placardpt
    Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
    Dirigente lidera secção desde 2009

    O presente e o futuro da UD Oliveirense nas palavras de Hélder Albergaria

    2018/08/08 13:34
    E0

    A conquista da Liga Placard 2017/18 pela UD Oliveirense culminou um projeto que se iniciou na segunda divisão nacional (quarto escalão), após a extinção do basquetebol sénior masculino pela equipa de Oliveira de Azeméis, no ano de 2006. Responsável pela secção desde 2009, Hélder Albergaria está ligado ao crescimento recente do clube, dedicando-se a uma modalidade que começou a seguir por influência do filho Francisco.

    «A minha ligação ao basquetebol era praticamente nula, só acompanhava os encontros de minibasquetebol do meu filho que tinha entrado para a UD Oliveirense em 2002. Em junho de 2009 sou convidado a assumir a secção por parte de pessoas que me são muito próximas. Depois de ser muito pressionado, acabei por aceitar, pois era um grande desafio, mesmo não me sentindo confortável. Comecei por fazer muita pesquisa sobre o clube e a modalidade e rapidamente preparei um projeto a 4 anos para a equipa sénior, com o objetivo de colocar novamente a UD Oliveirense na Liga Portuguesa de Basquetebol. Nunca é demais relembrar que a UD Oliveirense decidiu extinguir o basquetebol sénior em 2006, com o clube a conquistar os títulos de Campeão Nacional da CNB2 em 2010, Campeão Nacional da CNB1 em 2011 e Campeão Nacional da Proliga em 2013, subindo consequentemente ao primeiro escalão», revelou em entrevista ao zerozero.

    O acompanhamento da população de Oliveira de Azeméis à equipa foi crescendo com o decorrer da época, atingindo o seu auge na campanha imaculada da UD Oliveirense nos play-offs. O dirigente destaca a paixão do público local pela modalidade, esperando que esta ligação se prolongue nos próximos anos.

    UD Oliveirense não perdeu nenhum jogo nos play-offs ©UD Oliveirense

    «A população de Oliveira de Azeméis tem efetivamente uma ligação muito forte com esta modalidade. Podemos dizer que era um vulcão que esteve adormecido algum tempo e foi despertando ao longo dos últimos anos, até que acordou e entrou em erupção nos play-offs desta época. Obviamente que foi muito importante para nós e para o basquetebol, pois em Portugal não se vê em mais lado nenhum um público assim. Em cada um dos encontros da final estiveram mais de 2.500 pessoas, lotando por completo o nosso pavilhão. Penso que esta ligação vai continuar nos próximos anos, independentemente do que acontecer, pois os nossos adeptos são genuínos e vivem basquetebol como ninguém», afirmou.

    Na temporada de regresso a Portugal, após alguns anos no basquetebol angolano, o treinador Norberto Alves conduziu a UD Oliveirense a uma época de sucesso, sendo eleito o melhor treinador da Liga Placard. A ambição revelada pelo técnico ao longo da época mereceu elogios de Hélder Albergaria, que destacou os jogos com o Benfica na segunda fase, como alguns dos momentos-chave da temporada.

    «A minha relação com o Norberto Alves é excelente, e não o é só porque fomos campeões nacionais, mas sim porque é um excelente técnico, uma pessoa humilde, de princípios e palavra. O Prof. Norberto Alves logo no primeiro treino da época fez questão de transmitir aos atletas ao que vinha, dizendo que estava para os ajudar a ser campeões e não porque era bonito. Fiquei perplexo e preocupado, pensei que poderia ser complicado conviver com tamanha pressão, mas felizmente estava enganado. Senti que podíamos ser campeões quando perdemos em Lisboa com o Benfica por 1 ponto depois de estar a vencer por 20 no último período, e depois, ao vencermos na segunda fase em casa, fiquei realmente convencido que seria desta», confessou.

    Aposta na continuidade

    Após a conquista do campeonato nacional, a UD Oliveirense não esconde a ambição de revalidar o título na próxima época. Contudo, Hélder Albergaria coloca os rivais FC Porto e Benfica como principais candidatos à conquista da Liga Placard, destacando o investimento feito pelos dois conjuntos.

    «É normal que uma equipa que acaba de se sagrar campeã nacional assuma-se como candidata ao título na próxima época. Contudo, temos de olhar para os crónicos candidatos Benfica e FC Porto e constatar que se estão a reforçar como nunca. Para mim são os principais candidatos ao título tendo em conta o investimento que estão a fazer e a qualidade dos atletas que já contrataram», disse.

    Arnette Hallman reforçou o Benfica ©UD Oliveirense

    Com a continuidade de grande parte do plantel da época transata, as contratações de André Bessa e Marko Loncovic, além do regresso de Francisco Albergaria, são as principais novidades na equipa da UD Oliveirense para a temporada 2018/19. O dirigente realça a aposta na continuidade, fechando o capítulo da saída de Arnette Hallman para o Benfica.

    «Vamos ter um aumento de orçamento. Apesar de não gostar da palavra reforços, acredito que os novos jogadores vêm para nos ajudar a conseguir os objetivos da equipa. Acreditamos que as renovações têm muita importância, sendo uma aposta na continuidade de pessoas a quem estamos muito gratos. Estava tudo acordado entre as partes para a renovação do Arnette, mas para nós esse assunto já está encerrado», declarou.

    Apesar de ter conquistado o campeonato nacional, a UD Oliveirense abdicou da presença na próxima edição da Liga dos Campeões. Hélder Albergaria defende esta decisão com a aposta no desenvolvimento sustentado da secção, não fechando portas, contudo, a uma participação futura.

    «A UD Oliveirense abdicou do direito de participação por vários fatores e não só por questões financeiras. Atualmente ainda não estamos preparados para este nível de competição, para além de inexperientes temos também escassez de pessoas na estrutura diretiva e no staff, e necessitamos de investir nos nossos equipamentos técnicos, clínicos, etc… Julgamos que o melhor para todos é prepararmo-nos para o futuro próximo e depois sim, se acontecer, participarmos nas conpetições europeias», admitiu.

    Antes de iniciar a defesa do título nacional, a UD Oliveirense irá discutir a Supertaça frente ao Illiabum, em encontro marcado para o dia 5 de outubro.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    Na visita do Sporting ao Estoril Praia
    Uma vez que António Adán e Franco Israel estão simultaneamente lesionados, o Sporting vai entrar em campo no Estoril com uma baliza completamente renovada. Rúben Amorim ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Taument_da_Silva 10-05-2024, 13:17
    OJaime_Pacheco 10-05-2024, 12:57
    OJaime_Pacheco 10-05-2024, 12:54
    ZY
    zyxw4321 10-05-2024, 12:51
    ZY
    zyxw4321 10-05-2024, 12:32
    dmhps 10-05-2024, 12:31
    NE
    nelecoborgas 10-05-2024, 12:24
    3D
    3dA 10-05-2024, 12:14
    moumu 10-05-2024, 12:08
    moumu 10-05-2024, 12:05
    TomPen 10-05-2024, 12:04
    AL
    Alvibranco 10-05-2024, 12:00
    ZY
    zyxw4321 10-05-2024, 11:46
    AL
    Alvibranco 10-05-2024, 11:42
    AL
    Alvibranco 10-05-2024, 11:38
    Fill 10-05-2024, 11:33