placardpt
Leões ultrapassam teste arouquense

Leão de eleição

10 de março de 2024. Dia de decisões na vida política portuguesa e no destino do leão. O líder do campeonato viajou até Arouca, na 25ª jornada da Liga Portugal Betclic, e continuou a trilhar o seu caminho com uma vitória (3-0). Mais três pontos e nova jornada na liderança.

Em dia de eleições, as urnas registaram uma afluência positiva, sobretudo quando comparada a anos transatos. Se as pessoas não se coibiram - e bem - de ir votar, também não ficaram em casa e encheram o Estádio Municipal de Arouca. Entre jogos europeus, Rúben Amorim optou por operar algumas mudanças no onze (comparando com o que figurou perante a Atalanta): Hjulmand, Gyökeres e Pote regressaram à titularidade. Nos da casa, com as principais escolhas disponíveis, Daniel Sousa não inventou.

Como falado recentemente no zerozero, o leão não se importa de jogar em dia de sufrágio nacional. Pelo contrário, face ao positivo registo, até agradece; e foi de uma forma agradável que o jogo começou.

Dividido e vistoso, marcado pela vontade de ter bola e jogar, os líderes e uma das surpresas do campeonato proporcionaram um bom espetáculo. Gyökeres, unânime e reconhecido pela sua preponderância, tratou de traduzir a qualidade do jogo em números. Servido por Matheus Reis, o sueco, cada vez mais referência - nem que seja pela quantidade de golos - na Europa do futebol, só teve de encostar para abrir o ativo.

Apesar de registar mais algumas ocasiões e de tentar gerir, o leão foi amansado pelo FC Arouca. A posse de bola (ao intervalo, 65% para os da casa) não foi prova única. Com bola, a defesa e o meio-campo canarinho, sempre bem entrosados, coligaram-se de forma a servir o ataque (bela exibição de Pedro Santos e Sylla), que não fosse algum desacerto e teria levado outro resultado para o descanso.

Do quase empate técnico à maioria absoluta

O cansaço, ainda antes do intervalo, já era visível nos homens de verde e branco (Coates, por exemplo, terminou o primeiro tempo agarrado às pernas). Contudo, em vez de abrandar, o leão colocou o pé no acelerador no recomeço da partida. Gyökeres voltou a ficar frente a frente com De Arruabarrena, mas o uruguaio, sempre seguro, levou a melhor.

Os arouquenses bem tentaram responder. Contudo, no segundo tempo faltou outro tipo de definição no último terço e no momento da decisão. Franco Israel ainda teve de fazer uma bela defesa, mas o leão nunca se sentiu verdadeiramente apertado.

Geny marcou o segundo golo da partida @Kapta+

Sem ser sufocado, o leão gostou de ser atiçado. O FC Arouca não equilibrou o marcador e num momento de maior incerteza na partida (uma espécie de dia de reflexão), o Sporting aproveitou o espaço deixado pela defesa contrária para criar perigo. 

Gyökeres foi solicitado na profundidade um par de vezes, mas Geny e Hjulmand foram os mais decididos. Num belo lance pela direita, Geny puxou para dentro e marcou; Hjulmand, sozinho na grande área, fechou o marcador no 0-3 final. Duas cruzes certeiras no boletim dos três pontos.

U Domingo, 10 Março 2024 - 18:00
Estádio Municipal de Arouca
Nuno Almeida
0-3
Viktor Gyökeres 20'
Geny Catamo 90'
Morten Hjulmand 90'
Estádio Municipal de Arouca
Lotação5 600
Medidas106x65
Inauguração2006
FaseCampeonato
JornadaJornada 25
A Chave

O primeiro golo foi decisivo. Os leões chegaram relativamente cedo à vantagem, num lance tão simples quanto eficaz. Daí em diante, deu para abordar o jogo com outra estratégia. O leão soube gerir (também teve de sofrer) e, mais tarde, confirmou a vitória.

O Árbitro

Vários lances que deixaram algumas dúvidas, dignos de várias interpretações. Apesar de nunca ter perdido o controlo da partida, Nuno Almeida devia ter, pelo menos, ido ao VAR num lance de Matheus Reis na área leonina (possível grande penalidade para o FC Arouca). Por isso, a avaliação não pode ser positiva.

O Melhor
Descontos à leão

Numa altura de cansaço (provocado pelo atarefado calendário), os leões foram inteligentes, superaram-se e, já para lá do minuto 90, marcaram dois golos, por intermédio de Geny e Hjulmand, que carimbaram o triunfo leonino.

O Pior
Inglório segundo tempo

A primeira parte terminou com vantagem leonina, mas com um cheiro a empate a pairar no ar. Tudo indicava que o FC Arouca ia carregar na segunda parte, mas tal não aconteceu. Com bola, o FC Arouca nem sempre definiu bem e mostrou mais dificuldades em chegar ao último terço. Assim sendo, aproveitou o Sporting.

Forma
FC Arouca
2023/2024
33J
14V
5E
14D
55-47G
Sporting
2023/2024
41J
31V
6E
4D
110-39G
Sabia que...by playmaker stats
Nos 11 últimos jogos realizados na Liga, o Sporting ganhou 10
O líder do campeonato continua a regularidade estatística: marcou em todos os jogos realizados na prova
Sporting não sofreu qualquer golo, depois de 5 jogos sempre a sofrer
Sporting não perde há 11 jogos
FC Arouca volta a perder em casa, depois de 3 vitórias consecutivas
Sporting somou 6 pontos frente ao FC Arouca neste campeonato: na época passada, só conquistou um ponto diante dos arouquenses
7.ª vitória do Sporting em ao FC Arouca, em 8 jogos
Sporting chegou aos 110 golos na época: já tem mais golos marcados do que em toda a temporada passada

Fotografias(37)

Liga Portugal Betclic: Arouca x Sporting
Liga Portugal Betclic: Arouca x Sporting

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Guarda Redes
2024-03-11 21h22m por Taremisu
Nenhum GR do Sporting me convence, mas isto sou eu. . . Não que os homens não sejam bons naquilo que fazem mas um guarda redes que não segura bolas e somente soca ou desvia é fraco. . . O Adan segura sempre à segunda, quando sai aos pés de um avançado é 50/50 de ser penalti ou a bola ir para parte incerta. . . Isto não sou eu a embirrar mas sim análise daquilo que vejo nos jogos. . . O Israel ainda que com margem de manobra sendo mais velho que Diogo Costa ou Trubin não está ao nível deste...ler comentário completo »
Relvados
2024-03-11 19h23m por luishenriques729
Uma vergonha o relvado do Arouca. Claro que no Inverno os relvados ficam em pior estado, mas este "é uma espécie de relvado". E existem muitos outros iguais.
O que custa a perceber quando o Arouca até tem uma equipa muito técnica e com estas condições é complicado. Para não falar nas lesões que pode provocar.
Não se percebe o investimento em jogadores em detrimento de relvados de qualidade.
E a Liga como fica em tudo isto.
Dificil
2024-03-11 17h26m por Aleaotejano
Mas os 3 pontos vieram com toda a justiça. Grande vitória frente a uma das melhores equipas do nosso campeonato. Que Amorim consiga gerir o plantel na quinta-feira de modo a que estejamos na máxima força frente ao Boavista.

Não esperava a vitória, por isso fiquei MUITO satisfeito.
As diferenças semelhantes
2024-03-11 13h50m por pedronunes631
Pior que as faltas de critério consoante o clube de cada um é o pessoal falar e não saber as regras mas ok.

Falando no lance do Matheus e da sua imprudência, há um lance idêntico (inclusive no mesmo sitio) na primeira parte sobre o Geny e os mesmos que se queixam do lance do Matheus nem são capazes de falar deste lance, quero acreditar que falam do lance do Matheus mas não viram o jogo e falam só pelo que está nos jornais.

Posto isto, vira falar no lance...ler comentário completo »
AN
fut_master
2024-03-11 13h38m por andra-alexandre485
Ridículo és tu quem não consegues dizer que o Sporting joga muito mais futebol que o Benfica
Ridiculo
2024-03-11 12h44m por fut_master
É comparar o lance do trincao com o de ontem, é mesmo à lagarto

O trincao rematou o pe do defesa do rio ave, o jogador do benfica nao chutou o pé do mangala, foi o gajo que lá foi dar uma fruta.

Levem a taça que este foi tudo pra voces desde inicio, as campanhas nas tvs e as arbitragens este ano foi tudo para os lagartos, ate deviam o resto da época vestir de rosa, tal é a perfeiçao no vosso mundo
Boa vitória
2024-03-11 11h06m por ricardolouromartins
Obstáculo ultrapassado com éxito. Mas apesar de não se sofrer golos, a equipa claramente desaprendeu a defender.
MA
PeteSchmeichel
2024-03-11 10h39m por Maradona1906
O pessoal que fala do penalti do Mangala mas que sobre o Trincão em vila do conde não se passou nada, ridículos.
Mais 2 pontos "limpinhos"
2024-03-11 10h17m por LadyBug
E depois o Mangala também entrou "limpinho"

Em ambos os casos não foi penalty. . . O arbitro não marcou!!!
MA
Barbosa-8
2024-03-11 10h13m por Maradona1906
Fiz um comentário inicial sobre isso e até fiz print da crónica inicialmente. A crónica estava escrita e lançada antes dos 90 minutos, tanto é que dizia que a vitória tinha sido pela vantagem mínima, só depois corrigiram para 0-3.
Sporting
2024-03-11 08h36m por Sporting_Adepto_1906
Um estádio onde o relvado era mais parecido com um campo de batatas.
O Sporting é de longe a equipa mais constante do Campeonato e merece o lugar que ocupa

Noto um Sporting super maduro com bola ou sem bola
Excelente época até agora
SCP
2024-03-11 06h06m por moumu
Vitória gorda o SCP é a equipa que melhor futebol pratica em Portugal e para mim o maior candidato à conquista da liga, agora vanos ver com a Atalanta se Amorim vai rodar!
FC
CR7Goat
2024-03-11 02h19m por Fcpflaw2506
Eu dei a minha opinião, aceito quem não ache. Para mim o Matheus Reis entrou imprudentemente sobre o Esgaio.

Quanto ao Jaime, ele é simplesmente troll, não sei como é que há pessoal que liga ainda xD.
FC
Arbitragem
2024-03-11 01h30m por Fcpflaw2506
Penso que fica um penalti por assinalar a favor do Arouca quando ainda estava 0-1. A entrada de Matheus Reis é imprudente.
Zerozero
2024-03-10 23h46m por Barbosa-8
Bem, que crónica pobrezinha. . . Os dois golos nos descontos metidos a martelo na última frase, sem qualquer contexto que explique como se desenrolou o jogo até aí. . . Mete dó. Foi um jogo bem mais rico do que o texto deixa transparecer.
anon428
2024-03-10 23h37m por Sporting_Adepto_1906
São os 3 Grandes do Futebol Português é normal terem mais poder que os outros clubes
. . .
2024-03-10 23h34m por anon428
só não vê quem não quer, o futebol em portugal é feito para satisfazer três clubes
Maxaqueen e 3da
2024-03-10 23h28m por Sporting_Adepto_1906
Mais 1 que fala sem saber
Há muitos assin
3dA
2024-03-10 23h10m por Maxaqueen
Deixe lá.
Mais um que devia de estar calado e decidiu falar.
p120571@gmail. com
2024-03-10 22h51m por p120571
Há jogadores que fazem toda a diferença. O Sporting é, acima de tudo, uma equipa muito bem organizada, mas o Super Sueco, faz toda a diferença. . .
3D
anon428
2024-03-10 22h30m por 3dA
Tudo à nossa medida tipo o quê, o jogo adiado em Famalicão?
Jogo
2024-03-10 22h25m por O_Pestinha666
Fraco da nossa parte. Os 3 secos são enganadores mas o principal foi os 3 pontos.
Obrigado Israel. . . .
Quaresma esteve uma nodoa autentica.
Agora é meter os suplentes para a Atalanta já que esta competição não é para a gente. . . . nem para nenhum clube Português no presente.
3D
Para a Atalanta
2024-03-10 22h12m por 3dA
Israel
St. Juste, Diomande, G. Inácio
R. Esgaio, Morita, Koindredi, N. Santos
Edwards, Paulinho, P. Gonçalves
Sporting_Adepto _1906
2024-03-10 22h10m por anon428
epá, chora um bocado
já é tudo feito à vossa medida e ainda assim nunca estão contentes
3D
Sporting
2024-03-10 22h09m por 3dA
Vitória complicada mas muito importante. Num relvado impraticável como este, o importante é vencer, ainda para mais contra um Arouca a fazer um excelente campeonato. Equipa claramente cansada, em gestão de esforço e sem capacidade para pressionar. Ainda assim, tirando uma boa defesa de Israel na primeira parte, não me recordo de uma oportunidade de golo clara do Arouca. Podíamos ter resolvido a questão mais cedo na segunda parte quando o Arouca arriscou mas faltou acerto nas transições,...ler comentário completo »
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.