placardpt
Triste fado do Sporting em San Mamés (3x

Triste fado do Sporting em San Mamés (3x1)

2012/04/26 22:00
E0

 

Ambição, vontade, crença e espírito de sacrifício foram características que o Sporting apresentou no Estádio San Mamés mas que não chegaram para os leões garantirem o apuramento para a final da Liga Europa.

A equipa de Ricardo Sá Pinto, ao contrário de Manchester United e Schalke 04, em nada ficou atrás do Athletic Bilbao e tudo fez para carimbar o passaporte para a final de Bucareste. Não merecia a eliminação, mas do lado contrário encontrou um adversário que desde o primeiro minuto estava disposto a anular a vantagem que os portugueses possuíam, fruto do triunfo por 2x1 em Alvalade.

Foi um triste fim do Sporting na Liga Europa. O golo que valeu o apuramento dos bascos apenas surgiu a dois minutos do 90 quando já quase todo o estádio esperava pelo prolongamento. Llorente assim não o quis, marcou e eliminou os leões. Por tudo o que fez, a equipa de Alvalade merecia mais mas, por mais briosa que tenha sido a prestação leonina, são os golos que contam no final.

Athletic Bilbao marca dois golos, Sporting fatura por uma vez e tudo empatado ao intervalo
 

Van Wolfswinkel marcou o golo do Sporting em San Mamés e falharia a final em caso de qualificação ©Catarina Morais

17 minutos foi o tempo que durou a vantagem que o Sporting trazia de Lisboa. Após ter aguentado a pressão inicial dos bascos, os leões, num lance que começou com uma falta não assinalada sobre Schaars, sofreram o primeiro golo, com Markel Susaeta a bater Rui Patrício após um remate executado dentro da área.

Festa no País Basco com o golo de Susaeta e que colocava o Athletic Bilbao na frente do marcador e da eliminatória, em virtude do golo marcado fora de casa. No entanto, apesar da contrariedade, o Sporting nunca virou a cara a luta e, por vezes nem sempre da melhor maneira mas com uma enorme raça, começou a aproximar-se da baliza do adversário.

Anderson Polga, aos 33 minutos, lançou o primeiro aviso, obrigando o guarda-redes Gorka Iraizoz a uma boa intervenção, após um cabeceamento na sequência de um pontapé de canto. Foi, de resto, um pronuncio para o que viria a acontecer dez minutos depois, quando Ricky van Wolfswinkel rematou de forma certeira para o fundo da baliza do Athletic Bilbao.

Marcar perto do intervalo é sempre um tónico importante para qualquer equipa e o Sporting conseguiu-o, empatando o resultado e, principalmente, voltando a colocar-se em vantagem na eliminatória. Todavia, o Athletic Bilbao foi célere na recuperação e no minuto seguinte voltou a marcar por intermédio de Ibai Gómez.

Apenas um minuto depois da festa do golo de Van Wolfswinkel, os leões voltaram a sofrer e ao intervalo tudo estava empatado nas contas da meia-final. Assim, e pelo que aconteceu na primeira parte, as dúvidas eram muitas sobre quem seria o finalista da Liga Europa.

Llorente decide eliminatória a dois minutos dos 90

Estavam lançados todos os ingredientes para um grande segundo tempo e as equipas não desapontaram. Numa etapa complementar marcada pelo domínio repartido do jogo, até nas bolas bolas ao poeste as formação ficaram empatadas.

Aos 52 minutos, Ander Herrera cabeceou ao poste da baliza de Rui Patrício, mas, fazendo jus a uma grande atitude que sempre mostrou ao longo de todo o jogo, o Sporting não se atemorizou.

Com raça e um enorme querer(que melhores palavras para descrever a equipa de Sá Pinto neste jogo e na Europa?), os leões assumiram as despesas do encontro e, apenas três minutos depois, Insúa, na marcação de um livre, fez o esférico bater no poste da baliza defendida por Iraizoz.

Foi um início frenético da segunda parte, onde voltou a haver um enorme equilíbrio entre as equipas, que sempre procuraram o golo que lhes daria o passaporte para a final de Bucareste. O Sporting nunca foi inferior à formação de Marcelo Bielsa mas acabou por sofrer o golo da eliminação quando já quase toda a gente esperava pelo prolongamento.

Llorente, aos 88 minutos, antecipou-se na área leonina e, após um cruzamento de Ibai Gómez, bateu Rui Patrício pela terceira vez na noite, qualificando o Athletic Bilbao para a final da Liga Europa. O Sporting caiu, mas caiu de pé e sai das competições europeias de cabeça bem erguida.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
KY
e agora ZBORDINGUISTAS
2012-04-28 18h48m por kylegoncalves
Porque é que desta vez também não incendiaram o estádio aos espanhóis ? Que eu saiba o jogo com o benfica era de menos interesse do que com o bilbao! Esse godinho andava a falar do benfica com a (gaiola) mas ele deve-se ter esquecido das cadeiras e betão (BETÃO QUE NEM SEI COMO É QUE SE FAZ AQUILO) agora não fazem nada? lagartos vão para a wc! ACHO QUE O SPORTING JOGOU MELHOR E DEVIA TER PASSADO ÁS FINAIS!
PV
FORÇA SPORTING!!!!
2012-04-27 18h40m por PV_SPORTING_SEMPRE
Bem ainda não aceitei esta eliminação, de facto saimos de cabeça erguida, mostramos que o Sporting é Grande, tem uma equipa jovem mas com muita qualidade e que de certeza que nos proximos tempos vamos ter muitas vitórias. Mas de facto Llorente foi o factor chave do Bilbao ontem, e a defesa do Sporting esteve mal, JP no segundo golo e no terceiro esteve bastante mal, Izmailov fez falta claramente, Matias não esteve no seu melhor e o Wolfs marcou, mas de resto pareçeu que começou o jogo ca...ler comentário completo »
LV
SPORTINGUISTAS
2012-04-27 17h21m por lvsg
tenham calma por voçes nao podem falar do benfas nem do porto, a diferença é que estao em 4 e na europa nos jogavamos ás Terças e voçes as Quintas essa é a diferença entre nos
Portvcale
2012-04-27 15h10m por tm0702
E eu disse que o lucaserico era português? Parece que isso para o lado das letras também não anda famoso, e ainda te fazes passar por um profundo erudito em tudo e mais alguma coisa, sr. catedrático!
o caso do SCP foi o mesmo do Barça. . .
2012-04-27 12h56m por lucaserico
De nada adianta falar que controlou o jogo, ir na área adversária 500x, se não guardar a bola dentro do golo!! mesmo nos momentos em que o SCP era superior, tanto na 1ª quanto na 2ª mão, mesmo nestes momentos, o Bilbao sempre foi a equipe mais perigosa, quando chegava, chegava a sério, e fazia o golo , também não podemos comparar os 2 plantéis, principalmente do meio para a frente . . . . só o llorente é melhor que todos os avançados do SCP juntos, NA MINHA OPINIÃO!
DR
Foram eliminados
2012-04-27 12h26m por Dreamzzzz
Pela primeira equipa que tinha qualidade e jogou a sério
CR
la final
2012-04-27 11h59m por crazyshit
na minha opiniao passou kuem mais mereceu. . . o sporting jogo muito na 1 mao mas na 2 mao n vi um sporting tao forte e sempre axei o atletico uma equipa fortissima e k merece estar na final, se o sporting tivesse feito mais ontem entao sim merecia ter passado. . mas parabens ao sporting e forca atletico merece ganhar este taca agr
tm0702
2012-04-27 11h41m por Portvcale
Mais uma vez, engoles em seco quando te apresento uma argumentação sólida baseada em factos.

Alguém disse que os catalães não dormem a pensar nos portugueses?

Alguém disse que havia uma guerra entre duas facções?

Ó jovem, tem cuidado com as conclusões precipitadas que tiras. Senão, deixa lá a Física para quem sabe e dedica-te ao estudo do Português.

PS: O lucaserico não é português, mas sim brasileiro. Enfim, uma oportunidade que perdeste de estar calado, como tem sido teu apanágio, cada vez que falas, és humilhado.
Eu dou
2012-04-27 11h34m por WypeOut
os parabéns ao sporting por conseguirem chegar onde chegaram com a equipa que têm. Para o ano há mais
DR
Engraçado
2012-04-27 11h26m por Dreamzzzz
Engraçado é os sportinguistas ( talvez não aqui ), dizerem que só o Sporting dignifica o nome de Portugal, porque é o unico clube que tem Portugal no nome, e porque foram às meias-finais da Liga Europa e etc. . .

Mas realmente vamos falar disto. O ano passado o vencedor justo foi o Porto, e nas meias-finais ainda houve Benfica e Braga ( isso sim um prestígio para Portugal )
No inicio do ano o Porto bateu-se muito bem contra o Barcelona, na final da Supertaça Europei...ler comentário completo »
FCP_azul
2012-04-27 11h23m por chavesbra
Eu tambem sou portista, mas tenho de dizer, ou neste caso, perguntar-te, quantas oportunidades de golo falhou o Sporting em Alvalade? Quantas oportunidades tiveram eles? E isto que na 1ª mão há sempre maior margem de erro, sendo que se pode corrigir na 2ª mão. O Sporting entrou a ganhar em Bilbau e na minha opinião arriscou demais, "pois sem ovos não se fezem omoletes" e o Sporting não tem assim tantos "ovos", no meu entender poderiam e deveriam defender mais, jogando mesmo com 3 centra...ler comentário completo »
Portistas
2012-04-27 10h24m por tm0702
Ainda há pouco falei de users que podiam testemunhar boas experiências que tiveram com os catalães e nem me tinha apercebido que há uma precisamente neste tópico.

"morei muitos anos em Barcelona, e sempre ví os portugueses e outros estrangeiros serem muito bem recebidos, muito bem tratados, nunca ví por lá um português a ser maltratado, ou mesmo alguma piada de mau gosto contra eles! São um grande povo, assim como Portugal, mas obviamente que dos 2 lados existem alguns azia...ler comentário completo »
Portvcale
2012-04-27 10h19m por tm0702
E achas que por esse motivo os catalães na sua generalidade nem sequer conseguem dormir a pensar nos portugueses? Há por aqui relatos de portugueses que tiveram que emigrar e viveram em Barcelona e que podem testemunhar que foram bem acolhidos. És de memória selectiva. Só te lembras de factos históricos de momentos de fricção, mas das boas relações ainda só apresentaste um quando há muitos mais. Quem pensa que ainda há uma guerra entre as duas facções só pode ser uma pessoa de vistas grossas.
nos 2 jogos. .
2012-04-27 10h15m por Bacorim
claro q viram, mas como são benfiquistas e por norma muitos deles não entendem nada, dizem sempre q os outros foram superiores. . enfim! é o povo q temos. Relativamente ao jogo, fizemos uma grande 1a mão onde mereciamos ter saído com 3 ou 4! sofremos um golo contra a corrente. . ontem o Bilbau foi melhor, a defesa do Sporting não esteve a altura e fisicamente demos o berro! mas mesmo assim, mereciamos o prolongamento do jogo. . vale mais 1 meia final da liga europa do q 200x taças do Lucilo batista.
TH
Parabens !
2012-04-27 08h46m por the_reader
Grande jogo do sporting, em que não se podia pedir muito mais , e em que o sporting representou muitissimo bem Portugal nesta Europa League que por pouco não conseguiu ir a final, tal como o Benfica este ano tambem esteve bem na champions! Pena o meu porto este ano na Champions e depois na Liga Europa em que não esteve bem, mas tambem não se pode estar bem todos os anos e a verdade é que temos sido a equipa portuguesa que nos últimos anos melhor tem representado portugal nas competições europeias!
Ser leão
2012-04-27 07h59m por BrunoFoito13
quer percam quer ganham, o sporting jogou muito, aqueles rapazes são um orgulho po futebol portugues.
Jogadores como o capel que só tão á 1 ano no sporting e que jogam com amor á camisola.
Pó ano há mais.
Só aqui um aparte: o André Martins tem grande futuro!
Bom jogo !
2012-04-27 02h50m por Fernandes10

Qualquer uma das equipas poderia e merecia passar no somatório das duas mãos !

Calhou a sorte ao Bilbao, mas diga-se, também fez por isso !

Resumindo, acho que é mau estarem a falar das arbitragens porque foram dois bons jogos e qualquer equipa poderia ter passado, Bilbao passou e mereceu, se passa-se o Sporting seria igualmente justo :)

Parabéns Sporting !
o SCP ganhou algo?
2012-04-27 02h36m por lucaserico
Estou a ver os verdes a gozar com o glorioso, mas por acaso ganharam algo esta temporada? acho que ainda nada! e se fosse eu, colocava as barbas de molho, pois nada como 1 dia após o outro. . . . olha que ainda ficam sem a tal taça. . . . . lol
lol
2012-04-27 02h27m por Slb_quintacity
essa do mundo vai acabar, soa mt mal, ahahaha
ahh
2012-04-27 02h26m por Fabio_SLB
pois ficastens em 3° ah conta de kual jogador ja agr?? ;)
hahah
2012-04-27 02h23m por Fabio_SLB
chamo a isso, falta de argumentos. . . hahahahha ;)
erro
2012-04-27 02h20m por Fabio_SLB
campeão, desculpem. .
e ahh
2012-04-27 02h20m por Fabio_SLB
ja agr, o mundo vai acabar e o teu sporting n vai saber o k é ser campão. . hahahahha
lucaserico
2012-04-27 02h13m por Fabio_SLB
concordo contigo. .
só não percebo uma coisa. . . .
2012-04-27 02h12m por lucaserico
o SCP está na bancarota, e o sr. bruno a prometer trazer 70M sei lá de onde. . . tenho muita reserva quanto a estes famosos "salvadores da pátria", estes geralmente são os que acabam por espoliar ainda mais os clubes, mas isso já é outra história , e os verdes é que se preocupem , e devem!!!
jogos históricos
U Quinta, 26 Abril 2012 - 20:05
San Mamés (La Catedral)
Martin Atkinson
3-1
Markel Susaeta 17'
Ibai Gómez 45'
Fernando Llorente 88'
Ricky van Wolfswinkel 44'

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Técnico deixou elogios e apontamentos
José Mota aproveitou a conferência de imprensa após o jogo com o Estrela da Amadora para fazer uma reflexão sobre o futebol português e deixar uma série de ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

AfonsoDosSantos 30-04-2024, 09:00
Vic-54 30-04-2024, 08:38
rubenferreira877 30-04-2024, 07:23
ricardocunha251 30-04-2024, 07:08
moumu 30-04-2024, 05:55
moumu 30-04-2024, 05:51
moumu 30-04-2024, 05:48
PE
Pennywysepistola 30-04-2024, 04:56
dmartins18 30-04-2024, 01:38
AfonsoDosSantos 30-04-2024, 01:34
ikercasillasbestgk 30-04-2024, 00:58
Tobin 30-04-2024, 00:27
tipmaster 30-04-2024, 00:17
TI
tink 30-04-2024, 00:12
AmoFutebolAmoSLB 30-04-2024, 00:11
xiconero 29-04-2024, 23:59