placardpt
      O meu mundo aos quadrados
      José Pedro Pais

      Feliz Natal Axadrezado

      2017/12/21
      E3
      "O meu mundo aos quadrados” é uma coluna de opinião que pretende fugir ao império comunicacional dos três grandes, sob a perspetiva de um adepto do futebol pela positiva, profissional e transparente, que por acaso é boavisteiro.

      Terminaram os jogos em do Boavista em 2017.

      Terminaram com um sabor doce, melhor do que qualquer aletria ou rabanada típica desta época, com uma vitória por 2-1 sobre o Paços de Ferreira no Estádio da Mata Real, na 6ª feira.

      É então tempo de montar o presépio, pendurar o azevinho e preparar a ceia de Natal, porque o futebol – este ano – já não é motivo de aflição para as famílias axadrezadas.

      É também tempo de fazer uma reflexão de Inverno sobre o passado, presente e futuro do nosso querido clube.

      Desde o regresso à primeira divisão (em 2014), nunca o Boavista tinha atingido a marca dos 20 pontos nos primeiros 15 jogos, como podemos comprovar na seguinte tabela:

      Posição Época Pontos GM GS DG
      12º 2014/2015 16 12 27 -15
      17º 2015/2016 10 9 21 -12
      10º 2016/2017 17 16 18 -2
      2017/2018 20 16 18 -2

      O Boavista está a realizar a sua melhor época em todos os parâmetros classificativos. Está na melhor posição, com mais pontos, mais golos marcados e menos sofridos (igualando a época 2016/2017).

      Esta marca ganha ainda mais relevo quando constatamos que à entrada da 6ª jornada o Boavista contava apenas com 3 pontos, o que levou à troca de Miguel Leal por Jorge Simão, e esse parece ter sido o momento-chave da temporada.

      Sob o comando de Jorge Simão, o Boavista conquistou 17 pontos em 9 jogos, dos quais três foram contra o Benfica, Porto e Sporting.

      É de tal forma impressionante esta imperiosa escalada classificativa que, caso o campeonato tivesse arrancado à 6ª jornada, o Boavista ocuparia neste momento o 5º lugar do campeonato.

      O oitavo lugar neste momento alcançado supera inclusivamente a classificação das últimas duas épocas anteriores à descida de divisão (10º e 9º).

      O mérito deve ser dado a quem o merece e, neste caso, deve ser dado a Jorge Simão, o nosso Pai Natal, que veio para o Bessa carregado com um saco cheio de pontinhos.

      A nível desportivo parece evidente que estamos perante um caso claro de crescimento sustentado.

      Hoje já ninguém dúvida da qualidade e do mérito do plantel do Boavista e os hipercríticos calaram-se de uma vez por todas.

      O crescimento do clube é, no entanto, muito mais que um conjunto de índices classificativos agregados.

      É também visível no melhor plantel destes últimos quatro anos (com qualidade e equilíbrio), na qualidade de jogo, no valor dos ativos, nos resultados da formação e da equipa B, na credibilidade dos parceiros, nas modalidades amadoras, na agremiação do G15 e nos desenvolvimentos tecnológicos e comerciais, por exemplo.

      Muito trabalho ainda há pela frente, em especial na permeável área da recuperação económica do clube, o que condicionará impreterivelmente o crescimento desportivo nas próximas temporadas.

      Temos então diversos motivos para estarmos felizes com esta nossa segunda família que é o Boavista pelo que foi alcançado num curto espaço de tempo, mas concentrados para enfrentar os enormes desafios que nos serão colocados em breve, sempre com a confiança de que todos juntos ultrapassaremos quaisquer obstáculos.

       

      Somos diferentes, somos Boavista.

      Os meus votos de um Feliz Natal e um próspero ano novo para todos.

      P.S.: Nunca mais chega o dia 3 de Janeiro.



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Boas Festas a toda a família Axadrezada
      2017-12-23 18h58m por Manita
      são os meus votos nesta quadra Natalícia;
      Concordo com tudo o que foi referido pelo nosso digno representante nesta coluna de cronistas do zerozero, aproveitando também para endereçar um voto de Boas Festas a todos os colaboradores do zerozero; concordo também com o referido pelo amigo Isentoqb, em especial na referência que fez à raça e entrega dos jogadores, que são quem materializa as ideias e orientações do treinador, que todos concordamos tem a sua quota importante de mérito, co...ler comentário completo »
      IS
      Em crescendo
      2017-12-21 23h45m por Isentoqb
      O crescimento está-se a verificar não apenas na equipa principal, mas em todos os escalões de formação. Há muito trabalho a fazer, no que destacava a captação e regresso de mais adeptos, porque é com eles que o futebol tem valor. O maior destaque vai sempre para a equipa principal e aí tem de ser dado mérito a quem o merece, a raça e entrega dos jogadores e ao trabalho excepcional do Jorge Simão. Um treinador à Boavista.
      TI
      Boavista
      2017-12-21 21h01m por Tiago_Valente
      Ainda existem certos jogadores no plantel que noutros tempos não teriam qualidade para representar o Boavista

      OPINIÕES DO MESMO AUTOR

      O mundo dá muitas voltas.    A forma das equipas varia significativamente ao longo da temporada, de mês para mês ou até mesmo de semana para semana....
      14-06-2020 15:17E6
      Terminou o ano e, como sempre, é altura de fazer uma reflexão sobre o ano (civil) axadrezado. O Boavista entrou em 2019 na 13ª posição do campeonato, ...
      09-01-2020 11:01E1
      Lito Vidigal foi despedido do Boavista sem grandes surpresas após quatro derrotas nos últimos cinco jogos. No futebol, como na vida, o que hoje é verdade, amanhã ...
      17-12-2019 22:02E8
      Opinião
      Oitava Arte
      Álvaro Costa
      Vénia ao 3º Anel
      Filipe Inglês
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      A preto e branco
      Luís Cirilo Carvalho
      Campo Pelado
      Pedro Jorge da Cunha