2020
    6J
    2V
    2E
    2D
    6-9G
    Sabia que...by playmaker stats
    Últimos 7 golos do Benfica:
    4 Pizzi
    3 autogolos
    Benfica regressa às vitórias em casa; soma duas vitórias consecutivas na Liga NOS 19/20, igualando o melhor registo.

    Os encarnados são o melhor ataque da prova com 13 golos e +11 diferença de golos
    Nas últimas quatro épocas, o Benfica soma sempre pelo menos 12 pontos à 5.ª jornada e 4 vitórias conquistadas.

    Esta é a melhor diferença de golos (+11) e o melhor ataque (13) das águias desde 2016/17
    Foi a 7.ª vitória consecutiva do Benfica frente ao Gil Vicente na Luz (está na melhor série).

    Os gilistas não marcam em casa das águias desde 2014 (há 4 jogos); a pior série são seis partidas.
    É o melhor arranque de um médio na Liga Portuguesa no s.XXI:
    Pizzi
    - 6 golos
    - 5 jogos
    - 1,2 golos/jogo
    - Melhor marcador da Liga

    Melhores arranques Liga s.XXI (5 primeiros jogos):
    2000 Pena (7G/5J), Fehér (6G/5J)
    2001 Jardel (8G/5J)
    2002 Romeu (6G/5J)
    2007 Licha (6G/5J)
    2012 Éder (6G/5J)
    2014 Montero (6G/5J)
    2017 Jonas (6G/5J)
    2019 Pizzi (6G/5J)

    Fotografias(26)

    Benfica x Gil Vicente - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 5
    Benfica x Gil Vicente - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 5
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    GIL VICENTE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FR
    O normal já não chega
    2019-09-15 17h04m por Fragha
    Parece que surgiu um decreto qualquer do qual não me apercebi que o Benfica agora tem de estar a ganhar 3-0 ao intervalo.
    Parece que ganhar 2-0 a controlar 90% do jogo não chega. Isto vindo de duas semanas sem metade da equipa e a poucos dias da estreia da LC.
    Não chega.
    Jogar contra uma equipa cujo único objetivo é não sofrer golos, metendo todos os jogadores atrás da linha da bola e fazer anti-jogo (o habitual, portanto, de uma equipa que acaba de vir da 3. ª divis...ler comentário completo »
    TH
    JMJerry
    2019-09-15 15h24m por TheColorBlue
    Não te faças de estúpido.
    Ninguém disse que o penalty não existiu. Mas sim que foi imbecil. Coincidentemente pelo mesmo que foi infeliz para fazer um auto-golo. Mas foi apenas coincidentemente, portanto, nada de novo, a infelicidade que assola os vossos adversários é normalíssima.

    Até digo mais, tenho mesmo pena que não tenha dado o vermelho que o Markes88 acha que deveria ter dado. Já não estaria em campo para fazer auto-golo se assim tivesse sido.
    MA
    Benfica
    2019-09-15 13h55m por Markes88
    Foi um jogo bastante disputado, o Gil tem ali alguns jogadores interessantes, Kraev e Soares foram controlando bem o meio campo mas o resto da equipa não acompanhou muito bem, principalmente os avançados, que praticamente só defenderam, não se viram no ataque. . . . .

    O Benfica tem esta sina desde há muitos anos para cá: nunca começamos no máximo das capacidades. Tivemos, é verdade, o jogo contra o Scp, mas isso só aconteceu porque depois do 2-0 eles alhearam-se completa...ler comentário completo »
    JDABM
    2019-09-15 11h48m por AcaroInformatico
    Bom comentário. . . só te esqueceste de mencionar que, se temos uma expulsão a favor, o árbitro já deveria ter expulsado R. Dias muito antes. Algo que no jogos do FCP nunca poderá acontecer, já que os adversários são expulsos aos 45 segundo de jogo!
    Continuando. . .
    2019-09-15 11h41m por AcaroInformatico
    e lá aparece a mesma figura a destilar o eterno ódio. . .
    Oh amigo, se o FCP já foi julgado, o SLB tende a nem ir a julgamento, portanto, corruptos são esses seus pensamentos fanáticos e xenófobos.
    guilhermeImparc ial
    2019-09-15 11h38m por AcaroInformatico
    Se não estás bem. . . muda-te, porque hão-de ser os outros a mudar?!?
    Até sei porquê. . . , somente para que possas ser campeão todos os anos e não teres que jogar as pré eliminatórias de acesso à UCL. . .
    JAOF
    2019-09-15 11h34m por pedropereira934
    Claro que sim, os defesas do Gil e do Famalicão são melhores do que os do Valência e do Sevilha lol
    RDT
    2019-09-15 09h58m por pedropereira934
    A maior surpresa para mim até agora. Conhecia o relativamente bem de Espanha e, apesar de não ser nenhum craque é um jogador que eu sempre pensei que numa liga fraca como a nossa ia fazer a diferença. É verdade que ainda é cedo para tirar conclusões, mas até agora tem estado muito mal, e o dinheiro que custou é a única razão de ainda estar no 11.
    ruipatricio
    2019-09-15 09h13m por Porto1985
    Sobre Kraev estamos de acordo. . . .
    mas um único reparo, a primeira jornada foi contra o Porto
    Kraev
    2019-09-15 08h42m por ruipatricio
    Já o venho a acompanhar desde a 1a jornada, contra o V. Setúbal então viu-se bem a diferença de qualidade para os restantes colegas.
    SL Benfica
    2019-09-15 08h40m por ruipatricio
    Jogo normal, dominado e pouco intenso, tirando um rasgo ou outro de Grimaldo.
    Taraabt tem muita qualidade de passe, preenche bem os espaços.
    De resto nota para Kraev ( Gil Vicente), que jogador.
    O homem defende e ataca os 90 minutos, tem toque de bola, visão de jogo e é muito inteligente a jogar, um jogador a seguir.
    Kraev e Sacko em Janeiro deviam ser atacados. . .
    Temos aqui 2 grandes soluções. . .
    Sacko ontem também jogou muito, que dis...ler comentário completo »
    Quando deixam de chorar?
    2019-09-15 03h29m por JMJerry
    Acho absolutamente surreal que num jogo onde a arbitragem acertou em praticamente tudo, se vejam comentários nesta notícia a falar do penalti assinalado a favor do Benfica. . . Querem um penalti mais escandaloso que este? Assim fica difícil. . . Já agora, pela interpretação das regras a que assistimos na semana passada, não deveria o jogador do Gil ter sido expulso? É que o Pizzi ficava isolado à frente do guarda-redes. . . É óbvio que não deveria, tal como o jogador do Guimarães não deve...ler comentário completo »
    TH
    Porto1985
    2019-09-15 00h04m por TheColorBlue
    É fácil perder quando se tem adversário.
    É que as coincidências continuam. Coincidentalmente são 2 jornadas seguidas com penaltys absolutamente imbecis e auto-golos.

    Mas calma, tenho a certeza que são só coincidências. Faz parte do futebol. Quer o azar (e o azar apenas, claro, clarinho) que estas coincidências favoreçam sempre o mesmo, mas pronto, faz parte.

    Os únicos portistas que vi aqui suficientemente atentos foram o Dani e o Tarik. O resto e...ler comentário completo »
    DO
    Mau negocio
    2019-09-14 22h25m por Doutor_Cao
    Vendem o Feliz por 30 e gastam 20 no RDT?
    Não chegavam os auto golos?
    Já vão em 3 seguidos e realmente estão mesmo 10 anos a frente. Comeco mesmo a acreditar
    Guilherme Parcial
    2019-09-14 22h21m por Migas29
    Tira uma folga ou fala pelo menos sobre o jogo e não assuntos extra futebol. . . Nesse caso da corrupção, tanto tu podes falar do E-Toupeira como eu do Apito Dourado. . . Conclusão: Os argumentos anulam-se e só perdemos os nosso tempo, logo ficamos os dois a perder. . .
    Guilherme Parcial
    2019-09-14 22h17m por Migas29
    Mentiras e barbaridades? Tu até no artigo do jogo da Seleção foste lá meter nojo. . . 😂😂😂
    Guilherme Parcial
    2019-09-14 22h04m por Migas29
    Andas desatualizado, meu caro. . .
    Completamente fora do contexto, vai-te informar devidamente. . . E deixa de intoxicar esta comunidade, tu como tantas outras pessoas, seja de que cor estivermos a falar. . . Estás um especialista nessas ações. . . Ou é corrupção, ou é a CS, ou é a Lavandaria Mendes, isto dá para todos os gostos
    guilhermeImparc ial
    2019-09-14 21h49m por bamp1
    esses comentarios so podem ser para rir vindo de alguem que é adepto de um dos clubes mais corruptos do mundo
    Apelo à reflexão
    2019-09-14 21h44m por Porto1985
    Portistas não gozem muito porque nós perdemos com o Gil Vicente
    Just reminding
    NA
    Há gente
    2019-09-14 21h37m por naoacreditoemsantos
    que fica mesmo f***** quando o Benfica ganha. Quem fica a ganhar é a industria farmacêutica , vão ganhar uma fortuna com os remédios para as úlceras!
    AguiaEncarnada
    2019-09-14 21h29m por Porto1985
    Mas as graçolas fazem parte, tem que ser para animar um bocado a malta. . . . .
    o futebol é assim, se calhar não marca 8 jogos seguidos na Liga mas depois pode marcar 4 ou 5 golos na fase de grupos da UCL e volta a ser um grande negócio
    se ele tivesse custado 10 milhões eu ainda esperava antes de provocar-te mas 20 milhões e 0 golos, desculpa teve que ser
    10
    AguiaEncarnada
    2019-09-14 21h27m por 10Valdo
    Pois, sem falar nas substituições que faz, a meu ver ocorrem sempre muito tarde.
    O Nuno Tavares foi irregular, teve grandes momentos como o outros menos bons e o clássico foi, de longe, o pior dele. Sinceramente não percebo esta postura de comodismo por parte da direção, fazemos muitos milhões e metemos um lateral esquerdo no lado direito, continuamos sem uma alternativa válida ao Almeida pela 3 época consecutiva, pode ser que o Tomás Tavares me faça dar o braço a torcer, mas a...ler comentário completo »
    Ajuda
    2019-09-14 21h22m por Cesardamala
    Colinho do apitador de serviço. . rdt até mete pena em campo, flop total
    Seferovic
    2019-09-14 21h19m por Migas29
    As vezes que hoje tocou na bola contam-se pelos dedos de uma mão. . .
    Fejsa outro, devagar devagarinho para fazer passes de 1 metro para o lado ou para trás
    Taarabt MOTM sem sombra de dúvidas. . . No geral, equipa muito abaixo do habitual
    AguiaEncarnada
    2019-09-14 21h18m por Porto1985
    Eu sei disso rapaz, só quis brincar um bocado!
    eu sei que se pode jogar bem sem marcar golos. . . .
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...