placardpt
    Azul e Branco
    Carlos Teixeira

    O que realmente chateia e o que incomoda

    2020/03/08
    E8
    "Azul e Branco" é um espaço de opinião pública de um adepto portista que discute unicamente o futebol jogado

    A tempestade passou e estou mais calmo. O discerniimento é outro e a racionalidade também. Vou dividir este artigo em duas partes: numa falarei no que realmente me chateia (FC Porto e a sua forma de jogar). Na outra, o que incomoda (os juízes de jogo e os seus critérios).

    O FC Porto entrou ontem com a certeza que, se ganhasse, ficaria três pontos à frente do rival Benfica. Mas entrou nervoso e impaciente. Tentativas atrás de tentativas de cruzamentos sem qualquer êxito. A procura pela profundidade e bola longa foram quase sempre anuladas pela defesa do Rio Ave, que esteve bem defensivamente durante todo o jogo. A pressão imediata à perda da bola não existiu, o que obrigava depois à equipa a um desgaste redobrado e uma desorganização em campo. O Rio Ave mostrou perigo nesses momentos e por pouco que os dissabores não era maiores. Resumindo: foi um Porto com pressa em chegar ao golo, previsível na sua forma de jogar e anulado com eficácia pelo adversário.

    A tranquilidade a esta hora poderia ser outra, mas até ao fim do ano levaremos com esta irregularidade. Ainda assim, ninguém diga que está bem, pois este ano não há "um melhor".

    O que me incomoda: VAR e critérios dos árbitros. O tempo de espera por uma decisão é demasiado. Cria uma ânsia tamanha nos adeptos e
    jogadores, já para não falar na quebra de ritmo de jogo. Basicamente, é uma perda de tempo sem ser amarelada. Atenção, não estou contra o VAR mas sim contra a demora da sua utilização e respetiva decisão. A verdade deve ser sempre reposta mas não se percebe porque leva tanto tempo.

    Quanto aos árbitros, mudam de jogo para jogo assim como os critérios. 99% da comunidade concorda que ficou grande penalidade por marcar aos 55 minutos sobre o Marega mas existe aquele 1% (os oficiais de jogo) que não acharam tal. Gostaria de ler uma explicação plausível destes intervenientes sobre a falta não marcada, porque é falta aqui e em qualquer lugar. Não é daquelas faltas do "ao mínimo toque cai". Não entendo como é que não há uma voz superior capaz de ajuizar corretamente as coisas como elas nitidamente são. São este tipo de lances que definem a história de um jogo e não podem ser justificados como "não fizeram nada mais e por isso não podem recorrer a isso". Podem sim. Aliás, devem. Uma coisa não pode invalidar a outra. Não é justificável. A exibição medíocre não pode ser uma "superior justificação" para às queixas das infrações não marcadas.

    Concluo então dizendo que o FC Porto não está bem, mas que os fatores externos também não. E cada um depende de si para melhorar o espetáculo e não criar burburinhos e confusões semana após semana.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PadreMalicias
    2020-03-10 19h54m por bludouro
    Vejamos:

    Penálti por assinalar contra os vermelhos em Guimarães;
    2 Penálti mal assinalados a favor dos vermelhos diante o Moreirense;
    1 Penálti duvidoso diante em Setúbal. . .

    Mas pelos visto apenas recordas aquilo que mais te dere jeito!
    Pois. . .
    2020-03-10 19h37m por bludouro
    So e apenas nas DUAS ultimas jornadas: Benfica (+2 pontos), Porto (-2 pontos). . . Isto incomoda e muito! Temos uma liga artificialmente equilibrada com a classificação virtualizada onde o Porto mesmo jogando uma miséria tinha todas as condições de ver o Benfica 4-5 pontos a distância. . .

    So na ultima jornada: Benfica (+ 2 penaltis), Porto (-1 penalti), Sporting (2 expulsões adversarias + 1 penalti). . . Temos uma liga em que os grandes são beneficiados e os pequenos prejud...ler comentário completo »
    Exagero
    2020-03-09 21h14m por pedroregorego
    Agora a que ser sincero pessoal do fcp tão a fazer muito barulho e arranjar desculpa se não ganharem a liga.
    3
    2020-03-09 21h12m por pedroregorego
    SLB , FCP SCP , São natualmente beneficiados, problema tão a jogar o C*%&#$^*O , Braga ?good football.
    Unicamente futebol jogado!
    2020-03-09 14h40m por PadreMalicias
    3 exemplos de penáltis, no teu jornal através do "Tribunal unânime", depois de breve consulta ao Sapo Jornais:

    Penálti mal assinalado contra os algarvios 16 Setembro 2019;
    Penálti por assinalar e vermelho por mostrar a Uribe por falta sobre Fábio Cardoso (56') 23 Setembro 2019;
    Penálti por marcar a favor do Tondela por falta de Uribe sobre Toro (66') 17 Dezembro 2019;

    Nesta altura não incomodou ninguém!?
    Curto e conciso
    2020-03-09 12h15m por DragonKing
    Para os complicados e tendenciosos o texto pode ser de difícil digestão ou compreensão, contudo, está claro e sucinto.
    Jogamos pouco e somos irregulares. . . tal como os árbitros/VAR´s.
    Telhado de vidro
    2020-03-09 11h38m por texxx
    Bonito bonito era criticar os árbitros também quando somos beneficiados. Porque este erro é grave sem dúvida, mas também o é um penalti em que a mão bate no peito e uma cotovelada na area onde nada é assinalado.
    Temos de ver erros não só quando somos prejudicados como também o contrário.
    Árbitros erram, mas muito mais erram jogadores e treinadores.
    TM
    Conteudo 0. Fraquissimo.
    2020-03-09 11h00m por TMCosta1982
    Qq é um comentador nos tempos q correm

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Sábado, 18 de janeiro de 2019, chego a casa depois de um dia trabalho cansativo. Sento-me no sofá a ver o Eibar - Atlético nos maiores do relaxamento e deparo-me ali com ...
    19-01-2020 12:03
    Foi naquele domingo à tarde que o Porto acabou com uma crueldade que já durava há 11 anos. É tudo muito bonito e tal, mas as coisas ainda não estão muito ...
    07-01-2020 17:48E1
    Não tenho sentido a falta de Herrera nem de Brahimi. Nunca pensei dizer isso mas a verdade é mesmo essa. Não quero parecer de todo arrogante, pois o que eu realmente quero ...
    30-09-2019 20:55E14
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha