placardpt
    FC Porto goleia Belenenses SAD por 1x4

    Reação de líder

    O líder começou por tremer e acabou a golear (1x4). Na visita ao Jamor para jogar com o Belenenses SAD, a equipa azul e branca entrou mal e sofreu no primeiro lance de bola parada, mas reagiu bem, especialmente após a expulsão de Yaya. Evanilson, com três golos, e Fábio Vieira, com três assistências, foram as figuras de uma partida que voltou a contar com os dotes de desbloqueador de Francisco Conceição.

    Arranque fez tremer o líder

    O campeonato deu a volta, mas começou da mesma forma para Belenenses SAD e FC Porto. No duelo entre primeiro e último, a superioridade do líder do campeonato fez-se sentir, mas só depois de o Belenenses SAD, que entrou bem na partida, marcar um golo e ficar a jogar com 10.

    Sem uma opção direta para a posição de lateral direito, a aposta recaiu em Bruno Costa, mas o internacional sub-21 português não esteve muito tempo em campo, acabando por sair ainda na primeira parte, numa altura em que os azuis e brancos estavam já em desvantagem.

    No primeiro grande jogo desde que assumiu o papel de treinador principal do Belenenses SAD, Franclim Carvalho foi arrojado na estratégia, que até resultou nos minutos iniciais. A espaços, o Belenenses SAD conseguiu ter bola e ensair alguns ataques, embora fossem os dragões a controlar a partida.

    Depois de marcar frente ao Arouca, Abel Camara fez o mesmo ao FC Porto ©Catarina Morais / Kapta +

    Sem grandes armas ofensivas - a referência, Abel Camara, jogou a extremo direito -, o Belenenses SAD sabia que as bolas paradas podiam ser uma arma a aproveitar frente à segunda melhor defesa do campeonato e, no primeiro canto a favor, foi o próprio Abel Camara a adiantar a equipa de Franclim Carvalho no marcador.

    Apesar do ascendente portista, Vítor Bruno, no lugar de treinador principal perante a suspensão de Sérgio Conceição, sabia que a equipa tinha de dar mais para dar a volta ao marcador, até porque se esperava um Belenenses SAD menos arrojado nos momentos com bola e à procura de algumas quebras do ritmo de jogo. 

    Foi precisamente isso que aconteceu, embora Luiz Felipe começasse a ser chamado a intervir cada vez com mais frequência. Só que, aos 31 minutos, Yaya, que viu um amarelo praticamente na primeira falta do encontro, foi imprudente e acabou por ser expulso, complicando ainda mais uma tarefa que por si só já se adivinhava difícil.

    Yaya foi expulso e FC Porto reagiu com golo ©Catarina Morais / Kapta +

    Só foi preciso um Conceição

    Para o FC Porto, a boa notícia da expulsão de Yaya não veio sozinha. A reação à superioridade numérica não podia ter sido melhor. Evanilson foi inteligente na movimentação e o atraso na recuperação de Tomás Ribeiro permitiu o empate à equipa de Vítor Bruno, que, desde o banco, respondeu ao golo com uma alteração ofensiva.

    Evanílson fez um hat-trick ©Catarina Morais / Kapta +

    O objetivo passava claramente por chegar à vantagem antes do intervalo, algo que facilitaria a segunda parte da equipa azul e branca. Um golo que ainda aconteceu, mas que foi anulado por fora de jogo de Luis Díaz a passe de Taremi, surpreendentemente suplente mas aposta para o lugar de Bruno Costa, que obrigou ao recuo de Pepê para lateral direito.

    Não deu para resolver no primeiro tempo, mas a segunda parte pertenceu por completo à equipa portista, especialmente depois da entrada de Francisco Conceição.

    Depois de ter resolvido na Amoreira, o esquerdino voltou a ser desbloqueador no Jamor, desta vez sem o pai no banco de suplentes. O impacto foi imediato e a jogada para o bis de Evanilson ficou marcada pelo brilhantismo e repentismo do jovem portista.

    O desbloqueio foi completo e traduziu-se em goleada, com Fábio Vieira a chegar ao hat-trick de assistências e Evanilson ao hat-trick de golos. Pelo meio deu para Taremi também faturar e Luis Díaz falhar um penálti (excelente intervenção de Luiz Felipe) que o próprio havia conquistado.

    Não começou fácil, mas a expulsão de Yaya e a entrada de Francisco Conceição ajudaram a ver a luz perante o lanterna vermelha. O Belenenses SAD entrou bem, mas se com 11 já não seria fácil bater o líder, com 10 foi mesmo uma missão impossível.

    U Domingo, 16 Janeiro 2022 - 20:30
    Estádio Nacional do Jamor
    Manuel Mota
    1-4
    Abel Camará 13'
    Evanilson 34' 58' 84'
    Mehdi Taremi 61'
    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 18
    Lances Capitais
    13´
    GOLO Belenenses SAD!
    Abel Camará marca
    Abel Camará marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
    31´
    Cartão vermelho para Yaya Sithole (Belenenses SAD) Yaya Sithole vê o seu 1º vermelho na prova (12 jogos)
    34´
    GOLO INVALIDADO FC Porto: Fábio Vieira remata, a bola sobra para Evanilson e o brasileiro remata de pé esquerdo para o fundo da baliza. O lance é imediatamente invalidado, mas há dúvidas
    34´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    Evanilson marca o seu 4º golo na prova (14 jogos)
    Evanilson marcou o seu 14º golo na equipa (47 jogos)
    41´
    GOLO INVALIDADO FC Porto: Luis Díaz assisteb Evanilson para o remate certeiro do avançado, mas encontrava-se em posição irregular no momento em que recebeu a bola
    45´
    +7
    GOLO INVALIDADO FC Porto: Taremi coloca a bola no fundo da baliza à guarda de Luiz Felipe, mas Manuel Mota assinala falta ofensiva de Mbemba sobre Tomás Ribeiro
    58´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    Evanilson marca o seu 5º golo na prova (14 jogos)
    Evanilson marcou o seu 14º golo na equipa (47 jogos)
    61´
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 10º golo na prova (18 jogos)
    79´
    Luis Díaz (FC Porto) falha a grande penalidade!
    84´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    Evanilson marca o seu 6º golo na prova (14 jogos)
    Evanilson marcou o seu 14º golo na equipa (47 jogos)
    90´
    +1
    Cartão vermelho para Abel Camará (Belenenses SAD) Abel Camará vê o seu 1º vermelho na prova (11 jogos)
    A Chave

    A entrada de Francisco Conceição acabou por ser determinante para que o FC Porto saltasse em definitivo para a liderança do marcador. Não só porque a jogada do esquerdino resultou no 1x2, mas também porque permitiu que Fábio Vieira fosse utilizado no meio, onde acabou por ser cerebral.

    O Árbitro

    Nada a dizer sobre a expulsão de Yaya, imprudente na abordagem após já ter sido amarelado. Foi bem auxiliado pelo VAR, primeiro a validar um golo e depois a invalidar.

    O Melhor
    Recheado de opções

    Saíram Sérgio Oliveira e Corona, mas Sérgio Conceição continua com opções de enorme qualidade no plantel. Fábio Vieira e Francisco Conceição não são habituais titulares e fizeram a diferença. Taremi saiu do banco e teve impacto imediato.

    O Pior
    Infantilidade de Yaya

    Em vantagem, o Belenenses SAD tinha de jogar com cabeça, pelo menos para levar o 1x0 até à segunda parte, mas a má abordagem de Yaya complicou a vida dos comandados de Franclim Carvalho, que a partir desse momento praticamente deixaram de passar do meio-campo.

    Forma
    Belenenses SAD
    2021/2022
    22J
    4V
    6E
    12D
    18-38G
    FC Porto
    2021/2022
    30J
    22V
    4E
    4D
    70-28G
    Sabia que...by playmaker stats
    Fábio Vieira fez novamente um hat-trick de assistências, iguala Taremi com 7 assistências na Liga, melhor nos portistas, só Otávio com 8.

    Três dos quatro jogos a titular na Liga pelo FC Porto:
    B-SAD: 3 assist
    Benfica: 1 golo
    Moreirense: 3 assist
    Pelo segundo jogo consecutivo na Liga, o FC Porto vence com reviravolta no marcador:
    J 18 B-SAD V 1-4
    J 17 Estoril V 2-3
    O FC Porto soma 8 vitórias consecutivas, o melhor registo do último ano.

    Foi ainda a 13.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga bwin 2021/22, os dragões continuam invictos na prova com 16 vitórias e 2 empates.
    O FC Porto somou o 46.ª jogo consecutivo sem perder na Liga Portuguesa, está a 9 de igualar o máximo do clube (2011/12).
    O FC Porto soma 13 vitórias consecutivas na Liga Portuguesa, a equipa orientada por Sérgio Conceição está a 3 triunfos de igualar o máximo no clube (2010/11 AVB).
    À 18.ª jornada o melhor registo de sempre do FC Porto pertence a Miguel Siska (1939/40) com 17 vitórias e 1 derrota.

    O FC Porto de Sérgio Conceição só leva a melhor a AVB apenas no saldo de golos (+2), ambos somaram 16 vitórias e 2 empates.
    Evanilson foi o 6.º brasileiro a fazer hat-trick na Liga pelo FC Porto desde 2000:
    2022 Evanilson
    2019 Tiquinho Soares
    2012 Kléber
    2003 Derlei
    2001 Deco (só é português desde 2003)
    2000 Mário Jardel

    Fotografias(45)

    Liga BWIN: Belenenses SAD x FC Porto
    Liga BWIN: Belenenses SAD x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    B SAD
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    B SAD 1 vs FCPORTO 4
    2022-01-17 17h39m por PeevesThePoltergeist
    Já havia muita gente com as piadas dos pastéis de nata preparadas…
    É vergonhoso com que anda a gozar para quem faz mais de 600km para ver um jogo e só vê uma fila para entrar.
    Têm de começar a ser aplicadas sanções pontuais ou isto não terá fim!
    Drifter00
    2022-01-17 16h05m por OJ_Silva
    Nao concordo. Mas para divagar digo te jorge andrade para o mbemba e o danilo para jm
    Drifter00
    2022-01-17 15h44m por OJ_Silva
    Ok. Ja nao estamos a falar da mesma coisa. O que interessa benfiquistas ou pizzi nesta conversa?
    Drifter00
    2022-01-17 15h38m por OJ_Silva
    Estás no teu direito. Na minha opinião o otávio é um vagabundo no campo como era o deco. O deco de 99/00 ate 2004 marcou smpre mais de 10 golos por epoca e nas 3 ultimas mais de 20. No porto, deco marcou muito golo (para um medio) eu lembro me bem e é esse contributo que eu acho que falta no tavinho
    SO
    Sir_Harry_Kane
    2022-01-17 15h04m por SomosPorto1989
    Lá porque o Vitinha jogava num meio campo a 2 à frente do Mor Ndiaye não significava que estivesse a desempenhar o papel de médio ofensivo ou a 10 (sim porque são conceitos diferentes) até porque como já disseram as substituições não indicam diretamente que tenha de fazer o mesmo papel que o outro além das variâncias de tática ao longo do jogo e eu falando apenas do que vi sempre vi o Vitinha mais como um médio centro do que ofensivo, nesse papel sempre associei mais ao Baro ou ao Fábio Vieira....ler comentário completo »
    Ultras FCP
    2022-01-17 14h56m por OJ_Silva
    Ok. São opiniões. Assim espero tambem dos meninos do olival
    OJ_Silva
    2022-01-17 14h53m por Ultras-__FCP
    O Otávio é um bom jogador, nada mais que isso, o Deco era top mundial na posição dele e o Fábio Vieira vai a caminho disso.
    Ultras FCP
    2022-01-17 14h40m por OJ_Silva
    O otavio joga bem na linha ou no meio, em qualquer lugar. E começou a jogar na linha qd o SC viu que nao podia esperar mais do tecatito. Se o otávio marcasse mais golos como disse antes as comparações ja tinham chegado à muito
    Dirtylooks
    2022-01-17 14h35m por Ultras-__FCP
    Ui não sei, o Deco foi o melhor jogador que eu vi jogar no nosso Porto, vai ser difícil ultrapassar aquilo que ele fez.
    OJ_Silva
    2022-01-17 14h34m por Ultras-__FCP
    Não tem qualidade ou capacidade para sequer chegar perto, o melhor Otávio para o Porto é numa linha, é um jogador muito talentoso, mas não tem a magia que o Deco tinha e que o Fábio Vieira também tem, agora, se quisermos entrar em comparações mais puras, eu olho muito para a dupla Vitinha/Fábio como semelhante a dupla Xavi/Iniesta, a nível de estilos.
    Ultras FCP
    2022-01-17 14h27m por OJ_Silva
    Do porto mais parecido ao deco acho o otavio, só lhe falta marcar mais golos
    Be Sad x Porto
    2022-01-17 14h26m por OJ_Silva
    Resultado mais que justo. Até podiam ter sido mais.
    O franclim parece treinador de boxe. Aquela agressividade do be sad parecia a de algumas seleções africana na CAN
    O pepê levou uma joelhada na zona dos rins que andou o jogo todo a ganir
    Sir_Harry_Kane
    2022-01-17 14h23m por Ultras-__FCP
    O Vitinha vem mais na linha de um Moutinho, se quisermos comparar alguém ao Deco, o Fábio, encaixa muito melhor nessa comparação.
    Sir_Harry_Kane
    2022-01-17 10h25m por NandoTobias
    Desculpa que não estou a par da conversa, mas ser encostado na ala por causa da oncorrência quer dizer exatamente que aconteceu porque era inferior aos do meio O. o e sim, se foi dispensado era por causa que a sua concorrência era superior O. o omds xD tu dizes as msm coisas literalmente mas só concordas com uma xD
    AP
    A questão é
    2022-01-17 02h23m por apsd93
    Porque é que ainda tentam discutir com pessoas que têm palas completas no olhos? Pah clubite não se cura só estão a perder tempo e a chatearem se. Se o árbitro errou foi contra o porto não a favor, quando até o Pedro Henrique diz isso é pq o caso é grave. Na expulsão o gajo vem feito locomotiva de pé no ar, a única discussão possível é se é segundo amarelo ou vermelho direto (na minha opinião o amarelo chegou diga se)
    JS
    Eh pá, oh ZeroZero
    2022-01-17 00h14m por jsilva77
    Não há moderação neste espaço de comentários ??? O pessoal que quer comentar futebol já está farto destes batera incendiários que vêm para as notícias dos adversários espalhar ódios, insinuações e mentiras, quando nos clubes deles quase ninguém comenta e parece que somos todos meninos de coro . . .

    O jogador do Belenenses é expulso por acumulação de amarelos, e então ??? Não é amarelo até avermelhado ??? Mas compreendo, depois de verem Otamendi ficar em campo a semana passada...ler comentário completo »
    SomosPorto1989
    2022-01-17 00h13m por Ultras-__FCP
    A culpa é do zerozero que permite que isto vire uma bandalheira, esta notícia está cheia de spam.
    SO
    DisNuts
    2022-01-17 00h08m por SomosPorto1989
    Há com cada um, ainda o ano passado tivemos duas expulsões seguidas em Braga e ambas ridículas. . .

    E já agora hoje foi apenas o 2º penalti que tivemos a favor para o campeonato, realmente é cá uma diferença. . .
    SO
    Porto
    2022-01-17 00h02m por SomosPorto1989
    Estas 1ªs partes a dar avanços partes vêm apenas destes dois últimos jogos para o campeonato, tem sido assim quase toda a época talvez a única exceção foi o jogo com o Benfica para a Taça, e a juntar à agressividade excessiva da SAD que já contava com 10 faltas ao intervalo e mesmo antes daquela entrada à Bruce Lee sobre o Fábio Vieira já tinha feito uma outra entrada sobre o Uribe para amarelo e engraçado como hoje ninguém fala do golo anulado ao Porto perto do intervalo que foi semelhante ao...ler comentário completo »
    DI
    EmperorDevil
    2022-01-17 00h01m por DisNuts
    Queres mm falar do Conceição?? Esse gajo nem recebe os castigos que merece e ainda se queixam enfim
    sabedoria11
    2022-01-17 00h00m por Maxaqueen
    A idoneidade da arbitragem agora é medida ao penalty.
    Rica lógica, sim senhor. . .
    DI
    Colinho
    2022-01-16 23h54m por DisNuts
    É impressionante como o porto quando está em apuros tem um penalty a favor ou uma expulsão do adversário.
    Comparando com os 2 rivais, o ano passado o Benfica teve apenas 1 penalty na liga, esta epoca o Sporting teve um jogador expulso em 3 jogos seguidos, alguém acredita que uma destas situações podia acontecer ao porto?? Claro que não
    Zerozero
    2022-01-16 23h39m por Ultras-__FCP
    Onde andam os moderadores deste espaço? É insultos e spam a toda a hora.
    BELEM DE LISBOA
    2022-01-16 23h33m por PORTO__INVICTUS
    Estou a tentar até agora arranjar uma possível explicação para esta entrada da equipa do Belém de Lisboa, mas por muito que pense, não chego lá. . . .

    Há MUITO MUITO tempo não via uma equipa parar o jogo com este tipo de faltas. . . aqueles primeiros 20 minutos foram surreais!!! 5 minutos antes da expulsão, já sabia que era impossível acabarem o jogo com 11 jogadores!! Como é que um árbitro consegue "segurar" um jogo, quando uma equipa entra para um jogo com esta "missão" de ...ler comentário completo »
    RicardoFranco
    2022-01-16 23h20m por Ultras-__FCP
    O João talvez volte no próximo jogo com o Fama, mas o mais certo e voltar na jornada seguinte com o Marítimo.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Andebol
    Terceira jornada da prova
    O título é elucidativo o suficiente: se não é decisivo, anda lá perto. Muito perto. Falamos do duelo entre FC Porto e Sporting, os dois primeiros classificados da ...