placardpt
Um dos jogos de sábado

A ressurreição de Cristo

O FC Arouca sentiu falta dos golos de Cristo González. Depois de dois jogos em branco (o jogador e a equipa), a turma da Serra da Freita regressou aos triunfos por 2-1, com o espanhol a decidir na vitória sobre o Farense, que continua sem vencer desde 20 de janeiro.

Antes do apito inicial, Daniel Sousa voltou a ter duas boas notícias. Rafa Mujica, o melhor marcador do campeonato, e David Simão, capitão, voltaram ao onze inicial. Do outro lado, José Mota apostou em Facundo Cáseres e Bruno Duarte para os lugares que pertenceram a Cláudio Falcão e Mohamed Belloumi.

Prenda tardia

Foi debaixo de muito frio e vento que FC Arouca e Farense iniciaram o encontro. A chuva? Deu tréguas pouco antes dos primeiros passes, um aspeto que contribuiu e muito para o espetáculo (nem sempre muito bonito, diga-se) dos dois conjuntos, a atravessar fases complicadas da temporada e, portanto, com necessidade de pontuar para continuarem as respetivas caminhadas.

Ainda assim, este espetáculo demorou a arrancar. A turma da casa começou ligeiramente melhor, contou com algum controlo da posse de bola, mas pareceu algo intranquila, especialmente no capítulo defensivo, onde algumas perdas de bolas resultaram em oportunidades contrárias, sobretudo com Zé Luís e Bruno Duarte - dupla inédita em 2023/2024 - como as principais referências de perigo.

Despedida em grande? @Kapta+
A primeira chance até acabou por ter o selo de Marco Matias, na sequência de um contra-ataque rápido que resultou em dois remates à baliza de De Arruabarrena, guarda-redes que não conseguiu segurar a bola numa primeira instância. A partir daqui, emoção não faltou nos dois lados do campo, agora mais castigado pela quantidade de água que ia caindo. 

O FC Arouca cresceu e tal como tem vindo a ser habitual esta temporada, sobretudo nos últimos meses, entregou a tarefa de ameaçar a baliza de Ricardo Velho a dois jogadores: Cristo González e Rafa Mujica. A dupla espanhola, que tantas alegrias deu, nunca encontrou a fórmula para ultrapassar Ricardo Velho, um dos melhores neste primeiro tempo.

No entanto, o golo não se escreveu em espanhol. Na sequência de um pontapé de canto, Tiago Esgaio apareceu ao primeiro poste e cabeceou... para o segundo poste, um cenário que nenhum adversário conseguiu travar para a primeira prenda da Páscoa. Tudo contado nos primeiros 45 minutos e sinais distintos para as duas equipas: vantagem para os arouquenses e o correr atrás do prejuízo por parte dos forasteiros.

Ovo da vitória

José Mota foi o primeiro técnico a mexer. O treinador recorreu às peças que tinha no banco de suplentes, poucos segundos depois de uma grande oportunidade travada por de Arruabarrena. Altura de Mohamed Belloumi e Elves Baldé, este último que assumiu a posição de lateral direito, após a saída de Fran Delgado, defesa que não conseguiu fazer a diferença.

Ainda assim, as mudanças não tiveram o efeito desejado. O FC Arouca continuava tranquilo e a chegar com insistência ao último terço. E se na primeira parte dissemos que Cristo González e Rafa Mujica não estavam com a mira apontada, não podemos repetir a ideia no segundo tempo.

Mujica fez uma assistência @Kapta+
Numa bela combinação entre os dois atletas, Cristo fez o gosto ao pé e contribuiu para o desfecho positivo no Estádio Municipal de Arouca, depois de um desvio traiçoeiro de Facundo Cáseres.

O Farense ainda contou com um golo de pé esquerdo de Bruno Duarte, mas não serviu para alterar o desfecho final. Os adeptos aplaudiram a exibição dos comandados de Daniel Sousa, técnico que tem sido apontado com insistência à porta de saída.

Não saberemos se voltaremos a ver o treinador com as cores amarelas e azuis, mas o impacto positivo tem sido incontestável. O final de um bonito capítulo?

jogos em destaque
U Sábado, 30 Março 2024 - 15:30
Estádio Municipal de Arouca
Luís Godinho
2-1
Tiago Esgaio 45'
Cristo González 68'
Bruno Duarte 89'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Arouca
Lotação5 600
Medidas106x65
Inauguração2006
Lances Capitais
45´
+2
GOLO FC Arouca!
Tiago Esgaio marca
68´
GOLO FC Arouca!
Cristo González marca
89´
GOLO INVALIDADO Farense
Bruno Duarte foi apanhado em fora de jogo, na sequência do lance em que marcou o 2-1
89´
GOLO Farense!
Bruno Duarte marca
90´
+4
Cartão vermelho para Facundo Cáseres (Farense)
Positivo
A aproveitar os deslizes

Ao mesmo tempo que o FC Arouca - Farense, disputou-se o Vitória SC - Moreirense, onde a equipa da casa venceu pela margem mínima. Ora esta vitória arouquense ganha ainda mais importância desse ponto de vista, uma vez que se aproximou do sexto lugar, atualmente ocupado pelos cónegos com mais cinco pontos. Não viram a cara à luta.

Negativo
Reação tardia

Os Leões de Faro ainda criaram chances, mas tal revelou-se insuficiente para conseguir entrar na discussão pelo resultado mais cedo. O remate certeiro de Bruno Duarte criou uma réstia de esperança... que acabou por não resultar em algo mais deste encontro. 

Forma
FC Arouca
2023/2024
35J
15V
5E
15D
57-49G
Farense
2023/2024
32J
9V
7E
16D
44-50G
O Árbitro

Tarde algo atribulada para Luís Godinho. Alguns lances com algumas dúvidas, mas esteve bem na amostragem do cartão vermelho a Facundo Cáseres, na reta final do encontro.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Homem do Jogo
2024-03-30 19h30m por palmilha-dentada
Boas,

Mais uma vez em que o Prémio de o homem do jogo deveria ter ido para o Ricardo Velho (guarda-redes do S. C. Farense), pela quantidades de defesas.

Mais uma razão para o Ricardo Velho já ter sido chamado à selecção nacional, mesmo não jogando podia ser a terceira opção.

O S. C. Farense tem feito uma miserável segunda volta (de uma pobreza franciscana), o que tem valido é a folga que traz da primeira volta e onde cada vez é menor.
...ler comentário completo »
FC
Farense
2024-03-30 18h18m por Fcpflaw2506
Boas,
O Farense foi prejudicado pela 27ª vez esta época. Aguardo um comunicado da APAF a admitir o erro. Relembrando que no jogo de Porto, Benfica, Sporting e Alverca foram beneficiados em lances parecidos com o nosso.

Atenciosamente,
Farense
2024-03-30 18h15m por O_Pestinha666
Que se passa? Faltam palmilhas para as botas dos jogadores?
Arouca e Farense
2024-03-30 17h35m por afonsofarinha
O Daniel não deve ser o único com mal feitas hoje. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.