betano
      FC Porto derrota Vitória SC

      Até à última badalada

      2020/12/29 23:06

      Não houve medidas de contenção de golos em vésperas de réveillon. O último jogo da Liga NOS em 2020 foi de grande qualidade e teve um placard a mexer por cinco vezes, culminando numa muito difícil vitória para o FC Porto, que esteve por duas vezes em desvantagem na visita ao Vitória SC mas conseguiu a reviravolta à segunda tentativa, com o último golo a surgir já aos 80 minutos.

      Rochinha e Estupiñan deixaram por duas vezes os dragões em apuros, mas a equipa de Sérgio Conceição marcou duas vezes por Mehdi Taremi e uma por Luis Díaz, que tinha entrado logo aos 32 minutos depois de Romário Baró ter escapado a uma expulsão.

      Os dragões conseguiram escapar, vencer e cumprir o objetivo de igualar os triunfos dos rivais diretas nesta jornada. Já os vitorianos caíram de pé, perante um resultado muito difícil de digerir.

      Vitorianos à espera dos erros

      Os dragões procuravam fechar um grande ano a nível desportivo com chave de ouro, numa visita de alto grau de dificuldade e com a condicionante de não terem Otávio, uma peça cada vez mais preponderante (e que falta fez o brasileiro aos portistas...). Sérgio Conceição não quis abdicar da nova dupla de ataque composta por Marega e Taremi e limitou-se a procurar um substituto direto para Otávio. A aposta recaiu em Romário Baró, um claro tiro ao lado. O médio estaria apenas meia hora em campo, escapando a uma expulsão que se justificaria e sendo substituído de pronto.

      ©Catarina Morais / Kapta +

      Em casa jogava um Vitória SC vindo de três triunfos consecutivos na Liga e a repetir a fórmula da goleada nos Açores, embora com muitas diferenças na abordagem ao jogo, porque o adversário era muito diferente. Os vitorianos passaram boa parte do tempo a espreitar erros da equipa portista e tal deu frutos muito cedo, quando Uribe errou completamente um passe e Rochinha aproveitou da melhor forma, driblando o colombiano, chutando de meia distância e vendo a bola bater na cabeça de Diogo Leite (a ocupar o lugar do lesionado Mbemba) e enganar Marchesín. Íamos ainda no sétimo minuto.

      Contra três antigos dragões - Jorge Fernandes, André André e Ricardo Quaresma -, a equipa de Sérgio Conceição via-se em desvantagem cedo e tardava em encontrar os caminhos para a baliza de Bruno Varela. A pressão perante a construção adversária era eficaz, mas a equipa atacava de forma desequilibrada: Baró tentava fazer de Otávio mas não conseguia ajudar em simultâneo à esquerda e no centro, como o brasileiro tão bem faz, e o corredor esquerdo pertencia quase em exclusivo a Zaidu. Resultado: os ataques eram pela direita, onde estava Corona e onde Gideon Mensah ficou condicionado por um amarelo bastante cedo.

      ©Catarina Morais / Kapta +

      O golo vitoriano não bastou para acordar os dragões, o que viria a ter esse efeito foi a dupla substituição lá para os 30', quando Pepe saiu em dificuldades físicas (rendido por Sarr) e Baró saiu depois do tal lance que poderia bem ter dado expulsão. Entrou Díaz e o FC Porto ganhou a acutilância ofensiva que por tanto tempo não teve, equilibrando-se por fim. Dessa forma, os dragões cresceram no jogo até ao intervalo e no melhor momento portista chegaram mesmo ao empate, com Oliveira a fazer um passe longo e Marega a tocar para o encosto de Taremi.

      Reviravolta em cima do réveillon

      Os vitorianos agradeciam o intervalo, que tinha chegado pouco depois da primeira aparição de Quaresma - remate colocado que não passou longe -, mas teriam mais um problema pouco depois de arrancar o segundo tempo, com a lesão de Jorge Fernandes para entrada forçada de Suliman. Ainda assim, foi pouco depois desse momento que a equipa de João Henriques recuperou a vantagem, com Quaresma a aparecer de forma mais eficaz contra o antigo clube: excelente cruzamento e desvio de um Estupiñan em grande momento goleador.

      ©Catarina Morais / Kapta +

      Dessa vez não foi preciso esperar muito para ver a resposta portista e a grande diferença deu pelo nome de Luis Díaz, decisivo no flanco esquerdo a servir Taremi para o bis do iraniano. Já para o último e decisivo golo foi preciso esperar até aos 80', com Díaz ainda mais decisivo: como na Supertaça, foi de uma jogada de iniciativa e conclusão do colombiano que apareceu o golo que fecharia o marcador, recompensando a equipa que mais procurava o golo nessa fase.

      No fundo, um FC Porto superior ao adversário mas a precisar de sofrer muito para contrariar a grande dose de eficácia dos vitorianos. Os dragões conseguem, a custo, manter a distância para os principais rivais nesta viragem do ano.

      U Terça, 29 Dezembro 2020 - 21:00
      Estádio D. Afonso Henriques
      Hélder Malheiro
      2-3
      Rochinha 7'
      Oscar Estupiñán 63'
      Mehdi Taremi 42' 65'
      Luis Díaz 80'
      Estádio D. Afonso Henriques
      Lotação30 000
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração1965
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 11
      Lances Capitais
      GOLO V. Guimarães!
      Rochinha marca
      Rochinha marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
      42´
      GOLO FC Porto!
      Mehdi Taremi marca
      Mehdi Taremi marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
      63´
      GOLO V. Guimarães!
      Óscar Estupiñán marca
      Óscar Estupiñán marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
      65´
      GOLO FC Porto!
      Mehdi Taremi marca
      Mehdi Taremi marca o seu 4º golo na prova (11 jogos)
      80´
      GOLO FC Porto!
      Luis Díaz marca
      Luis Díaz marca o seu 3º golo na prova (9 jogos)
      A Chave

      Minuto 32: Díaz entra para o lugar de Baró. O colombiano deu aos dragões aquilo de que a equipa estava a precisar.

      O Árbitro

      Acima de tudo ficamos com a ideia de que Romário Baró poderia bem ter visto o segundo amarelo, o que implicaria um diferente resto da partida. De resto, algumas outras falhas no critério disciplinar, mas todos os golos parecem ter sido bem validados.

      O Melhor
      Entrada de Luis Díaz

      O colombiano deu a criatividade e assertividade que faltava no lado esquerdo do ataque, conseguindo não deixar a equipa coxa no meio-campo. A partir daí houve um FC Porto a saber atacar de várias formas diferentes, quanto até então parecia limitado a uma zona do terreno. Díaz assistiu e marcou, conseguindo ser ainda mais decisivo do que tinha sido na Supertaça.
       

      O Pior
      Titularidade infeliz de Baró

      Além da tal questão disciplinar já abordada, o médio não conseguiu ainda dar à equipa aquilo que dá Otávio. Foi colocado na posição habitual do brasileiro, a pender da esquerda para o centro, mas acabou por não ter influência suficiente em nenhuma das duas zonas até à substituição precoce. Tem muita margem para crescer sendo mais utilizado do que tem sido.

      Forma
      V. Guimarães
      2020/2021
      14J
      6V
      3E
      5D
      14-12G
      FC Porto
      2020/2021
      21J
      16V
      2E
      3D
      46-20G
      Sabia que...by playmaker stats
      Luis Díaz fez o golo da vitória pela 2.ª vez nesta temporada: Santa Clara [F] e Vitória SC [F].

      Jogadores que fizeram o golo da vitórias do FC Porto 2020/21:
      2 Luis Díaz
      1 Marega
      1 Evanilson
      Foi a 5.ª derrota caseira do Vitória SC em 7 partidas (2V, 5D), um contraste com o desempenho invicto fora de portas (4V, 3E).

      Foi a primeira vez esta época que marcou 2+ golos num jogo no D. Afonso Henriques

      Fotografias(35)

      Liga NOS: Vitória SC x FC Porto
      Liga NOS: Vitória SC x FC Porto
      Sondagem

      RESULTADO SONDAGEM

      VITÓRIA SC
      EMPATE
      FC PORTO

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Sobre o jogo de ontem:
      2020-12-30 19h43m por PeevesThePoltergeist
      O Zaidu, depois de meter um tal de Bernardo Silva no bolso e um tal de Rafa também, viu-se que desta vez sentiu imensas dificuldades contra um jovem de 37 anos. É só impressão minha ou Quaresma ainda joga muito?
      VAMOOOOOOS PORTO 🔵⚪
      DA
      gctg
      2020-12-30 16h16m por DavidFM
      Claro que é preciso bom senso, mas neste caso na minha opinião não dava amarelo porque não cumpre praticamente nenhum critério porque obviamente que não precisa de cumprir os 5. . .
      No meu ponto de vista mesmo a correr para a linha lateral e ainda longe se o baró fosse o último eu já dava amarelo, porque acho que já era um ataque prometedor. . .
      Mas por exemplo, embora fosse o último homem dava amarelo e não vermelho porque ainda está muito longe da baliza e por isso era um a...ler comentário completo »
      JS
      Estou a ver que aqui
      2020-12-30 16h13m por jsilva77
      Para alguns users, qualquer jogador que conduza a bola em velocidade no ataque é uma jogada potencialmente perigosa . . .

      Mas a questão já não é essa, uma vez que até estamos a falar de uma situação que não é, de todo, clara, por isso . . . A questão é que o primeiro amarelo é mal mostrado, e por aí . . . Ponto final parágrafo . . .


      Mas estou a gostar de ver as opiniões dos adeptos do SLBenfica e do Sporting sobre as leis do jogo . . . É o chamad...ler comentário completo »
      DA
      gctg
      2020-12-30 15h00m por DavidFM
      "A minha opinião é simples, contra ataque, sem intenção de jogar a bola, amarelo ponto. "
      Eu respeito que seja a tua opinião, só que não é isso que diz as regras. . . e digo isto independentemente de cores de camisolas, porque acima de todo sou um amante de futebol, e do bem jogado. . .
      Leste o comentário do franscisquinho342 sobre os ataques prometedores? explicou bem. . .
      jolokiabhut
      2020-12-30 14h32m por zirel
      O Baró era expulso sem apelo nem agravo. O treinador do Vitória é filmado a protestar e as perguntas dele são óbvias: "não é amarelo? Não pára o contra ataque?". A lei de jogo é clara, falta que interrompa um ataque potencialmente perigoso é cartão amarelo. O Porto tinha 6 jogadores no ataque, à frente da linha da bola e o Rochinha ia conduzir um contra ataque potencialmente perigoso. Amarelo. Sendo o segundo, vermelho. Simples.

      O que dizes do jogo do Benfica é absurdo. ...ler comentário completo »
      DA
      franscisquinho3 42
      2020-12-30 13h50m por DavidFM
      Exacto, até acho que a expressão usada é mesmo essa, "ataque prometedor" e não ataque de perigo eminente como eu estava a usar, mas a querer passar a mesma ideia. . .
      SO
      gctg
      2020-12-30 13h31m por SomosPorto1989
      Respeito a opinião mas não acho que a falta fosse para amarelo pela simples razão por ele ter 4 jogadores atrás de si e o jogador do Vitória seguir isolado e não foi o suficiente para o amarelo mas também não seria escandaloso se fosse amarelo e por essa lógica aceita-se que o Mensah não tenha levado o 2º amarelo pelo empurrão ao Corona o critério foi "igual" mas um erro não desculpa o outro.
      DA
      gctg
      2020-12-30 13h11m por DavidFM
      eu respeito a opinião mas na minha, não era falta que justificasse amarelo, seja o primeiro ou segundo, a lei não diz amarelo por parar um contra ataque mas sim um lance de perigo eminente, e se for de golo eminente é vermelho. . . e não me parece de todo que um lance de um jogador para 3 a 60 metros da baliza e a correr na direcção da linha lateral seja um lance que possa ser considerado um lance de perigo eminente cortado em falta sem intenção de jogar a bola. . .
      FC Porto
      2020-12-30 13h02m por CreedEinsteinBratton
      Têm o melhor plantel, ou pelo menos o mais completo naquilo que o treinador pretende, e dão goleada em termos de atitude ao outro suposto maior candidato ao título (SLV). A continuar assim, o FC Porto será o campeão. Depende de como o Sporting CP se vai aguentar mas a diferença de qualidade e experiência dos jogadores é notória.
      MA
      da_ni82
      2020-12-30 12h39m por Markes88
      O que indicaste ontem tens obviamente razão, é claro que os árbitros deviam sempre seguir essa regra e coerência. . . .

      Aquilo que eu tentei exemplificar foi simplesmente esta conversa agora que li entre o redfoo_16 e o gctg: o árbitro foi coerente depois de ter errado no 1amarelo ao Baró: se ele tivesse expulso o Baró na falta do 2amarelo, que era mesmo para amarelo, então dificilmente mensah ou o Pepelu acabavam o jogo, pois aí manteria esse tipo de coerência de cartões. ler comentário completo »
      gctg
      2020-12-30 12h34m por Redfoo_16
      Se Baró é expulso o Vitória acabava o jogo com 9. E não disse que era mal expulso, mas foi o critério do árbitro. Foi coerente. O empurrão do Mensah (a bola está no chão parada, empurrou só porque sim e até com força) tendo este já amarelo era bem mais grave, Mensah que também parou uma saída para o ataque em falta na 2p assim como o Pepelu, ambos com amarelo. Se é o critério correto? Aceito que não, mas foi coerente nessa situação de saída para o ataque.
      Expulsão Baró
      2020-12-30 12h21m por Redfoo_16
      Quem viu o jogo sabe que o árbitro manteve sempre o mesmo critério. Em saídas para o ataque não deu amarelo em nenhuma, uma delas até era o Mensah que já tinha amarelo aos 15 e para além dessa empurrou o Corona na 2p e esse sim era amarelo claríssimo. Além de que o primeiro amarelo ao Baró é um pouco exagerado principalmente depois do critério do árbitro no jogo. Por último o jogador do Vitória estava bem atrás do meio campo com quase nenhum colega a ajudar e ainda com 3 jogadores na linha d...ler comentário completo »
      FJ
      JOGO
      2020-12-30 11h52m por fjpinto
      Foi um jogo bastante interessante do ponto de vista neutro, mas para adeptos do Porto vou de roer as peles por completo.

      Gostei do porto e da vontade que os jogadores tem em mostrar serviço, como ja li algures, somos a equipa mais forte em termos animicos e de crença em campo.

      Mas em termos taticos estamos ainda fora do auge, a pouco e pouco vamos melhorando, cada vez mais ha um melhor entrosamento dos jogadores.

      Achei que defensivamente estiv...ler comentário completo »
      TryItOut
      2020-12-30 11h44m por Lazyfox
      Fazendo jus ao teu nick, porque não tentas fazer um esforço para mudar de clube? Experimenta.

      O FC Porto que jogou ontem, é o MEU Porto, aquele de que me orgulho.
      Se não percebes este conceito de portismo, estás claramente no clube errado.

      Sorte?
      Azar é no FC Porto existirem adeptos que mesmo nos bons momentos adoram meter veneno.
      Pergunto-me, o que é que querem mais?
      A Champions?
      Ou preferem a Taça da Liga em vez do ...ler comentário completo »
      HA
      Jogo
      2020-12-30 11h17m por Halibut
      Foi um jogo na garra, grande reviravolta. . . Do jogo não gostei da entrada de Baró de inicio, já o tinha dito antes do jogo, ainda para mais com um jogador como Diaz no banco, eu não percebo como é que este jogador é suplente. . . O Treinador quer manter Marega a todo o custo, mas tem que fazer escolhas e a equipa joga melhor com Diaz em campo do que com Marega, agora para mim onde deve escolher é entre Marega e Taremi, um deles joga na frente, não peço para tirarem o Otávio porque é ...ler comentário completo »
      SO
      rere
      2020-12-30 11h07m por SomosPorto1989
      "Nunca mais vou dizer aquilo que disse ontem. "

      Como se costuma dizer nunca se diz "nunca" e só ontem teres admitido que fez um bom jogo já foi uma GRANDE evolução.
      Dualidade ZERO ZERO
      2020-12-30 10h45m por SOEU99
      Também notei essa observação num lance de certa forma subjetivo mas que até aceito a hipótese de Baró ser expulso . e na crónica do Benfica diz que o lance do primeiro golo é um lance dividido e tal e coiso e depois finaliza com isto que vou aqui transcrever :

      "Nota ainda para um lance a envolver Aylton e Vlachodimos na área dos encarnados" .

      uma notazinha só para um lance unanime e de pouca importância. LOOOOOL

      DA
      Bom jornalista. . .
      2020-12-30 10h23m por DavidFM
      "O médio estaria apenas meia hora em campo, escapando a uma expulsão que se justificaria e sendo substituído de pronto. "

      Esta frase diz muito sobre a qualidade do "jornalismo imparcial" que infelizmente temos. . .
      SO
      TryItOut
      2020-12-30 10h12m por SomosPorto1989
      É por estas que eu tenho de vir cá menos vezes. . .

      Quer dizer o Porto perder o campeonato e as Taças há 2 anos e a Taça da Liga a época passada é incompetência mas vencer o campeonato, Taça de Portugal e a Supertaça já foi sorte? E o facto de em 4 anos é em 3 na fase de grupos da Champions termos passado nessas 3 também foi sorte e demérito do rival?

      E o que é preferível? Ter "tamancos" que normalmente cumprem quando jogam ou os "craques" que das poucas vezes que...ler comentário completo »
      JS
      Incrível a desonestidade de alguns
      2020-12-30 09h06m por jsilva77
      Comentários cheios de moralismos de alguns adeptos de outros clubes. Escudar a vitória do FCPorto na não expulsão do Baró é, no mínimo, moralmente desonesto, isto para não usarmos termos mais fortes. Ainda para mais, estamos a falar se uma decisão, no mínimo, discutível e duvidosa e que revelaria falta de coerência do árbitro, uma vez que deixou passar em claro faltas tão ou mais graves que esta sem cartão a partir desse momento . . . Mas dois aspetos:

      1 - Seria a primei...ler comentário completo »
      AJ
      Mais fortes do que nunca
      2020-12-30 02h58m por AJcompsHD2
      2020 foi um ano em que apesar de não jogarmos muito futebol, o FC Porto demonstrou sempre imensa raça e acima de tudo COMPETÊNCIA. Mais um ano em que o Mister Conceição deu uma chapada nos azeiteiros que continuam a criticá-lo.
      Em termos defensivos, temos sofrido bastantes golos contra equipas mais fracas, o que não é normal e não é um problema individual ou de setores. Simplesmente é um problema coletivo, tal como o Mister disse "n" vezes. Estamos muito bem servidos, com um exce...ler comentário completo »
      AJ
      Porto
      2020-12-30 02h47m por AJcompsHD2
      - Luis Diaz, que craque!
      - Diogo Leite, ca'put. . . . . de evolução!
      - Romário Baró, que cepo :/
      FCP
      2020-12-30 00h54m por JAM79
      Excelente réplica do FCP, estamos muito azarados e sofremos golos em quase todos os remates, há sempre um desvio ou algo do gênero, temos de ser mais eficientes en frente à baliza.
      Quanto ao lance do Baro, quem pensa que aquilo é lance para amarelo só pode estar a brincar, o jogador do VSC vai a correr para a lateral, sem linha de passe para a frente e com 4 defesas do FCP atrás de Baro, que tenta disputar a bola e faz uma falta banalissima sem ser agressivo.
      Vitória justíssima!
      Bom ano Novo!
      PR
      VSC
      2020-12-30 00h45m por Prozyven
      Bom jogo da equipa estamos a jogar bem foi pena perder pontos neste jogo podiamos ter ficado com 1 ou até mesmo com 3 mas é assim o futebol o porto marcou mais 1 golo agora é focar já no próximo jogo com o nacional para mais 3 pontos ! Forca Vitória !!!
      RSoares66
      2020-12-30 00h38m por champions2004
      Assino por baixo.
      Fico até invejoso, com a forma breve, direta e concisa, daquilo que descreves com pouco texto :)