Bas Dost deu triunfo

Um sofrer desnecessário antes da Champions

«Ao fim de cinco jornadas o Sporting deixou fugir os primeiros pontos na Liga NOS». Era este o início de uma crónica que parecia ser de um jogo onde o leão deixava fugir uma vantagem de dois golos e cedia os primeiros pontos. Valeu uma grande penalidade no último suspiro da partida que deu mais três pontos.

Os leões deram todos os 45 minutos iniciais de avanço e pareciam estar determinados a ser letais no segundo tempo. Tiveram dois golos de vantagem e deixaram-nos fugir, mas ainda conseguiram a vitória. Os três pontos já estão na tabela, mas uma equipa como o Sporting com dois golos de vantagem não pode acabar com o credo na boca.

William Carvalho voltou ao 11 de Jorge Jesus e parecia interessante a dupla com Battaglia. Acabou por durar poucos minutos. 

Sporting não apareceu na Primeira Parte

Piccini saiu lesionado ©Catarina Morais / Kapta +
Com Battaglia a jogar com mais liberdade e intensidade, o Sporting entrou na partida com clara vontade de tomar conta do jogo. Essa vontade leonina esbarrou num Feirense muito bem montado e com uma capacidade invulgar de ter superioridade em todas as zonas do meio-campo. 

E se as coisas já não estavam a correr muito bem ao leão, tudo piorou quando a meio da primeira parte Piccini teve de sair por lesão. Jorge Jesus optou por colocar Battaglia a defesa direito e lançou Alan Ruiz. Bruno Fernandes desceu no terreno e o Sporting passou a ter ainda mais dificuldades. Sempre muito bem vigiado, Bruno Fernandes não acertava nos passes e Battaglia, que era quem tinha conseguido levar a equipa para a frente, estava agora a jogar a defesa direito.

Por isso não foi estranho ver que os leões não tiveram uma única jogada de golo nos primeiros 45 minutos. Foi aliás o Feirense quem criou boas ocasiões. Primeiro Rui Patrício negou a Etebo e depois foi Edson Farías a não aproveitar um brinde de Mathieu.

De forma resumida podemos dizer que foram 45 minutos perdidos para o Sporting e o Feirense mostrou o porquê do bom arranque de campeonato.

Não era difícil fazer melhor

©Catarina Morais / Kapta +
Conhecendo Jorge Jesus como se conhece, a conversa entre o treinador e os jogadores não deve ter sido calma no intervalo. Seja o que for que o treinador lhes disse, viu-se um novo Sporting depois do descanso. Isso deveu-se em muito ao melhoramento de Bruno Fernandes.

Passou a jogar mais solto, com o leão a arriscar muitas vezes em deixar William Carvalho sozinho no meio-campo.  Resultou de imediato o risco e Bruno Fernandes esteve logo perto de marcar.

Foi o aviso para o golo de Coates. O central marcou após um canto e pouco depois foi o próprio Bruno Fernandes a marcar num belo momento de futebol. Era a fase efusiva do Sporting no jogo, mas a que o Feirense respondeu com um golo de João Silva, após um canto e num lance onde a defesa leonina ficou totalmente a dormir.

O jogo animou e os últimos 20 minutos foram de intensidade nos limites. Foi nessa fase que surgiram erros na defesa do Sporting. Primeiro Jonathan e depois Mathieu erraram e  permitiram o empate a Peter Etebo. 

Depois foi o arriscar tudo para o Sporting. Houve oportunidades, houve ataque continuado, mas também houve pouco esclarecimento. Com a saída de Alan Ruiz (um dos piores) a equipa teve mais capacidade de jogar perto da área e quando já Coates jogava a ponta de lança surgiu o momento do jogo. Uma bola longa, o Bas Dost ganha para o central que é derrubado em falta. Penálti que valeu três pontos e mantém o estado de graça dos leões. Agora é altura de pensar na Liga dos Campeões.

U Sexta, 08 Setembro 2017 - 19:00
Estádio Marcolino Castro
Artur Soares Dias
2-3
João Silva 69'
Peter Etebo 80'
Sebastián Coates 62'
Bruno Fernandes 64'
Bas Dost 90' (g.p.)
Estádio Marcolino Castro
Estádio Marcolino Castro
Portugal
Santa Maria da Feira
Lotação5 401
Medidas102x65
Inauguração1962
FaseCampeonato
JornadaJornada 5
Lances Capitais
62´
GOLO Sporting!
Sebastián Coates marca
Sebastián Coates marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
64´
GOLO Sporting!
Bruno Fernandes marca
Bruno Fernandes marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
69´
GOLO Feirense!
João Silva marca
João Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
80´
GOLO Feirense!
Peter Etebo marca
Peter Etebo marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
90´
+8
GOLO Sporting
Bas Dost marca de grande penalidade!
Bas Dost marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
A Chave
No último lance do jogo surgiu o momento da partida. Coates sofre fgrande penalidade e Bas Dost dá os três pontos ao leão.
O Árbitro
Alguns cartões amerelos por mostrar e uma exibição de apito na boca. Acertou no lance do jogo ao marcar a grande penalidade sobre Coates.
O Melhor
Segunda parte de Bruno Fernandes
Muito do que o Sporting melhorou no segundo tempo se deveu a Bruno Fernandes. O médio esteve em quase todos os lances de perigo e ainda marcou um golo de belo efeito. A primeira parte do médio foi semelhante à dos colegas, mas depois foi mais quem mais brilhou.
O Pior
Primeira parte do Sporting
Foram 45 minutos para esquecer por parte do Sporting. Os leões nunca se conseguiram encontrar e foram completamente controlados pelo Feirense. Não tiveram  uma única oportunidade de golo nos primeiros 45 minutos e não deve ter sido agradável a conversa com Jorge Jesus ao intervalo.
Forma
Feirense
2017/2018
5J
2V
2E
1D
7-5G
Sporting
2017/2018
7J
6V
1E
0D
18-4G
Sabia que...by playmaker stats
Jorge Jesus venceu as 5 primeiras jornadas da Liga pela 1.ª vez na carreira
Nigerianos que marcaram ao Sporting:
Yekini
Maki
Kinglsey
Amuneke
Elderson
Obasi
Mikel
Musa
ETEBO
1.ª derrota do Feirense esta época
5.ª vitória em 5 jogos do Sporting na Liga, registo que não conseguia desde 1993/94

Fotografias(26)

Liga NOS: Feirense x Sporting
Liga NOS: Feirense x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FEIRENSE
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
27SLB, Djalo
2017-09-09 09h10m por senhor-doctor
Nao percebeste o que estava a dizer. . . . Estava a ser irónico, dizendo algo que nao fazia sentido (pois nao tinha visto o lance do penalty e vermelho no jogo do Benfica), igual aos comentários que vi cá!

No worries Djalo, parabéns pela vitoria.
FU
Sporting
2017-09-09 02h16m por Furiosovp
Analisando o jogo, é justo dizer que o Feirense foi dono e senhor da primeira parte e Edson Farias ou Etebo poderiam ter dado a vantagem á equipa da feira, muito pressionante e a ser ela a assumir as despesas do jogo!
Na segunda parte para além de faltarem pernas á felicidade no golo de Coates e na minha opinião alguma imaturidade na reação ao golo por parte do Feirense que se desequilibra e sofre logo o segundo, depois de novo muito pressionante o Feirense a chegar ao foi de canto e a...ler comentário completo »
ZZ e jonathan Silva suspenso
2017-09-09 00h56m por dani321
Melhor neste encontro não foi a exibição sem medo do feirense frente ao melhor plantel da liga(l (plantel com mais escolhas dos três grandes)?
O JONATHAN SILVA ( se não estou em erro) EMPURRA UM JOGADOR DO FEIRENSE CONTRA OS PLACARES DE PUBLICIDADE.

BASTA VER O RESUMO DO JOGO DO SAPO. PT

UMA ATITUDE IMCOMPREENSIVEL E COLOCA EM CAUSA A INTEGRIDADE FISICA DO JOGADOR DO FEIRENSE. MESMO MUITO MAU, É QUE O JOGADOR DO FEIRENSE CHOCA COM OS PLACARES, PARECE-ME...ler comentário completo »
LU
Glorious_Level
2017-09-08 23h58m por luxus
para ti e penalti ou nao?
SC
Jogo
2017-09-08 23h31m por Scpdp
Sinceramente não gostei nada deste jogo. O SCP mal rematou à baliza não criando lá muitas ocasiões de golo. Aproveito ainda para mostrar o meu desagrado para com o mister JJ que teima em não meter o Iuri Medeiros mais cedo.

Rui Patrício: esteve bem
Piccini: enquanto esteve em campo esteve bem
Coates : este sim já parece o Coates a que o SCP está habituado
Mathieu: esteve bem mas falhas daquelas não podem acontecer!!!!!!!
Jonathan Silva: gostei da su...ler comentário completo »
27
Djalo_Fenix
2017-09-08 22h56m por 27SLB
desculpa la, mas sendo penalty a expulsão não pode ser perdoada, ta na marca do penalty sozinho. . . podes dizer que não jogamos um chavo, mas dizeres que nao era para vermelho e surreal
27
senhor-doctor
2017-09-08 22h24m por 27SLB
penalty*
27
senhor-doctor
2017-09-08 22h23m por 27SLB
entao estas a dizer para nao duvidarmos do penalty a favor do sporting e depois pois as palas a dizer que o benfica esta a ser ajudado, quando este tb e panalty e expulsão correta, ou es coerente ou nao vale a pena falares
e já está
2017-09-08 22h18m por iSMURF4
mais um vermelho e assim já dá.
SLBStars/Djalo
2017-09-08 22h17m por senhor-doctor
A ânsia não é saudável, vejo que o clubismo/dor de cotovelo afecta a vossa sapiência. Hipocrisia e sarcasmo? E quem falou do Benfica. Podemos dizer que o Sporting teve sorte, agora duvidar do penalty claríssimo, crystal clear?

Preocupem com o vosso jogo, sofrem golo e depois precisam de ajuda e jogam com 10 para ser mais facil? Bem este comentário reflecte a vossa lógica, pois nem estou a assistir o jogo por isso nem posso opinar
Feirense
2017-09-08 21h59m por TartarugaGenial
Vai ser uma equipa muito difícil de se bater em casa, o campo é pequeníssimo e o relvado é nojento mas aquele Etebo é uma máquina , adorava que ele viesse para o Vitória.
PS: Asserio que o João Silva marcou? LOL
Tempo de compensação
2017-09-08 21h50m por senhor-doctor
Pensei que seriam 4 minutos, por isso quando vi 6 achei exagerado. Mas tendo em conta as paragens e substituição depois dos 90', no fim foi mais do que justo, e tivemos a felicidade de um jogador do Feirense cometer um penalty claro
Sporting
2017-09-08 21h43m por senhor-doctor
Tivemos sorte hoje pelo penalty caído no seu no ultimo minuto, mas isso faz parte.

Tirando a primeira parte feia e cheia de pausas, o Feirense foi superior e teve bom chances. O Feirense fez um jogo muito positivo e por acaso um empate seria justo.

O Sporting foi horrível na primeira parte, mas remediou-se na segunda parte.

Patricio- Gigante
Defesa- Mathieu e Jonathan cometeram erros graves. Battaglia como DE foi solido a defender. ler comentário completo »
Sporting
2017-09-08 21h41m por GreenLIONN
primeira parte horrivel, segunda parte muito melhor mas mesmo assim muitos erros, os 6 minutos de compensaçao sao bem dados devido no 2º golo do Sporting um jogador do feirense ter ficado uns 3 minutos no chao e depois com as substituiçoes e algumas paragens os 6 minutos sao bem dados
PlanetaVerde
2017-09-08 21h36m por 4lfredo
Sim, o Stefan Ristovski pode jogar nas dois laterais, o que é um jogador muito útil para poder estar no banco e puder entrar quando for necessário. Mas em relação a este jogo, concordo preferia meter o Bruno César a DD que o Battaglia. Também tenho a mesma opinião que tu, o Gelson também podia fazer uma perninha a lateral direito.
HA
benfica [. . . ]
2017-09-08 21h35m por haruk99
Se calhar porque as equipas nao fazem tanto anti jogo contra o benfica como fazem contra o sporting e porto. . .
JK
Explicação dos 6 Minutos
2017-09-08 21h33m por JKappa
Na 1ª parte lesionou-se piccini, lesionaram-se jogadores do Feirense e até falhou a luz ao estádio, 4 minutos que para mim até foram poucos (logo aqui já há um défice).
Na 2ª parte existiram 3 substituições do Feirense e 2 do Sporting. A regra geral é dar 30 segundos por substituição, portanto temos aqui 2min30 só em substituições. Se acresentarmos a isto o facto de terem havido 4 golos a serem celebrados e o tempo perdido pelos jogadores do Feirense acho que dá por volta dos 6 minu...ler comentário completo »
Verdeilhos
2017-09-08 21h33m por RealMassama
O típico clube ajudado mas que gosta de passar por injustiçado LOL, mas como é a tradição duram até o natal. . Eh, eh, eh.
PlanetaVerde
2017-09-08 21h29m por 4lfredo
Sem dúvida que este jogo tivemos muita sorte por termos saído com os três pontos. Espero que o JJ tenha aprendido a lição, e que meta algum lateral no banco!
falardoslbigual aban
2017-09-08 21h27m por 4lfredo
Há, assim tens razão, pensava que só estavas a referir na 2° parte. As minhas desculpas ;)
Jesus_Corona e falardoslbigual aban
2017-09-08 21h24m por 4lfredo
Não foram 10 minutos, mas sim 6 minutos! Mas sim, creio que 6 minutos foi exagerado, penso que 4 ou 5 era o mais justo.
FA
Tempo de compensação
2017-09-08 21h23m por fabiopereirascp
Na primeira parte o Piccini esteve lesionado umas duas vezes antes de ser substituído, também houve um jogador do Feirense a queixar-se. Na segunda parte, depois do golo do Bruno, estiveram parados uns bons minutos para assistir o jogador do Feirense que caiu a tentar cortar. Mais as substituições demoradas e pontapés de baliza, não penso que os valores sejam exagerados. O lance do penalty não deixa dúvidas, boa decisão. Vitória demasiado sofrida, no entanto.
EN
Sporting
2017-09-08 21h23m por enoqueosportinguista
que vergonha. o quê foi isso? palhaçada. . . esta equipa não têm peito para suportar isso.

posso estar enganado e espero estar mas aposto no Porto para campeão
Jogo
2017-09-08 21h22m por 4lfredo
Sem dúvida que foi um pouco desnecessário este sofrimento todo. Foi um bom jogo frente a um bom Feirense, esteve muito bem. Uma 1° parte muito equilibrada mas com um pouco ascendente do Sporting. Na 2° parte o Sporting entrou muito bem e conseguiu materializar com dois golos. Logo a seguir sofremos o 1-2 e aí a equipa quebrou e perdeu-se um bocadinho, o que resultou no empate a 2-2. Depois houve a estrelinha e lá tivemos a sorte de conseguirmos um pênalti no último minuto, com o jogador ...ler comentário completo »
Glorious_Level
2017-09-08 21h21m por Jokky
Mas se fosse justo o lance não acontecia, logo eram menos 2 pontos.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...