placardpt
FC Porto passa nos Açores

Como uma acrobacia anula um ciclone

Em condições climatéricas complicadas, e sob forte pressão pela situação classificativa, o FC Porto passou com êxito em São Miguel, à conta de um belo golo de Luis Díaz, claramente um raio de sol num jogo carregado de cinzento. No final da época, ninguém se lembrará de algo mais destes 90 minutos do que esse momento, mas estes são daqueles jogos que, não dando para jogar bem, importa ganhar. E os dragões conseguiram-no. Além de terem assegurado presença na final-eight da Taça da Liga.

Uma bicicleta a cortar o vento

Percebeu-se, logo ao abrir o cenário de São Miguel, que não seria apenas um adversário que cada equipa ia ter pela frente. Não era um temporal, mas havia vento forte, que na primeira parte soprou contra o FC Porto, e alturas de chuva. Também por isso, sem que tenha sido culpa exclusiva, a primeira parte não teve grande qualidade.

Açorianos homenagearam médicos ©Catarina Morais / Kapta +
No Santa Clara, Daniel Ramos quis trazer outros atributos à equipa: deu Mikel à defesa, para fazer frente ao forte ataque portista, surpreendeu com Júlio Romão no meio-campo e devolveu Diogo Salomão ao ataque. Ainda assim, pouca novidade houve no comportamento em campo: ver o FC Porto trocar a bola, tentar fechar os espaços e apostar no contra-ataque.

Em parte, isso foi conseguido. Os dragões construíram muito pouco de relevante e foi por segundos que Daniel Ramos não chegou ao intervalo com a sensação de missão parcialmente cumprida. Não aconteceu porque, nos descontos, Luis Díaz fez um golo de belo efeito, após uma arrancada de Manafá pela direita, e desamarrou um jogo em que os picos de emotividade foram num golo anulado a Grujic, num possível penálti sobre Otávio e, antes do apito inicial, no minuto de silêncio que, pela proximidade temporal, trouxe Vítor Oliveira à memória - ainda que a importância de Maradona e Reinaldo Teles seja enorme.

Contudo, a ir para os balneários era Sérgio Conceição quem levava o sorriso, numa vantagem que tinha sido possível mesmo com a pouca distância temporal em relação ao jogo europeu de Marselha, do qual só Marega saiu, rendido por Taremi (pouco ou nada conseguiria fazer para justificar a aposta).

Nada, nada, nada

Com o vento favorável, e com o lado psicológico superior - ou, pelo menos, assim devia ser, porque o momento é bom - esperava-se uma segunda parte de confirmação portista, para uma gestão mais larga de Conceição (o City está a chegar). Só que não foi assim.

Portistas corajosos festejaram no fim ©Catarina Morais / Kapta +
Viu-se mais Santa Clara, quer nos que voltaram para o segundo tempo, quer para os que foram lançados no decorrer da partida (Lincoln no banco foi porquê mesmo?), e um FC Porto a ter de baixar no terreno e agarrar os três pontos. Mais posse para os açorianos, mais remates (pudera, os portistas chutaram a primeira vez aos 87'!) e um povoamento constante do meio-campo ofensivo.

A arte de bem defender por parte dos dragões deve ser enaltecida, claro, até porque as oportunidades foram poucas e, nesse aspeto, era a equipa forasteira quem beneficiava. Mas, se a primeira parte tinha sido pobre na produção ofensiva, a segunda foi um deserto autêntico.

Valeu o golo, o tal golaço de Díaz, a colorir um jogo muito cinzento, que não valeria o bilhete, mas que rendeu três pontos ao FC Porto. E, para quem quer ser campeão e está atrás na classificação, nada mais pode importar.

U Sábado, 28 Novembro 2020 - 18:00
Estádio de São Miguel
João Pinheiro
0-1
Luis Díaz 45'
Estádio de São Miguel
Lotação12 500
Medidas105x70
Inauguração1930
FaseCampeonato
JornadaJornada 8
A Chave

Neste campo, nem nos referimos à beleza do lance, mas sim ao timing perfeito do mesmo, nos descontos da primeira parte. Permitiu a Conceição ter uma abordagem bem diferente para a segunda parte, onde a segurança da sua linha defensiva foi a prioridade máxima, com os frutos a serem colhidos. Seria bem mais complexo, com o desgaste à mistura, ter de ir à procura da vantagem.

O Árbitro

Ficaram dúvidas no lance entre Otávio e Mikel na área do Santa Clara e, sem régua para medir, pareceu que a bola saiu antes de Grujic cabecear para a baliza. Nesses dois lances, benefício da dúvida para o árbitro, que, no resto, teve uma exibição discreta, como se quer.

O Melhor
Pontapé artístico

Manafá arranca, ganha espaço pela linha, olha, cruza e Díaz, no coração da área, salta, pontapeia a bola de forma acrobática, com a conta certa para esta resistir ao vento, beijar o poste e adormecer na rede. Melhor que a descrição, é importante que consiga ver o golaço portista. De longe, o momento mais valioso de 90 minutos.

O Pior
O tempo não explica tudo

Houve vento, houve chuva e as condições, por isso, foram adversas. Mas essas parecem ser razões insuficientes para explicar tão fraco jogo a que se assistiu do ponto de vista do espetáculo. O resultado incerto até deu alguma emoção ao encontro, mas só por aí. A nota artística, de resto, andou perto do zero.

Forma
Santa Clara
2020/2021
9J
4V
1E
4D
10-9G
FC Porto
2020/2021
13J
9V
1E
3D
29-13G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto garante a presença na Taça da Liga 2020/21, juntando-se a Sporting, SC Braga, Benfica e Estoril Praia
O Santa Clara voltou a ficar em branco: 6.º jogo consecutivo sem conseguir marcar ao FC Porto
10.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao Santa Clara
12.ª vitória do FC Porto frente ao Santa Clara, em 13 jogos
5.ª vitória consecutiva do FC Porto (todas as competições)
2.ª vitória consecutiva do FC Porto neste campeonato, igualando o melhor registo da época

Fotografias(30)

Liga NOS: Santa Clara x FC Porto
Liga NOS: Santa Clara x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SANTA CLARA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
jolokiabhut
2020-11-29 11h26m por unihark
Como sabes que esses são portistas? Ou eu sou portista? Será que algum dos que criticou o jogo viu o mesmo? Será que algum algum dia comprou uma camisola do clube? Aqui cada um pode dizer o que quiser dentro de certos parâmetros de coordealeadjdae, mas tenho muitas dúvidas que veêm os jogos. Depois lembram-se de cada coisa que não lembra a ninguém. Logo não sei se são ou deixam de ser o quer que sejam. Se estão muito preocupados que se façam sócios e vão votar e que comprem acções da sad para votar contra.
Vitória Justa
2020-11-29 00h23m por sporting4leReturns
Vitória justa do Porto num jogo de fraca qualidade em que era difícil fazer melhor devido às condições climatéricas.
comentarios no zz
2020-11-29 00h07m por Dragaoazulebranco
Cada vez tenho menos vontade de entrar neste site para ler e comentar com os portistas, porque muito sinceramente não sei muito bem quem são os verdadeiros portistas aqui neste site, tem cada comentário que é só mesmo para criticar e criar odio no clube.

Afilhadomanafá
2020-11-28 23h56m por champions2004
Não discordo.
Queremos sempre mais e não é com fracassos que nos respeitam cá dentro e lá fora.
Temos é de entender, que muitos erros foram cometidos e agora estamos comprometidos, não há volta a dar. Um passo de cada vez e paciência da nossa parte.
Se o teu filho pequeno te pede a PS5 e só tens dinheiro para a PS3, vai te destroçar mas não vais roubar nem vender a alma. Não valerá a pena ao miúdo estar todos os dias a choramingar. Há que aceitar os factos.
Kemps
2020-11-28 23h41m por champions2004
Assim o espero :)
Somos Porto na final da Champions ou na ruína. Estamos cá e têm de levar conosco!
Ninguém gosta meus senhores
2020-11-28 23h32m por champions2004
Nenhum portista gosta de ver o Porto a jogar pouco, ver jogadores a saírem a custo zero, as contratações a serem fiascos, o treinador a ser pedreiro, perdermos pontos e cada vitória ser um sufoco. É tudo verdade mas é o que há. Já todos viemos para aqui dar o grito da revolta, mas já chateia. É o que temos e não vale a pena andar aqui todos os fins de semana a refilar.
Hoje deu para ganhar e é o mais importante. Siga para a frente!
HA
Jogo
2020-11-28 22h33m por Halibut
Temos que jogar mais, um Santa Clara a fazer-nos frente, não empataram porque não calhou, só espero que o Hulk venha mesmo em Janeiro, era um upgrade tão grande ao ataque, sentava logo o Marega de vez.
PORTO
2020-11-28 22h33m por PORTO__INVICTUS
JANEIRO

2020-11-25 23h55m por PORTO__INVICTUS

O próximo mês vai ser muito importante para o Porto. O mês mais importante da época!

A partir de Janeiro a diferença da quantidade de jogos vai ser muito sentida (de maneira positiva), os jogadores vão ter mais tempo para descansar, respirar e trabalhar. .

E nessa altura vamos começar a ter um andamento que já temos vindo a ter nas últimas épocas, e que é muito difícil de combater em Portugal!

------------- ------------------------------ -

Mais 1 vitória. . . sigaaa

Contratudoetodo s
2020-11-28 20h51m por jaimepacheco
Acho que o Porto devia começar a jogar com as mãos também.
É que o Sporting acabou de Empatar num lance onde o jogador deles joga com a mão mas o VAR anda sem bateria por aqueles lados.
TA
semfanatismos
2020-11-28 20h46m por talequal
o uribe o nosso melhor jogador do meio campo, tenho andado a ver outros jogos, jogador super banal que entrou bem no porto no inicio da epoca passada depois foi sempre a descer, fez meia duzia de jogos bons, com todo o respeito pela tua opnião
TA
é ate arrebentar
2020-11-28 20h28m por talequal
o porto tem um plantel com bastantes opções de ataque mas jogam sempre os mesmos, corona está completamente morto, otavio e luis dias no fim igual e o grande S. C as primeiras substituicoes que faz tinha que ser o marega e uribe dois jogadores banais que pertecem ao seu 11 favorito, não se compreende,
O pior
2020-11-28 20h23m por jaimepacheco
Nem foi esta exibição de distrital.
O pior é que existe adeptos que gostam deste tipo de jogos e que acham que está tudo bem e que arranjam desculpas atrás de desculpas para inferiorizar exibições destas.

Repito, desde que Sérgio está no Porto que não se vê um futebol em condições, se viu-se foi no primeiro ano dele e na reta final.
afilhadomanafa
2020-11-28 20h22m por TheFCPorto
E o 3 a João Mário também não consigo entender. . . Mais uma bela entrada do miúdo, já em Marselha tido sido assim: acutilante e vertical.
afilhadomanafa
2020-11-28 20h20m por TheFCPorto
Tinha amarelo e ainda está na retina a sua não contenção em Marselha.
FCP
2020-11-28 20h13m por TheFCPorto
Jogo pobre (mas também era difícil não o ser tendo em conta todo o contexto. Valeu Díaz, Otávio, Sarr e Grujic. Saiu Grujic e perdemos o meio campo. Nota também do jogo ingrato para Taremi que ainda assim continua a me parecer muito mais útil que Marega (mais uma entrada à Marega).

OUTRAS NOTÍCIAS

Internacional
Luana Bertolucci anunciou, esta segunda feira, nas redes sociais, que lhe foi detetado um linfoma de Hodgkin. Trata-se de um cancro hematológico, com incidência nos ...