placardpt
    Soares bisou na estreia

    Voar para a liderança nas costas do reforço

    Voltou a ser assombrosa a força da «fortaleza do Dragão». Foi tão forte que assustou Jorge Jesus, levando-o a cometer erros já antes vistos. O FC Porto aproveitou, venceu e é o novo líder da Liga NOS, uma competição que, agora sem dúvidas, já só tem dois candidatos à sua conquista.

    Soares está no Dragão há pouco, mas já resolveu um clássico com dois golos e é o novo «menino bonito» da exigente plateia. Por seu lado, Jorge Jesus inventou e tem agora o Sporting a nove pontos do FC Porto. Esta é uma daquelas derrotas que Jesus terá de colocar na secção daquelas que são sua culpa e com certeza que a maioria dos adeptos do leão vão fazer o mesmo. Por seu lado, Nuno Espírito Santo solidifica o seu FC Porto como uma equipa diferente e bem mais coesa para o ataque ao campeonato.

    Um acertou na surpresa, outro falhou redondamente

    Surpresa Matheus só durou 45 minutos ©Global Imagens / Ivan Del Val
    Talvez porque não se jogou nos primeiros cinco minutos, a defesa do Sporting estava completamente a dormir, quando, com a maior da simplicidade, Corona cruzou direitinho para Soares fazer o primeiro. Palhinha tentou colocar (mal) em fora de jogo, enquanto os centrais preferiram embrulhar-se os dois com André Silva. Não foi o golo que acordou o Sporting, muito menos a efusividade de Jesus na linha lateral, mais preocupado com puxar as orelhas a Semedo pelos constantes atrasos para Patrício, do que com o ataque completamente desligado.

    E se NES acertou completamente na surpresa, Jesus falhou redondamente. Matheus Pereira teve nos primeiros 45 minutos a pior exibição em campo, apenas comparável a exibição de Zeegelaar. O Dragão estava mais agressivo, ganhava mais bolas no meio-campo e trouxe a lição bem estudada. Isto porque percebeu que se anulasse Gelson retirava grande parte do jogo ofensivo do leão. Brahimi teve um papel importante nisso, ao estar sempre no apoio a Telles.

    Quase com naturalidade o FC Porto ainda fez mais um golo antes do intervalo e pelas duas grandes figuras portistas. Danilo pegou na bola, correu e rasgou a defesa leonina com um passe de morte para Soares. O reforço de inverno ganhou na luta a Coates, fintou Patrício e fez o 2x0, lançando assim o seu nome para o estrelato e a imortalidade portista.

    Dar «a mão à palmatória» para melhorar

    ©Global Imagens / Ivan Del Val
    Talvez porque o Sporting não criou uma oportunidade de golo em toda a primeira parte, Jesus reconheceu o erro e tirou Matheus ao intervalo. Não demorou cinco minutos para aparecer o perigo, por Bryan Ruiz de cabeça. Com Alan Ruiz a equipa do Sporting passou a ter uma ligação mais concreta entre o ataque e o meio-campo. 

    Mesmo sem jogar bem, longe disso, o leão estava melhor. Adrien atirou uma bola à barra e foi esse momento que acordou o Sporting. Já sem Zeegalaar em campo, depois de lhe ter sido perdoada uma expulsão, a equipa de Jesus passou a mandar no jogo. Alan Ruiz reduziu «à bomba» e o novo lado esquerdo, composto por Esgaio e Bryan, dava outra vivacidade ao ataque.

    Nessa altura, nos últimos 20/25 minutos, vimos aquilo que já vimos no FC Porto e em Nuno Espírito Santo. Uma vontade imediata de recuar e uma espécie de adormecimento da equipa, que digamos, não se viu no ataque nos segundos 45 minutos. Foi nessa altura que apareceu Casillas a negar o golo a Coates por duas vezes. 

    Acabou por ser melhor, mas ainda assim insuficiente, a reação do Sporting. O FC Porto ganhou o jogo na primeira parte, onde foi muito melhor. Uma vitória que teve tanto de justa, como a derrota do Sporting teve de culpa do seu treinador.

    U Sábado, 04 Fevereiro 2017 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Hugo Miguel
    2-1
    Tiquinho Soares 6' 40'
    Alan Ruiz 60'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 20
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Soares marca
    Soares marca o seu 8º golo na prova (17 jogos)
    40´
    GOLO FC Porto!
    Soares marca
    Soares marca o seu 9º golo na prova (17 jogos)
    60´
    GOLO Sporting!
    Alan Ruiz marca
    Alan Ruiz marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
    A Chave
    Já nos descontos da partida, Iker Casillas evitou o empate, com uma brilhante em
    O Árbitro
    Hugo Miguel teve uma arbitragem regular, apenas com um reparo. Na segunda parte devia ter expulsado Zeegelaar com um segundo amarelo.
    O Melhor
    Soares teve as costas protegidas
    É claro que Soares merece destaque pelos dois golos, mas temos de falar de um homem que protegeu toda a gente do FC Porto. Danilo correu, cortou, apagou quem lhe apareceu pela frente e ainda fez uma assistência. É certo que teve mais dificuldades contra Alan Ruiz, mas esteve a um nível impressionante.
    O Pior
    «Invenções» de Jesus
    Já dissemos em cima, mas temos de reforçar. As supresas de Jorge Jesus correram todas mal. Matheus esteve 45 minutos em campo, mas foi como se não estivesse e o regresso de Zeegelaar ao 11 foi também um desastre. É certo que o técnico corrigiu os erros, mas nessa altura já perdia por 2x0.
    Forma
    FC Porto
    2016/2017
    33J
    19V
    11E
    3D
    56-17G
    Sporting
    2016/2017
    33J
    17V
    5E
    11D
    51-34G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto volta a vencer o Sporting depois de 3 derrotas consecutivas; venceu 2 dos últimos 9 jogos entre as equipas
    FC Porto não vencia o Sporting no Dragão desde o hat-trick de Tello em 2014/15 (3-0)
    FC Porto volta a igualar o Sporting em número de vitórias (81), dragões leões ainda empataram 63 encontros em 225 partidas
    Pela 1.ª vez em 4 épocas o Sporting fica abaixo dos 40 pontos em 20 jornadas da Liga (38 pts)
    FC Porto apresenta a melhor pontuação à 20.ª jornada desde a última vez que foi campeão com Vitor Pereira (2012/13)
    A última vez que o FC Porto ficou invicto em casa (20V 1E) foi campeão (2012/13); Nuno, em 17 jogos, soma 12 vitórias e 5 empates
    FC Porto continua invicto a jogar em casa em 2016/17; os dragões soma 12 vitórias e 5 empates (todas competições)

    Fotografias(54)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PR
    dragaoazul_18
    2017-02-05 19h11m por professorxibanga
    Só nao concordo quando dizes que o NES esteve bem. Eu percebi a intenção dele, tardar o mais possível a substituição a ver se o Sporting perdia o ímpeto, mas estava-se a ver que o Sporting ia marcar. Aliás eu que nem curso de treinador tenho tava a pensar "ele ta mesmo à espera de sofrer para tirar um dos avançados e meter um médio" e depois sofreu e meteu o André André e até a equipa estabilizar o Sporting ainda nos sufucou.
    E mesmo ao meter o André André teve mal. Ou seja: Num jo...ler comentário completo »
    Porto x Sporting
    2017-02-05 17h00m por dragaoazul_18
    Foi um jogo improprio para cardíacos na fase final . . Eu como apreciador de futebol , achei um jogo de grande nível principalmente a nível táctico ! Ambos os treinadores demonstraram inteligência na abordagem do jogo , tirando o JJ no 11 que escolheu que cometeu 2 erros que lhe custaram provavelmente o jogo.

    O NES abordou o jogo de forma realista, toda a gente sabe como o JJ gosta de saber e ainda para mais com a pressão que tinha para vencer para o 2º lugar não fugir, met...ler comentário completo »
    TiquinhoSoares
    2017-02-05 15h08m por nevoeiro
    7M é o valor que se tem falado, até porque o Guimarães tinha uma proposta similar da China, portanto, deve andar lá perto, nem que seja com outros mecanismos por trás como cedência de jogadores. . . se é ou não, não me interessa, não tenho interesse nenhum em "chutar" nada.
    Soares
    2017-02-05 12h45m por nevoeiro
    Esqueci-me dele, teve uma estreia de sonho, mas ele tem que parar de jogar "pequeno" agora, visto que está num grande, qualquer toque e ele atirava-se, e isso é anti-jogo, coisa de jogador de equipa pequena, mas percebe-se, o SCP estava a carregar muito e ele estava a ver se quebrava o ritmo. Não sei se vale os 7M, duvido, vamos ver o resto do campeonato e o próximo.
    FCP vs SCP
    2017-02-05 12h41m por nevoeiro
    Antes de mais, foi um grande jogo, uma primeira parte dividida, onde o SCP teve mais bola mas o FCP acabou por finalizar melhor. O segundo golo do FCP nasce de uma jogada ilegal, existe falta sobre Palhinha na recuperação de bola, enfim. Na segunda parte o SCP foi claramente superior, e pelo jogo num todo merecia a vitória, Adrien dá ao poste, Casillas faz 3 defesas fantásticas. . . tudo correu de feição ao FCP. O futebol é assim, nem sempre ganha o que joga melhor, este ano já e vi...ler comentário completo »
    Surpresas
    2017-02-05 11h17m por Freamunde1933
    Se a surpresa de Nuno ao colocar Soares de inicio correu bem e deu dois golos, as surpresas de Jesus perderam o jogo. Surpreendia muito mais ao colocar Adrien a 6 e Bruno César a meio campo do que Palhinha, que já não era surpresa, e Matheus.
    Nuno também não surpreendeu na forma como aborda a segunda parte, baixou demasiado as linhas, entregou o jogo ao adversário e tentou compensar com as substituições. Poucos ataques teve na segunda parte e isso impediu que se explorassem as laterais fracas do Sporting.
    HA
    11
    2017-02-05 11h15m por Halibut
    próximo 11 espero que inclua o andre andre. . antes deste jogo disse que queria um meio campo composto por danilo, andre andre, oliver, e não me enganei, o óliver mais uma vez não teve estofo para jogar naquela posição que não é a sua, e muito menos contra uma equipa com mais argumentos. . já contra o estoril quase nem se viu em campo. . o andre andre nestes 2 últimos jogos esteve muito bem.

    e por isso espero que no próximo jogo jogue o andre andre com o danilo, com brah...ler comentário completo »
    PR
    Queijocompao3
    2017-02-05 03h22m por professorxibanga
    Se os benfiquistas nao viessem para uma notícia do PORTO vs SPORTING destilar azia pelo Porto ter vencido e alcançado o 1º lugar (coisa que à um mês parecia impossivel) ninguém falava do benfica ;)
    Leal piadas
    2017-02-05 01h45m por tripeiroFCP
    Ganhas te em alvalade com dois golos ilegais
    Falta a ser era sobre o brahimi!
    Vocês se o zeegelar era expulso nunca fazias o 2-1
    Eu sei que custa mas para o ano há mais
    Ganha é ao Carnide o vosso dérbi
    Leal piadas
    2017-02-05 01h33m por tripeiroFCP
    Mete mais tabaco nisso
    Golo ilegal ?
    Eu vi expulsão do vosso defesa esquerdo e pênalti sobre Soares
    Vocês com 10 durante 40 minutos
    ZA
    leal69
    2017-02-05 01h12m por ZanDrev9
    ganhavas fácil e são superiores ? ahahah , à quanto tempo não és campeão ? em que lugar estás ? estás na liga dos campeões ? realmente vocês são melhores , mas no quase ! quase campeões , quase que passavam , quase que isto e aquilo . como vi na conta de twitter relacionado com o sporting que falavam que o porto não tinha respeito por vocês . é verdade , nos não temos respeitos por vocês , nem nunca teremos . vocês são um clubezinho que irá ficar sempre pelo quase . vocês jogaram bem s...ler comentário completo »
    Segundo golo do Porto
    2017-02-05 01h12m por adojc20
    O pessoal que anda a dizer que o Brahimi fez falta sobre o Palhinha não percebe nada de futebol. É um lance igual a muitos outros, uma disputa de bola normal. O futebol é um jogo com contacto físico. Este lance em Inglaterra nem era tema de conversa, mas como estamos em Portugal e habituados que o árbitro apite tudo é normal que uma disputa de bola, que consequentemente da o segundo golo do Porto, seja motivo de conversa.
    OC
    LeoLima
    2017-02-05 01h01m por OctavioOnesimo
    não te preocupes com os nossos dirigentes que usam a manobra de Pinto da Costa quando soube que a policía ia lá
    OC
    LeoLima
    2017-02-05 00h58m por OctavioOnesimo
    tu não és adepto do FCP, tu és anti-Benfiquista. Já viste as piadas que estás a dizer? Mas que azia? Tem lá calma que nós temos um jogo a menos.
    OC
    allwaysright
    2017-02-05 00h56m por OctavioOnesimo
    é sempre assim e sempre será, o Benfica vem sempre à baila. Somos sempre os gatunos, que ganham com ajudas ou com sorte. Muitos aqui davam inspetores da judiciária
    HA
    jogo
    2017-02-05 00h53m por Halibut
    primeira parte do Porto
    segunda parte do Sporting

    gostei muito do soares, golos à ponta de lança, espero que não seja para continuar.
    quanto ao jogo, volto a mencionar que o óliver torres é menos um em campo a jogar naquela posição (box to box), ali exige-se mais rotatividade, intensidade, agressividade, coisa que o óliver não tem (é jogador mais ofensivo do que jogador de equilibrios), o danilo hoje esteve monstruoso, sozinho no meio campo. . .
    o g...ler comentário completo »
    OC
    LeoLima
    2017-02-05 00h53m por OctavioOnesimo
    epá não dá para levar a sério os teus comentários, rindo muito aqui :D
    allwaysright
    2017-02-05 00h47m por LeoLima
    A mim não me doi nada, eu rio me dos vossos festejos

    Sempre que voces conquistam alguma coisa, ha sempre agressões na via publica, policias agredidos, zaragatas nas lojas, carros virados ao contrario

    Mas se quiseres posso falar te da vossa tradiçao nas finais europeias
    FCP-SCP
    2017-02-05 00h45m por paiva1996
    Acaba por ser uma vitória justo apesar que o empate não assentava mal devido à segunda parte do Sporting. Grande defesa do Casillas, brilhante mesmo, pode valer o campeonato.

    Infelizmente acho que quem vai ser campeão é o Porto. Não porque joga melhor futebol dos 3 porque acho que tanto Porto como Benfica jogam a mesma coisa apesar de o Benfica no Dragão ter feito o que costuma fazer, jogar mal mas porque o Benfica está a perder gás, nota-se que os jogadores estão de rastos...ler comentário completo »
    Porto
    2017-02-05 00h36m por Ultras-__FCP
    Ganhando os próximos 2 jogos(Guimarães fora, Juve em casa) podemos embalar de forma muito séria para o que resta da época, de ressaltar que Benfica vai a Braga nessa altura.
    EX
    MaxPowerFCP
    2017-02-05 00h31m por excessos
    Nao estou a dizer que o Porto foi beneficiado. . . estou a perguntar que diriam vc se fosse na aerea do Benfica?
    PR
    excessos
    2017-02-05 00h27m por professorxibanga
    Oh amigo por acaso aí ganharmos o campeonato por 1 ou 2 foi mesmo um milagre até porque vocês já tinham festejado o título na Madeira, pelo menos os vossos jogadores. Nós aí pensamos que o Benfica era oficialmente campeão mas afinal ainda deu para sermos nós, portanto 2 pontos até foi bem bom.
    EX
    LeoLima
    2017-02-05 00h21m por excessos
    quando dizes á rasquinha referes-te a 2012/13 certo?
    E ganhar por 1 ou 2 pontos de diferença retira mérito?
    EX
    MaxPowerFCP
    2017-02-05 00h16m por excessos
    A mesma que a vossa quando nao ganham. . . quando justificam os campeonatos com vouchers, , , as vitorias com os erros dos árbitros. . . . gostaria que me dissesses a tua opiniao sobre a mao na area do FCP no jogo de hoje se tivesse sido na area do Benfica,
    4lfredo
    2017-02-05 00h15m por senhor-doctor
    Quem foi o jogador que gostaste mais de ver?

    Para mim foi Alan Ruiz, mostrou desde a pre-época que era craque, tem tardado em mostrar o seu valor (chegando com quilos a mais, etc) mas tem crescido de jogo em jogo, muita classe! Espero que seja consistente.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Central dos dragões de volta às opções
    A três dias do Clássico frente ao Sporting, há novidade no Olival. Depois de vários dias a constar no boletim clínico, Fábio Cardoso voltou a trenar sem ...