placardpt
    Águias nunca ganharam em anos seguidos

    Nova Luz é pouco forte: FC Porto ganha mais do que Benfica

    Em contagem decrescente para o clássico deste sábado, olhamos para vários condimentos para a partida entre águias e dragões. Neste, especial atenção para o que se passa no novo estádio dos encarnados, que abriu portas no fim de 2003 e que já tem muitas histórias para contar.

    Desde logo, salta à vista o facto de ser o FC Porto quem mais ri neste palco. Em jogos do campeonato, são 16 partidas, seis vitórias azuis e quatro encarnadas.

    Em matéria de golos, também há vantagem (de um apenas) para os dragões, sendo que também é de realçar o número curto de golos que cada equipa costuma marcar: 15 do Benfica, 16 do FC Porto.

    Na época passada ganhou o Benfica ©Carlos Alberto Costa
    E mais dois pontos: das quatro vitórias do Benfica, só uma foi por mais de um golo (2x0 em 2013/2014); nunca os encarnados conseguiram vencer em épocas consecutivas, algo que pode acontecer desta vez.

    Histórico global é diferente

    Um histórico recente que muito contribui para um menor desnível nos jogos do Benfica em casa, já que as águias teve as tais seis derrotas para o campeonato nestes 15 anos e, antes disso, tinha sofrido apenas 10 em quase sete décadas.

    Por agora, o Benfica está nos 51 por cento de vitórias no seu reduto para o campeonato, um valor que sobe para os 54% na junção de todas as competições.

    E, por falar no panorama global, aí são os portistas que estão por cima. No campeonato, em 170 jogos, são 66 triunfos portistas (39%) contra 57 vitórias encarnadas (34%).

    Os jogos Benfica x FC Porto na nova Luz para a Liga:

    2018-10-07 Benfica 1-0 FC Porto J7 FG
    2018-04-15 Benfica 0-1 FC Porto J30 FG
    2017-04-01 Benfica 1-1 FC Porto J27 FG
    2016-02-12 Benfica 1-2 FC Porto J22 FG
    2015-04-26 Benfica 0-0 FC Porto J30 FG
    2014-01-12 Benfica 2-0 FC Porto J15 FG
    2013-01-13 Benfica 2-2 FC Porto J14 FG
    2012-03-02 Benfica 2-3 FC Porto J21 FG
    2011-04-03 Benfica 1-2 FC Porto J25 FG
    2009-12-20 Benfica 1-0 FC Porto J14 FG
    2008-08-30 Benfica 1-1 FC Porto J2 FG
    2007-12-01 Benfica 0-1 FC Porto J12 FG
    2007-04-01 Benfica 1-1 FC Porto J23 FG
    2006-02-26 Benfica 1-0 FC Porto J24 FG
    2004-10-17 Benfica 0-1 FC Porto J6 FG
    2004-02-15 Benfica 1-1 FC Porto J22 FG
    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Benfica x FC Porto - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 3
    Benfica x FC Porto - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 3

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PortoDragao
    2019-08-23 19h17m por Chama_Gloriosa
    "Oh meu amigo, estamos a falar de Benfica e FC Porto. Obviamente que em termos de assimetrias regionais, o Porto também e beneficiado relativamente a Bragança ou a Aveiro . . . Ou discorda disto?" - Não, mas se existem as tais assimetrias, então o próprio FCP acaba por ser também beneficiado pelo tal "centralismo", que não sendo Lisboeta, neste caso, é Portuense.
    Em relação ao último comentário, não tenho mais nada a dizer.
    PortoDragao
    2019-08-23 19h15m por Chama_Gloriosa
    Em primeiro lugar, o Benfica está sediado numa cidade maior sim e isso beneficia em termos de adeptos, mas o Benfica não tem só adeptos em Lisboa, também os tem noutras partes de Portugal, sendo até a maioria em muitas delas. Tal como disse num comentário anterior, o Benfica, apesar de estar sediado em Lisboa, é um clube que representa Portugal. Alguma cidade tem de ser a capital, o Benfica não se desenvolveu em termos de adeptos só necessariamente por estar em Lisboa, desenvolveu-se ...ler comentário completo »
    PortoDragao
    2019-08-23 18h22m por Chama_Gloriosa
    Mais, falas em centralização, mas depois no Norte, centraliza-se tudo no Porto, incluindo no futebol.
    Também existem mais equipas do Norte de Portugal que do Sul ou de outras regiões: 9 equipas do Norte, 1 do Centro, 5 do Sul, 2 da Madeira, 1 dos Açores.
    Mas aqui já é porque o Norte é mais forte do que o Sul. . .
    Também tens muito mais árbitros da AFPorto do que de outras AFs
    PortoDragao
    2019-08-23 18h09m por Chama_Gloriosa
    Ai sim? E como é que o Benfica beneficiou exactamente do centralismo? Só porque o nosso país é centralista nalgumas coisas, isso não significa que o Benfica, em concreto, beneficie disso. Mas espero uma resposta com detalhes e não lugares comuns.
    Também deve ter sido o centralismo que nos fez ser a melhor equipa da década de 60. . . lol!
    rmds21
    2019-08-23 14h53m por stone23
    Os meandros do futebol são o que são e o que sempre foram. Não há campeões com os árbitros contra. De todas as cores. . . . Até agora (2 jornadas). . tudo mt certo (SLB ganhou merecidamente. . . . . . FCP espalhou-se sózinho no Barcelos e n precisou de ajudas para despachar o VSet. . . ). Veremos mais à frente, sobretudo e se porventura o FCP (coisa que n é de excluir) amanhã ganhar.
    O Benfica
    2019-08-23 13h59m por Chama_Gloriosa
    não é uma instituição que representa Lisboa, mas sim Portugal, pois tem adeptos por todo o país, sendo a maioria em vários locais. Nunca dissemos representar uma região, nem nos limitámos, nem dividimos, querendo fazer da região X ou Y nossa inimiga. Quem prefere fazer guerras e "dividir" Portugal está do lado errado do desporto.
    PortoDragao
    2019-08-23 13h55m por Chama_Gloriosa
    Também foi o Salazar que fez o Benfica ser bi-campeão europeu na década de 60, tendo este sido considerado o melhor clube dessa década? Principalmente quando o Benfica teve um hino censurado(Avante Benfica) e vários elementos perseguidos pela PIDE? Tendo vários jogadores vindos das colónias que eram a favor da sua independência?
    SomosPorto1989
    2019-08-23 13h53m por Chama_Gloriosa
    Não foi propriamente descentralização, apenas uma grande organização que competiu com o Benfica, dividindo os títulos até 1994 e desde aí o Benfica caiu muito, dando lugar ao Porto que passou a ter a hegemonia. Só porque o nosso país era centralista, isso não significa que fosse culpa do Benfica, este fez-se grande graças à maravilhosa década de 60, onde foi bi-campeão europeu e foi a várias finais, bem como chegou a fazer grandes campanhas europeias posteriormente.
    RM
    PortoDragao
    2019-08-23 12h59m por rmds21
    Totalmente de acordo, ainda assim acho que o maior problema do FCP é a idade JNPC XD, o homem já não tem a "força" lá dentro que tinha há 10/15anos, e como ele duvido que vá aparecer algum. Mas não deixa de estar isento de culpas em relação á delegação de poder a certos administradores que lá andam, agora penso que pelo menos os adeptos do clube mereciam saber o que realmente se está a passar.

    Em relação ao fair play financeiro, lógico que essa história ainda tem de ser con...ler comentário completo »
    SO
    Chama_Gloriosa
    2019-08-23 12h35m por SomosPorto1989
    Já vai para 2 anos que esse jogo se realizou e incrível como ainda há gente que acha que o Herrera e o SO fazem falta sobre Grimaldo, pelo menos já não vêm dizer que no momento em que o Aboubakar faz a "assistência" o jogo já estava parado e que o Luisão ainda chegaria a tempo de cortar a bola como cheguei a ver e ouvir na altura ou que o Felipe deveria ter levado vermelho por falta sobre Jonas num lance que era máximo dos máximos para amarelo.


    Quanto às "rivalidades" ac...ler comentário completo »
    RM
    Stone23
    2019-08-23 12h33m por rmds21
    Não sei o que queres referir com "ajudas" sinceramente?? Se é em relação às arbitragens, não vale a pena entrarmos nessa discussão, nenhum árbitro vai ler um sequer comentário destes para ser "influenciado". Nessa história nenhum dos 3 maiores clubes tem razão, qualquer pessoa consegue encontrar 3/4 jogos por época em que o clube rival foi beneficiado e isso pelos vistos nunca vai mudar, sinceramente penso que o problema é a falta de qualidade dos árbitros portugueses.

    Posto...ler comentário completo »
    RM
    PortoDragao
    2019-08-23 12h20m por rmds21
    Quanto às contas dos clubes. . . Eu acredito que JNPC foi o PRESIDENTE para os portistas, aquele que passou o FCP de um clube regional que ganhava um campeonato de vez em quando, para um clube europeu com diversas conquistas, e dando uma hegemonia nacional nunca antes vista. Mas no tempo dessas conquistas europeias o dinheiro já "falava" qualquer coisa, as transferências e os prêmios já tinham algum relevo. Não é de se questionar o que aconteceu ao retorno financeiro de transferências e c...ler comentário completo »
    RM
    PortoDragao
    2019-08-23 12h09m por rmds21
    Desculpe-me a ignorância, eu sou um daqueles que ainda não andava cá no tempo de Fernando Martins, por isso não posso falar muito em relação a isso.

    Sou totalmente de acordo quando diz que dos 5 campeonatos ganhos pelo SLB, nenhuma das equipas eram aquela "grande" equipa, aliás a última grande equipa do SLB foi no 1 ano de JJ, mas também se pode dizer que a última "grande" equipa do FCP foi no ano seguinte com AVB, e antes dessa só mesmo a de Mourinho. O que é triste, o ...ler comentário completo »
    Braguilha__come dia
    2019-08-23 12h05m por Chama_Gloriosa
    Não quero saber do que é que o Pedro Guerra diz ou não diz, eu penso pela minha cabeça e acho que aquilo é falta. Também não é por tu dizeres que não é falta que passa a não ser.
    Sim, por isso é que dissemos que a maior rivalidade é com o Sporting, simplesmente, porque é a rivalidade mais antiga, vocês são um grande rival também, mas mais recente.
    PortoDragao
    2019-08-23 11h54m por Chama_Gloriosa
    Ai o Benfica não é mais instituição do que o FCP? Ok. . . lol Tudo o que contradiga a retórica Portista é unanimismo Salazarista(esse mesmo que nos fez ser a melhor equipa da década de 60).
    jsilva77
    2019-08-23 11h51m por Chama_Gloriosa
    Ele disse maior rival DE SEMPRE(em toda a sua história), porque desde há 20 anos para cá tem sido o FCP.
    Quanto ao golo anulado, se te referes ao jogo de Dezembro de 2017 no Dragão, então posso-te dizer que mesmo que não tivesse sido assinalado fora-de-jogo, havia falta de 2 jogadores do FCP sobre o Grimaldo na área do Benfica.
    De resto, que seja um bom jogo, sem casos e que ganhe o melhor(espero que seja o Benfica).
    jsilva77
    2019-08-23 11h43m por jpar
    Piada, não sei onde. . . . .
    Desde sempre o maior clássico foi o Benfica Sporting, que tu aches que nos últimos 30 anos os clássicos com o Porto tem sido muito quentes ok.
    Mas um clássico como o Benfica Sporting, por muito mal que esteja um deles, é sempre o clássico dos clássicos, até pela proximidade. . .
    Não tenho duvidas que vai ser um jogo muito intenso, e essa coisa de melhor forma do Benfica, a mim não cola e muito menos aos jogadores e equipa técnica, são ...ler comentário completo »
    JS
    Está lançada a piada do dia por jpar
    2019-08-23 11h24m por jsilva77
    O maior rival do SLBenfica é o Sporting :p ora bem, se tivermos hibernado de há 40 anos para cá . . . Não digo congelado que isto do aquecimento global tem que se lhe diga e não é para brincadeiras . . . A nível nacional há muito que o Sporting deixou de ser o grande rival do SLBenfica e o próprio discurso dos dirigentes assim o indica, por isso . . . Bem como o discurso dos seus (99, 9%) de adeptos, basta ver os fóruns como este e dos jornais desportivos, daí que este tipo de alarvidades...ler comentário completo »
    Os números
    2019-08-23 11h18m por stone23
    são o que são. . . Sobre o jogo de amanhã, sobre a época. . . sobre o meu FCP. . . . o SLB está com uma margem de confiança enorme (está a jogar melhor, sabe que se começar a jogar pior, lá vão aparecer as ajudas. . . , sabe que vai fazer 90 pontos. . . etc. . ) . . . o FCP está abalado pq n foi campeão no ano passado, falhou estrondosamente na LC. . . o que eu quero mesmo é ver o meu FCP a renascer em termos de entusiasmo, em termos de jogo jogado. . . qd isso acontecer, estou ce...ler comentário completo »
    Porto1985
    2019-08-23 10h23m por Chama_Gloriosa
    "o que mais me faz confusão e o que detesto ouvir/ler da parte dos benfiquistas é: Sómos os maiores, o Benfica é muito grande!
    Baseiam-se em quê para terem tais afirmações????" - Não precisamos de nos basear em nada. Cada um acha do seu clube o que quiser e nem tu nem nenhum outro adepto de outro clube tem nada a ver com isso. A grandeza não se explica, sente-se. Se eu e muitos outros Benfiquistas sentimos que o Benfica é o maior, iremos manifestar esse sentimento, porque a isso chama-se paixão e liberdade de expressão.
    Jpar
    2019-08-23 10h20m por jfs79
    Futebol italiano está estragado, tenho trabalhado bastante em Itália, e é regra geral, todos falam em Máfia quando se fala na Juventus, em Itália são detestados, dificilmente outro clube será campeão nos próximos anos, Internazionale, Milan, entre outros não tem a mínima hipótese!
    Jpar
    2019-08-23 10h13m por jfs79
    Como tu, simpatizo com o Liverpool, e sim, é um ENORME clube, mas, infelizmente, tal como o SCP tem andado arredado de ser campeão há demasiado tempo, pensei que fosse a época passada, mas o petróleo ganhou. . .
    Jpar
    2019-08-23 10h11m por jfs79
    Historicamente, sim, estou de acordo contigo, mas nos tempos modernos o grande derby tuga é o FCP-SLB, sem tirar valor ao SCP, mas tem andado arredado do título de campeão há demasiado tempo.
    jfs79
    2019-08-23 10h10m por jpar
    Até que enfim um comentário com cabeça troco e membros, apesar de algumas imprecisões. . . .
    O Liverpool, meu clube de coração, não é um grande clube europeu??? há quanto tempo não ganha uma liga Inglesa????? O Milan????
    Outra imprecisão, o Porto não deixou de ser superior ao Benfica nos últimos 5 anos, começou a perder o fulgor já perto de 10 anos, coincidindo com a melhoria considerável do Benfica quer desportivamente quer financeiramente.
    jfs79
    2019-08-23 09h59m por jpar
    Enganas-te, o maior rival Benfica de sempre em portugal, não é o Porto mas sim o Sporting. . .
    jogos históricos
    U Sábado, 24 Agosto 2019 - 19:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Jorge Sousa
    0-2
    Zé Luís 22'
    Moussa Marega 86'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:37
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:34
    RA
    raguar 25-04-2024, 23:26