placardpt
Inglaterra bateu a República Checa

Perto de casa, perto do coração

2021/06/22 22:14

Jogou as três partidas da fase de grupos em casa e garantiu, esta terça-feira, que vai jogar, pelo menos, mais um. A Inglaterra bateu a República Checa (0x1) para vencer o Grupo D do Euro 2020 e garantir a presença nos oitavos de final, num jogo a disputar-se no Wembley Stadium, em Londres.

Com uma mentalidade demasiado passiva a abrir, os checos não contaram com a mesma inspiração de Schick e terminaram derrotados por um golo de cabeça de... Sterling. A grande novidade nos ingleses foi a titularidade de Grealish, que deixou bem claro o porquê de todos os adeptos pedirem a sua titularidade.

Somos todos do clube de fãs de Grealish

Ouviu-se na transmissão televisiva que toda a gente deveria fazer parte do clube de fãs de Jack Grealish e a verdade é que o médio do Aston Villa dá razões para isso. Novidade no onze de Southgate, foi dos seus pés que nasceu a assistência para o primeiro golo, uma pequena amostra da preponderância que acabaria por ter enquanto esteve em campo.

Sterling marcou ambos os golos ingleses na fase de grupos ©Getty / marc atkins

A Inglaterra arrancou com a vitória como objetivo, visto que o primeiro classificado do Grupo D jogaria sempre em Wembley. Em sentido contrário, a República Checa, que apenas precisava de um empate para vencer o grupo, entrou com uma mentalidade bem mais defensiva. 

O esperado nestas situações só não aconteceu logo aos dois minutos porque Sterling atirou ao poste, mas aconteceu aos 12' quando o camisola 10 redimiu-se com um cabeceamento ao segundo poste. A jogada nasceu dos pés de duas das novidades do onze. Primeiro Saka conduziu e depois libertou em Grealish, que cruzou de forma certeira.

Só aí surgiu a primeira reação da República Checa, que à meia hora de jogo ainda obrigou Pickford a uma boa defesa, mas que nunca conseguiu dominar de forma expressiva. O perigo das transições inglesas não deixou os checos assumirem o ataque e até causaram várias oportunidades, mas o ritmo baixou e a partida foi para intervalo pela margem mínima.

Começar em primeiro, acabar em terceiro

A desvantagem ia sempre obrigar a outra abordagem a sair do intervalo e foi isso que aconteceu. Durante cerca de 20 minutos, a República Checa pegou no jogo e olhou para a baliza de Pickford de forma mais arrojada do que no primeiro tempo, só que aí ficou evidente o ponto forte desta Inglaterra. Desta feita com Maguire, a substituir Mings, a defesa da equipa da casa não facilitava.

Patrick Schick, a referência checa e um dos nomes deste Campeonato da Europa, não conseguiu aparecer no jogo e o ataque acusou isso mesmo. Sem oportunidades de real perigo, a República Checa viu o adversário crescer lentamente até voltar a assumir as rédeas.

Ainda que a vantagem fosse pela margem mínima, dava para a Inglaterra vencer o grupo, por isso deixaram de arriscar e até conseguiram fazer alguma gestão a pensar nos oitavos de final. Sterling, Grealish e Stones saíram cedo do lado inglês, Schick também foi poupado pelo selecionador checo, conformado com o resultado.

As más notícias para a República Checa chegaram do outro jogo do grupo, em que a Croácia venceu por dois golos de diferença (3x1) e melhorou a diferença de golos, mandando os checos para o terceiro lugar do grupo. A Inglaterra garante os oitavos de final em casa.

U Terça, 22 Junho 2021 - 20:00
Wembley Stadium
Artur Soares Dias
0-1
Raheem Sterling 12'
Wembley Stadium
Wembley Stadium
Inglaterra
Wembley, London
Lotação90 000
Medidas105x68
Inauguração2007
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo DJornada 3
Lances Capitais
12´
GOLO Inglaterra!
Raheem Sterling marca
Raheem Sterling marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
86´
GOLO INVALIDADO Inglaterra
Jogada de Sancho e Rashford, com a bola a sobrar para Henderson, que estava em fora de jogo após o ressalto no pé direito de Jude Bellingham. Ainda se festejou o primeiro golo do jogador do Liverpool por Inglaterra, mas estava mesmo fora de jogo.
A Chave

Minuto 12: Grealish encontrou Sterling com um cruzamento teleguiado para o golo decisivo da partida

O Árbitro

Partida tranquila para Artur Soares Dias, que beneficiou do ritmo baixo para controlar o jogo

O Melhor
Enfim, a criatividade

Os adeptos pediram Jack Grealish ao longo da fase de grupo e a necessidade de Mason Mount cumprir isolamento fez com o que selecionador apostasse no médio do Aston Villa. Não levou muito tempo a justificar a aposta com uma assistência e muita qualidade.

O Pior
Atenções viradas aos oitavos

Primeiro foi a República Checa que quis o empate, depois a Inglaterra que queria o apito final o mais rapidamente possível. Quem perdeu foi o espetáculo, que não foi o melhor. Até deu para as equipas fazerem gestão. Que venham os oitavos...

Forma
Rep. Checa
2020/2021
8J
3V
2E
3D
13-11G
Inglaterra
2020/2021
14J
10V
2E
2D
20-5G
Sabia que...by playmaker stats
2.ª vez que a Inglaterra termina uma fase de grupos sem derrotas: já tinha acontecido no Mundial 66, quando os ingleses se sagraram campeões do Mundo
Inglaterra sem derrotas na fase de grupos do Europeu:
1996
2012
2016
2020
3.ª fase de grupos consecutiva da Inglaterra em Europeus sem derrotas
Rep. Checa na fase de grupos do Europeu:
1996 Qualificada
2000 Eliminada
2004 Qualificada
2008 Eliminada
2012 Qualificada
2016 Eliminada
2020 Qualificada
A Rep. Checa ultrapassa a fase de grupos do Campeonato da Europa pela 4.ª vez
3.ª vez que a Inglaterra vence o grupo no Campeonato da Europa:
1996
2012
2020
A Inglaterra ultrapassa a fase de grupos do Campeonato da Europa pela 5.ª vez, a 3.ª consecutiva
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CHÉQUIA
EMPATE
INGLATERRA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
OrgulhoBenfiqui sta69
2021-06-23 00h05m por iSMURF4
A ideia de um Europeu em vários países nem acho que seja má. . . . mas isto seria num tempo sem covid. . . mas prefiro num país apenas (no máximo 2) e isto em apenas ocasiões especiais como 100 anos de Euro etc etc.
OrgulhoBenfiqui sta69
2021-06-23 00h03m por linkinparkfc
Ou se não um euro onde cada fase era jogada num país diferente
Fase de grupos país com 12 estádios
Depois oitavos 8 estádios
Quartos 4 estádios
Meias 2 estádios
Final 1 estadio
OrgulhoBenfiqui sta69
2021-06-23 00h01m por linkinparkfc
Fixe fixe era um europeu com 12 cidades mas onde nenhum país jogasse em casa, só se escolheriam as sedes depois de saber os 24 apurados.
Os 55 membros UEFA definiam a sua cidade para receber jogos depois os restantes 31(55-24) fazia-se sei tipo votação para eleger as 12 cidades anfitriãs!
Era top
CarracaFCP
2021-06-22 23h48m por iSMURF4
Não. . . . eu :)
HI
Se a Inglaterra
2021-06-22 22h21m por Hidetoshi_Nakata7
For campeã da Europa o ZZ quase de certeza fará um título deste género:" O futebol está de regresso a casa!"
Esteve mal Artur Soares Dias ao nao marcar um penalty sobre Maguire na segunda parte.
Europeu 2020
2021-06-22 22h17m por Rui_Malheiro1998
''(Inglaterra)Jogou as três partidas da fase de grupos em casa e garantiu, esta terça-feira, que vai jogar, pelo menos, mais um''
LOL

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.