placardpt
    Análise ao reforço do FC Porto

    Quem é Majeed Waris? De França vem a descrição: «rápido, com bom remate» e à imagem de... Miccoli

    2018/01/22 09:31

    Depois de muita expectativa, o FC Porto anunciou dois reforços de inverno de uma assentada: Majeed Waris e Paulinho. E se o médio brasileiro, pelo papel de destaque no Portimonense, pôde ser estudado à lupa por quem acompanha o futebol português ao longo da primeira metade da época, o avançado ganês é uma história diferente.

    qGosta de levar a bola para o lado, para tentar fintas, e picar para o meio para tentar rematar
    Marco Martins, jornalista da RFI

    Proveniente do Lorient, Waris chega por empréstimo com opção de compra (seis milhões de euros) e com números que não impressionam, diga-se desde já. Oito jogos e dois golos na primeira metade da época, por uma equipa que atua no segundo escalão francês, não são propriamente um cartão de visita notável. O que levou, então, o FC Porto a fazer esta aposta? O zerozero convidou Marco Martins, jornalista desportivo da Radio France Internationale, a traçar um perfil do avançado ganês de 26 anos que os dragões trouxeram de França.

    Alternativa a Aboubakar, Marega... ou a Brahimi

    «É um jogador, para mim, parecido com o Miccoli. Pode jogar sobre as alas, é móvel. Não é para mim propriamente um 9», começa por explicar o jornalista que, pelo papel que desempenha em Paris, acompanha diariamente o futebol francês de vários escalões.

    Majeed Waris
    Lorient
    Total
    70 Jogos  5505 Minutos
    23   6   1   02x
    ver mais »

    Em que sistema encaixa, então, Majeed Waris? «Ou em 4x4x2, em que ele joga como segundo avançado, ou em 4x3x3 ele pode jogar nas alas. Não tem muitos problemas em descair para as alas. Mesmo num 4x4x2 ele descai um bocado sobre as alas. Gosta de levar a bola para o lado, para tentar algumas fintas, e depois picar para o meio para tentar rematar».

    Numa altura em que o rendimento de Corona continua longe do ideal e Sérgio Conceição vai experimentando outros jogadores nas alas - Layún ou Ricardo Pereira -, poderá Waris ser também uma opção para os flancos em zona de meio-campo? O nosso entrevistado não acredita nisso.

    «Não o vejo a ser um jogador que seja mais médio, que faça os esforços para vir atrás defender, depois cruzar e quase não entrar no espaço dos dois avançados. Vejo-o mais num 4x3x3. Será uma alternativa a Aboubakar e Marega? Sim, para mim sim, ou ao Brahimi quando ele está mais perto do avançado».

    © Christopher Lee / Getty Images
    Com 1,72m de altura, Waris não é propriamente um avançado de grande estatura mas faz de outras valias as suas armas. Tal como fazia Fabrizio Miccoli, refira-se. «Acho que ele é rápido, o remate muitas vezes também é bom», explica Marco Martins, fazendo de seguida a ressalva: «Estamos a falar de um jogador que nunca marcou assim tantos golos nem teve assim tantos passes decisivos. Teve boas épocas, sobretudo na Suécia [n.d.r: pelo BK Hacken]. Despontou depois no Valenciennes, marcou golos rapidamente. Marcou 9 golos em 16 jogos e já toda a gente andava atrás dele».

    Seis meses de pouco fulgor...

    Desta forma, passamos a conversa para o histórico de Waris, numa carreira que tem sido de altos e baixos a nível de estatística individual. Foi precisamente no Valenciennes que Waris iniciou a carreira em França. Uma carreira que teve rapidamente uma interrupção face ao chamamento do Spartak Moscovo, numa primeira fase, e do Trabzonspor, numa segunda.

    ©EuroFootball / Getty Images

    «Foi para a Rússia e para a Turquia e não fez épocas excecionais. Tentou relançar-se no Lorient. Por um lado conseguiu, porque voltou a marcar, mas acabou por ficar com o intuito de sair».

    O Lorient, salienta Marco Martins, caiu do primeiro para o segundo escalão na última temporada. E foi no segundo escalão que o rendimento de Majeed Waris baixou de forma abrupta, depois de um verão em que os rumores de uma transferência não se concretizaram.

    «Havia propostas de Inglaterra, mas o presidente do Lorient é um bocado chato e não o deixou sair, queria apostar nele para a subida. [Agora] a equipa está bem, está a lutar pela subida, mas ele não conseguiu impor-se. Não conseguiu talvez jogar num campeonato mais físico do que é a primeira divisão. A segunda divisão francesa é mais física, a técnica é importante mas não tanto como noutras Ligas e noutros níveis».

    Resultado: Waris não rendeu o que se esperava no início da época. E isso originou problemas: «Acabou por estar no banco, e também não é um jogador que fique muito satisfeito ao estar no banco. Se tem problemas de atitude? Quando tens vontade de sair, o clube diz para ficares e depois não apostam assim tanto em ti, acho que podes ter razões para estares um bocado chateado».

    «Eles começaram bem, têm um avançado mais jovem gabonês [n.d.r.: Denis Bouanga] que tem sido uma das estrelas da equipa e o Lorient não tem jogado assim com tantos avançados na frente. O treinador, que é o Mickael Landreau, antigo guarda-redes do PSG, não tem apostado assim tanto nele. É um jogador que se mostra insatisfeito, fica descontente quando não é opção, quando está no banco. Se não tem o que quer pode ficar rapidamente insatisfeito».

    ...e a nova oportunidade

    A verdade é que Waris vai agora encontrar um treinador com histórico de punho de ferro. Um fator positivo, explica-nos o jornalista da RFI: «Muitos jornalistas aqui até me diziam que certamente vai fazer bem ao Waris estar com um treinador como o Sérgio Conceição, porque quando ele começar a protestar o Sérgio Conceição vai cair-lhe em cima». 

    Majeed Waris
    Gana
    Total
    29 Jogos  1545 Minutos
    4   2   0   02x
    ver mais »

    E porquê, então, a aposta do treinador portista neste jogador em particular? «Acho que o Sérgio Conceição fez um trabalho de scouting importante aqui em França. Quando ele esteve no Nantes foi ver todos os jogadores que podiam reforçar o Nantes na pré-temporada. Lorient é perto de Nantes, ele já conhece aquela região, a Bretanha, e acho que [Majeed Waris] era um dos nomes, tal como o Valentin Rongier, o médio do Nantes que ele tentou levar para o FC Porto. Ele certamente tinha muitos nomes na lista e tentou ver quais eram acessíveis».

    No que toca à integração no plantel portista, esta não deverá ser difícil. Até porque, como salienta Marco Martins, há muito em comum entre o ganês Waris e o trio de jogadores africanos - Brahimi, Aboubakar e Marega - que tem feito furor no ataque: «O facto de terem todos estado no futebol francês, de falarem francês... e todos eles jogaram na Bretanha. Estão habituados ao tempo da Bretanha, que é quase como o do Porto».

    A descrição está feita, faltará aos adeptos ver, de facto, o que vale Majeed Waris. Será a final four da Taça CTT a primeira oportunidade?

    Gana
    Majeed Waris
    NomeAbdul Majeed Waris
    Nascimento/Idade1991-09-19(32 anos)
    Nacionalidade
    Gana
    Gana
    PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Avançado

    Fotografias(25)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    jogar_a_porto
    2018-01-22 21h03m por iSMURF4
    não foi nada que eu inventei. . .

    vi nas redes sociais fazerem piada disso xD
    Waris!
    2018-01-22 19h20m por iSMURF4
    Quando marcar golos. . . .

    música. . .

    Waris love. . baby dont hurt me. . .

    don't hurt me

    no more. . . .

    oh oh oh hoh ohooooooooo

    LOL
    Paulinho
    2018-01-22 14h04m por Ultras-__FCP
    Deve ser já opção, esteve a jogar até agora, neste momento só precisa de ganhar rotinas com os companheiros, já o Waris não joga desde o inicio de Dezembro, por isso, conhecendo o SC, duvido que seja já lançado aos lobos.
    PI
    Paulinho e Waris
    2018-01-22 13h26m por pimentafcp
    Penso que seram opção para os jogos da taça da liga , visto que Corona e Hernani estão muito abaixo de forma .
    Paulinho vem acrescentar criatividade e Waris será para descansar Brahimi e ou juntar a Marega/Aboubakar na frente de ataque .
    PI
    Waris
    2018-01-22 11h31m por pimentafcp
    SC conhece o como ninguém . . . jogador muito rápido , que aproveita as costas dos defesas como ninguém ou seja idêntico ao Marega nos aproveitamentos dos espaços. E jogador que pode perfeitamente jogar na ala esquerda já que aproveita muito a diagonal para dentro para rematar. Em nada parecido ao Miccoli apenas na estatura .
    Poderá ser uma mais valia já que o SC preveligia um jogo vertical, rápido e intenso .
    Agora vamos ver como se adapta .
    HA
    majeed
    2018-01-22 10h31m por Halibut
    se for bom fica, se não for sai. . . é tão simples quanto isto! ele que aproveite o facto de o soares estar abaixo daquilo que já mostrou, pode ser aquilo que o fará ser utilizado mais vezes. . . aboubakar e marega estão em alta, aqui só pegava se começasse a jogar muito à bola mesmo. . .
    Majeed Waris
    2018-01-22 09h41m por dragaoazul_18
    Veremos como corre. Acredito que o S. Conceição o conheça melhor que ninguem.

    Espero que corra bem. Confesso que não conheço o jogador, apenas foi lendo. Veremos o que acontece em campo.

    Falta resolver os casos urgentes de Marcano e Reyes e renovar com o Brahimi que caminha para o ultimo ano de contracto.

    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Sobre o jogo em Faro
    O jogo em Faro, disputado na última segunda-feira, causou transtorno às águias, apesar da vitória tranquila (1-3). Na noite desta sexta-feira, o Benfica foi multado ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53