História
Ser conhecido por ter uma das melhores camadas jovens de toda a Europa é bom, tão bom como a fama de ter um dos mais devotos e apaixonados adeptos do Mundo. O Partizan é enorme, disso ninguém duvida, mas as dimensões são ainda mais impressionantes quando comparadas a tudo aquilo que rodeia o emblema sérvio.
Com o Estrela Vermelha (ou Crvena Zvezda) o Partizan disputa o Dérbi Eterno, que coloca frente a frente os dois maiores clubes de Belgrado e de todo o país, cujos estádios se separam por apenas algumas centenas de metros. É esse fervoroso rival que detém o rótulo de clube de maior sucesso na Sérvia, mas a distância entre títulos conquistados é muito pequena e há quem considere o Partizan o clube com maior expressão internacional.
Nem sempre formam em qualidade de classe mundial, mas a quantidade e consistência é de louvar: um relatório do CIES de 2019 destaca o Partizan como a formação mais produtiva, com 75 atletas espalhados pelos principais escalões da Europa. Ainda assim, de um clube que se diz formador, esperam-se nomes: Só neste século produziram jovens como Jovetic, Ljajic, Mitrovic e Zivkovic, bem como nomes mais recentes como Milenkovic, Pavlovic, Stevanovic e DusanVlahovic.