placardpt
Portimonense vence no Bessa

As axadrezadas passas do Algarve

E8

«Passar as passas do Algarve». Expressão popular utilizada para retratar quem experiencia situações complicadas, grandes dificuldades, missões hercúleas. As axadrezadas passas do Algarve viveram-se este domingo, na 19ª jornada da Liga Portugal Betclic, quando o Boavista perdeu (1-4) diante do Portimonense.

A bonita tarde no Bessa não fazia prever o trágico (e repentino) desfecho. 6917 panteras nas bancadas — setor visitante sem registo de uma alma —, sol, confiantes cânticos e uma sentida homenagem a Mané, diretor da formação caseira, que faleceu. Em campo, os 22 escolhidos procuraram replicar o bom ambiente vivido fora das quatro linhas.

Tiros nos pés

Os boavisteiros não entraram mal. Seba Pérez foi o que esteve em melhor plano; inteligente, certeiro e criativo, descobriu várias vezes espaço na direita, onde Agra ou Malheiro tentaram desequilibrar. Bozeník procurou mostrar a reconhecida veia goleadora, mas golos, no primeiro tempo, só para os visitantes.

Se o Portimonense criou uma confortável vantagem, foi também pelos erros fatais dos axadrezados. Makouta e Reisinho perderam bolas no meio-campo e, com mérito, os algarvios aproveitaram; desdobraram-se para o ataque e, orquestrados por Carlinhos, fizeram dois golos sem resposta (Varela e Jasper). O terceiro surgiu de livre — um curto toque para a direita inutilizou a barreira e, num remate que nem foi dos mais colocados, a vantagem subiu de tom.

Demasiadas marés para remar

Após o descanso, os da casa voltaram a entrar melhor. Malheiro testou os reflexos de Nakamura, que teve mais trabalho no segundo tempo. Entre algumas perdas de tempo e dribles entusiásticos de Hélio Varela, o Portimonense tentou discutir o jogo, isto até ao tento axadrezado. Makouta, até então a rubricar uma exibição sofrível, desviou um canto ao primeiro poste e reduziu a desvantagem,

Daí em diante, as intenções ofensivas dos alvinegros perderam expressão. O Boavista chegou ao último terço com facilidade e a maior dificuldade foi mesmo controlar a imprevisibilidade do tapete. Castigado, o relvado roubou duas oportunidades de ouro a Bozeník, que terminou em branco. Até ao apito final, ainda houve tempo para Luan Campos anotar o 1-4.

Desta forma, o Portimonense ultrapassou o Boavista na classificação. Os algarvios subiram ao nono posto e os boavisteiros, até ver, desceram ao décimo. Ainda assim, ambos os conjuntos continuam pontualmente próximos da zona vermelha da tabela.

jogos em destaque
U Domingo, 28 Janeiro 2024 - 15:30
Estádio do Bessa Séc. XXI
Bruno José Costa
1-4
Gaius Makouta 68'
Hélio Varela 18'
Sylvester Jasper 26'
Carlinhos 36'
Luan Campos 90'

ESTÁDIO

Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
Lances Capitais
18´
GOLO Portimonense!
Hélio Varela marca
Hélio Varela marca o seu 5º golo na prova (19 jogos)
Hélio Varela marcou o seu 5º golo na equipa (21 jogos)
26´
GOLO Portimonense!
Sylvester Jasper marca
Sylvester Jasper marca o seu 2º golo na prova (17 jogos)
Sylvester Jasper marcou o seu 2º golo na equipa (21 jogos)
36´
GOLO Portimonense!
Carlinhos marca
Carlinhos marca o seu 6º golo na prova (18 jogos)
Carlinhos marcou o seu 11º golo na equipa (68 jogos)
60´
GOLO INVALIDADO Portimonense: Carlinhos isola Sylvester Jasper, que contorna João Gonçalves e faz o 0-4, mas está levantada a bandeira.
68´
GOLO Boavista!
Gaius Makouta marca
Gaius Makouta marca o seu 1º golo na prova (18 jogos)
Gaius Makouta marcou o seu 5º golo na equipa (93 jogos)
90´
+5
GOLO Portimonense!
Luan Campos marca
Luan Campos marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
Positivo
Carlão e companhia

O maestro e os seus músicos protagonizaram uma tarde divertida no Bessa. Irrequietos e oportunos, mostraram acerto, frieza, virtuosismo e criatividade. Além disso, apontaram quatro golos. Carlinhos foi a figura principal, mas toda a dianteira do Portimonense está de parabéns.

Negativo
Assim não há quem sobreviva

Erros perfeitamente evitáveis. Reisinho e Makouta, que depois até marcou, colocaram a equipa a perder e numa situação muito complicada de dar a volta. Desta forma, é mais difícil chegar à vitória.

Forma
Boavista
2023/2024
22J
6V
7E
9D
32-40G
Portimonense
2023/2024
23J
8V
4E
11D
30-45G
O Árbitro

Exibição «ok» de Bruno José Costa. É certo que poderia ter outro controlo no jogo, seja a impedir as pontuais perdas de tempo ou a deixar fluir mais o jogo, mas não teve qualquer interferência direta no resultado.

Fotografias(20)

Liga Portugal Betclic: Boavista x Portimonense
Liga Portugal Betclic: Boavista x Portimonense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
PORTIMONENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Fcportopower
2024-01-28 22h35m por ramiroo
Cada vez que aqui vens escrever o teu ódio ao Boavista toda a gente fica a pensar que o teu clube não está em falência técnica. Mas está. Então seguindo a tua lógica, porque jogais na primeira liga?
ZE
Boavista
2024-01-28 21h26m por ZeMarnoto
A participação do Boavista na primeira Liga é actualmente um caso sério de deturpação da verdade desportiva. Quando recebem correm, quando falta o caracol correm os outros. O resto é palha!!
A Liga, se fosse dirigida por gente séria, já tinha apresentado à UEFA uma queixa contra o principal acionista da SAD do Boavista e daquele fantoche que a preside.
BFC
2024-01-28 21h19m por moumu
Estado animico mau mas este Portimonense não joga mal fora também fomos lá ganhar 1-4 na 1ª volta, enfim esta liga está muito equilibrada mas continuo a acreditar num resto de época tranquilo.
Assim caem na II liga
2024-01-28 21h03m por filipeOliveiraCosta
Péssimo jogo do boavista, uma vergonha.
Jogo
2024-01-28 19h20m por reginacosta
Enfim. . . Vitória era muito importante. Jogos em casa, não são para desperdiçar pontos. A enorne falta de sorte, ditou resulrado desastroso.
Uma tristeza o estado do relvado.
Boavista
2024-01-28 18h46m por OrgulhoBracaro
Só vi a segunda parte mas pelo que vi o Boavista tentou de tudo mas a bola não entrou e o estado do relvado dificultou também.

Até agora vi alguns jogos do Boavista e acho que ainda não vi uma exibição decente do Pedro Malheiro, secalhar tenho o azar de ver os jogos em que joga mal mas não tenho gostado dele.
Já Tiago Morais gosto bastante, tem potencial e com 20 anos já é um jogador bem interessante.
Uma tristeza
2024-01-28 18h43m por johny016
Se antes pelo menos podia-se apontar ao xadrez a entrega e a raça, hoje nem isso. Demos meia hora de avanço, totalmente a dormir e sem vontade de correr. Já sabemos de cor os problemas internos do Boavista, mas isso não pode ser desculpa para chegar a domingo, vir dar um passeio. A equipa técnica igual. Sentados no banco a descansar as pernas de uma agitada semana. Devem ter estado a ver os programas de domingo à tarde no tablet.

Por mim esta época está feita. Vai ser s...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Após momento delicado
Foram tempos duros ao leme do Corinthians, mas a vitória conquistada no último domingo deu outro alento. Após bater o Fluminense por 3-0, António Oliveira criticou as ...