placardpt
    Leões conquistam a 17ª Taça

    Na justiça do futebol ganhava o FC Porto, na justiça poética...ganhou o Sporting

    Que grande final da Taça de Portugal. É a tal festa mais bonita da época do futebol português e esta foi isso mesmo...dentro e fora do relvado. O Sporting bateu o FC Porto (2x2), nas grandes penalidades, e cumpriu a promessa de Frederico Varandas, em substituir a medalha de prata da temporada passada por uma de ouro.

    Não haverá muitos adeptos do Sporting a achar que o leão foi melhor no Jamor que o FC Porto, mas certamente poucos são os que se importam com isso. A vitória leonina foi uma vitória do sofrimento e...novamente com o brilhantismo de Renan Ribeiro, tal como tinha sido na Taça da Liga.

    Sérgio Conceição e Keizer não fizeram nenhuma surpresa nas equipas escolhidas, sendo que o holandês tinha a surpresa dos três centrais e dos dois avançados guardada para ser decisiva.

    Nem se notou o tempo a passar

    ©Carlos Alberto Costa
    É sempre bom sinal quando estamos num estádio e olhamos para o marcador e damos por nós a pensar que os primeiros 35 minutos tinham passado muito rápido. E foi mesmo isso que aconteceu. Foi uma primeira parte bem entretida, com mais domínio portista, mas com um Sporting muito acutilante e muito vertical.

    Com Marega a começar ao jogo pela direita e Otávio nas costas de Soares, o FC Porto tirou partido cedo da força do maliano e de algumas faltas de atenção de Mathieu (foi crescendo ao ponto de ser o melhor em campo). Foi num lance desses que surgiu a primeira oportunidade do jogo. Marega ganhou a linha, cruzou, Bruno Gaspar teve um corte ridículo e deixou a bola em Otávio que obrigou Renan a brilhar.

    A reação leonina veio sempre da mesma forma. Pelo lado esquerdo e pela velocidade de Diaby. O extremo quase ofereceu o golo de Luiz Phellype, mas Pepe cortou no último instante. Foi a melhor fase do leão, sempre com Nemanja Gudelj e Bruno Fernandes a estarem muito intensos no jogo.

    O último quarto de hora acabou por ser o mais emotivo da primeira parte. Primeiro, o FC Porto passou a mandar no jogo e encostou o Sporting à sua área. Segundo, com Marega mais ao centro, a defesa dos leões tinha muitas dificuldades. Começaram a aparecer mais bolas na área leonina e foi assim que surgiu o primeiro golo. Jogada de insistência de Herrera e um cruzamento perfeito para Soares. Pediu-se mão do mexicano na jogada, mas fica a ideia que tudo é legal.

    O Sporting reagiu ainda na primeira parte e chegou ao empate no último lance do primeiro tempo. Bruno Fernandes com um remate de fora da área empata, com um desvio de Danilo pelo meio. O lance também motivou protestos e fica a ideia que Luiz Phellype está fora de jogo numa primeira fase. Não toca na bola, mas faz-se ao lance e arrasta dois defesas.

    Dragão por cima e Keizer a surpreender

    ©Carlos Alberto Costa
    Se o final da primeira parte tinha sido de maior domínio do FC Porto, o segundo tempo ainda acentou mais essa situação. O meio-campo do Sporting só pressionava por Nemanja Gudelj e jogadores como Herrera ou Otávio jogavam com total liberdade.

    Iam surgindo oportunidades junto da baliza de Renan. Soares atirou ao poste e sentia-se que o FC Porto era quem podia marcar a qualquer momento.

    Keizer reagiu e sua opção causou alguma estranheza, por apostar no sistema de três defesas com Bas Dost e Luiz Phellype em cunha na frente, algo que praticamente nunca tinha sido testado. A mudança até começou por trazer alguma energia ao Sporting, mas com Wendel completamente fora do jogo e com Gudelj a ficar cansado, o  dragão controlava como queria o jogo.

    A certa altura percebeu-se que o Sporting já via com bons olhos o arrastar o jogo para o prolongamento e foi isso que aconteceu. Soares ainda voltou a acertar no poste, mas um jogo entre leões e dragões, numa final, não é jogo se terminar aos 90 minutos.

    Bas Dost fecha o ciclo

    ©Carlos Alberto Costa
    O FC Porto continuou a estar por cima no prolongamento, mas Keizer acabou por levar a melhor na sua tática dos dois avançados. Um cruzamento na esquerda, um corte falhado de Felipe e Bas Dost, à matador, a desviar para o 2x1. 

    O golo do Sporting parecia por ser uma espécie de encerramento de ciclo para os leões. Depois do que aconteceu antes da final da temporada passada, uma vitória era  conclusão ideal para uma época na qual poucos acreditavam. O golo ser de Bas Dost, um dos que ficou em pior estado nas agressões de Alcochete, seria o final de temporada quase perfeito.

    Esse encerramento acabou por ser nas grandes penalidades, porque o FC Porto nunca baixou os braços e já nos descontos Felipe atirou o jogo para a decisão dos 11 metros. Nessa decisão apareceu novamente Renan Ribeiro. Já depois Bas Dost e Pepe terem acertado na barra, o guardião brasileiro negou o remate de Fernando Andrade e permitiu a Luiz Phellype fazer o golo da vitória.

    É certo que o FC Porto esteve bem melhor no Jamor. Dominou, teve duas bolas nos postes e ainda viu o Sporting perder tempo na reta final do jogo. Ainda assim, não podemos deixar de achar que a vitória leonina pode ser o encerramento de uma das páginas mais negras do futebol português e em especial do Sporting. Na justiça futebolística ganhava o FC Porto, na justiça poética ganhou o Sporting.

    U Sábado, 25 Maio 2019 - 17:15
    Estádio Nacional do Jamor
    Jorge Sousa
    2-2
    (5-4 g.p.)
    Bas Dost 101'
    Tiquinho Soares 41'
    Danilo Pereira 45' (p.b.)
    Felipe 120'
    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    Lances Capitais
    23´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Soares ganha o duelo aéreo com Mathieu e, no ressalto, Marega finaliza. Contudo o maliano estava fora de jogo e o VAR viu
    41´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
    45´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 7º golo na prova (7 jogos)
    101´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 5º golo na prova (5 jogos)
    120´
    +1
    GOLO FC Porto!
    Felipe marca
    Felipe marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
    A Chave
    A mudança tática do Sporting não teve o condão de equilibrar as forças do jogo, mas acabou por ser decisiva no contexto do jogo. Foi no jogo dos cruzamentos que Bas Dost aproveitou o erro de Felipe.
    O Árbitro
    Jorge Sousa anulou bem o golo de Marega, com a ajuda do VAR. Depois ficam dúvidas no lance do golo de Soares por possível mão de Herrera, mas aceita-se a decisão. Ficam também dúvidas no golo do Sporting por fora de jogo de Luiz Phellype, mas o árbitro e o VAR nada assinalaram. Bem também no cartão amarelo a Coates nos descontos da segunda parte, quando os jogadores do FC Porto pediram vermelho.
    O Melhor
    Adeptos do Sporting a Sérgio Conceição
    Depois de na final da Taça da Liga a ida dos jogadores e treinadores do FC Porto à bancada ter sido alvo de polémica, a final da Taça de Portugal foi o exemplo de fair play. Os adeptos do Sporting bateram palmas a Sérgio Conceição na subida e o treinador aceitou-os.
    O Pior
    FPF sem noção
    Bem antes de começar a partida uma coisa estranha saltou aos olhos vinda da bancada. Um grupo de cerca de 200/300 adeptos do Sporting estavam no setor das claques portistas. Resultado, assim que o primeiro golo do FC Porto foi anulado começaram os problemas, algumas cadeiras voaram e praticamente todas as pessoas que estavam nesse setor tiveram de fugir. Não se percebeu a decisão.
    Forma
    Sporting
    2018/2019
    54J
    34V
    10E
    10D
    113-52G
    FC Porto
    2018/2019
    57J
    42V
    9E
    6D
    128-49G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sporting conquista a Taça de Portugal pela 17.ª vez

    Fotografias(48)

    Sporting x FC Porto - Taça de Portugal Placard 2018/2019 - Final 
    Sporting x FC Porto - Taça de Portugal Placard 2018/2019 - Final 
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Lewisfcp
    2019-05-27 10h23m por iSMURF4
    JPedro não pode explodir. . . precisamos dele vivo. . xd
    Alex Telles fica
    2019-05-26 17h45m por Ettronn
    "Tenho contrato por isso não penso em sair . "
    Chama Portista
    2019-05-26 17h44m por Ettronn
    Nao tinha a certeza se acabava contrato, pensava que muitos o tiravam do plantel por venda ou emrpestimo. . .
    Mas sendo assim claro que nao renovo!!!
    estaramosold
    2019-05-26 16h09m por azulpt
    Vale zero o SC? O que vale o moralista e enjoativo do Bruno Lage?
    Porto 19/20
    2019-05-26 15h16m por Lewisfcp
    Navas/ DCosta/Vaná
    JPedro/Manafá

    Lodi/??
    Pepe/Mbemba
    Mi randa/Mangalá
    Danilo/Loum

    Ramires/Oliver/Baró
    Coron a/Bruma
    Galeno/Skov
    Falc ao/Manotas/Abou/Soares

    Navas
    JPedro( espero que expoda)
    Pepe
    Miranda
    Lodi( ou Iago)
    Danilo
    Ramires
    Bruma
    Skov
    Galeno
    Falcao

    Banco
    DCo sta
    Manafá
    Mangalá
    Ol iver
    Corona
    Abou
    Soar es

    Isto si era banco
    Sporting
    2019-05-26 15h08m por senhor-doctor
    Merecido, muito merecido! Grande luta dos jogadores! Porto, queria que ganhassem o campeonato, fizeram um bom jogo, mas desperdiçou as suas chances de golo, Renan foi grande, com boas defesas e teve varias defesas fáceis. Fair play ao Porto, fizeram muito esforço, principalmente o Marega e Brahimi.

    Nao me lembro da ultima vez que ganhamos dois troféus num ano, por isso uma época positiva, muito positiva considerando o que aconteceu no verao passado. Se Bruno sair, tem de ser bem substituído.
    Pmenezes
    2019-05-26 15h03m por moreno07
    Sérgio Oliveira - Concordo com o que dizes.
    Osorio - Não acho que tenha qualidade suficiente, caso o porto queira lutar por títulos
    Waris - este nem quer ficar no porto, por isso nem vale a pena comentar. .
    Chidozie - acho que tem alguma qualidade, se bem que até agora não mostrou nas pré-épocas.
    Carlos vinicius concordo com a contratação e roger guedes embora seja uma contratação de risco também aprovava. .
    Como disse o porto precisa de apostar mais na ...ler comentário completo »
    Força Porto
    2019-05-26 14h35m por petitor
    Conforme disse anteriormente tenho esperança de ficar com Alex telles vendia Marega, Oliver e Filipe.
    Trazia o Keylor Navas a custo zero com um bom ordenado. Tentava o emprestimo com opção de compra de João Mario e Carlos Vinicius para dar qualidade ao plantel. Regressava o Sergio Oliveira. O tabata tambem trazia para suplente por troca de Osorio e Fernando Andrade ou Vana e emprestava o Jorge Fernandes ao Portimonese
    Vendia o Chidiozie.
    Comprava o Skov, Ntchan e u...ler comentário completo »
    moreno07
    2019-05-26 14h18m por Pmenezes
    Concordo contigo.
    De todos os avançados k o Porto tem, apenas Corona tem qualidade e Aboubakar.
    Sérgio Oliveira tem de regressar. Tem conhecimento do campeonato Português e não precisa de adaptação.
    Para fazer a pré- eliminatória da Champions não inventava muito. Regressava: Osorio + Waris + Sérgio + Chidoze. Se o Porto apurar para a Champions pode depois contratar mais 2 ou 3 jogadores de qualidade.
    Obviamente k 1 bom avançado e um bom extremo são peças a con...ler comentário completo »
    Otamendi
    2019-05-26 14h14m por petitor
    A minha fonte não e segura mas disseram-me que Oliver e para vender porque SC não o vê como um titular. Não vale a pena nós adeptos batermos no ceguinho Oliver cusotu 20 milhoes não pode ser jogador para 3 ou 4 opção logo o melhor e sair
    Contratações
    2019-05-26 14h10m por Pmenezes
    Obviamente vão entrar muitos, alguns jogadores do campeonato Portugues k destaco e penso k poderiam ser uteis ao Porto:
    * Chiquinho (Moreirense) - era um enorme reforço para colmatar a saída de Herrera. O Porto ia ficar mais forte.
    * Fábio Cardoso (Santa Clara) - Muito bom central, mas penso k vai regressar ao Benfica. O Porto também tem Osório e Chidoze emprestados.
    Nuno Santos (Rio Ave) - Das escolas de Porto e Benfica. Teve já 1 operação aos ligamentos cruzados. F...ler comentário completo »
    Sergio Conceição
    2019-05-26 14h02m por moreno07
    ''Temos que dar um plantel em condições ao SC''
    Que eu saiba o sporting tem 1 plantel bastante inferior e venceu-nos nas 2 vezes. .
    Já agora a maioria dos jogadores que vieram foram a pedido do SC nomeadamente waris, fernando andrade, andré pereira (voltou graças ao SC), se não nunca tinham jogado tal como o joão pedro e saidy janko não foram pedidos dele pois nunca jogaram de facto.
    Em síntese SC e a SAD não sabem descobrir nenhum talento mais, ao menos espero que apo...ler comentário completo »
    ispeakwiththetr ue
    2019-05-26 14h01m por Pmenezes
    Mais do k incompetência do Sergio Conceição, acho incompetência dos jogadores, principalmente dos avançados. Não há faciencia para tanta falta de eficácia. Arrisco a dizer que a dupla do Braga (Diego Sousa e Paulinho), são mais fortes do k a dupla atual do Porto.
    Próxima Época.
    2019-05-26 13h05m por Ettronn
    Gr : Reforço , Vana , Diogo Costa/Fabiano - se der para emprestar o Diogo emprestava. . .
    DD - João Pedro, Manafa
    DC - Pepe, Mbemba , D. Queiros , Leite/Chidozie/ Reforço
    DE - Alex (nao acredito que saia) / Borduchi ; Oleg/Trauco - o Trauco tem 26 anos e acaba contrato no final de 2019 seraia um bom suplente e barato.
    MC - Danilo, Loum , Oliver , SO , Baró/Fabio Viera - emprestar o Bruno Costa e ver se este chegam pu precisamos de mais algum.
    EXT -...ler comentário completo »
    Mika2000
    2019-05-26 12h53m por Ettronn
    Pergunta ao Liverpool se troca o segundo lugar por duas taças . . . ou se troca chegar aos quartos de final pelas uas taças. . .
    E sim ganhamos a Supertaça. . .
    Sergio Conceição
    2019-05-26 12h51m por Ettronn
    Mal educado ? Cumprimentavam alguem que tivesse feito queixa de vocês?
    Se acham que o SC tem mau perder, nao me conhecem, eu tinha partido a cara ao sonso do Varandas. . .

    Força SC !
    HAlibut
    2019-05-26 12h50m por petitor
    Jogar contra autocarros em 4 4 2 e o ideal ajuda a desmontar mais rapidamente as defesas, agora em jogos mais dificies como champions e classicos o 4 3 3 e o mais aconselhavel.

    HA
    jogo e próxima época
    2019-05-26 12h18m por Halibut
    O Jogo foi superior por parte do Porto embora com um Futebol que não tem brilhantismo, o Sporting teve novamente a felicidade num jogo onde foi inferior.

    Quanto à próxima época espero que deixemos de jogar no 4-4-2 e que o treinador se decida pelo 4-3-3 que tantas alegrias nos deu, até porque Telles, Felipe, Militão, Maxi, Herrera, Brahimi, Marega devem todos sair à partida e ainda o Casillas que não continua.

    É importante vender bem e saber ir ao mercado,...ler comentário completo »
    Porto
    2019-05-26 12h06m por estaramosold
    A única coisa acertada a fazer é manter o Sérgio Conceição. O campeonato português é como todos nós percebemos fraquissimo, acredito que para o ano o Porto vai ter um plantel inferior ao Benfica, mas ainda assim vai lutar pelo campeonato da mesma forma, tal como o Sporting e talvez o Braga.

    Sérgio Conceição como pessoa vale 0, mas como treinador é competente e, se ganharam no ano passado o campeonato, devem-no ao SC.

    Quanto ao jogo de ontem, vimos um Porto...ler comentário completo »
    ispeakwiththetr ue
    2019-05-26 11h56m por Pmenezes
    Engraçado.
    No ano passado o Sporting tinha perdido a final da taça e este ano ganhou duas. Eliminou o Benfica a duas mãos e eliminou o Porto por duas vezes nos Penaltys.
    A gloria é efémera e uma coisa eu sei o Porto em Agosto vai ter 11 jogadores a jogar a titular em todos os jogos. Sem padres nem toupeiras.
    Rumores
    2019-05-26 11h48m por petitor
    Em relação ao plantel que coloquei e baseado nos rumores da imprensa em vez de Igor Gomes será João Mario e em vez de Antony será Tabata de resto e igual
    DD
    2019-05-26 11h40m por petitor
    Não coloquei o defesa direito porque não se tem falado em nomes para essa posição, mas espero que tragam alguem de qualidade , Mafana no maximo para suplente
    Taça
    2019-05-26 11h39m por PedroFCP_RockNRoll
    Não vim comentar ontem porque como é compreensível estava com uma azia descomunal, hoje que estou mais calmo consigo fazer uma análise mais fria.


    O que vimos ontem foi o reflexo de uma temporada inteira, Porto a dominar, com posse de bola avassaladora, a colecionar oportunidades atrás de oportunidades e no fim a bola não entra, foi a principal razão também para termos perdido o campeonato até podíamos ter perdido à mesma no Dragão frente ao Benfica com as invenções d...ler comentário completo »
    Oliver Torres
    2019-05-26 11h38m por petitor
    Esqueci-me de mencionar nas vendas, ja que SC não aprecia o seu jogo dava uns 15 milhoes que seriam uteis para reforçar a equipe
    SERGIO CONCEIÇÂO
    2019-05-26 11h37m por PORTO__INVICTUS
    Sobre o Sérgio Conceição, é um alivio enorme saber que ele fica conosco!!!

    É um dos nossos, é um dos que não vai na conversa e é, sem dúvida, a personificação do Portismo em estado puro!!!

    Aqui e ali, algumas vezes um pouco exagerado, mas SEMPRE com a mesma postura!

    Está na hora de dar, FINALMENTE, uma equipa em condições a este homem!! É a altura ideal para fazer um rebuilding neste plantel!!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...