história
Grandes jogos

Alemanha x Argentina: Tetra à custa de Messi

Texto por Vasco Sousa
l0
E0

O Mundial 2014 foi um dos melhores de sempre. Golos, emoção, bom futebol, festa e jogos para a História. O Maracanã foi o ponto final de um grande mês de futebol, que coroou a Alemanha campeã do Mundo 24 anos depois.

Alemanha com confiança para derrotar Messi

Antes da final, o favoritismo era atribuído à Alemanha, devido ao resultado incrível nas meias-finais, o histórico 7x1 ao anfitrião Brasil. Já a Argentina fez uma campanha menos espetacular e tinha afastado a Holanda no desempate por grandes penalidades. Os olhos do Mundo estavam em cima de Lionel Messi. Considerado o melhor jogador do Mundo naquela altura – e um dos maiores de sempre -, o craque argentino procurava conquistar o seu primeiro título pela seleção. Ao longo da competição, Messi tinha estado em grande, apesar de um menor brilhantismo na fase a eliminar.

Baixas e desperdício

As duas equipas entraram em campo com baixas: Khedira e Schweinsteiger do lado da Alemanha, e Di Maria da Argentina não recuperaram de lesões e ficaram no banco. O jogo foi bastante equilibrado, com Higuain a falhar a primeira grande oportunidade do jogo. Pouco depois, o avançado argentino ainda festejou, mas o golo foi (bem) anulado. Depois, momento de infelicidade para a Alemanha. Kramer, titular no lugar dos lesionados Khedira e Schweinsteiger, perdeu os sentidos após um choque com um adversário e teve que ser substituído. Em cima do intervalo, a Alemanha teve a sua maior oportunidade, ao atirar à barra na sequência de um canto.

Na segunda parte, houve poucas oportunidades, a principal desperdiçada por Messi. Mas o momento do segundo tempo aconteceu aos 88 minutos, quando Klose foi substituído por Gotze.

Gotze acabou por resolver a final no prolongamento – já depois de nova grande oportunidade desperdiçada pela Argentina, agora por Palacio. Schurrle (também suplente) cruzou e Gotze finalizou.

A Alemanha é tetra!

A Alemanha festejou o seu quarto título mundial, 24 anos depois, curiosamente voltando a derrotar a Argentina. Foi o prémio para os germânicos, com uma aposta forte na formação que rendeu frutos, com uma equipa de grande qualidade e com jogadores com um perfil diferente do habitual: mais franzinos e técnicos.

Para a Argentina, foi uma grande oportunidade de conquistar o título mundial em casa do grande rival Brasil e o aumentar de um jejum: o último título dos argentinos foi conquistado em 1993...

No final do jogo, Lahm levantou a taça de campeão mundial e Messi recebeu o prémio de melhor jogador do torneio. O ar do camisola 10 argentino dizia tudo: foi uma oportunidade de ouro para os argentinos conquistarem o título mundial...

Fotografias(35)

Alemanha - Campeã do Mundo 2014
Alemanha - Campeã do Mundo 2014
Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
jogos históricos
U Domingo, 13 Julho 2014 - 20:00
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
Nicola Rizzoli
1-0
Mario Gotze 113'
Estádio
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
Lotação78838
Medidas105x68
Inauguração1950