placardpt
      O zerozero foi até ao Estádio Mário Duarte

      20 anos e uns meses desde o Verão Quente: Beira-Mar de novo de mãos dadas com a «Taça do Sonho»

      Largos dias têm (mais de) vinte anos… Vinte anos do feito que provocou o caos na cidade de Aveiro. Vinte anos da maior conquista de um histórico que continua a lamber as feridas de um coma profundo motivado pelas modernices do futebol. Já lá vão duas décadas da edição 1998/99 da famosa «Taça dos mais pequenos» onde a magia do desporto conseguiu centrar as atenções de um país inteiro e suscitar (ou alimentar) a chama das gentes aveirenses e alentejanas. Perpetuado na memória ficou aquele momento em que Ricardo Sousa, filho do sr. António, sacou um coelho da cartola e fez explodir de alegria os milhares vestidos de amarelo. Contra todas as probabilidades e mais algumas. 19 de junho de 1999, o dia em que nove fizeram de 11 com a descida de divisão sentenciada.

      qUm jogo da Taça de Portugal com o Beira-Mar tem sempre outro significado por aquilo que aconteceu no passado
      Ricardo Sousa
      Os anos passaram e a corda bamba passou a ser tão regular que acabou por romper. Hoje, o Beira-Mar respira fundo. A agonia chegou ao fim e a alegria voltou em boa, dando um brilho há muito perdido agora no Campeonato de Portugal. E atenção que o arranque de época promete.

      No próximo domingo, o Beira-Mar, comandado pelo herói do Jamor, defronta o Marítimo na 3ª pré-eliminatória da Taça de Portugal. O zerozero deslocou-se ao velhinho e já incompleto Mário Duarte e falou com alguns protagonistas. O maior deles, claro, é o mister. E não há forma de fugir ao passado.

      «Um jogo da Taça de Portugal com o Beira-Mar tem sempre outro significado por aquilo que aconteceu no passado. Há 20 anos viveu-se a história mais bonita deste clube, é normal termos os nossos sonhos e um dia querermos voltar onde já fomos felizes ainda para mais com este emblema ao peito. Sabemos das dificuldades que temos, mas nós vivemos porque temos sonhos, queremos concretizá-los e trabalho diariamente para poder concretizar o sonho de um dia voltar ao Estádio Nacional com o Beira-Mar», reforçou o herói e agora treinador do emblema aveirense.

      «Deus quer, o homem sonha e a obra nasce». Fernando Pessoa eternizou-o no papel com Infante, o Beira-Mar trabalha dentro e fora de campo para voltar a viver os tempos mais felizes da sua história. 

      Ricardo Sousa tem o sonho de levar o Beira-Mar de novo aos grandes palcos ©SC Beira-Mar
      «O clube está em fase de crescimento, continua a reorganizar-se e vive dias difíceis, mas tem subido degrau após degrau com muita estabilidade com pessoas que percebem de futebol e que sabem o que é necessário para um dia o Beira-Mar conseguir voltar onde merece estar. Estamos no caminho certo, precisamos de tempo, mas estou convencido que com as pessoas que estão a gerir o clube mais tarde vai ser possível o Beira-Mar reviver os momentos mais antigos da melhor forma possível», explicou.

      Tranquilidade, foco máximo e descrição são três adjetivos que mais se adequam ao estado de espírito aurinegro. Porque a história a muitos pertence e nem a todos a atenção é a devida. Mas Ricardo Sousa prefere olhar para a outra face da moeda.

      «Nós queremos que as atenções estejam viradas para o outro lado. Desde o início da época que a nossa maneira de falar é sempre a mesma. É uma época de reorganização. O Beira-Mar está a passar do amadorismo para o profissional, estão a ser cometidos muitos erros, mas os erros têm de ser cometidos nas alturas certas e este é o ano onde os erros podem ser cometidos. No próximo ano, sim, queremos afirmar-nos naquilo que vai ser a nossa ascensão. Independentemente disso, estão a ser dados os passos corretos e estamos a realizar uma bela época. Ainda não temos derrotas, vamos jogar contra o Marítimo e não nos vamos encolher mesmo que a superioridade e o favoritismo estejam sempre do lado deles. Vamos jogar o jogo pelo jogo. Tenho dito que esta equipa tem cinco, seis, sete jogadores que facilmente, com um bocadinho de sorte, conseguem chegar a uma primeira divisão», apontou.

      O momento mais marcante da história do Beira-Mar ©SC Beira-Mar

      Alguns deles, trintões, com passado pela elite do futebol português. Artur, filho da casa, hoje com 35 anos, é um desses exemplos. E há 20 anos atrás foi para a festa com os mais graúdos.

      «O Beira-Mar tem história na competição. Conquistou a Taça de Portugal por uma ocasião e na altura até foi o Ricardo [Sousa] que fez o golo e agora é o treinador. Lembro-me perfeitamente desse dia, também fui à festa apesar de só fazer parte das camadas jovens...», começou por dizer.

      Artur, hoje com 35 anos, voltou ao Beira-Mar em 2017/18 ©SC Beira-Mar
      «Não fui ao Jamor, mas esperei por eles cá quando regressaram para fazermos a festa no centro da cidade. É um orgulho enorme ter presenciado essa conquista do clube», acrescentou.

      O embate frente ao Marítimo ganha um gosto especial pela conquista, mas o percurso da formação aveirense está a ser extremamente positivo. Pampilhosense (6x0) e Bustelo (2x0) já fazem parte do passado e embora o novo rival seja Golias, David não se vai esconder. Pelo contrário, aliás.

      «Não iria de acordo com a minha forma de ser e de estar ter esta qualidade na equipa e alterar o modelo de jogo e a maneira como jogamos desde o início do ano. Vamos ser uma equipa igual a nós próprios, uma equipa que vai gostar de ter bola, vai querer ter bola, vai jogar para o ataque e olhos nos olhos com o adversário. Esperamos no final do jogo sermos uma boa surpresa independentemente do resultado que puder surgir. A única certeza é que os nossos sócios e adeptos vão ficar orgulhosos daquilo que nós vamos fazer», atirou um Ricardo Sousa a transpirar confiança.

      Do madeirense, o início de época não está a ser nada famoso. Longe do Marítimo com selo de Europa, o conjunto comandado por Nuno Manta Santos tem apresentado dificuldades para subir na tabela classificativa do campeonato e perdeu a oportunidade de seguir em frente na Taça da Liga. Agora há que agarrar o que estiver à mão.

      Cícero voltou a encontrar a alegria do futebol ©SC Beira-Mar
      «Estou à espera de um Marítimo na máxima força por algumas nuances. O Marítimo está a realizar um início de época muito aquém daquilo que era esperado. Está basicamente fora da Taça da Liga e centra as suas atenções no campeonato e na Taça de Portugal. Como o campeonato não está a correr bem presumo que o Nuno [Manta Santos] vai olhar para este jogo com o intuito de dar confiança aos jogadores para o que aí vem. Não vão facilitar uma vírgula e isso vai-nos dificultar a tarefa. Mas confio muito nos meus meninos e na qualidade que eles têm. Acima de tudo peço às pessoas de Aveiro, aos sócios aveirenses, que venham ao Estádio. Vai ser bom relembrar aquilo que o Beira-Mar foi noutros tempos, queremos que o volte a ser e nada melhor que estes jogos para fazermos sentir que a cidade ainda está bem viva, que ainda vive o futebol e que está pronto para o que aí vem», sublinhou o técnico da formação aveirense.

      Ora, e quando se tem um velho pesadelo dos maritimista no plantel, a surpresa está sempre mais perto de acontecer.

      «Já pensei no jogo e claro que me recordo dos golo que já marquei ao Marítimo. Espero marcar outra vez e festejar, claro... », disse o sorridente avançado Cícero, de 33 anos, que descarta o rótulo de «presa favorita». Ele que procura viver uma espécie de segunda vida no futebol nacional.

      Cícero
      Beira-Mar
      2019/2020
      7 Jogos  382 Minutos
      3   0   0   02x

      ver mais »
      «Tive alguns problemas físicos há dois anos e necessitei de recomeçar tudo. Surgiu esta oportunidade para voltar a jogar e o Beira-Mar deu-me a oportunidade de estar aqui, de me sentir feliz e de jogar outra vez. É bom para mim, para o clube e espero continuar a ajudar», afirmou.

      E se Cícero não estiver com a pontaria afinada há sempre uma estrelinha na bancada...

      «Está sempre [referindo-se a António Sousa] na bancada. Desde que eu sou treinador, à exceção do ano em que estive no Algarve porque as deslocações eram demasiado longas, no Anadia, no Felgueiras, na Sanjoanense, no Beira-Mar... Acompanha-me para todo o lado. O bichinho vive dentro dele independentemente dele estar afastado do futebol há uns anos por opção própria, porque tem recebido vários convites, mas já não se identifica com algumas coisas no futebol. Quer estar na sua paz, no seu sossego, mas vai acompanhando sempre as equipas por onde eu passo. Nesta altura ele acaba por sofrer um bocadinho mais do que eu. É praticamente o mesmo aquilo que eu sofri no passado quando ele estava no banco e eu a ver os jogos... Agora sofre ele. Mas está comigo e com o clube porque o coração dele é 80 ou 90 por cento do Beira-Mar», finalizou o filho babado.

      Beira-Mar treina no Estádio Mário Duarte e disputa os seus jogos no Municipal de Aveiro ©SC Beira-Mar

      Fotografias

      Taça de Portugal: Beira-Mar x Marítimo
      Taça de Portugal: Beira-Mar x Marítimo

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      MCP5
      2019-10-18 17h05m por Torinha
      Não posso concordar com esse "finalmente". É injusto porque o Zerozero é um site que dá bastante atenção ao universo futebolístico português fora dos 3 eucaliptos.
      Parabéns zero zero
      2019-10-18 16h37m por MCP5
      Finalmente artigos fora do contexto dos 3 do costume
      MA
      Beira-Mar
      2019-10-18 15h44m por Malainpn
      Não sendo adepto do BM, fui à final da Taça com amigos, apoiar o clube. O clube merece estar de volta na primeira.

      Destaco também o Rui Sampaio nessa equipa. . . jogador que chegou a ser eleito o "melhor médio do ano na primeira liga", a par do Moutinho. Este Beira-Mar está forte. Desejo-lhes muita sorte.
      jogos históricos
      U Domingo, 20 Outubro 2019 - 17:00
      Estádio Municipal de Aveiro
      João Pinheiro
      2-2
      (5-4 g.p.)
      João Nogueira 15'
      Isaac Cissé 90'
      Daizen Maeda 69'
      Zainadine Júnior 83'
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      Guarda-redes suplente foi herói do Man City
      Por um instante fugaz pareceu que Heung-min Son ia fazer o empate, tirando o título das mãos do Manchester City e deixando tudo em aberto para que o Arsenal fosse campeão, ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      edgarlima 15-05-2024, 04:18
      edgarlima 15-05-2024, 04:13
      andsleve 15-05-2024, 03:45
      FC
      Fcpflaw2506 15-05-2024, 01:49
      FC
      Fcpflaw2506 15-05-2024, 01:47
      Shunsuke__Nakamura 15-05-2024, 00:23
      Shunsuke__Nakamura 15-05-2024, 00:17
      Shunsuke__Nakamura 15-05-2024, 00:16
      ha-ldercabral 15-05-2024, 00:00
      DietmarVonKrieg 15-05-2024, 00:00
      Jorge-Fernandes 14-05-2024, 23:53
      OJaime_Pacheco 14-05-2024, 23:50
      Maldini1313 14-05-2024, 23:32
      JotaFer 14-05-2024, 23:00
      AN
      Andrezinho_N01 14-05-2024, 22:51
      jorgemartins575 14-05-2024, 22:45