placardpt
    Portugal é campeão da Europa!!!

    Paris, lesão, Éder, 109'... Cumprido!

    Caro leitor, tem netos? Se tem, vá festejar com eles. Se não tem, nunca mais se esqueça deste 10 de julho de 2016 para um dia lhes contar. Foi 1966, foi 1984, foi 1996, 2000, 2004, 2006, 2012. Tudo para trás. A Europa e o Mundo são de Portugal! Vitória em França, contra a França, quase 100 minutos sem Ronaldo e com Éder (sim, esse que tanto foi criticado) a fazer o golo dos sonhos. O sonho está concretizado: cumpriu-se Portugal!

    As lágrimas que fizeram chorar

    Más condições
    Não foi nas condições ideais que a final se disputou. Do calor não se pode reclamar, visto ser algo inevitável. Mas uma praga de insetos e um relvado muito deficiente eram pormenores evitáveis.
    Olhar para o jogo e ver que as equipas não apresentaram surpresas e se desenharam taticamente como se esperava. Ver que o calor era muito e que havia uma estranha vaga de insetos voadores a pairar sobre o relvado. Sentir que a ansiedade portuguesa com a bola nos pés era incomparavelmente maior que a francesa, mas que a primeira distração até foi gaulesa, com Nani a desperdiçar.

    Podíamos pensar nisso tudo, mas o minuto 8 bloqueou qualquer análise. Payet entrou com tudo sobre Cristiano Ronaldo (mesmo que sem maldade) e o joelho do português sentiu bastante a pancada. Foram 17 minutos de dúvida e de hesitação, mas, após um contra-ataque, percebeu-se que o pior estava para acontecer.

    Claro que qualquer equipa fica mais frágil sem um jogador como Ronaldo. Mas a mudança até serviu para equilibrar o jogo, quer porque Portugal despertou, num claro sinal de que, agora, seriam 11 figuras a trabalhar para um objetivo que parecia mais utópico, quer porque a França, estranhamente, caiu muito de qualidade.

    Só Sissoko cavalgava num jogo que decaiu muito de qualidade e se tornou rapidamente uma batalha de cautelas. No meio-campo, os franceses eram muito mais robustos e Adrien e Renato Sanches exageraram nas hesitações e abusaram nos passes a queimar - um pouco também à custa do relvado. Valia William, com uma serenidade incrível, e a dupla de centrais.

    Uma pasmaceira

    Ai Portugal fazia um jogo nojento? Pois bem, aí estava ele. Na segunda parte foi muito assim. A seleção portuguesa serviu aos críticos a verdadeira crítica, adormecendo ao máximo o jogo e esperando pelos franceses. Mas... é esta França uma equipa que joga um futebol deslumbrante? Ficou visto que não. Se os lusos estavam retraídos, os gauleses não estavam menos, recuados a fechar os espaços entre linhas e à espera de um mísero buraco para fazer a diferença.

    Isso, em raras vezes, surgiu e o perigo rondou a baliza portuguesa. Normalmente, era nos flancos que a diferença se fazia, já que Guerreiro fez o seu jogo menos bem conseguido na prova e Cédric ficou condicionado muito cedo com o amarelo que recebeu. Então quando Deschamps mexeu, e bem, do seu lado esquerdo, Coman explorou isso ao máximo, com a sua velocidade explosiva. Moutinho entrou para dar outra frescura e lucidez e melhorou ligeiramente a equipa na zona central. Mas a maior mudança viria depois.

    O melhor Éder e a estrelinha

    Claramente que Fernando Santos tem méritos e um dos principais é a capacidade de ser cerebral e frio. Outra delas é o conhecimento dos seus jogadores. Um pormenor: na votação para o onze desta final, Éder foi o jogador de campo menos votado pelos nossos leitores. Percebe-se. Ninguém apostaria no camisola 9. Quem diria...

    Ronaldo saiu, mas foi um verdadeiro capitão no banco ©Global Imagens / Gerardo Santos
    O avançado entrou muito bem, começou finalmente a ganhar bolas nas alturas (algo que Nani, obviamente, não conseguia) e também faltas no meio-campo contrário. Portugal apareceu mais à frente, com mais confiança e, sobretudo, a praticar um estilo de jogo muito mais familiar, num 4x1x4x1 com João Mário a crescer em zonas centrais.

    Foi com uma enorme secura de sangue que, quando ninguém o previa, os portugueses viram a bola de Gignac (entrou muito bem na vez de Giroud) no poste, depois de Pepe ficar para trás. Mas a sorte estava do lado dos audazes.

    Até podia fugir quando a trave tirou o golo a Guerreiro, já num prolongamento onde a França acabou fisicamente. Mas havia Éder. Quem mais podia ser o herói improvável? Bola ganha no meio dos franceses, conduzida com vontade de 11 milhões para a zona central e disparo para... O melhor momento da história do futebol português.

    Depois? Depois foram incríveis e inesgotáveis os heróis em campo e as gargantas fora. A França ainda faria mais uma substituição, lançando peças para a frente, mas não chegou para incomodar.

    A glória. Eis a glória!

    U Domingo, 10 Julho 2016 - 20:00
    Stade de France
    Mark Clattenburg
    1-0
    a.p.
    Éder 109'
    Stade de France
    Stade de France
    França
    Saint-Denis - Paris
    Lotação81 338
    Medidas105x70
    Inauguração1998
    FaseFinal
    JornadaJornada 7
    A Chave
    Minuto 8: Payet entrou duro sobre Cristiano Ronaldo, que ficou com queixas no joelho. Forçou duas vezes, mas não conseguiu continuar. E tudo o que podia ser a estratégia de um e de outro selecionador ficou condicionado a partir daí.
    O Árbitro
    Uma arbitragem sem casos de maior (bem no fora de jogo a Pepe), mas com uma dualidade de critérios considerável. Nada a dizer em relação aos amarelos aos portugueses, mas os dos franceses tardaram a sair do seu bolso - nomeadamente a Payet e Sissoko. Ainda assim, uma arbitragem com nota positiva.
    O Melhor
    Éder
    O herói! Entrou quando se pedia dimensão para um ataque que era cada vez mais inexistente e sem forças, começou por ganhar faltas para fazer subir a equipa, ensaiou remates e acertou no alvo. Rui Patrício esteve enorme, William foi gigante no meio-campo, mas Éder fica com a maior fatia, porque fez a diferença.
    O Pior
    Griezmann
    Esperava-se muito mais do camisola 7, que nunca soube arranjar espaço dentro da enorme organização portuguesa. Fica com a coroa dos golos, mas sem a coroa do título, depois de um jogo onde foi anulado sobretudo pela enorme exibição de William.
    Forma
    Portugal
    2018/2019
    França
    2018/2019

    Fotografias(59)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    FRANÇA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    bludouro
    2018-07-12 16h53m por Blue_Bitter
    Como é óbvio estes meus prognósticos não são uma ciência exata. Poderíamos ter o mesmo destino mesmo tendo ganho o Euro 2004. Porém digo que poderíamos ter ganho a Taça das Confederações e o Mundial porque a conquista de um título dá uma enorme injeção de confiança a uma equipa! Podendo esta, independentemente de jogar muito o pouco futebol, tornar-se num candidato a derrotar qualquer equipa. No caso da geração do Scolari, para termos melhor sucesso a meu ver, deveu-se à carência de títul...ler comentário completo »
    Blue_Bitter
    2018-07-10 16h51m por DarkDan
    Melhor figurinha que a Grécia faziamos de certeza na Taça das Confederações
    2 anos
    2018-07-10 16h31m por Blue_Bitter
    Apesar da euforia que ainda sinto com esta conquista não consigo ficar indiferente à azia que ainda sinto por termos perdido o Euro 2004. É que esta vitória só viria reforçar o nosso estatuto como seleção e passaríamos de uma seleção sem títulos no escalão sénior a 2 títulos europeus! O que nos colocaria como uma das equipas mais tituladas da Europa em termos continentais, à frente da Holanda, Itália e USSR! Estaríamos igualados com a França e só estaríamos atrás de Alemanha e Espanha.
    ...ler comentário completo »
    Portugal
    2018-07-10 16h17m por DarkDan
    Hoje podiamos estar a celebrar este feito e a passagem á final. Não quis o destino, fica para a próxima.
    Eder
    2018-07-10 10h46m por senhor-doctor
    O Herói que nem esteve em nenhuma capa de jornal no dia seguinte, e penso que nem 2 dias depois.

    Fez o inesperado, e um Portugal sem Ronaldo venceu a final!
    RN
    Portugal X França
    2018-07-10 09h20m por RN123
    Nunca irei esquecer este dia, 10 de Julho de 2016. . .
    Foi o dia em que vibrei mais num jogo de futebol!
    É um orgulho ser campeão da Europa!
    Não importa como jogamos, o que é importa é que vencemos (merecidamente) o EURO 2016!
    Já estava na altura caramba!
    Não poderia ser melhor o adversário a derrotar, a França que fora o "carrasco" de Portugal em várias competições (EURO 1984, EURO 2000 e Mundial 2006).
    Espero mesmo voltar a ver estas imagens, es...ler comentário completo »
    1 aninho
    2017-07-10 12h36m por edmur_ribeiro
    Parece que ainda foi ontem!

    Vou ser sincero, foi o dia mais feliz da minha vida nem no dia em que conclui a minha licenciatura senti uma felicidade e um orgulho tão grande dentro de mim!!! No momento em que o Eder (fui um dos seus maiores críticos antes e depois do Euro e ainda hoje me arrependo) marca o golo quase que ia tendo um ataque cardíaco e quase que mandava a casa toda abaixo e no final lá soltei as palavras que me estavam entaladas na garganta há 12 anos e gritei para a...ler comentário completo »
    PORTUGAL!!!
    2017-07-10 11h10m por Sehtor
    Mas que alegria tão grande tivemos. Que momento. . . que haja muitas mais vitórias, que as merecemos!
    PORTUGAL!!!
    2017-07-10 11h08m por Sehtor
    Q
    Há 1 ano
    2017-07-10 09h44m por ZRAUGUS
    Foi com toda a certeza um dos dias mais felizes da minha vida e da vida de muitos portugueses espalhados pelo mundo. 10 de Julho de 2016 fica registado como uma das datas mais importantes da história de Portugal, desportivamente e não só.

    Isso diz tudo sobre o poder e a influência que o futebol exerce na sociedade e em cada um de nós.
    BetrayalKiller_ SLB Thank you ^^
    2017-07-10 01h04m por FinalFantasy
    Ainda não tinha visto este :D ( Tenho o jogo completo da BBC )
    Muito bom !


    ( O short link do Youtube é mais fácil para partilhar e copiar, aqui fica ele =P )
    https://youtu. be/_Dd4k36nZi8

    PS - Again, MUITO BOM ! Vou ver de novo ^^
    Vitória no Euro
    2017-07-10 01h03m por RQ7T
    Depois do apito afinal do jogo senti-me mais feliz que nunca e fiquei meio rouco depois de tanto gritar "Somos Campeões".
    17 de Julho, o dia que nunca vou esquecer nem acredito que já faz um ano.
    PR
    Portugal
    2017-07-10 00h44m por professorxibanga
    As melhores horas da minha vida entre a chegada aos aliados no dia 10 até ao dia seguinte onde estava no cais de Gaia à tarde e ainda se ouviam carros a buzinar, a festejar xD
    Nada vai superar o momento do golo do Eder! Foi a loucura!
    Talvez na final do mundial haja algo parecido :)
    FinalFantasy
    2017-07-10 00h32m por BetrayalKiller_SLB
    https://www. youtube. com/watch?v=_Dd4k36nZi8&featur e=youtu. be#t=22. 1373125

    Já agora deixo aqui o golo narrado por diferentes países.
    Um momento tão mágico deve ser narrado em diferentes línguas ;)
    Euro 2016 - Os 3 vídeos
    2017-07-10 00h16m por FinalFantasy
    Para ver, rever, guardar.

    POÉTICO ( Slow motion )
    https://youtu. be/4IGCkzKy1rQ

    AO VIVO
    https://youtu. be/kAcBgvFvhWg

    RELATO ( editado, concordante com o slow motion )
    https://youtu. be/Mv_nplMjOZo
    Inesquecível
    2017-07-10 00h16m por lidiojose7
    Excelente artigo do Zerozero, só um reparo, acho uma falta de consideração não mencionarem o nome do jogador que substitui Ronaldo
    Portugueses!!!
    2016-07-11 12h00m por Sehtor
    De acrescentar apenas um detalhe: não é hoje, nem nas últimas 4 semanas, sempre deveria ter sido e sempre deverá ser. Quando joga a seleção, não há clubes nem regiões. Há um país!
    Sou nortenho e portista e tenho de dizer que me sinto orgulhosíssimo de todos os jogadores de Portugal, independentemente do local de nascimento ou clube que representam/onde se formaram. Pode parecer cliché, mas creio ter sido mesmo importante os jogadores terem abraçado essa filosofia e terem sentido i...ler comentário completo »
    Mas que alegria!
    2016-07-11 11h49m por Sehtor
    Nem sei descrever.
    Depois do Mundial 2014, temi pelo futuro da seleção pois não via novos valores a despontar depois de uma campanha dececionante. Estava errado, e juntando Guerreiro, Cedric, Sanches, Fonte e Quaresma (jovens promessas estes dois lol) à equação conseguimos construir uma equipa sólida.
    Mas, sem me querer gabar, um mérito tive: enquanto depois dos jogos da fase de grupos tanto user disse que não íamos a lado nenhum e coisa e tal, eu disse sempre "Calma!" ...ler comentário completo »
    análises e previsões à posteriori. . .
    2016-07-11 11h31m por prehistorico
    valem «bola»

    foi a vitória da eficácia e de - por uma vez - termos compreendido as nossas limitações e as dos outros e por isso, tiro o chapeu ao F Santos.

    ganhámos, além do óbvio estatuto de Campeões Europeus, alguns novos indiscutíveis na selecção. (titulares do 11 inicial)

    Raphael Guerreiro, Fonte, João Mário.
    golo decisivo
    2016-07-11 11h04m por alabama
    O golo decisivo foi marcado pelo "talocha", pelo último jogador que os portugueses punham a jogar. Éder comprovou ter merecido jogar mais vezes, a maneira como ele segurava a bola de costas para a baliza e ganhando faltas, isso faltou-nos ao longo do europeu, mas graças a Deus conseguimos vencer o europeu ;)

    Parabéns Éder, parabéns portugal ;)
    Malmequer
    2016-07-11 11h01m por Bruvista
    bla bla bla bla. . . diarreia mental. . . bla bla bla bla. . . . preves futuro. . . bla bla bla. . . só não preves o teu futuro negro num hospicio, isto se algum hospicio te pegar. . . loool
    Malmequer
    2016-07-11 10h36m por Bruvista
    Não faz mal florzinha tás perdoada. . . Como diz o capitão que te fod. . . . loool. . . Que todos os psicólogos e Rennie estejam ctg. . . . loool
    #Portugal
    2016-07-11 09h55m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    O dia que sempre sonhei aconteceu!
    Não há muito mais a dizer, apenas dizer que será um dia para sempre recordar e que nunca devemos criticar em demasia. Posso não ter dito ou não terem visto mas desde o empate com a Islândia sempre acreditei que iríamos longe e este era o nosso ano e o Éder para mim foi sempre um jogador esforçado que não me viram a criticar nunca.

    PARABÉNS A NÓS! #SOMOSPORTUGAL
    Portugal
    2016-07-11 09h47m por alabama
    Grande jogo, grande equipa :) ninguém se acreditava no Fernando Santos quando dizia que só iria para casa dia 11 de Julho, confesso que também não acreditei, face à fase de grupos que passamos em 3º . . . Agora estamos todos felizes, grande Éder, o avançado que ninguém queria meter a jogar entrou e resolveu, mesmo sem o nosso craque, CR7, conseguimos ganhar à França, na França ;)

    PARABÉNS PORTUGAL, as melhoras Ronaldo ;)

    RUMO À TAÇA DAS CONFEDERAÇÕES, VAMOS GANHAR !!!
    Campeões Europeus
    2016-07-11 09h22m por Luis-D
    Nunca pensei que com esta Equipe conseguissemos isto.
    Parabéns, este titulo também para as vezes que fomos muito melhores que os adversários e perdemos.

    POOOOORTOGAAAAAL

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Técnico alemão deixou rasgados elogios ao defesa
    No passado mercado de inverno o Bayern München surpreendeu tudo e todos quando anunciou Eric Dier como reforço por empréstimo do Tottenham. O defesa inglês de ...