placardpt
Analisámos o desempenho do lateral portista

Como jogou Saravia, reforço do FC Porto, pela Argentina

Numa altura em que os adeptos portistas ainda aguardam por mais novidades no mercado de transferências, uma das certezas é de que Renzo Saravia vai fazer parte do grupo de Sérgio Conceição. Motivo suficiente para uma análise detalhada ao seu jogo contra a Colômbia, na estreia da Argentina na Copa América.

Um jogo que não lhe correu nada bem, diga-se. Surge nas imagens dos dois golos da equipa de Carlos Queiroz e nunca deu grande profundidade ao corredor, ainda que fosse notório que tal tinha a ver com indicações do treinador - já lá vamos. Ficam aspetos para corrigir e a certeza de que ainda precisar de trabalhar questões de agressividade/intensidade, atendendo à mudança para o futebol europeu.

O contexto

Raio X [Jogador]
na/o
Renzo SaraviaArgentina
5Jogos
0Golos Marcados
3Vitórias
0Empates
2Derrotas
Desde logo, é importante frisar que este foi apenas o quinto jogo do lateral pela seleção. Até agora, tinha feito apenas quatro particulares e este foi, sem dúvida, o jogo de maior pressão.

Isto numa seleção em reformulação e a tentar alicerçar-se em novos elementos, quer no banco (Scaloni é, de forma surpreendente, o selecionador), quer na equipa, quer até na federação, onde se trabalha de forma a tentar recuperar uma dimensão que ficou mais reduzida de há uns anos para cá - com epicentro na terrível organização logística para o Mundial 2018.

Os tempos são de tentativa de retoma, ainda que com o eterno Messi a comandar uma vez mais a equipa em campo, ele que, depois da prova na Rússia, fez uma pausa na seleção, tendo voltado em março deste ano.

A dinâmica

A Argentina tem voltado ao desenho de uma linha de quatro em termos defensivos e foi na direita que Saravia surgiu, tal como era previsto. Ao seu lado, Germán Pezzella, também ele a dar os primeiros passos de seleção, era o central mais à direita. À sua frente, Lo Celso foi quase sempre o homem da linha intermédia, ele que teve muito mais tendência ofensiva do que defensiva.

Jogo foi de grande exigência ©Getty / RAUL ARBOLEDA
E percebia-se o porquê. Messi vagueava pela zona central, mas, quando a equipa se aventurava com bola em zonas mais adiantadas, o camisola 10 tinha maior tendência para descair para o lado direito (como costuma ser seu hábito), tendo aí Lo Celso como elemento primordial para combinações e tabelas.

Assim, Saravia ficava. Muito mais próximo dos centrais do que dos elementos de cariz ofensivo, um pouco em contraste com aquilo que se costumava ver dele no Racing, onde a capacidade e qualidade nas chegadas ao último terço chamavam a atenção.

O comportamento

Saravia deixava dúvidas, pois ora transparecia um lado desconfortável, ora tratava tudo de forma simples e prática. Numa primeira parte mastigada e na qual a pressão forte da Colômbia nunca permitiu grande qualidade de posse à Argentina, o lateral direito até pareceu dos mais concentrados da linha recuada e não se lhe podia apontar nada ao intervalo. Subiu muito pouco, tentou jogar sem complicar e foi forte nas antecipações.

Aliás, teve também o ponto positivo de, perante a saída forçada de Muriel (que caía no seu lado) muito cedo, saber travar as investidas do entusiasmado Roger Martínez, que entrou cheio de vontade de mostrar serviço a Carlos Queiroz. O colombiano acabou por ter de ir várias vezes ao outro lado procurar melhores resultados, já que as subidas de Tagliafico abriam mais espaço.

Roger foi quem lhe deu mais trabalho ©Getty / Bruna Prado
O problema foi a segunda parte, nomeadamente depois de, ao minuto 52, ter perdido a bola na tentativa de jogar curto, permitindo contra-ataque e tendo que travar em falta. Cartão amarelo e uma necessidade de prudência que foi fatal.

Numa versão muito mais ofensiva e acutilante, a Argentina subiu as linhas, galvanizou-se e esteve próxima da vantagem, só que, com isso, abriu mais espaços na retaguarda e foi assim que surgiu a vitória. Com dois golos do lado de Saravia e com o reforço portista, em ambos, a ter uma abordagem demasiado permissiva.

Primeiro, não atacou a bola após a receção de Roger Martínez, que adiantou ligeiramente a bola, mas que viu o lateral ficar na expectativa - claramente condicionado por ter cartão e por não poder arriscar o penálti. O colombiano voltou a ter o controlo total, encarou o adversário, puxou para dentro e fez um golaço.

Mais tarde, outra vez o mesmo elemento a ter espaço pela esquerda do ataque da Colômbia, perante a marcação de Saravia (que deu muita distância por causa da subida do lateral, o que deixou o portista em inferioridade), surgindo o cruzamento à vontade para o segundo. Embora aqui toda a defesa, e não só, tenha mostrado fragilidades evidentes, já numa fase de jogo partido.

Não foi, de todo, um bom jogo de Saravia. Basta passear pelos sites desportivos argentinos para se perceber que o lateral é um dos maiores visados por causa da derrota. Resta saber se Scaloni procura corrigir as falhas para o próximo jogo ou se opta por outra solução. E, como costuma ser a imprensa argentina após os desaires...

Porém, também é bom ressalvar: não foi tanto pelo lado defensivo (onde tem de melhorar, claro) que o FC Porto o contratou; e, nesta primeira amostra, não deu para lhe conhecer o fulgor ofensivo que o caracteriza. Como tal, e como seria lógico, é ainda muito cedo para tirar conclusões do novo defesa direito dos azuis e brancos.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ARGENTINA
EMPATE
COLÔMBIA
Comentários (58)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
BA
Discord
2019-06-17 18h37m por Baroki
barole#7655
TE
Viterbo - discord
2019-06-17 02h35m por termi
termi
#8914
PO
Viterbo
2019-06-17 00h19m por PortoPortugal
Tenta colocar 70Portocampeão #0671.
SD
FC Porto (19/20)
2019-06-16 23h44m por sdriviere
1-T. Koubek(Rennes), 1, 97
2-I. Mbaye(Inter), 1, 88
3-A. Telles
4-Pape Abou Cisse(Olympiakos), 1, 97
5-C. Jullien(Toulouse), 1, 96
6-Danilo, 1, 88
7-Corona
8-Ntcham ou Siliki
9-Zé Luis(S. Moscovo), 1, 84
10-Evander(Midtylland) ou V. Guzman(Pachuca)
11-S. Nakajima(Al Duhail) ou L. Jaba(PAOK) ou P. Sisto(Celta)
Análise rápida
2019-06-16 22h40m por Lidacomisto
Comido duas vezes , foram ali que nasceram os golos
FC Porto 2019/2020
2019-06-16 22h17m por MiPorto
Acho que sera necessaria uma grande limpeza no plantel. . Acabar com o lixo que temos. .

Plantel:

GR: Anthony Lopes (se nao for possivel escolho o Claudio Ramos), Diogo Costa e Vana (3a opçao)
DD: Saravia, Manafa
DC: Pepe, Mbemba, Diogo Leite, Diogo Queiros (Acho que estamos bem servidos mas se aparecer um "novo Militao" sera bem vindo)
DE: Telles (2o capitao), Manafa
MDC: Danilo (C), Loum
MC: Lea-Siliki, Sergio Oliveira...ler comentário completo »
SD
Saravia
2019-06-16 20h46m por sdriviere
Já estou com um pé atrás em relação a esta contratação.
BA
Viterbo
2019-06-16 17h07m por badmammajama81
Eu tb estou
Nick: Badmammajama81
#8701
LM
Artigo exagerado
2019-06-16 16h23m por lmanuel
No primeiro golo é fintado, mas que podia fazer? foi deixado em 1 contra 1, sem uma cobertura decente de trinco ou centrais, o extremo Colombiano é rápido, poderoso e tem técnica, vem lançado. . . o Colombiano definiu bem a jogada, usou o espaço todo que tinha entre o Saravia e os outros defesas. . . a alternativa a deixar passar é fazer penalty.
No segundo golo, quem diz que Saravia tem culpa não sabe o que é jogar à bola. . . foi deixado sozinho contra dois, mais uma vez sem uma cobertura à vista. . .
SLBcampeao37
2019-06-16 16h10m por FCPorto_8916
Mais um bocadinho o André Almeida era titular numa equipa com o Bissaka. . . esquece tu achas isso mesmo, tá esquecido, só percebi o tipo de fanatismo que pregas quando vi esse comentário, hilariante ahah
SLBcampeao37
2019-06-16 15h56m por FCPorto_8916
Um bocadinho mais de consideração de pelo titular da copa america por uma das melhores selecções do mundo, não é apenas um internacional (Licá também já o foi), é o titular, e campeão Argentino!
Ou a consideração só se deve ter quando jogam de vermelho e branco e são portugueses?
Chamar banal ao titular Argentino é óbvio, chamar banal, ao banalissimo André Almeida é falta de consideração, irra haja paciência!
SLBcampeao37
2019-06-16 15h41m por FCPorto_8916
Se não é nenhum fora de serie, o que se dirá do A. Almeida? Saravia será facilmente o melhor defesa direito na liga portuguesa!
Pmenezes
2019-06-16 15h40m por FCPorto_8916
Se sabes mais que o Ojogo. . . Quais 15M? Falasse em valores na casa dos 6-8M
Lêa Siliki
2019-06-16 15h29m por Pmenezes
Jogador caríssimo com preço inflacionado.
Interessa ao FCP mas não virá. 15M€ nem pensar.
Ojogo garante: Léa Siliki está perto
2019-06-16 15h22m por FCPorto_8916
https://www. ojogo. pt/futebol/1a-liga/porto/notic ias/interior/as-portas-do-fc-p orto-e-a-lupa-de-quem-o-descob riu-11015108. html?target=conteudo_fechado
PO
Viterbo
2019-06-16 14h47m por PortoPortugal
Eu estou. O nick é 70PortoCampeão #0671
Rissol Saravia
2019-06-16 14h45m por moreno07
Este é mais 1 majed worries, mais 1 saidi yanko, mais 1 ewertón, mais 1 paulinho. .
A continuar assim já podiamos ter ido buscar o messi!
Teve culpa nos 2 golos, quer queiramos quer não, é esperar que sirva no tugão pois o nível é muito inferior
MA
ispeakwiththetr ue
2019-06-16 14h17m por Marshmallow
Mais um ET que se acha o supra-sumo da bola e num joga tira logo a pinta a um jogador. Que belo olheiro, transpiras classe e conhecimento! Aposto que até sentado no bidé topas um Messi! O Vieira ainda não te descobriu? Se fosses funcionário judicial já estavas contratado!!
aldantrop
2019-06-16 12h43m por FCPorto_8916
Livrai-nos ter o ataque daquela Argentina, como se viu não tem qualidade para o Porto. . .
Pobreza Franciscana
2019-06-16 12h42m por One82
Está seleção Argentina é uma pálida cópia pirata do que já foi, dizer que a Argentina é uma seleção de craques é insultar as grandes seleções que a Argentina teve no passado, compara está seleção com as de 94, 98, 02, 06 é um insulto a gente como Zanetti, Redondo, Batistuta, Ayala, entre muitos outros
HA
Saravia
2019-06-16 12h36m por Halibut
Que venham mais jogadores destes para o nosso Porto, joga mal um jogo já não sabe jogar. . . Venham eles, deixem os que jogam sempre bem para outros.
Jokky
2019-06-16 11h30m por PedroFCP_RockNRoll
"Ler só os títulos fica complicado. "

Mas a questão é mesmo essa, atualmente também só leio os títulos e pouco mais apenas leio melhor quando não vi o jogo na totalidade até porque nem me dá muita vontade de ler as crónicas porque são cada vez mais tendenciosas até mesmo na crónica do jogo diz por cima "Saravia esteve ligado aos 2 golos", se isto não é ser tendencioso então vou ali e já venho.


A questão aqui é a maneira diferenciada como tratam certos jog...ler comentário completo »
Saravia, o drama!
2019-06-16 11h10m por FCPorto_8916
Ainda me recordo do drama feito, quando Militão sofreu com o Ewerton do Grémio no último ou penúltimo jogo pelo S. Paulo antes de vir para o FC Porto. Fez um jogo mau não adianta estar a ser hipócrita, o Aguero fez um jogo mau também (Não servia para o Porto), o Otamendi parecia que a bola queimava( não serviu no Porto?), Di Maria alguém o viu?
Quando o problema está no coletivo, por muito bons que sejam as individualidades, é quase sempre a apatia geral
Felix
2019-06-16 11h08m por Pmenezes
Um jogador k se diz de 120M€ k joga pela primeira vez na seleção, tem de mostrar muito mais ou então não vale esse dinheiro.
Pessoalmente acho k ninguém dá metade.
Na próxima época vai entrar com uma pressao incrível. . . vai ter de fazer melhor.
jokky
2019-06-16 11h05m por tripeiroFCP
entao para que no titulo estar culpa nos dois golos??????

quase toda a gente le o titulo e pouco mais. . . . . parece a CMTV isto
jogos históricos
U Sábado, 15 Junho 2019 - 23:00
Arena Fonte Nova
Roberto Tobar
0-2
Roger Martínez 71'
Duván Zapata 86'

OUTRAS NOTÍCIAS

Euro
Convocados
Substituído por Guendouzi
Antoine Griezmann vai falhar os próximos jogos da seleção de França. Inicialmente convocado por Didier Deschamps, o jogador do Atlético, a contas com uma entorse, ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

orgulhovermelho 19-03-2024, 08:47
GreatDaneSCP 19-03-2024, 08:07
Sir_devil 19-03-2024, 07:04
JO
joeleao073_2 19-03-2024, 06:42
moumu 19-03-2024, 04:08
moumu 19-03-2024, 04:07
moumu 19-03-2024, 04:04
moumu 19-03-2024, 04:01
moumu 19-03-2024, 03:57
RI
RicardoHGoat21 19-03-2024, 03:03
Stelio_Kontos 19-03-2024, 02:43
Stelio_Kontos 19-03-2024, 02:42
Maxaqueen 19-03-2024, 01:37
Maxaqueen 19-03-2024, 01:31
futebol11fc 19-03-2024, 01:29
Acolito_Andrade 19-03-2024, 01:25