placardpt
    FC Porto vence no jogo da consagração

    A festa no campo depois da noitada de sofá

    Um dia depois de ter festejado matematicamente o título nacional, o FC Porto foi para o terreno de que mais gosta e, com 50 mil nas bancadas, rubricou a assinatura na taça com mais uma vitória, mais três pontos e mais uma demonstração de que foi e é, nos vários contextos, a equipa mais forte do campeonato.

    Festejo com seriedade

    Alívio, êxtase, explosão de alegria. Um pouco de tudo isso era o sentimento global de um Dragão que, cinco anos depois, voltou a celebrar o título mais desejado, numa espécie de retomar do que era um hábito regular e que foi travado pela sequência do Benfica. Um contexto que qualquer leitor conhece, mas que muito conta para começar a analisar um jogo que começou muito antes do apito inicial. No fundo, começou na noite anterior, a seguir ao apito final de Carlos Xistra em Alvalade que confirmou o título azul e branco.

    Também por causa disso, por toda a festa noite dentro, pela lógica mudança de rotina e por toda a tarde de comemoração de milhares de pessoas à volta do Dragão, o que deu, por exemplo, numa entrada da comitiva no estádio a apenas uma hora do jogo, houve uma diferença considerável de realidade preparatória.

    Sérgio marcou e dedicou a... Sérgio ©Catarina Morais / Kapta +
    O jogo, como tal, não teve o FC Porto avassalador, esfomeado, insaciável que foi habitual no seu estádio esta época. Sérgio Conceição, que recolheu muitos dos louros da conquista, não quis mudanças de fundo e apresentou a equipa esperada, embora desta vez sem a pressão que a faz sufocar os adversários.

    Mesmo assim, foi uma primeira parte interessante e bem jogada. O Feirense, já conhecedor dos resultados da concorrência, sabia que ia acabar a jornada em zona de manutenção, embora sem garantias de sucesso no fim. O ambiente de festa podia ser aproveitado e foi por isso que Crivellaro, ao fim de um quarto de hora, fez a primeira ação de golo: o relate, muito distante, bateu Casillas, só que embateu na trave.

    Um despertador para um FC Porto que atacou muitas vezes pela esquerda, a tentar explorar a menor rotação do jovem Diga, embora sem grande sucesso. Aliás, foi na esquerda que nasceu o golo, já na reta final do primeiro tempo, num lance concluído por Sérgio Oliveira, minutos depois de Diego Reyes também ter acertado na trave.

    Ora, se a oportunidade era interessante para o Feirense fazer uma gracinha, isso foi reforçado no discurso ao intervalo, que fez com que os fogaceiros entrassem com forte ímpeto na segunda parte, com algumas investidas perto da baliza portista. Só que rapidamente tudo voltou à normalidade.

    Aplausos aos campeões

    Aboubakar foi a jogo, picou para Brahimi na área e este, com dois toques, fez um golo brilhante, a coroar uma grande época num jogo em que, estatisticamente, o argelino passou a ser o portista no campeonato com mais minutos (deixou Felipe para trás).

    Obra prima de Brahimi ©Catarina Morais / Kapta +
    E, quanto a jogo, é (quase) tudo. Tentou-se de um lado (no FC Porto com Hernâni e Aboubakar a quererem mostrar serviço) e do outro (o cansaço foi a derradeira barreira da equipa de Nuno Manta, que passou à descrença na última meia hora, apesar de ainda ter marcado nos descontos, num bom cruzamento da direita que Valencia respondeu de cabeça). 

    Houve, mais do que bola, festa personalizada na bancada. O Benfica não foi esquecido e várias foram as músicas dos adeptos em jeito de provocação ao grande rival, por entre cânticos individuais aos jogadores, que devolveram o grande carinho vindo da plateia. Sérgio Conceição ficou com o aplauso da noite e respondeu com vénias aos quatro cantos do estádio.

    No fim, a taça do 28.º campeonato entregue à equipa que mais a mereceu.

    U Domingo, 06 Maio 2018 - 20:15
    Estádio do Dragão
    Luís Godinho
    2-1
    Sérgio Oliveira 37'
    Yacine Brahimi 59'
    José Valencia 90'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 33
    Lances Capitais
    37´
    GOLO FC Porto!
    Sérgio Oliveira marca
    Sérgio Oliveira marca o seu 4º golo na prova (19 jogos)
    59´
    GOLO FC Porto!
    Yacine Brahimi marca
    Yacine Brahimi marca o seu 9º golo na prova (32 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Feirense!
    José Valencia marca
    José Valencia marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
    A Chave
    Minuto 59: não que estivesse a ser muito apertado para o FC Porto, mas o Feirense entrou forte no segundo tempo e o jogo esteve mais equilibrado nessa fase, pelo que o golo de Brahimi quebrou com a reação.
    O Árbitro
    Arbitragem correta e com decisões certas nos lances mais discutíveis. O mais duvidoso aconteceu no derrube de Briseño a Hernâni, mas fica o benefício da dúvida para o árbitro, que decidiu ter sido fora da área depois de ver as imagens.
    O Melhor
    Ambiente apoteótico
    O fim do jejum de títulos teve festejos a condizer. Se já a noite de sábado tinha sido intensa no centro da Invicta, com os olhos voltados para os heróis do campeonato foi ainda mais. Boa parte dos jogadores teve direito a cânticos individuais, mesmo os que não estavam em campo. A sintonia entre adeptos e plantel foi evidente no Dragão ao longo da temporada, mas foi nesta noite que atingiu o nível máximo.
    O Pior
    O azar de não poder estar

    Fizeram falta campeões como Danilo Pereira ou Diogo Dalot, ambos a recuperarem de lesões graves que lhes retiraram a oportunidade de participar de forma ativa na fase final da temporada, ambos atletas muito acarinhados pela massa adepta portista.

    Forma
    FC Porto
    2017/2018
    51J
    37V
    8E
    6D
    118-39G
    Feirense
    2017/2018
    38J
    9V
    6E
    23D
    37-55G
    Sabia que...by playmaker stats
    José Valencia estreou-se a marcar na Liga Portuguesa; esta temporada tinha marcado 2 golos na Taça da Liga.

    Foi o 10.º golo sofrido em casa pelos dragões na Liga NOS 17/18:
    Feirense
    V. Setúbal
    Sporting
    SC Braga
    V. Guimarães x2
    Marítimo
    Paços Ferreira
    Portimonense x2
    Sérgio Conceição chegou à 37.ª vitória no FC Porto nesta temporada; o melhor registo numa só época desde 2010/11 com André Villas-Boas (49):

    73% vitórias em 2017/18
    84% vitórias em 2010/11
    FC Porto invicto no Dragão pela 2.ª época consecutiva nas provas nacionais.

    Em 22 jogos em casa, os dragões venceram 20 encontros e empataram apenas duas partidas:
    E 0-0 Benfica, Liga e Leixões, Taça da Liga
    FC Porto marcou 72 golos esta época no Dragão, o melhor registo desde 2010/11 com André Villas-Boas.

    Desde 2002/03 com José Mourinho (2,86), que o FC Porto não tinha uma média igual ou superior a 2,77 golos por jogo em casa

    Fotografias(45)

    Liga NOS: FC Porto x Feirense
    Liga NOS: FC Porto x Feirense
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    FEIRENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JK
    Má de interpretação
    2018-05-07 22h11m por JKappa
    Eu em nenhum momento disse que o Porto joga mal ou que não é um clube forte, pelo contrário, apenas disse que é o clube com menos impacto mediático a nível nacional quando vence, eu acredito que vos doa, mas é a realidade, desde quando é que não posso comentar o que penso?
    Clubes como o Manchester City ou o Mónaco que são dos mais fortes do seu país e que têm poucos adeptos são o exemplo perfeito para o que eu quis dizer.
    O Porto não tem nem de perto nem de longe a massa asso...ler comentário completo »
    Festejos
    2018-05-07 17h07m por houdini12
    Pah, sou do norte mas por questões acadêmicas estou por Lisboa. . . Ontem como tal, sempre que o meu clube é campeão, peguei na bandeira, no carro e fui dar uma volta demorada pela cidade. . Foi para picar? Não, foi para expressar a minha felicidade pelo feito do meu clube, mas isso não impediu que ouvisse algumas, e tendo em conta que era o dia da mãe, até fizeram questão de mandar alguns gracejos a minha xD. .
    Ainda me cruzei por alguns adeptos, e não foram tão poucos quanto...ler comentário completo »
    PE
    Schmeichel
    2018-05-07 16h04m por PedroFCP_Returns
    Não acho que seja toupeira mas dá ideia que é só mesmo para trollar e criar alarido sem qualquer razão mas também tento já nem dar atenção a este tipo de comentários.

    Nas redes sociais só sigo as páginas afetas ao Porto (e algumas anti-Benfas e durante algum tempo segui o Sporting Comédia mas aquilo é do mais lampião que pode haver) as outras estou-me pouco c@g@#d% mas segundo me disseram a página oficial de facebook do Sporting nem aos 3M chega (e apelam ser 3, 5M) e a do Benfas...ler comentário completo »
    Hm. . .
    2018-05-07 15h50m por Tartaruga_Genial
    Clube de bairro, clube de cidade, clube do país ou clube do mundo. . . Quero é ver alguém com coragem de festejar aqui em Guimarães seja as 20:00 ou as 2:00.
    PE
    . . .
    2018-05-07 15h31m por PedroFCP_Returns
    Também era para ter respondido a esse JKappa mas já foi tudo dito pelos users em baixo.

    Se o Porto um clube que nos últimos 30 anos ganhou 7 títulos intercontinentais, 20 campeonatos, é o clube português com mais seguidores em todas as redes sociais é um "clube de cidade" e um clube que durante esse tempo só ganhou 2 campeonatos e mais umas Taças é um "clube nacional" então informem-me bem. Se assim fossem lampiões percebia a moral agora sportinguistas? E estou espantado como ...ler comentário completo »
    Hugo657
    2018-05-07 11h24m por dani321
    E entao o que é mesmo relevante é focar -se no número de pessoas que andam a festejar pelo pais.

    E foi como disse pode ser sozinho ou acompanhado que fazemos festa. Se é essa é grande ou pequena pouco interessa.
    O que interessa é que estamos a festejar mais um titulo de campeoao nacional, 28, e estão a festejar um pouco por todo o mundo.


    Tbm como disse nunca vi o Sporting festejar, portanto nem sei onde fazem a festa.


    ...ler comentário completo »
    ya
    2018-05-07 10h42m por iSMURF4
    é como aqui no Norte. . . Sportinguistas nem vê-los. . . aliás o carposfcpfan disse tudo

    lol
    JKappa
    2018-05-07 10h08m por HUGO657
    Deixa tar, um gajo já não pode dizer o que vê e deixar a sua opinião que as virgens ficam logo ofendidas, eu tenho a mesma opinião, até porque vivo nos Açores (mais propriamente Ilha Terceira) e sempre que o Benfica ou o Sporting são campeões há uma festa exorbitante, o que é que eu vi sábado na zona da festa? Meia dúzia de pessoas. . . E não estou a querer ofender ninguém, tal como o JKappa, foi apenas o que eu vi com os meus próprios olhos.
    Agora não me venham com a tanga de não...ler comentário completo »
    . . .
    2018-05-07 03h19m por carlosfcpfan
    acho uma piada aos sportinguistas que dizem que a festa do sporting é nacional e tal e não sei quê. . .
    só é pena é que nunca acontece
    vivo no norte e até hoje devo ter conhecido uns 7 ou 8 sportinguistas no máximo
    Jkappa, eu ate percebo a ideia. . .
    2018-05-07 02h54m por dani321
    Eu percebo o que dizes.

    O que sao vitorias do Porto sao muito menos televisionadas, ate porque não interessa assim tanto falar sobre a descentralização pelos lados da sagrada cidade de Lisboa.

    Afirmar que o Porto é um clube de cidade é realmente falar um pouco à toa, contudo.

    Eu açoriano, em Inglaterra, e portista sempre festejei e buzinei os títulos enquato vivia em Portugal, nem que estivesse a faze-lo sozinho.

    Porque são aq...ler comentário completo »
    JKappa
    2018-05-07 00h47m por andr3-
    É por causa disso que vocês não merecem ganhar o que quer que seja, nós conquistamos tudo com muita humildade e com muito suor. Sabes lá o que isso é.
    Podes ter a certeza, sinto orgulho, muito orgulho na cidade que represento!
    Contra tudo e contra todos!!!
    Nós podemos não saber festejar, mas vocês lagartos, já nem se lembram do que é festejar.
    Agora, faz-nos lá esse favor e sintoniza no Porto Canal, para ver se aprendes alguma coisinha.
    O CAMPEÃO VOLTOU 🏆
    Para o ano à mais 🎭🎭🎭
    JKappa
    2018-05-07 00h34m por chico123
    Obrigado!

    Ah, e isso de clube de cidade, estou a escrever aqui em Genebra na Suiça, onde o título foi celebrado por centenas de adeptos, mas que infelizmente a TV só cá vêm quando o benfica é campeão. . .
    JK
    endr3-
    2018-05-07 00h31m por JKappa
    Eu soube disso do Marquês, foi quase às 2 da manhã com cerca demeia centena de pessoas organizadas das casas do Porto, mas até que deu uma certa pena agora ao ver o "orgulho" nesse post. Aproveitaram a cidade adormecer para ir festejar, só me resta agradecer pelo baixo volume comprovado no video.
    Já te disse que é o que eu tenho vivido nos últimos dois dias de Lisboa para baixo porque ainda não me calhou ir ao norte, mas o Porto não é um clube nacional, é um clube de cidade e não há mal nisso. Parabéns pelo título.
    JKappa
    2018-05-07 00h29m por chico123
    Assim como os restantes benfiquistas, vocês continuam a ver o FC Porto como uma equipa de aldeia e complexo de inferioridade, mas mais uma vez sempre que somos campeões metem a pala a frente dos olhos e das 2 uma. Ou mudam para a cmtv a dar cobertura com coisas sem significância ou então usam a bela mente para imaginar coisas que só no vosso mundo existiria!

    Somos campeões nacionais, apoiados em todo lado seja no Porto, Portugal, China, Africa, etc. Estamos cá, o "clube...ler comentário completo »
    JKappa
    2018-05-07 00h26m por chico123
    Sem nexo mesmo essa tua opinião, repito e digo, não é na televisão que se vê as coisas.

    Nada se passou em Lisboa hoje? O porto foi campeão ontem ou hoje?

    Mas apesar disso tudo, o marquês serviu de palco aos poucos lisboetas de dragão ao peito, mas tu não viste isso. Pensa antes de escreveres e vê a realidade como ela é
    JKappa
    2018-05-07 00h20m por andr3-
    https:// www. instagram . com/p/BibyM_ FB7Xh/?hl= pt
    JKappa
    2018-05-07 00h16m por andr3-
    O que disseste simplesmente não faz sentido.
    Falas da zona onde tu vives e compára-la com um todo.
    Vocês aí em baixo acreditam mesmo, que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem. Mas não te condeno, porque vocês são todos assim desde sempre. Depois ainda têm a lata de dizer que nós temos complexo de inferioridade, quando o que realmente acontece é que vocês é que têm a mania da grandeza e da superioridade.
    Ainda bem que não existe por aí "sinais de vida portista", somos superiores de mais para nos misturarmos com m#%
    JK
    chico123
    2018-05-07 00h05m por JKappa
    Digo-te que andei o dia de hoje todo na rua a percorrer a margem sul e lisboa, 0 sinais de vida portista, é como se nada se tivesse passado.
    Quando o Benfica foi campeão recentemente ou quando o Sporting o foi outrora, viamos loucuras no estrangeiro e pelo país fora, literalmente ruas à pinha e buzinadelas pelo país todo, o mesmo não sucede com o Porto.
    Volto a repetir que é a minha opinião influenciada por onde passei o dia (Lisboa e Margem Sul), acredito que no Porto este...ler comentário completo »
    JKappa (2)
    2018-05-06 23h47m por chico123
    E não importa se somos realmente menos que vós e os lampiões.
    Festejamos em grande escala e "dimensão" fosse no Porto, Lisboa, Algarve, Angola, Moçambique.

    Por favor, não voltes a insinuar coisas sem as veres pelos teus próprios olhos!
    JKappa
    2018-05-06 23h45m por chico123
    Lamento, mas não sei mesmo em que mundo vives. . . . .

    Não viste nada porque não sentiste, não saíste a rua, só viste pela televisão, que só quis dar cobertura ao incêndio que houve no hotel em vez desta grande festa.
    Dragão
    2018-05-06 23h04m por a112
    Quando olho para aquele estádio com 50 mil em delírio desejo ardentemente uma bomba nuclear. . . dentro do melão que me cresce na cabeça desde ontem!

    Parabéns à raça portista, e o desejo que o meu treinador (que sempre apoiei e ainda apoio) também reconheça o mérito azul e branco. Mesmo sem apoio suficiente do presidente (que vendeu muito mais do que devia sem investir o mínimo necessário) Rui Vitória deveria ter a humildade suficiente para perceber que o FCP viveu de remendos...ler comentário completo »
    JK
    Parabéns ao Porto, mas. . .
    2018-05-06 22h59m por JKappa
    Como sportinguista não há forma de ser imparcial em quem quero que ganhe sem ser o Sporting, é óbvio que prefiro o Porto e isso ficou provado.
    A diferença na dimensão da festa de campeão entre um grande de Lisboa e o Porto é quase ridícula, quando o Benfica e o Sporting eram campeões noutros tempos a festa era nacional e até internacional em certo nível, mas com o Porto é quase que uma festa distrital de meia dúzia de horas sem direito a grande destaque da comunicação social e sem gra...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Playbook RBR
    rubrica de Ricardo brito reis
    A NBA é uma modalidade diária, onde todos os dias as coisas mudam e há novidades. Para responder a isso, o zerozero tem o prazer de se associar a Ricardo Brito Reis, que nos vai ...