placardpt
    Decisões na última jornada do Campeonato de Portugal

    As contas do play-off, quem ainda pode descer e o que está decidido

    A fase regular da sexta dição do Campeonato de Portugal termina este domingo e ainda nem tudo está definido. Grande parte das descidas já estão confirmadas (17 clubes já assinaram a despromoção aos distritais), assim como quatro presenças no play-off de acesso à Ledman LigaPro.

    Vizela, Lusitânia LourosaUD Leiria e Praiense vão estar no sorteio de 14 de maio, mas ainda há quatro vagas para este comboio que pode dar acesso à subida à Ledman LigaPro. E é aqui que grande parte das atenções estão centradas neste momento.

    Esta temporada, recorde-se, fica marcada por algumas alterações no formato do campeonato - 72 clubes (divididos por quatro séries) discutiram ao longo dos últimos meses uma vaga no play-off que irá resultar na subida de divisão de apenas duas equipas. Os dois primeiros classificados de cada série têm acesso ao play-off, enquanto os últimos cinco descem aos campeonatos distritais, com exceção da Série A, onde o Gil Vicente tem a subida à Liga NOS garantida e, por isso, descem as equipas entre os 13º e 17º lugares.

    A época ficou marcada por alguns problemas financeiros e disciplinares, com o caso do Casa Pia a ser o mais polémico. Recorde-se que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol retirou seis pontos à equipa lisboeta por entender que Rúben Amorim era o treinador principal, ao contrário do que estava definido pelo clube, que inscreveu José Paz como tal. Esta semana, o TAD acabou por anular a decisão do CD e devolveu os seis pontos que tinham sido retirados ao Casa Pia, que entra na luta pelo segundo lugar da Série D, mas já lá vamos. Caminhemos série por série.

    Série A

    • Vizela já garantiu o apuramento para o play-off e a liderança desta série;
       
    • Segundo apurado: O Fafe é a equipa em melhor posição para garantir o acesso ao play-off. A equipa de Álvaro Pacheco só precisa de pontuar diante do Vizela. O São Martinho também pode chegar ao segundo lugar. Para isso tem de vencer o Merelinense e esperar por uma derrota do Fafe. Por fim, o Trofense também ainda tem hipóteses, ainda que mais reduzidas. Para chegar ao play-off, a formação da Trofa tem de derrotar a Oliveirense, esperar que o São Martinho não vença e que o Fafe não pontue.
       
    • Em caso de igualdade pontual - 69 pontos - entre Fafe, São Martinho e Trofense, é o São Martinho que segue para o play-off devido ao confronto direto nos jogos entre as três equipas. Nesse mini-campeonato, a equipa do concelho de Santo Tirso soma sete pontos, enquanto o Trofense faz cinco e o Fafe apenas quatro.

    Contas da manutenção: VilaverdenseTaipasMirandês Torcatense já têm o destino traçado. Limianos, Pedras Salgadas, Oliveirense e Maria da Fonte procuram evitar a descida.

    Série B

    • Para já, apenas o Lusitânia Lourosa tem já o acesso ao play-off garantido, apesar do segundo lugar. Isto porque no confronto direto com o Sporting de Espinho e o Gondomar, o Lourosa leva vantagem, uma vez que fez sete pontos nesses jogos, mais dois do que o Sporting de Espinho e mais três do que o Gondomar. Por isso, em primeiro, ou em segundo, o Lusitânia Lourosa está na fase seguinte.
       
    • Sporting de Espinho e Gondomar lutam, então, pela última vaga de play-off. Para o Espinho um ponto basta para garantir, pelo menos, o play-off. Já o Gondomar precisa de vencer o Águeda e esperar que os Tigres da Costa Verde não pontuem para chegar ao segundo lugar.

    Contas da manutençãoSporting de MêdaCesarensePenalva Gafanha já desceram às distritais. Cinfães, Leça e Pedras Rubras procuram evitar o mesmo destino.

    Série C

    • A União de Leiria já garantiu a presença no play-off, ainda que o primeiro lugar não esteja já confirmado.
       
    • Vilafranquense e Anadia disputam a segunda vaga para o play-off de subida. A formação de Vila Franca precisa apenas de vencer a AD Nogueirense, mas um empate até pode bastar, caso o Anadia perca diante do Oleiros. Quanto ao Anadia a ida ao play-off é possível em dois cenários: vencendo e o Vilafranquense empatando ou perdendo, ou então empatando e esperando que o Vilafranquense perca. Em igualdade pontual, é o Anadia quem tem vantagem no confronto direto.

    Contas da manutenção:  Santa IriaAlcainsPeniche Mação já caíram para os distritais, que também podem receber Loures, Fátima e Sertanense

    Série D

    • Praiense já há muito que prepara o play-off. A formação açoriana é também vencedora de série.
       
    • Com a decisão do TAD, o Casa Pia está, neste momento, em lugar de play-off e bem colocado para estar no sorteio de terça-feira. Para isso um empate basta, uma vez que o Real SC é o concorrente direto e as duas equipas encontram-se este domingo. Um jogo que promete, uma vez que agora é certo que uma das equipas que acompanha o Praiense da Série D para o play-off sairá deste jogo.
       
    • Notas: Após a decisão do TAD, Oriental e Olhanense ficaram de fora da luta pelo play-off. Ainda por decidir está o vencedor da partida entre o Olhanense e o Casa Pia, interrompida por confrontos entre adeptos e falta de policiamento. Caso a FPF opte por atribuir o triunfo ao Casa Pia, que não compareceu nos últimos minutos da partida, na segunda-feira que se seguiu ao jogo, a equipa lisboeta tem o segundo lugar garantido, uma vez que soma 70 pontos, mais quatro do que o Real SC.

    Contas da manutençãoRedondenseFerreirasAngrenseMoura e Vasco da Gama da Vidigueira já têm a descida confirmada.

    Critérios de desempate:

    Artigo 12.º Classificação e desempates, ponto 2

    • a) O maior número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si, na fase da Prova em causa;
    • b) A diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si, na fase da Prova em causa;
    • c) A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos realizados na fase da prova em causa;
    • d) O maior número de vitórias na fase da prova em causa;
    • e) O maior número de golos marcados na fase da prova em causa;
    • f) O menor número de golos sofridos na fase da prova em causa. 

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    zerozero - série D
    2019-05-15 11h08m por carlos_batuta
    No site da FPF, o Casa Pia acabou por ficar em 2º lugar.

    Segundo declarações de um responsável do Real ("A Bola" de 2ªfeira), a FPF atribuiu a vitória do Casa Pia no jogo em Olhão.

    O Real vai protestar, mas neste momento quem vai ao play-off é mesmo o Casa Pia.
    fsgoncalves
    2019-05-13 23h25m por carlos_batuta
    Na pontuação final são descontados os pontos conquistados frente ao Gil Vicente.

    No nr de jogos, entram os resultados V-E-D dos 34 jogos.

    Presumo que o MªFonte tenha vencido um dos jogos com o Gil.
    FS
    Série A
    2019-05-13 12h05m por fsgoncalves
    Existem aí contas mal feitas. O Maria da Fonte com 10 vitórias e 10 empates teria que ter 40 pontos e só aparece com 37. O que está mal?
    Série D
    2019-05-12 22h39m por carlos_batuta
    A classificação de hoje no zerozero, dá o Casa PIa 4 pontos à frente do Real. . .

    Tendo vencido o jogo de hoje, o Real saltou para lugar de play-off (ficando dependente do tal recurso do Casa Pia em relação ao jogo de Olhão)
    RA
    GD Gafanha ainda tem um recurso pendente
    2019-05-12 17h38m por ramsofthel
    que pode baralhar estas «certezas». Série B
    CA
    Desempates
    2019-05-12 13h18m por canjos
    Alguém saberá explicar como será possível aplicar-se o critério de desempate (O menor número de golos sofridos na fase da prova em causa) previsto na alínea f)?
    Se sim, é favor informar a FPF!
    Em relação às decisões, ainda existem vários processos em curso que podem alterar as contas finais em termos de descidas.
    Erro
    2019-05-12 11h38m por Capitao08
    São Martinho do Campo (agora Vila Nova do Campo) pertence ao concelho de Santo Tirso por isso não são minhotos. Pertencem ao distrito do Porto são durienses.
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Técnico alemão deixou rasgados elogios ao defesa
    No passado mercado de inverno o Bayern München surpreendeu tudo e todos quando anunciou Eric Dier como reforço por empréstimo do Tottenham. O defesa inglês de ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Sir_jaof 26-04-2024, 14:55
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 14:54
    ZH
    zhar 26-04-2024, 14:45
    OJaime_Pacheco 26-04-2024, 14:41
    edgarlima 26-04-2024, 14:36
    edgarlima 26-04-2024, 14:22
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 14:07
    Inuyashapt 26-04-2024, 13:57
    edgarlima 26-04-2024, 13:55
    Peixe28 26-04-2024, 13:51
    edgarlima 26-04-2024, 13:51
    Shunsuke__Nakamura 26-04-2024, 13:48
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:39
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:38
    ikercasillasbestgk 26-04-2024, 13:33
    Vic-54 26-04-2024, 13:04