placardpt
    Leão segue em frente na Taça de Portugal

    45 minutos de adaptação e eis o Sporting «à Keizer»

    Foi uma estreia a vencer para Marcel Keizer. O novo treinador dos leões entrou com um triunfo, com  uma primeira parte francamente má e com um segundo tempo de qualidade. Uma estreia onde já se percebeu que a ideia de futebol mudou, mas também onde se percebeu que falta trabalho. Os leões bateram por 1x4 o Lusitano FCV e deixaram certamente a ilusão nos adeptos. O Sporting segue na Taça.

    O calendário do Sporting foi simpático para Marcel Keizer. Fazer um primeiro jogo num novo clube contra uma equipa de escalões inferiores e na Taça de Portugal foi uma vantagem para o holandês e permitiu-lhe ter uma estreia «tranquila».

    Taticamente percebeu que terminou finalmente a ideia de Peseiro de jogar com duplo pivot no meio-campo e ficou claro que, neste tipo de jogo, um jogador com Wendel pode ter um papel importante.

    Em relação à equipa de Viseu, só podemos elogiar. Equipa com alguns jogadores interessantes, que não se limitou a defender e fez uma boa festa da Taça. 

    Quem é que joga no Campeonato de Portugal?

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Certamente que o novo treinador dos leões não terá gostado da entrada em campo dos seus jogadores. Nem o holandês, nem os adeptos sportinguistas. Passes falhados, desatenções e oportunidades para o Lusitano: foi assim a entrada do Sporting na «era Keizer». A equipa de Viseu teve mesmo as duas primeiras oportunidades de golo e, durante os primeiros 20 minutos, até dificultou a compreensão sobre quem era a equipa do Campeonato de Portugal e quem era a equipa que luta pelo título de campeão nacional e anda nas provas europeias. 

    Marcel Keizer tinha prometido uma equipa que jogasse ao ataque e com futebol positivo, mas o certo é que a primeira parte teve poucos desses momentos. Taticamente foi clara a ideia de colocar Bruno Fernandes muito recuado na construção de jogo e dar a Wendel a missão de estar mais perto da área, em roturas e em combinações. Se a missão de Wendel estava a ser bem cumprida, o internacional português ia colecionando passes errados, perdas de bola e desconcentrações. Essa menor capacidade de Bruno Fernandes ( uma sombra do que foi na temporada passada) tirava intensidade e certeza ao jogo do Sporting.

    Curiosamente, e contrariamente ao que tem acontecido, era Jefferson quem conseguia dar largura ao jogo verde e branco. O defesa esquerdo foi conseguindo ganhar com facilidade o espaço para cruzar e, misturando essa largura, com os remate de Wendel de fora da área, o Sporting acabou por ir melhorando ao longo que os primeiros 45 minutos iam acabando. 

    Sem grandes surpresas, foi pela esquerda que surgiu o golo dos leões. Jogada de Wendel, um bom passe de Bruno Fernandes para Jefferson, que cruzou para o golo de Bas Dost. Quando se achou que ia ser o momento em que a festa da Taça ia acabar, eis que veio a surpresa. Mathieu volta a errar, cruzamento de Nuno Rodrigues e Diogo Braz a aparecer nas costas de Coates a empatar o jogo.

    Entrou outro Sporting na segunda parte?

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Se esta partida for uma imagem daquilo que Keizer muda ao intervalo, o Sporting certamente tem bom treinador. Apesar de alguns erros «estranho na defesa», a equipa lisboeta aprecia outra nos segundos 45 minutos. Para esse melhoramente muito contribuiu Bruno Fernandes. Se há algumas linhas tínhamos criticado o médio, agora temos de admitir que o internacional português foi outro jogador. 

    O Lusitano recuou e Bruno Fernandes deixou de ter de estar tão recuado para construir. Com o médio mais perto de Bas Dost apareceu o melhor Sporting e os golos. O 1x2 surgiu dessa  combinação entre o internacional holandês e o número 8. 

    Depois desse golo surgiu o descontrolo da equipa de Viseu e os golos apareceram de forma natural. Marcaram Bas Dost (grande cruzamento de Jefferson) e Diaby (assistência de Nani) e podiam ter surgido ainda mais golos, caso o Sporting não tivesse reduzido o ritmo. 

    O Lusitano deu 45 minutos de Taça, mas acabou por perder de forma natural contra um Sporting de duas faces. Na nova «fase» do leão surgiram algumas ideias novas, um futebol de altos e baixos e com alguns momentos de futebol de qualidade. Será o começo de um novo Sporting?

    U Sábado, 24 Novembro 2018 - 15:00
    Estádio dos Trambelos
    António Nobre
    1-4
    Diogo Braz 44'
    Bas Dost 42' 71'
    Bruno Fernandes 64'
    Abdoulay Diaby 73'
    Estádio dos Trambelos
    Lotação7 000
    Medidas102x65
    Inauguração1972
    Fase4ª Eliminatória
    Lances Capitais
    42´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    44´
    GOLO Lusitano FCV!
    Diogo Braz marca
    Diogo Braz marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    64´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    71´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    73´
    GOLO Sporting!
    Abdoulay Diaby marca
    Abdoulay Diaby marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave
    O melhoramento de Bruno Fernandes na segunda parte foi essencial para a vitória do Sporting. Passou a estar mais perto da área e isso deu golos e melhor futebol.
    O Árbitro
    António Nobre esteve mal. Na primeira existiram duas grandes penalidades por assinalar para o Sporting. Primeiro foi Bruno Gaspar a ser rasteirado e depois foi Bas Dost a ser claramente puxado quando se tentava fazer a um cruzamento
    O Melhor
    Traços de bom futebol
    Uma das coisas que mais se criticava José Peseiro era pela forma pouco positiva e atraente como a sua equipa jogava,  mesmo quando ganhava. É certo que o adversário deste sábado não era o mais complicado,  mas também é certo que houve momentos de bom futebol no segundo tempo dos leões.
    O Pior
    Entrada do Sporting
    Primeiros 20/25 minutos para esquecer dos leões. Maus passes, falhas de concentração e quase a sofrer golos. Não há grande explicação para tal, mas o certo é que jogadores como Mathieu, Coates ou Bruno Fernandes pareciam perdidos. 
    Forma
    Lusitano FCV
    2018/2019
    15J
    7V
    3E
    5D
    28-19G
    Sporting
    2018/2019
    17J
    11V
    2E
    4D
    28-16G
    Sabia que...by playmaker stats
    Nani, Bas Dost e Bruno Fernandes estiveram diretamente envolvidos (golos ou assistências) em 88% dos golos do Sporting em 2018/19.

    Top 3 influência nos golos dos leões:
    11 Nani (6G + 5A)
    9 Bas Dost (7G + 2A)
    8 Bruno Fernandes (7G + 1A)
    Jefferson fez 2 assistências para golo num jogo, é a 3.ª vez esta temporada que um jogador do Sporting consegue fazê-lo: Montero e Nani.

    Top 5 assistências no Sporting 2018/19:
    5 Nani
    4 Jefferson
    3 Montero
    2 Bas Dost
    2 Jovane
    2 Ristovski

    Fotografias(20)

    Taça de Portugal: Lusitano x Sporting
    Taça de Portugal: Lusitano x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    LUSITANO VILDEMOINHOS
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    track194 e Mika2000
    2018-11-25 10h13m por mulscp
    O Mathieu perdeu muita velocidade de uma época para outra, neste momento já não é a mesma coisa e compreende-se muito devido à idade, está longe de ser lento mas não é o velocista que vocês fazem crer. Um central à imagem do jogo de de kaizer é Militao por exemplo, este sim é rápido. O Mbemba também tem velocidade, entre outros, nesta liga vemos poucos centrais com estas caracterisricas. Quantas vezes ele ontem perdeu lances em velocidade ontem? Sim, e mesmo contra o Barça o ano passado...ler comentário completo »
    JO
    Sporting
    2018-11-25 03h26m por Josec78
    " equipa que luta pelo título de campeão nacional "

    Se o Sporting luta pelo título de campeão nacional então têm de dizer o mesmo do Tondela, do Setúbal, do falso Belenenses, etc. Estão todos na mesma divisão. Na minha opinião, o Braga é muito mais candidato ao título do que este Sporting. A história não ganha jogos.
    ZeroZero
    2018-11-24 21h57m por C-Hawk
    Um apelo: deixem de ser daquelas pessoas que, para poderem ostentar um tablet e justificar despesas aos empregadores, fingem que um tablet pode ser um instrumento de trabalho.

    Não é.

    É brinquedo de avó, apenas. Nem vou apontar um erro de cada vez no vosso artigo porque o meu comentário seria demasiado longo. Mais vale pedir-vos que o leiam com atenção desde o início ao fim para verem o que quero dizer. Se fosse só este artigo era uma coisa, mas começa a ser em 100% dos artigos. Façam de conta que fazem um esforço.
    mulscp
    2018-11-24 20h56m por track194
    O Mathieu não é rápido? Ah Tati. Manda-o para Vigo sff xD
    Lion-Heart
    2018-11-24 20h06m por mulscp
    Tenho. Mas conta com todas as competições, além disso as equipas holandesas tem poucas cautelas defensivas. Os jogos em que ele não sofreu golos eu conto pelos dedos de uma mão. Alem com a equipa que ele tinha no ajax podia ter feito bem melhor. As equipas dele defendem muito alto e ele no Sporting, pelo menos nesta altura, devido às caracteristicas dos jogadores, não tem capacidade para esse tipo de futebol pois os centrais não são propriamente rápidos, a sairem a jogar não são nenhun...ler comentário completo »
    PE
    má exibição
    2018-11-24 18h52m por petulantes
    SCP muito mal na primeira parte. Na segunda também considero preocupante mas já foi melhor. . . Coates e Mathieu precisam de cafeina. . . SCP de Keiser sinceramente não se viu nada. . . está tudo na mesma. . . Na segunda parte, o SCP só dominou porque o Lusitano rebentou. . . Em janeiro tem que se encomendar 2 centrais, um trinco, um 10 e um milagre.
    Sporting
    2018-11-24 18h47m por senhor-doctor
    Boa Vitória que dará moral a equipa. Espero que adaptem rapidamente ao estilo do jogo do treinador. Vamos ter Qarabag fora, aonde não é um jogo de grande importância por isso servirá para melhorar a coesão e adaptação novamente. O primeiro grande teste será contra o Rio Ave fora. O calendário depois desse jogo o Sporting jogará em casa por 3 jogos seguidos. Por isso, calendário okay.

    Gostei do que vi, sei que foi o primeiro jogo, por isso não fui muito crítico. Vamos Sporting !
    Sporting
    2018-11-24 17h45m por mulscp
    Sempre que o Sporting perdia a bola havia muito espaço nas costas e para quem estudou um bocadinho a forma como o Keiser monta as equipas isto não é novidade pois normalmente defendem muito mal, contra uma equipa mais rápida iríamos ter problemas sérios
    Mathieu
    2018-11-24 17h24m por Darox
    Muito Mau hoje. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Levantamento dos clássicos perto do 25 de abril
    Portugal, país do futebol, o desporto do povo. Abril, mês da revolução, pela liberdade do povo.