placardpt
    França vence Dinamarca e apura-se

    Ici c'est Kylian: França nos «oitavos»

    Foi com espírito de luta e às «costas» do talento imenso de Kylian Mbappé que a França picou, antecipadamente, o bilhete para os oitavos de final do Campeonato do Mundo do Catar. Os campeões do Mundo bateram a Dinamarca, por 2-1, com um «bis» do avançado do Paris Saint-Germain. Com seis pontos em dois jogos, os gauleses dizem «oui» à fase seguinte.

    Força pelas asas

    À entrada atrevida da Dinamarca, a França respondeu com afirmação. Aos poucos, a equipa de Didier Deschamps ganhou ascendente no encontro e só não chegou ao intervalo em vantagem por capricho próprio do futebol. Foram, pelo menos, três os momentos de perigo criados pelos gauleses, com destaque para um Ousmane Dembélé revigorado e um Mbappé superlativo.

    O extremo do FC Barcelona, tantas vezes aleado do próprio talento, foi uma enxaqueca daquelas para Victor Nelsson, o dinamarquês encarregue de o travar. Foram cruzamentos atrás de cruzamentos que pediam melhor aproveitamento. Aos 21 e 40 minutos, Adrien Rabiot e Kylian Mbappé foram perdulários; já antes, Giroud também.

    A França carregou, indiscutivelmente. A Dinamarca, que tentou ter bola, viu-se obrigada a trabalhos maioritariamente defensivos. Ainda assim, aos 36 minutos, Andreas Cornelius levou perigo à baliza de Lloris, mas o guardião do Tottenham Hotspur ergueu as mãos para travar o remate do dinamarquês.

    França marca pela esquerda

    O ascendente gaulês acabou por ser recompensado pouco depois da hora de jogo. Theo Hernández e Kylian Mbappé desenharam o lance no flanco esquerdo, com o avançado do Paris Saint-Germain a finalizar para dar vantagem à França. Esperava-se, por aí, que os campeões do mundo embalassem na vantagem para fechar as contas; errado.

    A formação nórdica arregaçou as mangas e deu luta; da boa. Tanto assim foi que o empate chegou apenas sete minutos depois. Christian Eriksen bateu um canto, Joachim Andersen desviou ao primeiro poste e Andreas Christensen apareceu com potência a cabecear sem possibilidades de defesa para Lloris. 

    Tu cá, tu lá e... Kylian

    Com mais de 20 minutos para jogar, o encontro ganhou em emoção, com as duas seleções à procura da vitória. Perigo de um lado, perigo do outro. O golo podia cair em qualquer uma das áreas. Apareceu, por fim, a quatro minutos dos 90 e novamente pela estrela mais cintilante dos Le Bleus: Mbappé. Com a coxa, ao segundo poste, o avançado disse «sim» ao cruzamento de Griezmann.

    Sem brilhar, mas com o brilho distinto de um dos melhores do planeta, a França já não precisa de fazer contas na última jornada. Essas ficam para Austrália, Tunísia e Dinamarca.

    U Sábado, 26 Novembro 2022 - 16:00
    Stadium 974
    Szymon Marciniak
    2-1
    Kylian Mbappé 61' 86'
    Andreas Christensen 68'
    Stadium 974
    Lotação40 000
    Medidas105x68
    Inauguração2021
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo DJornada 2
    Lances Capitais
    61´
    GOLO França!
    Kylian Mbappé marca
    Kylian Mbappé marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    68´
    GOLO Dinamarca!
    Andreas Christensen marca
    Andreas Christensen marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    86´
    GOLO França!
    Kylian Mbappé marca
    Kylian Mbappé marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    Minuto 86. Com o jogo partido e ambas as equipas à procura da vitória, Mbappé apareceu para fazer o segundo golo da França e da conta pessoal.

    O Árbitro

    Atuação discreta e segura do polaco Szymon Marciniak. O lance de maior dúvida aconteceu na primeira parte, quando Mbappé foi derrubado por Christensen quando seguia a toda a velocidade para a baliza. O árbitro deu amarelo, por considerar que o defesa dinamarquês não era o último homem. Aceita-se.

    O Melhor
    A magia de Mbappé

    É, indiscutivelmente, um dos astros maiores do futebol moderno. Kylian Mbappé foi herói e figura de destaque na vitória - e no apuramento - francês, com dois golos em momentos decisivos. À aceleração inigualável, à técnica refinada e à explosão «monstruosa», o avançado do PSG juntou frieza de «matador».

    O Pior
    Danish pouco dynamite

    É certo que disputou o resultado até ao último segundo frente à campeã do Mundo, mas a imagem geral desta seleção dinamarquesa transparece pouca explosividade e capacidade para «ferir». Se a derrota frente à França se aceita, o empate pobre diante da Tunísia pode custar o apuramento.

    Forma
    França
    2022/2023
    6J
    1V
    2E
    3D
    5-7G
    Dinamarca
    2022/2023
    6J
    4V
    0E
    2D
    9-5G
    Sabia que...by playmaker stats
    Jogadores da Dinamarca que marcaram no Europeu e no Mundial:
    Lerby
    Elkjaer Larsen
    Michael Laudrup
    Brian Laudrup
    Allan Nielsen
    Tomasson
    Bendtner
    Poulsen
    Christensen
    Sempre que ganhou à Dinamarca em fases finais, a França foi campeã (1984, 1998 e 2000)
    França volta a vencer a Dinamarca em competições oficiais 22 anos depois
    1.ª vez desde 2006 (Brasil) que o campeão do Mundo ultrapassa a fase de grupos
    A campeã do Mundo França é a 1.ª equipa qualificada para os oitavos de final do Mundial 2022
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FRANÇA
    EMPATE
    DINAMARCA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    GS
    França 2 Dinamarca 1
    2022-11-27 12h37m por GSCGrandeamor
    Vitória justa e esperada da França. Ainda assim esperava outra reação por parte da Dinamarca, agora vão ter que lutar frente à Austrália para seguir em frente. Vai ser muito interessante.

    Saudações
    que sejam
    2022-11-26 19h57m por iSMURF4
    eliminados o quanto antes. . . não jogam um [. . . ] .
    Simy1
    2022-11-26 19h37m por xithombo
    Não esqueça que o Koundé devia ter sido expulso por pisar o adversário. Este devia ter terminado empatado.
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2022-11-26 19h00m por marcosteixeira949
    É mais o factor histórico que actualidade, tem gente ainda pensa que estamos nos tempos do pele e Maradona, enfim. . . olha sou brasileiro, não queria ganhasse a frança mas há reconhecer essa seleção tem muita qualidade!
    França
    2022-11-26 19h00m por moumu
    Òptimo podem descansar alguns jogadores para o ulttimo jogo. Aposto em Mbappé para artilheiro da copa.
    MBAPPE
    2022-11-26 18h17m por grove_street
    Os jornalistas Brasileiros bem tentam rebaixar o Mbappe , dizer que neymar é melhor etc . Até sorriram ao ver a França com tantos lesionados .

    Mas o Homem é um monstro . Carrega Mbappe !
    SI
    Dinamarca
    2022-11-26 18h14m por Simy1
    Muito pouco. E tiveram sorte em 2 momentos. O central não ter sido expulso, Mbapp ia ficar completamente isolado, e depois surgiu um golo numa bola parada completamente contra a corrente de jogo do tal central que já nem devia estar em campo
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2022-11-26 18h10m por MisticaEncarnada
    O histórico não conta para nada. Se fôssemos pelo histórico Portugal não era candidato a ganhar nada. O Brasil tem grandes individualidades, daí que seja considerado um dos favoritos.
    LolmacaEoS
    2022-11-26 18h09m por MisticaEncarnada
    A França já tinha feito um bom jogo na primeira jornada e até antes do Mundial só ao olhar para a convocatória da França já se vê que têm um dos melhores plantéis deste Mundial.
    LO
    França
    2022-11-26 18h05m por LolmacaEoS
    Para todos os que baseiam o estado atual de uma seleção nas performances em amigáveis glorificados como a Nations League bem tiveram que engolir um grande sapo. A França está bem e recomenda-se (mesmo com tantas ausências) e é um dos principais candidatos a limpar isto tudo!

    A Dinamarca também se apresentou a bom nível, o que contribuiu para que este fosse um dos melhores jogos deste mundial até agora, e tem condições de ganhar à Austrália e avançar em segundo

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Derrotou Nuno Lobo e Pinto da Costa
    Depois de várias horas de espera, são finalmente conhecidos os resultados oficiais relativamente às eleições do FC Porto para os próximos quatro anos - 2024 ...