placardpt
    Benfica ultrapassa FC Porto

    Papoilas saltitam por ferro e fogo para o Jamor (3x1)

    O Benfica está na final da Taça de Portugal depois de virar a eliminatória contra o FC Porto. Num jogo em que se atingiram os píncaros da emotividade, as águias foram mais astutas, mesmo jogando uma hora com menos um jogador. Pedro Proença esteve mal por não saber segurar a partida, que teve um FC Porto divorciado da sua identidade e ausente de ideias. Nota ainda para o excelente ambiente na Luz, mas para alguns excessos que não ficaram nada bem aos olhos de Michel Platini, que veio ver o palco da final da Liga dos Campeões.

    No que ao futebol diz respeito, o Benfica confirmou a supremacia sobre o grande rival dos últimos anos e deu a certeza de que 2014 é ano encarnado. Salvio, Enzo e André Gomes foram enormes na atuação, Rodrigo voltou a ser frenético, Fernando foi curto para um dragão que teima em pedir férias antecipadas (já só sobra a Taça da Liga para tentar ganhar).

    Salvio abriu o ativo, Varela magicou o empate, só que Enzo e Gomes saíram do meio para a frente e fecharam a eliminatória.

    Salvio empatou a eliminatória ©Carlos Alberto Costa
     Uma fogueira prestes a pegar fogo!

    Artur na baliza, Jardel ao lado de Garay, André Gomes a acompanhar Enzo Pérez, Cardozo como lanterna da frente para Gaitán, Salvio e Rodrigo. O onze encarnado era este e tentava combater o fogo que o dragão cuspiu na primeira mão da eliminatória.

    Com a Luz bem preenchida (45 380 pessoas a assistir) e em polvorosa pelo bom momento da equipa, os decibéis cresceram fortemente de tom com o apito inicial de Pedro Proença, ameaçando aquilo que é 'permitido por lei'. E, mesmo em lógica minoria, os adeptos portistas nunca se amedrontaram com os cânticos opostos. Poder-se-ão ter amedrontado, isso sim, pela entrada da águia em campo.

    Lado a lado com os adeptos, os jogadores do Benfica surgiram muito pressionantes, num quase sufoco de dez minutos iniciais que, além de uma oportunidade desperdiçada por Salvio após cruzamento de Rodrigo, teve ainda a particularidade de seis pontapés de canto consecutivos (no espaço de dois minutos), batidos por Gaitán na direita, para o primeiro poste, onde Mangala e Fernando iam trocando de cabeças para tirar o perigo.

    Mais do que táticas e esquemas de encaixe, a grande diferença do primeiro quarto de hora esteve na atitude imposta em campo. De um lado, um Benfica confiante e positivo, com vontade de ter bola e de a carregar para a área contrário. Do lado oposto, um FC Porto a jogar com o 1x0 de há três semanas e fiado num relógio com 90 minutos pela frente.

    Perante o fogo encarnado, o bombeiro principal era Fabiano, a conter demoradamente a bola nos pontapés de baliza. Auxiliavam, depois, Luís Castro e companhia no banco de suplentes em saltos de trampolim sempre que algo fugia dos conformes dentro do retângulo de jogo. Um terreno onde esteve presente a habitual equipa do FC Porto, que, depois do descanso em Braga de grande parte das peças, surgiu com o seu desenho habitual e com a maioria dos intervenientes que têm sido primeira escolha - Diego Reyes foi a companhia de Mangala na defesa, Herrera seguiu Fernando e Defour no meio campo, à semelhança do jogo da primeira mão.

    Muitos protestos para a expulsão de Siqueira ©Carlos Alberto Costa
    Foi neste ritmo de supremacia benfiquista que o golo da vantagem (ou melhor, do empate na eliminatória) surgiu. A jogada aconteceu pela esquerda, o cruzamento tenso foi de Gaitán, o encosto de cabeça, ao segundo poste, aconteceu por Eduardo Salvio. O argentino começa a ser o homem das noites do meio da semana para Jorge Jesus, desta vez com um Fabiano que não ficou totalmente isento de culpa.

    Ora, com a eliminatória empatada e com a águia esvoaçando por cima do dragão, o ímpeto permaneceu com tendência para o encarnado, perante um FC Porto demasiado dependente de um rasgo individual de Ricardo Quaresma, principal foco também da ira dos adeptos do Benfica - continua a ser impressionante a falta de bom comportamento em Portugal, seja qual for o estádio.

    Siqueira acalmou o jogo, Varela reabriu-o

    Passando o meio da primeira parte, o jogo deu mostras de querer acalmar para uma passagem à expectativa. Dos dois lados, a sabedoria de que um mínimo erro poderia ser fatal para a eliminatória, tal o poderio ofensivo que as frentes de ataque ostentam.

    E, se o ensaio para essa calmaria aconteceu a partir dos 25, confirmou-se aos 28'. Siqueira viu dois amarelos num curto espaço de tempo e recebeu ordem de expulsão por parte de Pedro Proença, num ajuizamento que motivou muitos protestos dos da casa, sobretudo pelo primeiro.

    Assim, o jogo não apenas acalmou, como mudou de rotação. O Benfica (sem Cardozo, que deu lugar a André Almeida) passou a encolher-se no seu meio campo e a dar a posse de bola ao FC Porto, que passou a requisitar Herrera e Defour não apenas para desarmar, mas também para construir. Terá sido uma mudança demasiado drástica para interiorizar com efeitos imediatos, o que resultou numa posse de bola corrente só que inofensiva, no que à criação de oportunidades diz respeito.

    Varela parecia dar um pontapé azul na eliminatória ©Carlos Alberto Costa
     Vinha o intervalo e a injeção de novas ideias, para uma segunda parte que viria a ser frenética, graças a Varela. Tantas vezes desaparecido das boas investidas, inventou um fabuloso lance individual, rompeu a defensiva encarnada e bateu Artur à saída da baliza. Era um golo que valia por dois, era uma eliminatória que ficava, mais do que nunca, na mão do dragão, era uma demonstração de que o fogo continua ativo!

    Todavia, os 35 minutos davam à águia, mesmo reduzida a dez homens, um balão de crença que foi suportada precisamente pelo número 35: Enzo Pérez converteu com sucesso o pénalti ganho por Salvio a Diego Reyes (má abordagem do mexicano) e relançou a eliminatória, que poderia ter mudado pouco tempo depois, não fosse Rodrigo ter escorregado depois de roubar a bola ao central (outra vez) e de ter aparecido na cara de Fabiano.

    A festa foi encarnada ©Carlos Alberto Costa
    André Gomes, a traição do herói improvável

    Construindo muito, mas com poucos efeitos práticos, o FC Portro ia gerindo a bola longe da sua baliza, mas de forma perigosa, tão perigosa que André Gomes reservou um momento sublime que viria a inverter a eliminatória. Magistral o trabalho do número 30, que puxou a bola vinda da esquerda, picou por cima de um adversário e fuzilou Fabiano.

    Caro leitor, se não esteve no Estádio da Luz, imagine apenas um forte tremor de terra e as cadeiras a tremer. Era assim que se encontrava o posto de reportagem do zerozero.pt, badalado pela apoteose vivida no Estádio da Luz.

    O jogo praticamente não teve muito mais que contar, com exceção para inúmeras cenas lamentáveis, proporcionadas por adeptos dentro do campo, escaramuças entre jogadores, expulsões de treinadores e de Ricardo Quaresma e um árbitro que não teve mão para segurar o jogo - Proença foi o pior em campo, sobretudo pela falta de categoria para manter a partida com foco principal no futebol dentro das quatro linhas.

    Ainda assim, nada belisca a vitória do Benfica, que mostrou muito mais estofo, contra um FC Porto divorciado da sua identidade e que não conseguiu segurar uma eliminatória que teve na mão.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Benfica v FC Porto 2MF Taça de Portugal 2013/14
    Benfica v FC Porto 2MF Taça de Portugal 2013/14

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Golo
    2020-04-16 16h02m por pedroregorego
    Golo do André Gomes é fantastico num grande jogo .
    EL
    AndreRodrigues1 2
    2014-04-18 05h42m por eli23
    Manuel Fernandes essa e de rir não sei se sabes mas podes procurar a noticia aqui no zerozero o que o treinador do manuel fernandes disse dele se vier para o porto e pior que o herrera pelo menos esse não tem problemas com a bebida acho. o fernando santos em 3 anos no fcp ganhou 1 campeonato e 2 taças não acho nada parecido com o vilas boas mas e bom ter fé
    XP
    josealberto
    2014-04-17 21h19m por xpress
    não é peta não senhora!!! Ele sabe o que diz e eu também. . . o Santos já está no porto confirmadissimo. . e o JJ vai pa italia. . . vai pa luz o marco
    BU
    Erro de Proença
    2014-04-17 21h12m por Burra
    Siqueira jura a pés juntos que não viu o primeiro cartão a ser mostrado. O Proença mostra o cartão quando o jogador está de costas
    BR
    Crónicas assinadas, p. f.
    2014-04-17 21h12m por BrunoFFRodrigues
    Crónicas são uma visão pessoal do autor e, como tal, por respeito a quem as faz e quem as lê, deveriam ser assinadas.
    _A
    dragoN1893
    2014-04-17 21h12m por _Anger_
    parece q o slb, n era porto forte, perdeu todos os jogos. . . cm te digo, mentalidade, n qualidade. . . pq ontem n foi só a qualidade q decicdiu, a qualidade decidia de 11 p 11, a mentalidade decidiu de 11 p 10. . . A mentalidade de jogar no dragao é diferente da mentalidade de jogar na luz, mas ha uns anos jogar no dragao era entrar ja derrotado, nos ultimos anos n tem sido bem assim. . .
    DR
    _Anger_
    2014-04-17 21h07m por dragoN1893
    nisso concordo contigo o mito do porto ser o 'bicho papao' com estas 2 vitórias, fica mais perto de ser quebrado, mas que ganhas-te a um porto fraco é claro e quando conseguirem ganhar a um porto forte esse mito apaga-se de vez e quando isso acontecer sou o 1º a dar-vos mérito.
    DR
    ruigomeslb
    2014-04-17 21h01m por dragoN1893
    uma vitória é sempre um vitória ninguém vos tira o mérito, agora ganhar a um porto fraco é muito mais fácil. . . e isso esta aos olhos de toda gente.
    _A
    dragoN1893
    2014-04-17 20h52m por _Anger_
    O problema é parecido com aquilo que pensas mas n nessas palavras. . . Realmente a questao vive à volta do porto, não só da falta de qualidade mas tb na ilusao de q se achava o porto um bicho papao. . . ha anos q o fcp n é um bicho papao
    RU
    dragoN1893
    2014-04-17 20h51m por ruigomeslb
    É normal que os benfiquistas aclamem o seu clube, da mesma forma que os portista aclamam o seu. . . Agora, é indiscutível que esse Benfica era extremamente fraco comparado com este. . . O que interessa aqui é que ganhamos a um grande rival e ponto final. . . Por isso, claro que haveremos de festejar!! Vocês até poderiam estar perto de descer de divisão que eu festejaria com a mesma garra que festejei ontem, pura e simplesmente porque ganhar-vos é a coisa que mais gozo me dá e quero lá sab...ler comentário completo »
    DR
    ruigomeslb
    2014-04-17 20h39m por dragoN1893
    era fraco? Não era aclamado por toda a gente ? E o Porto não era/é o clube que só ganhava/ganha, por causa dos árbitros ? Por isso mesmo esse festejo.
    RU
    dragoN1893
    2014-04-17 20h33m por ruigomeslb
    Por essa ordem de ideias porque é que os portistas festejaram tanto os 5-0 ao Benfica? Era um Benfica fraco nessa altura, também. . .
    DR
    _Anger_
    2014-04-17 20h23m por dragoN1893
    Vale tudo? como assim? Disse alguma mentira?
    GO
    luis castro
    2014-04-17 20h21m por gotzereus89-
    no final da época vai -se embora
    _A
    dragoN1893
    2014-04-17 19h36m por _Anger_
    LOL ja vale tudo na conversa de alguns lolol
    DR
    Ai as papoilas
    2014-04-17 19h22m por dragoN1893
    Como é óbvio não estou contente com este resultado mas é um resultado que não me preocupa, o Porto não esta a jogar nada, até podíamos jogar contra o olhanense ou o Paços que perdíamos o jogo mas agora a euforia dos lampiões por ganhar a 'este' Porto não se percebe. . .

    Se tivessem ganho a 'um' Porto forte e a jogar bom futebol, agora, ganharam a um porto super fraco, onde é que eu quero chegar o Benfica 'forte' não ganha ao Porto 'forte'.
    Duvidas. . . .
    2014-04-17 18h03m por jpar
    Ainda não percebi a duvida de algus portistas e outros lagartos anti benfica. . . . .
    A Benfica jogou se 5 habituais titulares(Oblac, Luisão, Feissas, Markovic e Lima). Jogou com 10 unidades durante mais de 1 hora.
    É a equipa em Portugal com mais jogos efectuados, de longe, e o consequente desgaste inerente a isso.
    E ainda tem capacidade para enfiar 3 batatas ao Porto, querem mais o quê???? Nota artistca. . . . até isso existiu, pois o golo do André Gomes tem not...ler comentário completo »
    JO
    nico
    2014-04-17 17h36m por JoseAlberto
    isso como é lógico não te poderei dizer, mas é certinho.
    RC
    o melhor SLB
    2014-04-17 16h58m por rcorreia
    No jogo de ontem (árbitro à parte, porque já chega de falar nisso porque e ele só teve um erro flagrante que foi o 1º amarelo ao Siqueira), o SLB mostrou claramente que é a melhor equipa nacional da actualidade.

    Até à expulsão, o domínio foi total. A pressão do meio campo do FCP, que nas Antas foi infernal, foi ultrapassada pela capacidade de passe e técnica individual do Enzo e do Gomes. Por isso o golo do Salvio surgiu com naturalidade. Depois veio o erro do Proença, c...ler comentário completo »
    NI
    JoseAlberto
    2014-04-17 16h00m por nico_gaitan20
    qual a tua fonte?
    JO
    não é peta
    2014-04-17 15h57m por JoseAlberto
    não se esqueçam deste dia, esperam para ver.
    NI
    JoseAlberto
    2014-04-17 15h38m por nico_gaitan20
    Boa peta essa
    ME
    Casos do Jogo
    2014-04-17 15h32m por MercadoDaFruta
    - 1º amarelo ao Siqueira é exagerado;

    - Penalty existe, pois se inicialmente Reyes e Salvio estão ombro a ombro e não há nada a assinalar, o Salvio consegue ganhar a frente da bola e quando faz movimento de rotação em direcção à baliza, é rasteirado pelo Reyes que fez entrada em carrinho;

    - Quaresma expulso por ver o 2º amarelo por protestar com árbitro assistente, percebe-se que se estava a queixar de que era a 2ª vez que levava uma cotovelada (Jackson fartou-s...ler comentário completo »
    JO
    ULTIMA HORA
    2014-04-17 15h24m por JoseAlberto
    FERNANDO SANTOS - Novo treinador do FCP na próxima época
    JN
    Este seu comentário não faz sentido
    2014-04-17 15h14m por JNP
    "o Benfica nos ultimos minutos, fez o seu papel, nao critiquem porque isso qualquer equipa faz "

    O que você disse básicamente é: não há como combater o anti-jogo, por isso que se continue a fazer sem problemas. Já que os outros fazem nós também devemos fazer.

    Que bonito que fica o futebol assim.
    jogos históricos
    U Quarta, 16 Abril 2014 - 20:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Pedro Proença
    3-1
    Eduardo Salvio 17'
    Enzo Pérez 59' (g.p.)
    André Gomes 80'
    Silvestre Varela 52'
    Tópicos Relacionados

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ricardocunha251 12-05-2024, 02:20
    SU
    supporter1966 12-05-2024, 01:37
    Maxaqueen 12-05-2024, 01:33
    Maxaqueen 12-05-2024, 01:32
    Maxaqueen 12-05-2024, 01:28
    hugoviseu881 12-05-2024, 00:56
    lvrs1 12-05-2024, 00:56
    relaxong 12-05-2024, 00:35
    ricardocunha251 12-05-2024, 00:26
    tipmaster 12-05-2024, 00:20
    tipmaster 12-05-2024, 00:20
    gloria95 12-05-2024, 00:12
    petitor 11-05-2024, 23:55
    SE
    sergiox 11-05-2024, 23:52
    ikercasillasbestgk 11-05-2024, 23:52
    josa-mirandapreguia- 11-05-2024, 23:49