placardpt
      FC Porto e Benfica empatam

      Só houve pólvora seca

      2017/12/01 22:37
      Luís Rocha Rodrigues

      Emoção de sobra, oportunidades, desespero, muita tática, alguma polémica e zero golos. No fundo, muita parra e pouca uva no clássico dos clássicos, apimentado por um excelente ambiente fora do relvado e por um duelo titânico de forças que não se conseguiram superiorizar no marcador. Os dragões foram apanhados pelo Sporting na liderança.

      Venham de lá essas bolas paradas

      O Benfica surpreendeu. Disso não há dúvidas. Surpreendeu o FC Porto e os adeptos. Mas também parece ter-se surpreendido a si mesmo. Enfim, olhando aos jogos de maior exigência (Champions, diga-se), havia claramente uma má imagem para limpar e a equipa apareceu de forma personalizada, com um 4x3x3 muito mais definido, sobretudo a meio. Por aí se percebe a maior percentagem de posse de bola nos primeiros 20 minutos.

      Mas houve um evidente problema para a equipa de Rui Vitória: faltava presença e força na área. A equipa portista pareceu bastante incomodada com a ação encarnada, José Sá começou a tremer e isso contagiou a equipa no setor recuado, o que se traduziu na incapacidade de colocar a bola no chão.

      Jonas esteve sempre longe da baliza ©Catarina Morais / Kapta +
      Só depois dos 20 minutos começou a haver mais FC Porto, de uma forma simples: Marega a explorar o espaço nas costas da defesa do Benfica e a (muito) maior velocidade em relação a Jardel. Com menos espaço para o Benfica construir, os portistas foram também galvanizados pelos adeptos, se bem que sem grandes oportunidades.

      Essa surgiu numa bola parada, com Danilo Pereira a rematar de forma acrobática por cima. E pouco mais houve para contar de uma primeira parte amarrada taticamente.

      Melhorou bem mais na segunda. Menos rigor tático, muito mais vontade de ganhar e mais riscos, que expuseram mais as equipas em termos de erro. O FC Porto concedeu espaços nas linhas, o Benfica abriu várias crateras a meio.

      Mexidas que mexeram

      Não admirou, pois, que Pizzi tenha sido o primeiro a sair. Da dança das substituições resultou um FC Porto mais capaz, mais feroz e mais compenetrado na intenção de ganhar. O Benfica continuava com claras dificuldades em segurar a bola no meio-campo contrário, o que se interrompeu com a entrada de Zivkovic.

      Também houve polémica, claro ©Catarina Morais / Kapta +
      O sérvio começou por dar dimensão ao lado esquerdo das águias, explorando um Ricardo desgastado, só que foi expulso por duplo amarelo quase em tempo recorde e deixou a equipa com menos um.

      Logo a seguir, a melhor oportunidade para o Benfica, nascida de um erro de Felipe, mas José Sá (espectador desde meio da primeira parte) a fazer uma grande mancha, permitindo à equipa continuar a acreditar que dava para chegar ao golo. Embora já com demasiada precipitação, quer na finalização - Marega pecou aí, numa avalanche final que teve oportunidades de sobra para o dragão sair vitorioso.

      No fim, uma divisão de pontos que, apesar de não deixar nenhum adepto satisfeito, claramente foi de maior sorriso para as águias.

      U Sexta, 01 Dezembro 2017 - 20:30
      Estádio do Dragão
      Jorge Sousa
      0-0
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 13
      VIDEOS
      A Chave
      Minuto 65: Num período de domínio total do FC Porto, Rui Vitória lançou Samaris e ajudou a dar muito mais robustez à equipa, quer a defender, quer a libertar os homens da frente. E o Benfica conseguiu equilibrar novamente o jogo.
      O Árbitro
      Jogo que Jorge Sousa não conseguiu dominar e que não tem nota positiva. Começou por ter critério demasiado largo (amarelos a Felipe e a Pizzi a abrir), teve tolerância zero à falta (nunca deixou seguir e beneficiou o infrator), não viu a mão de Luisão na área a fechar a primeira parte, foi mal auxiliado no fora de jogo a Aboubakar (lance iminente de golo) e teve, de repente, um critério disciplinar sem complacências para com Zivkovic. Muitas más decisões no clássico, com prejuízo sem dúvida maior para os dragões nos lances principais.
      O Melhor
      Entrada do Benfica
      Perante a forte possibilidade de ver um FC Porto tentar ser avassalador logo a abrir, os encarnados impuseram o seu jogo e conseguiram transmitir uma mensagem muito mais ajustada com os pergaminhos de uma equipa que é tetracampeã e que esta época colecionava más prestações. Não que tenha sido um grande ascendente do Benfica, mas foi algo inesperado e, mais do que dar confiança às águias, pôs em sentido a equipa portista, que só depois do intervalo esteve mais à imagem daquilo que costuma ser.
      O Pior
      Fazer o golo
      Aboubakar e Marega tiveram, na cabeça e nos pés, possibilidades flagrantes na segunda parte para darem vantagem à equipa, mas, num jogo de forte exigência, cederam aos nervos e à ansiedade e deixaram Bruno Varela a sorrir. Sozinhos, podiam ter ganho facilmente o jogo.
      Forma
      FC Porto
      2017/2018
      21J
      14V
      5E
      2D
      50-15G
      Benfica
      2017/2018
      22J
      12V
      4E
      6D
      37-22G
      Sabia que...by playmaker stats
      Top 5 das expulsões mais rápidas do Clássico FC Porto x Benfica:
      2017 Zivkovic [SLB] 6'
      1989 Pacheco [SLB] 15'
      1933 Vitor Silva [SLB] 16'
      1994 Secretário [FCP] 19'
      1958 António Teixeira [FCP] 20'
      Desde Abril deste ano, que o FC Porto não estava 3 jogos consecutivos sem vencer:
      Dezembro - Besiktas [E], Desp. Aves [E] e Benfica [E]
      Abril - Juventus [D], V. Setúbal [E] e Benfica [E]
      Há mais de um ano que o FC Porto não somava tantos empates consecutivos:
      3 em Dezembro 2017
      5 em Novembro 2016
      Rui Vitória continua sem vencer o FC Porto em 18 partidas disputadas (7E, 11D).

      Como treinador do Benfica, em 5 jogos frente aos dragões, soma 2 derrotas e 3 empates (consecutivos).

      Em 2007 derrotou o FC Porto nas grandes penalidades para a Taça da Liga (CD Fátima)
      Há 23 anos que não havia tantos empates consecutivos (3) entre FC Porto e Benfica:

      3 empates entre 2016 > 2017
      4 igualdades em 1994
      FC Porto não perdia 4 ou + pontos para o Sporting em jornadas consecutivas, desde a 26-27.ª jornada da Liga NOS 16/17 (E 1-1 V. Setúbal e Benfica).

      Os leões igualaram o FC Porto no topo da lista da Liga NOS 17/18:
      1º FC Porto 33pts
      2º Sporting 33pts
      3º Benfica 30pts
      Clássicos: é o 1.º nulo entre FC Porto e Benfica no Dragão para a Liga; a última vez que que houve uma igualdade a zero neste estádio, para o campeonato, foi na época 2008/09 v Sporting.

      Há 26 anos que não havia um 0-0, para a Liga, em casa do FC Porto frente ao Benfica
      É a 2.ª vez esta temporada, a 1.ª no campeonato, que o FC Porto não conseguiu marcar golos no Estádio do Dragão:

      01 Dezembro vs. Benfica - Liga
      24 Outubro vs. Leixões - Taça da Liga
      Bruno Varela continua sem perder frente ao FC Porto!

      Em 3 partidas, soma 3 empates (2x V. Setúbal) e sofreu apenas um golo de Jesús Corona aos 45'+1, no empate a 1-1 frente ao V. Setúbal, em pleno Estádio do Dragão.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      BENFICA
      Comentários (165)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      . . .
      2017-12-05 21h48m por nunofilipeoliveira
      Como é óbvio, mais do que óbvio mas muito mais do que óbvio… o Benfica sai do Dragão com um resultado milagroso e que os deixa completamente satisfeitos! Andamos aqui a brincar!?

      O Porto mais uma vez pode queixar-se de si próprio, claro que pode e DEVE (não podemos ser tão perdulários em frente a baliza em qualquer jogo mas MUITO MAIS contra um adversário directo!) mas isso não desculpa o facto de (mais uma vez!) termos razões de queixa em vários momentos! Isto é absurdo!
      ...ler comentário completo »
      Derbi
      2017-12-04 18h48m por dragaoazul_18
      O que se passou foi uma vergonha. Tanto a nível de arbitragem como o enorme ANTI JOGO praticado pelo Benfica em praticamente toda a 2º parte.

      O Benfica assustou 20 minutos, a partir dai foi completamente esmagado pelo Porto.

      - Fora de jogo é um erro GRAVÍSSIMO que tirou um golo limpo.
      - O Luisão joga a bola com a mão. mesmo não sendo propositado interferiu a direcção da bola. Logo TEM de ser penalti .

      Os mesmos que falam da falta do Fil...ler comentário completo »
      SabedoriaOutraV ez
      2017-12-02 19h06m por da_ni82
      Acho que não me conheces de lado nenhum para dizer se sou parcial ou não, além de que não comento aqui tantas vezes quanto isso.
      Mas se todos fossem "parciais" como eu haveria muitos menos problemas. . .
      Depois, o que pensam ou deixam de pensar de mim é para o lado que durmo melhor. Mas só para dar exemplos, ainda ontem, a quente, admiti que o lance do Filipe era para amarelo, há semanas, depois do jogo contra o Belenenses, admiti que houve um penalti por assinalar a fav...ler comentário completo »
      ZH
      lenhador
      2017-12-02 16h26m por zhar
      Ainda teem a lata de falar do rocky quando teem o lenhador a cortar pernas como se fossem pinheiros de natal e nao passa nada. . . ja a decadas que é sempre assim . . . sao escandalosamente benificiados mas choram sempre como se fossem vitimas
      VARgonha
      2017-12-02 15h57m por da_ni82
      Não dá mesmo para dialogar com a maior parte dos lampiões. . .

      Agora o lance de ontem do Filipe era para vermelho. É uma jogada irresponsável, e devia ter visto o amarelo, mas o que me impressiona mais e a tamanha hipocrisia que aqui reina, pedem amarelo por um lance onde o jogador tenta jogar a bola e com a outra perna atinge o adversário por trás, mas quando um jogador deles (Pizzi, contra o Rio Ave) pontapeia o jogador do Rio Ave nas barbas do árbitro com o jogo parado n...ler comentário completo »
      Benfica
      2017-12-02 15h28m por 21_savage
      Salvio consegue sempre a sér o pior nos classicos e derbis, rui vitoria ja esta na hora de testar um outro ala direito, ja que temos la Rafa, zivkovic, diogo gonsalves,
      Ontén durante 90 Mn eles não fez um perigo um jogador com muita debilidade technica, que so sabe correr quando ten espaco.
      Vale Tudo
      2017-12-02 15h01m por voltou_apito_dourado
      o vale tudo é um bom central e ninguém coloca isso em causa. agora tem é de ser admoestado. mesmo que mereça um amarelo a cada dois jogos continua a ser bom defesa.
      Parem de malhar no vale tudo? essa é a piada do dia, de quem passa o ano todo a malhar no BENFICA
      é o colinho, é a culpa é do benfica, todo o tetra é uma mentira e é uma tetra, do sporting ainda é compreensível, estão esfomeados nao ganham nada ha anos, agora de um clube que ja foi provado corromper arbitros? é de uma lata e falta de vergonha do tamanho do vosso melão
      Tristes
      2017-12-02 14h57m por voltou_apito_dourado
      se forem embora levem tambem o canelas para essa vossa nova liga, o arbitro jacinto paixão tambem
      LU
      Soluçoes?
      2017-12-02 14h14m por luis_henrique
      Nao temos como ganhar esta luta a nivel interno. O Benfica nao ganha campeonatos. O benfica nao os perde! E nao pode!

      A Unica Soluçao que me passa pela cabeça é deixar esta liga. O Porto tem de seriamente ponderar isso e fazer esforço para que tal seja uma real possibilidade.

      Que fale com a Federação espanhola para passar para a La Liga. ou

      Que fale com os que querem independência para a criação de uma nova liga. (Clubes da Catalunha e da Galiza...ler comentário completo »
      LU
      Desculpam se com uns amarelos. .
      2017-12-02 14h08m por luis_henrique
      Para os jogadores do Porto que ninguem tem problemas em admitir que ficaram por mostrar. Mas a balança pesa muito mais do outro lado.

      Defesas do Varela davam pontapes da baliza. Imagino que na primeira parte se o Varela por acaso nao defende aquela bola, o golo teria sido anulado por . . . . . fora de jogo que foi assinalado (fora de jogo de quem? do Sá?)

      Possíveis penaltis (2) sobre Marega perfeitamente perdoáveis ao arbitro.

      Penalti Evidente Ta...ler comentário completo »
      Qual a lógica?
      2017-12-02 14h07m por moreno07
      De falar do felipe? Sim tem 1 lance aos 11 minutos de cartão amarelo
      mas. . . . . isso não é nada comparado ao quanto fomos prejudicados : 2 penáltis. O do jardel muito semelhante ao do jonas no ano passado entre porto e benfica e o do luisão não deixa dúvidas, a bola vai ao braço, anularam-nos 1 fora de jogo que podia dar golo e veêm falar do felipe?
      LU
      Jogo
      2017-12-02 14h00m por luis_henrique
      Em relação ao jogo. . . . . nem vale a pena comentar. Simplesmente fiquei sem vontade de ver/discutir qualquer jogo desta liga depois do que se passou ontem.

      As pessoas de pobre espirito que ainda vêm defender o arbitro/resutado ou qualquer credibilidade desta liga sao o espelho do nosso pais.
      LU
      RIP
      2017-12-02 13h57m por luis_henrique
      Futebol Portugues. O minimo de dignidade que tinha, evaporou se ontem.
      LO
      HugoGil
      2017-12-02 13h31m por Loki
      Onde está a piada?

      Sei que é uma discussão inútil, é ou não é portista. Quem quer saber? Mas o que tens feito é insistir numa mentira.

      O que é que não percebi?

      Aí tens razão, talvez o teu latin seja chinês para mim. Sinceramente não percebo!

      Como já te disse, repetes até à exaustão o mesmo. Cartilha? Provavelmente sim. O que não faço é dizer que todos os árbitros são portistas. Acusas os outros de dizerem que todos os árbit...ler comentário completo »
      Perdoem-me
      2017-12-02 13h28m por voltou_apito_dourado
      mas isto tudo dá vontade de rir e gozar com a situação. .
      não tenho nada mais a dizer, estou a espera de receber a cartilha no email.
      Até lá estou ansioso para que chegue segunda o Prolongamento.
      Verdade benfiquista
      2017-12-02 13h27m por JAOF
      na lance onde escolhem um frame MENTIROSO, é ver que a haver falta é de Grimaldo. . . pois desinteressa-se da bola, roda e joga-se de costas para cima do jogador do FCP que vai cabecear a bola. . .

      . . . basta VER as imagens, são claras, é Grimaldo quem provoca o contacto e até é falta, pois joga-se para cima do jogador do FCP sem disputar a bola:

      http:// www. record . pt/multimedia/videos/ detalhe/dragoes-incredulos-com -golo-anulado-diante-do-benfic a . html
      JAOF
      2017-12-02 13h23m por voltou_apito_dourado
      vai-te confessar que bem precisas
      que os teus pecados sejam perdoados
      se continuas assim exaltado vais levar uma hóstia vermelha
      cumps
      Verdade benfiquista
      2017-12-02 13h21m por JAOF
      Choque depois de disputa em lance aéreo. . . Filipe ganha a bola de cabeça à Grimaldo (bem mais baixo) e tem de ser falta. . . Luisão vai contra o Sá na pequena área e aí já não é falta. . . é a famosa "verdade benfiquista".
      Verdade benfiquista
      2017-12-02 13h17m por JAOF
      a "verdade benfiquista" vai forte. . . é como a Missa depois do sermão do Bispo Orelhas. . .
      . . . agora o que conta não é as imagens de um lance. . . são os frames, senhores, são os frames. . . ou escolhem 1 e querem fazer dele algo que não foi, ou fazem-no desaparecer e fazem dele algo que não foi. . .

      . . . os jogadores saltam e bola, e depois desta ser jogada chocam. . . e tem de ser falta porque afinal estamos além do basquetebol, onde todo o contacto é proibido, excepto se dele beneficiar o Benfica, aí vale tudo!
      pedro98fcp
      2017-12-02 13h03m por voltou_apito_dourado
      comovido com essa preocupação com os amigos da santa aliança
      Verdade benfiquista
      2017-12-02 12h55m por JAOF
      Filipe corta a bola mas depois atinge Jonas com a outra perna. . .
      . . . a "verdade benfiquista" diz que Filipe devia ter visto o vermelho directo.

      Jardel toca na bola mas não a corta, ficando esta a frente de Marega, dentro da área, aí enfia a sua perna entre as duas de Marega, ao mesmo tempo que enfia os pitões em cima do pé de Marega. . .
      . . . a "verdade benfiquista" diz que como Jardel tocou na bola não é falta.

      EM 2 LANCES EQUIPARÁVEIS,...ler comentário completo »
      Tarik10
      2017-12-02 12h52m por voltou_apito_dourado
      eu tambem vou embora
      vou comer uma fruta e dar um melão tipo cabaça que tenho ali algum tempo para uns carneiros que tenho
      keylornavas
      2017-12-02 12h46m por voltou_apito_dourado
      a culpa é do LFV
      e não foi o Marega que falhou, foi um polvo virtual que o atrapalhou e condicionou
      moreno07
      2017-12-02 12h45m por voltou_apito_dourado
      e o Jardel não dizem que tambem fez um penalti?
      e o pizzi por andar metido no barulho?
      e o varela por demorar a repor a bola em jogo?
      Tarik10
      2017-12-02 12h42m por voltou_apito_dourado
      preocupa-te com os painéis gigantes de alvalade e a promoção pessoal e familiar que la passam.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga dos Campeões
      O PSV tinha dado um passo de gigante em direção à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões ao golear o Galatasaray, por 5x1, no encontro da 1.ª ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Balakov1979 29-07-2021, 09:02
      ES
      Estatisticamente 29-07-2021, 08:59
      ES
      Estatisticamente 29-07-2021, 08:54
      NA
      naoacreditoemsantos 29-07-2021, 08:53
      wantorp 29-07-2021, 08:43
      Miglaspoon 29-07-2021, 08:42
      CapitaoHaddock 29-07-2021, 08:13
      Hal21 29-07-2021, 07:55
      SA
      samuel67 29-07-2021, 07:28
      prafer 29-07-2021, 07:05
      zlatan_21 29-07-2021, 06:41
      f1950 29-07-2021, 06:40
      NoMoreR00mInH3ll 29-07-2021, 05:31
      NoMoreR00mInH3ll 29-07-2021, 04:34
      AJ
      AJcompsHD2 29-07-2021, 02:57
      fcpinvicta 29-07-2021, 02:40