placardpt
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa

    Primeira Conferência

    2022/11/06
    E6
    "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

    A primeira parte das competições europeias desta temporada acabou e com isso ficaram definidos os vários apuramentos para a fase seguinte, a eliminar, lá para o mês de fevereiro do próximo ano.

    Portugal teve uma prestação global bastante positiva na fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, uma vez que as quatro equipas envolvidas seguem em frente, ainda que com destinos diferentes. Assim, o FC Porto e o SL Benfica apuraram-se, em primeiro lugar dos respetivos grupos, surgindo como cabeças de série no sorteio que se vai realizar, ao passo que o Sporting desce para a Liga Europa, beneficiando do golo do Tottenham em Marselha no último lance do jogo, e o SC Braga desce para a Liga Conferência, apesar de ter conseguido dez pontos, que o colocou como o melhor terceiro classificado, mas castigado pelo triunfo do Union Berlin na Bélgica, frente ao Saint-Gilloise.

    Os Gverreiros do Minho tiveram uma entrada forte na competição, vencendo nos dois primeiros jogos, e saíram bem, ao vencer no último encontro. O problema residiu nas três jornadas intermédias, onde apenas conquistaram um ponto e acumularam duas derrotas. O pecado maior esteve nos jogos da jornada dupla de viragem da primeira para a segunda volta, frente aos belgas do Saint Gilloise, em que apenas conseguiram um ponto, que não traduz o valor teórico das equipas, mas já sabemos que no futebol a justiça se faz com golos e aí a equipa de Artur Jorge foi amplamente penalizada pelos detalhes que decidem os jogos. Contra o Malmo foram conseguidas duas vitórias, vistas como naturais, uma vez que os suecos terminaram sem qualquer ponto amealhado, e frente ao Union Berlin também se podem considerar normais a vitória conseguida, em Braga, e a derrota amealhada, na Alemanha, pois estes alemães, mesmo sem produzirem um futebol atrativo, são bastante fortes e seguem na frente da Bundesliga, o que atesta bem o seu valor.

    A última jornada trouxe a Braga uns suecos que se queriam divertir e que confirmaram a secura de pontos no fim da competição, depois de perderem na Pedreira, onde a irreverência da juventude introduzida por Artur Jorge na equipa foi traída pela falta de eficácia, que impediu que no fim houvesse um resultado desnivelado. A diferença mínima penaliza as diversas oportunidades desperdiçadas pelos arsenalistas, algumas delas a roçar o “obsceno”, em especial no segundo tempo.

    O terceiro lugar no grupo, com uma pontuação que normalmente garante lugares mais acima, permite estreia na Liga Conferência, onde nunca uma equipa portuguesa passou as pré-eliminatórias. Assim, o SC Braga será a primeira equipa lusa a jogar efetivamente a competição e a única a ter disputado todas as competições organizadas pela UEFA.

    O sorteio das competições europeias realiza-se amanhã (segunda-feira), onde eu espero que a sorte ajude os brácaros a abrirem boas perspetivas de seguir em frente na Liga Conferência. Ora, as próximas batalhas europeias, disputadas daqui a cerca de três meses, ocorrem depois de se disputar o Mundial do Catar e do fecho de mercado de inverno, dois acontecimentos que podem alterar os planteis e o potencial das diferentes equipas, em função do desgaste que poderá surgir por essa ocasião.

    O que eu espero é que quando surgirem de novo as competições europeias os braguistas possam aspirar a chegar longe na primeira conferência disputada por uma equipa da nação valente.

    Hoje é dia de regressar às competições internas, com o surpreendente Casa Pia a visitar a Pedreira e a recomendar muitas cautelas e muita competência, de modo a evitar algum dissabor, desnecessário ao pensamento de qualquer adepto braguista. Deixo aqui um convite, em forma de desafio, para que os adeptos marquem presença em massa e ajudem a equipa a manter o segundo lugar que ocupa neste momento.

    Uma nota final para a eleição do Gverreiro Bê Martins como melhor jogador do mundo de futebol de praia. Depois de depois Jordan Santos, é o segundo jogador do SC Braga a conseguir tal distinção. A este tema voltarei em breve.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ra1620
    2022-11-14 13h52m por redlegion
    Reconhecer que se esteve mal na Liga Europa, que se vai jogar a Conference e que mais uma vez um jogador do clube conquista o prémio de melhor do mundo na sua modalidade é ambição? Essa capacidade de interpretação de texto ficou onde? Na primária?

    RA
    Cansaço do fracasso
    2022-11-07 22h02m por ra1620
    Liga 3 da Europa e futebol de praia já são "ambições".

    Ah! o Casa Pia ganhou e "não tem adeptos".
    MisticaEncarnad a
    2022-11-07 11h42m por redlegion
    Qualquer pessoa minimamente atenta à zona de comentários do zerozero sabe que o RSoares66 é portista.

    Quanto a mim que sou braguista, digo que pela via utilitarista, é melhor andar na Conference porque as equipas são mais fracas e sempre dá para ir mais longe, apesar de achar que o Braga não chega à final. Mas como adepto e sócio, fiquei irritado pelo mau desempenho na Liga Europa, num grupo que o Braga tinha obrigação de passar. Ir à Conference não me deixa feliz, mas só quero que o meu clube faça boa figura.
    RSoares66
    2022-11-06 22h16m por MisticaEncarnada
    Se fores Bracarense e preferires o 3⁰ lugar no grupo da Liga Europa do que a passagem é contigo. Se fosse com o meu clube eu não gostava.
    Mentalidade Portuguesa
    2022-11-06 11h06m por MisticaEncarnada
    "as quatro equipas envolvidas seguem em frente"

    Deve ser uma definição nova agora, ser eliminado da Champions ou da LE signifique seguir em frente.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    A liga portuguesa caminha apressadamente para o seu fim e a temporada só se estende mais uma semana, para a realização da final da Taça de Portugal. Para o SC Braga apenas ...
    03-05-2024 11:08
    A época de futebol de praia abriu com a disputa da Supertaça, entre a AFD Torre e o SC Braga, em Buarcos, uma freguesia costeira da Figueira da Foz, pelo que as duas equipas ...
    26-04-2024 23:18
    O SC Braga reentrou no trilho do sucesso na recente visita ao terreno do Estoril. Foi o terceiro duelo com a equipa da linha esta temporada, que se traduziu no terceiro êxito, depois de antes ...
    19-04-2024 11:15
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha