placardpt
    Benfica levanta a Supertaça

    Uma Musa que soprou fantasmas

    À partida não ia ser, depois perfilou-se para ser, a seguir começou por não ser, mas acabou por ser. A cabeça de Petar Musa deve ter andado à roda várias vezes nos últimos dias, depois da saída de Gonçalo Ramos, mas conseguiu ter capacidade para se distinguir na Supertaça, mesmo sem começar de início. Porque, com ele (depois do intervalo), o Benfica conseguiu ser fiel à sua identidade, algo que não acontecera até então, e assim bater o FC Porto, na 45.ª edição da Supertaça.

    Os portistas foram bastante melhores em boa parte do primeiro tempo e rapidamente à memória terão chegado as muitas demonstrações de superioridade contra o grande rival. De um lado e do outro. Só que, depois de evitar a custo o golo portista, o conjunto de Schmidt teve capacidade para virar o tabuleiro a seu favor, com uma segunda parte muito bem conseguida.

    Numa Supertaça em que as águias têm 11 derrotas com o FC Porto, eis a segunda vitória. Numa prova em que Vítor Paneira tinha sido o último benfiquista a marcar aos dragões, eis que Di María regressou para acabar com a malapata. Num jogo globalmente interessante, muito intenso, com bastantes cartões, Pepe e Sérgio Conceição acabaram a dar uma má imagem, quando expulsos.

    Quis cuspir fogo, não saiu

    João Neves foi surpresa e esteve em grande @Catarina Morais / Kapta +
    Mais Porto, bem mais. A questão mental do Benfica, o tal medo cénico, até nem pareceu existir, mas já lá vamos. Desde o início se sentiu uma equipa bem mais ciente do que tinha para fazer do lado portista. Aparte um cruzamento em que Diogo Costa andou aos papéis, foi meia hora de claro ascendente azul e branco, em toda a linha. Pepe atrás, Otávio à frente, dois condutores de homens talhados para visar a baliza contrária sem apelo nem agravo.

    Ao fim de 12 minutos, eram já quatro lances ofensivos concretos, quase sempre pela esquerda, onde Galeno e Zaidu espremeram Bah até ao limite. Porquê? Provavelmente, pelo pouco apoio defensivo que Di María aí deu, o que várias vezes deixou o lateral descompensado. A toada continuou, com recuperações de bola muito intensas a meio-campo e ataques rápidos, várias vezes com número de jogadores igual ao que defendia do outro lado.

    Tanto ascendente não foi correspondido no marcador e, como é natural, a equipa de Sérgio Conceição teve depois de recuperar o fôlego.

    Galeno teve várias boas oportunidades @Catarina Morais / Kapta +
    Foi aí que o Benfica se começou a soltar. Numa clara sensação de arranjo de última hora, depois da saída de Gonçalo Ramos, Schmidt tentou improvisar com Rafa na frente e mais homens a preencher a zona central. O sistema habitual (4-2-3-1) não mudou, mas o desempenho, com elementos diferentes (Aursnes jogou como segundo avançado), foi também ele diferente. Kokçu pareceu bastante alheado da equipa, que só não se ressentiu mais porque João Neves encheu o meio-campo, com e sem bola.

    No último quarto de hora houve mais Benfica, com solicitações a Di María, ainda que tal período não tenha sido tão ascendente como tinha sido o período portista até então. E, por ter essa mesma sensação, Roger Schmidt foi ao banco ao intervalo para dar Musa ao jogo e, assim, dar mais lógica ao jogo da equipa - que tentara vários cruzamentos e jogo direto para a frente sem que houvesse alguém possante para segurar a bola.

    Como tudo mudou

    Um Benfica à sua imagem foi, imediatamente, um Benfica muito mais confiante e seguro de si. E os dividendos foram notórios, mas, ao contrário do que tinha feito o adversário, com efeitos práticos. O próprio Kokçu melhorou bastante e, no seu todo, as águias subiram no campo.

    Reforços fizeram o primeiro golo @Catarina Morais / Kapta +
    Mesmo assim, o FC Porto continuava com uma ótima capacidade para não permitir entradas das águias na área - uma imagem de marca das equipas de Sérgio Conceição. Algo que desmonoraria num lance, em que há mérito do médio turco na recuperação e desnorte entre Marcano e Zaidu, muito bem aproveitado por Di María - que regresso do argentino!

    Poder-se-ia pensar que a tentação seria recuar e dar iniciativa aos dragões, só que foi precisamente o oposto: o Benfica manteve a bola, elevou a confiança e dominou por completo o adversário, que perdeu o sentido e que não melhorou com as substituições.

    Pepe foi expulso e entrou em picardias @Catarina Morais / Kapta +
    Quando o segundo golo surgiu, não aparentou qualquer surpresa, pelo momento que as duas equipas atravessavam. E, de forma poética, foi apontado por Musa - não tendo sido o melhor em campo, foi o elemento que mais melhorou a equipa. Magoado por não ter jogado de início, provou a Schmidt que é um elemento com quem contar para a posição mais adiantada, batalhando por qualquer bola como se o jogo estivesse a acabar e mostrando frieza na finalização - podia ter feito outro, mas Diogo Costa foi soberbo a evitar.

    O jogo podia ter acabado bem, mas não. Pepe foi expulso por perder a cabeça, Sérgio Conceição também viu vermelho e fez finca-pé por quase cinco minutos para deixar o banco.

    U Quarta, 09 Agosto 2023 - 20:45
    Estádio Municipal de Aveiro
    Luís Godinho
    2-0
    Ángel Di María 61'
    Petar Musa 68'
    Estádio Municipal de Aveiro
    Lotação30 127
    Medidas105x68m
    Inauguração2003

    GALERIAS

    Supertaça: Benfica x FC Porto
    Supertaça Cândido de Oliveira
    Lances Capitais
    61´
    GOLO Benfica!
    Ángel Di María marca
    Ángel Di María marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Ángel Di María marcou o seu 16º golo na equipa (125 jogos)
    68´
    GOLO Benfica!
    Petar Musa marca
    Petar Musa marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Petar Musa marcou o seu 12º golo na equipa (42 jogos)
    90´
    Cartão vermelho para Pepe (FC Porto) Pepe vê o seu 1º vermelho na prova (1 jogos)
    90´
    +4
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Galeno disparou um golaço, mas Gonçalo Borges, no lance anterior, dominou a bola com o braço
    90´
    +7
    Cartão vermelho para Sérgio Conceição (FC Porto) depois de protestar com o árbitro principal
    A Chave

    Mudança ao intervalo: Já o Benfica tinha estancado o adversário no fim da primeira parte, mas o regresso às origens no segundo tempo fez toda a diferença na equipa encarnada.

    O Árbitro

    Deixou jogar nas pequeninas coisas, mas apertou muito o critério disciplinar nas faltas, o que resultou em bastantes cartões amarelos. Globalmente bem, embora com excesso de rigor, por vezes, e falta noutras - João Neves arriscou a expulsão. Bem nas expulsões.

    O Melhor
    Serenos na finalização

    Até aos golos, o Benfica praticamente não teve oportunidades de golo e não conseguiu entrar na área portista com a bola em condução. Por isso, foi fundamental que, quando tal aconteceu, quem apareceu na zona de finalização teve a clareza para saber finalizar.

    O Pior
    Comportamento desnecessário

    Sérgio Conceição protestou de forma veemente e foi expulso, mas recusou-se a sair do banco. Luís Godinho pediu a Marcano (capitão, depois da expulsão de Pepe) que intercedesse, mas mesmo assim tal não aconteceu. Foram cinco minutos completamente desnecessários por parte do treinador portista, que tanto já ganhou e que tanto sucesso tem, mas que não soube estar à altura.

    Forma
    Benfica
    2023/2024
    1J
    1V
    0E
    0D
    2-0G
    FC Porto
    2023/2024
    1J
    0V
    0E
    1D
    0-2G

    Fotografias(76)

    Supertaça: Benfica x FC Porto
    Supertaça: Benfica x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Konstantig_Drio vel
    2023-08-11 00h13m por f1950
    Claro que te esqueceste de dizer quem são os investidores da SAD do Famalicão. . .
    Stelio_Kontos
    2023-08-10 15h37m por Maxaqueen
    Para começar, o Pepê está a jogar fora de posição e só continua lá porque o Porto não se reforça em condições.
    Segundo, então e por nada adivinharem o que ele ia fazer é que podem estar mal posicionados?
    O Zaidu como se sabe é um buraco a defender e o lance do primeiro golo provou isso de forma bem clara, independentemente do que Pepê fez ou deixou de fazer.
    Salvadorazul
    2023-08-10 15h29m por Maxaqueen
    Essa do Zaidu subscrevo completamente.
    É rever o posicionamento do Zaidu nesse lance para perceber que, como de costume, estava mal posicionado e deu o flanco ao Di Maria.
    Houve inteligência do jogador argentino mas o Zaidu teve muitas culpas no cartório.
    CA
    Meu resumo!!!
    2023-08-10 15h13m por catiasofiarodriguesd
    Jogo bem disputado, mas não muito bem jogado….
    Árbitro - Apesar de ter estado bem (com ajuda do var) nos incidentes mais decisivos, começou o jogo muito mal, com critério disciplinar muito apertado e que se estava a adivinhar que não iria conseguir mantê-lo até final do jogo (duvido eu que o jogo sequer chegaria aos 90m com aquele critério). Penso que nenhuma equipa se pode queixar, não houve beneficiados, nem prejudicados (só mesmo o futebol). 39 faltas, 14 amarelos e nenhum 2 a...ler comentário completo »
    fcpflaw2506
    2023-08-10 14h50m por NuAroundHere
    Espero não soar ou parecer condescendente, mas quis acima de tudo elogiar a postura em relação ao SC, porque acho que é importante e aí tenho visto até agora muita gente a desculpa-lo.

    Se me permites o reparo, acho um pouco injusto o que dizes de se for ao contrário é diferente. . . é exactamente igual.

    Tens razão, há aqui quem não queira ver a realidade (e acho até que te li em trocas de argumentos com outros portistas) mas de ambos os lados.

    ...ler comentário completo »
    De um benfiquista
    2023-08-10 14h26m por publagrima
    O jogo começou como no ano passado, Benfica a ser dominado pelo Porto que não soube aproveitar o seu domínio.
    Árbitro com critério "apertado" mas igual para ambas as equipas.
    Benfica aparece bem na segunda parte e materializa.
    Acho que o Sérgio é um excelente treinador. . . . mas homem muito pobre de espírito.
    Pepe. . . Que parvoice, muito bem expulso.
    FC
    NuAroundHere
    2023-08-10 14h17m por Fcpflaw2506
    Quando é ao contrário é que já é dificil de ver isso a acontecer.
    Ontem o Benfica foi superior porque tem melhores jogadores a nivel individual e quando tiveram oportunidade meteram a bola lá dentro. Aproveitem para disfrutar do caneco, mas no campeonato espero dar luta até ao fim e que no fim saímos nós os vencedores, saudações desportivas.
    palavra positiva
    2023-08-10 14h10m por NuAroundHere
    aos adeptos do fcp por aqui.

    Ignorando a bazófia de muitos na antevisao do jogo, fiquei positivamente surpreendido com muitos adeptos por aqui a dar os parabéns ao slb e a admitir que mereceram ganhar.

    Mas acima de tudo o que me surpreendeu, foi a forma como censuraram o comportamento do SC. Muito bem. É mesmo assim que tem de ser.

    Lembro me daquela final perdida contra o vitória, em que assistimos àquelas cenas tristes do JJ e eu senti-me env...ler comentário completo »
    vi outro jogo de certeza
    2023-08-10 13h54m por NuAroundHere
    é incrível como a prestação do fcp na 1ra parte varia tanto por aqui. Foram os 15/20 min, foram 30 min e há quem dê a 1ra parte toda. . .

    Ponto prévio: já aqui defendi que o fcp é a equipa mais forte mentalmente e competitiva de PT e das mais fortes da Europa nesse aspecto, e que o slb mesmo quando tem melhor equipa treme sempre.

    O que eu vi durante cerca de 25 min (tb tenho direito a nova métrica), foi um fcp a explorar uns espaços, com algum perigo (e sim p...ler comentário completo »
    BITW
    2023-08-10 13h52m por O_Pestinha666
    Otimo.
    Top!
    BITW
    2023-08-10 13h41m por O_Pestinha666
    Boas amigalhaço.
    Não me digas que ainda estás a zero de "chapa"?
    Abraço.
    ZY
    Krato
    2023-08-10 13h35m por zyxw4321
    Essa moda de o "estarolismo" ser a raiz de todos os males no país tem piada, mas não mais do que isso. Clubes como o Real Madrid e o Barcelona têm mais fãs do que habitantes do seu país, e seguramente isso não aconteceu com bairrismos bacocos. Se os clubes não fazem o mínimo esforço para atrair adeptos, como o Leiria não fazia quando estava na 1ª Liga, não se admirem de perder adeptos para os clubes grandes.
    ZY
    Krato
    2023-08-10 13h17m por zyxw4321
    Se o pai é adepto do clube, como é que ele tem 0 ligação? Estás a determinar isso baseado em nada. Uma pessoa pode ser do Algarve e ter mais ligação a um clube de Lisboa ou do Porto do que ao Farense, Portimonense, Olhanense, ou outro "ense" qualquer da zona.
    SLB 2-0 FCP
    2023-08-10 13h09m por PotentEagle
    Foi um jogo de grandes emoções, das quais nunca esperei sentir numa Supertaça, acabado por ter um desfecho realmente bonito sendo o primeiro que vejo sem o meu pai. Por isso, não sei se alguma vez quis tanto que o Benfica ganhasse. Esta vitória é para ele.
    Sobre o jogo em si, podia ter corrido de maneira diferente. O Benfica entrou amorfo e suscetível à pressão portista, que quase surtiu efeito em diversas ocasiões. Havia pouca criatividade, motivada pela ausência de Neres e ex...ler comentário completo »
    ZY
    Krato
    2023-08-10 13h07m por zyxw4321
    Tu não és de Glasgow, e já tiveste o símbolo do Celtic no teu perfil. Que obrigação é que uma pessoa tem de apoiar um clube da terra, em vez do clube do país, por exemplo?
    GU
    BITW39
    2023-08-10 12h15m por Gustavo_Gaviria
    "A partir ali dos 30/35 mins ja so havia benfica".

    Viste o jogo no micro-ondas.
    MA
    Pepe 320. jogos 1 expulsão
    2023-08-10 11h56m por maria1
    O var ganhou vergonha e a muito custo num jogo decidido expulsou Pepe. . . se fosse pelo árbitro podia fazer mais 10 entradas como a que fez ao Rafa e jurasek que ainda lá estava, isto um árbitro que dava amarelo por tudo e nada. . .
    Benfica primeiras 4 faltas 3 amarelos. . .
    Zaidu faz 3 faltas faz a mais grave da 1 parte e termina sem amarelos.
    Supertaça
    2023-08-10 11h34m por Freamunde1933
    Ganhou o Benfica e bem.
    Schmidt deu uma parte de avanço e o Porto não conseguiu marcar, muito por culta de um Galeno muito mau na tomada de decisão e desastrado na eficácia. Curiosamente, quando finalmente acerta. . . é anulado.
    Bastou ao Benfica colocar uma referência no ataque para conseguir subir linhas e dominar o jogo. Muito bem o treinador do Benfica a ler o jogo e a antecipar a segunda parte.
    Do lado do Porto, Sérgio Conceição, que já provou ser excelente na...ler comentário completo »
    Fut_Master
    2023-08-10 11h20m por Papas1965
    Isso é medo ? O Porto tem uma equipa fraquíssima, mas no fim é que se fazem as contas. A "escumalha" pode ser que ainda lhe deixe amargo de boca no fim da época . . . Típico adepto benfiquista que não sabe ganhar e só vê encarnado á frente . . .
    PO
    Como disse e bem ilustre slb. . .
    2023-08-10 10h30m por PORTOTUGA2
    Na primeira hora de jogo, o FCP do não tinha 2 ou 3 golos por culpa própria. . .
    Aos 50min João Neves deveria ter sido expulso(este árbitro nunca expulsou jogador slb), vá lá se entender porque?
    Ao invés já expulsou mal e bem, inúmeros jogadores e o treinador portista. . . vá lá se saber porque?
    Sofreu 2 golos. . . mal sofridos: no primeiro o Diogo podia e devia ter feito mais, será que vindo da lesão estava pronto a 100%? Tenho as minhas dúvidas. . .
    Finalmente...ler comentário completo »
    Como dizia alguém noutro blog
    2023-08-10 10h28m por FanecasMad
    Mas que tomo a liberdade de transcrever, porque subscrevo integralmente: "Por último: Pepe não pode fazer aquilo, não tem 20 anos. Gosto muito dele mas não pode ter aquela atitude que só nos prejudica e o pior é que ninguém lhe vai dizer isso depois do seu timoneiro fazer pior. Não é a primeira nem a décima vez(nem será a última) que Sérgio Conceição se esquece que não está ali a representar-se a ele. Representa o FCP. E eu tive vergonha. Podia estar a levar 15-0 e o maior banho de bola d...ler comentário completo »
    Quem não marca sofre
    2023-08-10 10h13m por Aquaman
    Porto melhor na primeira meia hora de jogo não soube definir as várias oportunidades de golo que teve.

    A impressão que fico é que por volta dos 25 / 30 minutos da primeira parte o Porto tem uma quebra física importante e deixa de conseguir pressionar como estava a fazer antes disso, o que leva o Benfica a soltar-se no jogo.

    Segunda parte completamente dominada pelo Benfica, aproveitando as entradas de jogadores para jogar de forma mais organizada, o que conduzi...ler comentário completo »
    fcpinvicta
    2023-08-10 09h34m por Avalanche27
    Percebo, mas está mais que visto que o Conceição não vai apostar nele
    Tão bom!
    2023-08-10 08h40m por LelloMarmello
    Obrigado Sport Lisboa e Benfica
    Vale a pena ver o campeonato?
    2023-08-10 08h31m por Master-of-Puppets
    Porque o que se viu foi uma primeira parte razoável em que existiu algum equilíbrio, na segunda parte já houve algum domínio do Benfica, também se viu um árbitro a tentar (perdeu o controlo) controlar o jogo com os cartões amarelos e, a mostrar alguma falta de coerência. Mas, a arbitragem não teve influência no resultado. . . O que não vale a pena, e se é para continuar assim, mais uma vez não vou ver o campeonato português, é o circo que Sérgio Conceição quer que o campeonato seja. O ...ler comentário completo »